Terminei a história principal de
Pokémon Let's Go, Eevee! (e deu aquela vontade de fazer um
pequeno post como nos velhos tempos)
Costumo nomear o personagem de acordo com o nome do jogo, como é no mangá (Ruby, Black, X, Sun...), mas dessa vez abri uma exceção.
Tenho que dizer que, sem dúvidas, esse é o jogo de Pokémon
mais fraco de todos (dentre os desenvolvidos pela Game Freak, é claro). Ele não é ruim. É um jogo "bonitinho". Se fosse apenas mais um spin-off feito por uma desenvolvedora qualquer, não criticaria, mas estamos falando de um jogo de Pokémon com a marca GAME FREAK, que é considerado o remake de
Yellow, mas nem de longe empolga como os maravilhosos remakes
HeartGold & SoulSilver e
Omega Ruby & Alpha Sapphire.
E quando digo que terminei a "história principal", é simplesmente a história do jogo todo. Muito pouco se tem para fazer após se tornar o Campeão: capturar Mewtwo, tentar derrotar os Master Trainers (o que pode ser uma tarefa cansativa), revanches contra os líderes de ginásio e batalhar contra
eu mesmo o Red. Ou seja, uma captura e batalhas que podem ser repetidas infinitamente. Não tem
nenhuma quest para fazer. Não tem algo legal como o
Delta Episode de OR/AS ou as missões do Looker.
Não tem o GTS e o Wonder Trade, nem dá vontade de completar a Pokédex, ainda mais porque você precisa PAGAR aquele serviço online de MERDA do Nintendo Switch que te presenteia com joguinhos de NES que foram lançados a 3453 anos atrás e que qualquer um consegue fazer rodar até num pisca-pisca de Natal.
Mas nada neste jogo me irritou mais do que o sistema de captura. Embora eu tenha achado legal jogar com só um joy-con e fazer o movimento de arremessar a pokébola, muitas vezes o Pokémon não é capturado de jeito nenhum, mesmo jogando fruta ou usando Ultra Ball, e o desgraçado ainda foge depois que você gastou um monte de Pokébolas.
Sem falar que é necessário acertar o círculo branco que várias vezes desaparece ou o Pokémon fica se movendo. Não tem como você usar as táticas dos jogos tradicionais, com Quick Ball, Time Ball, False Swipe etc. Com os Pokémon lendários e casos específicos como Snorlax e Electrode, há batalhas, mas com limite de tempo e é preciso zerar o HP para ir para a tela de captura.
Os Pokémon não podem segurar itens e nem têm habilidades. Tudo para deixar o jogo mais simples. Estranhamente não tem as indicações de efetividade dos golpes como aconteceu em
Sun & Moon, que foi algo que facilitou ainda mais as batalhas.
Têm mega evoluções, mas claro que só as dos 150 originais, porque o jogo ao mesmo tempo que foi feito para jogadores novos, também foi feito para genwunner mala sem alça que só gosta da primeira geração. Mas a preguiça da Game Freak foi tão grande que não fizeram nenhuma nova mega evolução.
Porém tem uma coisa neste jogo que eu gostei demais: ver os Pokémon na natureza. Anda pelas cavernas não é mais um inferno e não é necessário ficar rodando no mato que nem o pião da casa própria para na 120ª tentativa encontrar o Pokémon que você quer. Isso acabou com o fator surpresa, mas acho que todo esse tempo de meio CH me fez ter aversão à surpresas.
Enfim, eu já sabia de todos os prós e contras antes de comprá-lo, mas por ser muito fã de Pokémon, comprei mesmo assim. Espero muito que a Game Freak esteja se esforçando no jogo da oitava geração e que tenha bastante conteúdo, porque já são dois jogos seguidos com história requentada.