NOVELAS
Neste tópico, além de novelas, também falamos sobre minisséries
- Tio Trambique
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A construção da Branca foi pensada pra ser caricata desde o começo com o combo frases de efeito + nome completo de efeito e um ponto de foco na aparência, no caso os cabelos platinados.
Bem coisa de vilã clássica mesmo.
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As novelas das 7 do Silvio de Abreu eram bem mais farofentas. Sassaricando que o diga.Tio Trambique escreveu: ↑16 Mai 2024, 21:59Acho que Caras e Bocas é novela mais farofa que a Globo já produziu.
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Vocês vão saber o que é uma novela farofenta de verdade quando pesquisarem por uma pérola chamada "O Bofe".escrevi porque quero tonto escreveu: ↑22 Mai 2024, 12:22As novelas das 7 do Silvio de Abreu eram bem mais farofentas. Sassaricando que o diga.Tio Trambique escreveu: ↑16 Mai 2024, 21:59Acho que Caras e Bocas é novela mais farofa que a Globo já produziu.
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Cara, faz uns 3 anos que pesquiso sobre essa novela e digo com toda a certeza: Ela deve ter sido a melhor novela dos anos 70.Polegar escreveu: ↑22 Mai 2024, 20:12escrevi porque quero tonto escreveu: ↑22 Mai 2024, 12:22As novelas das 7 do Silvio de Abreu eram bem mais farofentas. Sassaricando que o diga.Tio Trambique escreveu: ↑16 Mai 2024, 21:59Acho que Caras e Bocas é novela mais farofa que a Globo já produziu.
Vocês vão saber o que é uma novela farofenta de verdade quando pesquisarem por uma pérola chamada "O Bofe".
Divertida, inteligente, personagens engraçados pra caralho. Dorival era um pobretão viúvo (Jardel Filho) que queria se dar bem dando golpes em pessoas ricas, e a Guiomar (Betty Faria) idem, eles se apaixonam, mas se separam logo depois.
Tinha uma personagem que se embebedava com xaropes, tinha um hippie que morre de tanto rir ao ouvir uma piada, era uma doideira.
A trama apresentava vários personagens e tipos caricatos e excêntricos que lutam por ascensão social e, em contato uns com os outros, transformavam a novela numa imensa crônica social.
Na época o público não gostou, pois ela era uma novela bem diferente, as pessoas gostavam era de Selva de Pedra, Uma Rosa com Amor, etc.
O final da novela foi até um pouco bonito, pois a personagem de Guiomar fica com Dorival mesmo ele sendo pobre, mostrando a vida como ela é, a única que querem é gostar um do outro normalmente.
Enfim, foi uma novela sensacional, que infelizmente nem existe mais.

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A personagem que se embebedava com xarope era uma crítica ao Biotônico Fontoura, que tinha álcool na fórmula original e foi assim por muitos anos... Era um pequeno drinkzinho infantil.
Hoje é lembrado com saudosismo, marcou uma geração. Tem uma esquete famosa dos Caras de Pau que parodia isso também, o "Tônico Piririco".
O hippie era o José Wilker, acredito que ele teve divergência com alguém da produção (?). A história que eu sei é que por uma briga interna ele teve que sair, então o autor decidiu matar da forma mais esdrúxula possível. Ouviu uma piada e -morreu- de rir.
Se não me engano ele defendia a novela. Mas quase ninguém mais defendia, nem o público, já que ela naufragava no ibope
Foi a coisa mais louca, absurda e inacreditável que já aconteceu em matéria de teledramaturgia no Brasil, talvez até no mundo.
Quase nem existem roteiro dela, porque praticamente não tinha. Os atores chegavam pra gravar sem texto. Às vezes tinha uma orientação "hoje você vai brigar com x" "hoje você e y se beijam", outras vezes não tinha nada. "Vai lá e inventa qualquer coisa, atua, faz o que quiser. Como sair saiu". E o que saía eles usavam, sem regra nenhuma. Sem saber como ia terminar.
