DiscoHugo escreveu:Verdade. A Record e as outras emissoras estão erradíssimas em prezar pela audiência, afinal, o ponto no ibope não é a principal engrenagem para uma rede de televisão...
Claro que audiência é importante, mas o desespero por audiência das emissoras costuma no máximo ter resultados imediatos, sendo prejudicial a longo prazo. O sbt sentiu bem isso. Ficou famoso por ter uma grade voadora, que mudava frequentemente, até mesmo sem aviso algum, só para tentar alavancar a audiência, inclusive cancelando novelas sem exibir o final. Essa grade voadora só afastava cada vez mais o público, que nunca sabia quando e se a emissora ia transmitir o programa que costumava assistir.
Claro que algo que não esteja rendendo pode ser cancelado, mas sem imediatismo. A Globo vem tendo problemas de audiência com Supermax, mas alguém acha que a emissora chegará ao ponto de cancelar o produto antes de terminar a exibição da temporada? Não né, justamente por respeito ao público.
DiscoHugo escreveu:E de onde você essa tirou essa ideia que a busca pela audiência é exibir maratona de enlatado? Mesmo se for, se a audiência cresce é porque o público está gostando e se diminui é porque o público cansou dessa saturação. Isso é estratégia de programação. Hora da emissora partir para um plano B.
As maratonas surgiram assim. Antigamente as emissoras exibiam sempre um episódio das séries, e com intervalos. Não saturavam, e podiam ficar anos no ar sem perder o fôlego. Com o tempo o topa tudo por Ibope falou mais alto, e começaram a surgir as maratonas de Chaves, Pica-Pau e Chris que só saturam os produtos. Ainda bem que, desta vez, trouxeram os episódios da turma junto, o que praticamente dobra a quantidade de episódios, e deveria reduzir a saturação (não fosse o fato de começarem a repetir sem ter exibido sequer 30% dos episódios).
DiscoHugo escreveu:Sim, é evidente que são necessários. Se não fosse eles não cortavam para assim dar o tempo certinho.
Não existe corte necessário. Tempo de exibição se ajusta nos intervalos, como as emissoras sempre faziam no passado.
DiscoHugo escreveu:Claro que não. O que eu quis dizer é devemos levar em conta a gentileza da Record de estar exibindo o Pica Pau, mesmo como um tapa buraco. Ela poderia (e tem milhões de motivos ) para exibir outro tipo de conteúdo.
E a audiência do Pica Pau é alta por acaso? Ele fatura? Não. Por isso que um mínimo de gratidão devemos ter com a emissora que não está fazendo nada demais, apenas cortes necessários em alguns episódios.
Cara, se ela tiver UM motivo para exibir outra coisa no lugar, ela vai exibir. Não o faz porque Pica-Pau é um produto barato e que, na medida do possível, rende boa audiência (ou pelo menos essa era a expectativa da emissora com esse retorno, já que na década passada ele foi por um bom tempo a maior audiência da casa).