Cheguei atrasado, mas as notas do Luciano realmente indicam que a BGM foi gravada na tonalidade si bemol.
Uma música não precisa conter necessariamente todos os acordes de um campo harmônico para pertencer a ele.
Além disso, seguindo alguns critérios, é possível inserir acordes de outros campos harmônicos na mesma composição, sem para isso mudar o "tom" da música. É algo "passageiro" que acontece em determinadas partes da música, uma espécie de "empréstimo modal" ou "modulação". Ou seja, é algo que "quebra" o padrão da construção musical, mas ainda assim isso é feito dentro de determinadas regras. Até para se escolher um acorde diferente não se pode pegar qualquer um e enfiar no meio da música. Quando bem feito, fica muito bonito, inclusive. Isso não é incomum, acontece em diversas músicas. Até naquela música do Liminha que postaram outro dia
Ou seja, mesmo que a BGM não siga "perfeitamente" o campo harmônico de si bemol maior, é este o tom dela. A grande maioria dos acordes, inclusive aqueles que "ditam" essa música, são desse tom.
Apesar disso, escrevi isso baseado nos achados de vocês, sem tentar tirar no violão ou teclado. Por isso, para não sobrar dúvida, passei a música no DMM ("Digital Music Mentor"). O software fez uma varredura e também indicou o tom de Bb.
Lembrando que o acorde si bemol (Bb) também é conhecido como lá sustenido (A#).
BazzoReverso escreveu:Victor235 escreveu:Tenho algumas chamadas CH num canal bem antigo que tive (e nem faço mais ideia da senha). A maioria é da TLN. Capaz que esse material não tenha republicado por aí, seria bom alguém salvar.
Qual o nome do canal?
Victorpghp.