Isso foi numa época em que a hegemonia da Globo tava começando mas ainda não se sabia como fazer novela no país, até que ponto dava, qual era a fórmula. Então eles se permitiam ousar. Basta ver O Rebu por exemplo, os 112 capítulos se passavam concentrados em um único dia.
Tudo era plástico, modelável, sem limites de tempo e espaço. Ainda mais no horário das 10, que era o mais reservado pras experiências. Foi só por isso que O Bofe aconteceu.
Ah, e antes que eu me esqueça, essa senhora na foto acima é um homem fantasiado, como a Vovó Mafalda. Se vocês pesquisarem as chamadas da novela, que são a única coisa que ainda existe, vão ver um pequeno trecho dele/dela falando com um papagaio.
Bônus: tem outra chamada mostrando o personagem do Jardel Filho tirando catota do nariz.
O hippie era o José Wilker, acredito que ele teve divergência com alguém da produção (?). A história que eu sei é que por uma briga interna ele teve que sair, então o autor decidiu matar da forma mais esdrúxula possível. Ouviu uma piada e -morreu- de rir.
Se não me engano ele defendia a novela. Mas quase ninguém mais defendia, nem o público, já que ela naufragava no ibope
Quase nem existem roteiro dela, porque praticamente não tinha. Os atores chegavam pra gravar sem texto. Às vezes tinha uma orientação "hoje você vai brigar com x" "hoje você e y se beijam", outras vezes não tinha nada. "Vai lá e inventa qualquer coisa, atua, faz o que quiser. Como sair saiu". E o que saía eles usavam, sem regra nenhuma. Sem saber como ia terminar.
Isso foi numa época em que a hegemonia da Globo tava começando mas ainda não se sabia como fazer novela no país, até que ponto dava, qual era a fórmula. Então eles se permitiam ousar. Basta ver O Rebu por exemplo, os 112 capítulos se passavam concentrados em um único dia.
Tudo era plástico, modelável, sem limites de tempo e espaço. Ainda mais no horário das 10, que era o mais reservado pras experiências. Foi só por isso que O Bofe aconteceu.
Ah, e antes que eu me esqueça, essa senhora na foto acima é um homem fantasiado, como a Vovó Mafalda. Se vocês pesquisarem as chamadas da novela, que são a única coisa que ainda existe, vão ver um pequeno trecho dele/dela falando com um papagaio.
Bônus: tem outra chamada mostrando o personagem do Jardel Filho tirando catota do nariz.
- Sai-de-Trás
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Tem essa matéria da época que até defendia a novela, mesmo ela sendo fraca na audiência:



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Se ainda falta assinar o contrato, não contem com o ovo dentro da galinha. Vários atores estão pulando fora na hora de assinar o contrato, pois a Globo quer pagar mixaria.
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Foi nessa que perderam Sérgio Malheiros em Família é Tudo e Murilo Benício em Mania de Você. A coisa tá feia. 
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.
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Também tinha o personagem do Claudio Marzo, que durante os seus diálogos, recitava poemas.
Tinha o Dorival (Jardel Filho), um personagem tragicômico, que por passar fome, comia pastas de dente.
.
Uma cena que pesquisei da novela, foi na época de Natal, (Dezembro/1972), em que Dorival arruma emprego de Papai Noel em uma loja de brinquedos.
Guiomar entra na loja com sua filha e Lenita. Ela é atendida pelo Papai Noel, que procura esconder seu rosto e disfarçar a voz. A conversa das duas amigas recai sobre Dorival. E Guiomar não faz segredo de que morre de saudades dele, mas conta sobre a proposta de casamento de casamento que receberá de Maneco.
-Eu não gosto dele, mas não posso negar que o Maneco me trata bem e não vou achar outro marido rico com facilidade.
E Dorival, ali do lado ouvindo tudo.
A filha de Guiomar pede uma boneca, Guiomar logo verifica que não pode comprar. Neste momento, Dorival oferece a boneca de graça. Guiomar recusa, mas ele insiste que a boneca está sendo ofertada por conta da loja. Logo depois saem todos, fica aquele Papai Noel pobre e sozinho:















