PICA PAU

Record tem os direitos de transmissão do desenho na TV aberta

Espaço destinado às discussões sobre TV, como programas, audiências, grades de programação, etc.
LLInGame
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: N/A
Curtiu: 32 vezes
Curtiram: 5 vezes

Re: PICA PAU

Mensagem por LLInGame » 21 Jun 2016, 18:06

Jacinto escreveu:Esses cortes fixos nos episódios vem da distribuidora mesmo ? Lembro que o episódio do varre-varre tem um corte no final também.
Cara, de longe a emissora que mais tesourou mesmo os episódios foi a Globo..
Manoo tive um trabalhão absurdo e até tirei print da tesourada kkkk

Imagem

Pra vocês terem noção, eles cortam até as frames fade out e fade in do Cartoon!
Só pra deixar o episódio mais curto..

T06E163 - Pica Pau, O Rei do Faroeste (1968)
Esse é o episódio :)

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 21 Jun 2016, 18:31

Raphael' escreveu:As compilações dos Shows também existem há muitos anos, inclusive bem antes do Sbt começar a passar. Até porquê a Dublasom Guanabara trabalhou com episódios da primeira fase do desenho em matrizes desses Shows.

Mas a dublagem pode ter sido feita por cima deles e embutida em diferentes distribuições.

Por exemplo, se o Sbt tivesse as cópias dos Shows eles apresentariam os curtas das décadas de 40 e 50 com os cartões de títulos recriados e não com os originais.
Eu acredito que os shows eram distribuídos com as aberturas completas antigamente.

Repare que tanto a AIC quanto a BKS dublaram a abertura do show, e também dublaram a abertura completa de cada episódio.
Raphael' escreveu:Eu pelo menos nunca ví gravações antigas de VHS de exibições do Pica Pau no Sbt com bumpers, aberturas ou créditos dos Shows. Do Tom e Jerry realmente tinham uma remessa que foi dublada pela Cinecastro, mas do Pica Pau nada apareceu até hoje.
É um clássico dos anos 90 uma chamada que aparecia o Pica-Pau enrolado na fita. Saiu da abertura do show, o que comprova que o sbt tinha o material.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Bugiga

Raphael'
Membro
Membro
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 360 vezes

Mensagem por Raphael' » 21 Jun 2016, 19:10

Barbano escreveu:Eu acredito que os shows eram distribuídos com as aberturas completas antigamente.
E esse daqui?:

[youtube16x9]
Pode ser que existiam compilações diferentes dos Shows, talvez que não trocavam a ordem dos desenhos, mas sim a cópial de cada um.

É dificílimo saber ao certo, mas é um fato que a Universal mexeu em todo o conteúdo ao longo dos anos, em cada período chegou a distribuir materiais diferenciados e até mesmo cancelar vários curtas, sobretudo os da Turma.

Outra incógnita são essas cópias russas, elas são diferentes das americanas em vários aspectos (até mesmo diferentes das que o Sbt tinha): Não tem nenhum corte de matriz, possuem os cartões de títulos originais e alterações de cores.
Barbano escreveu:É um clássico dos anos 90 uma chamada que aparecia o Pica-Pau enrolado na fita. Saiu da abertura do show, o que comprova que o sbt tinha o material.
Sendo do Sbt eu desconheço essa chamada ou se já ví há muito tempo não me lembro.

------------

Sobre o assunto de se matar para mixar episódios em cópias russas: Elas tem velocidade diferente (milésimos mais rápido), então para não ter que "quebrar" o vídeo a todo instante durante a mixagem é mais fácil optar por uma das duas alternativas: Fazer uma faixa com acerto da velocidade do áudio dublado em relação ao vídeo ou acertar a velocidade do vídeo em relação ao áudio dublado.

A Globo não picotava os episódios tanto assim, mas tinham uma regra onde preferiam ganhar o tempo em três momentos dos curtas: Músicas em inglês, fades longos, créditos após os cartões de títulos ou cartões "The End".

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 21 Jun 2016, 19:25

Raphael' escreveu:E esse daqui?:

[youtube16x9]
Boa pergunta. Aparentemente está cortado (é perceptível um corte na hora que o locutor narra "Versão brasileira"). Resta saber de quando é a gravação.

E ainda é uma abertura mais completa do que a distribuída atualmente, que só tem o cartão com o título. Mas não é a original dos anos 40.
Raphael' escreveu:
Barbano escreveu:É um clássico dos anos 90 uma chamada que aparecia o Pica-Pau enrolado na fita. Saiu da abertura do show, o que comprova que o sbt tinha o material.
Sendo do Sbt eu desconheço essa chamada ou se já ví há muito tempo não me lembro.
Um exemplo:

Mas usaram em outras chamadas da época também.

LLInGame
Membro
Membro

Mensagem por LLInGame » 21 Jun 2016, 19:55

Raphael' escreveu:Sobre o assunto de se matar para mixar episódios em cópias russas: Elas tem velocidade diferente (milésimos mais rápido), então para não ter que "quebrar" o vídeo a todo instante durante a mixagem é mais fácil optar por uma das duas alternativas: Fazer uma faixa com acerto da velocidade do áudio dublado em relação ao vídeo ou acertar a velocidade do vídeo em relação ao áudio dublado.

A Globo não picotava os episódios tanto assim, mas tinham uma regra onde preferiam ganhar o tempo em três momentos dos curtas: Músicas em inglês, fades longos, créditos após os cartões de títulos ou cartões "The End".
-
Não são milésimos, são segundos mesmo. E a velocidade varia e muito dependendo da dublagem
que no caso como eles falam mais rápido e etc já deu pra ver..
-
A velocidade de sincronia para alguns episódios é de: 95.8 / 95.7 e as vezes de 94.4 (Isso no Premiere)
O atraso é de mais ou menos 2s e meio. Eu sincronizo no mesmo tempo dos jumpcuts..
Pois na dublagem seria literalmente impossível..
-
E sim, ali não são cortes para sincronizar o episódio na velocidade correta.. Nada disso.
São cortes da globo onde estavam os pequenos fade in e fade out. E também tem um porem.
As vezes eles cortam cenas demoradas demais, como uma do episódio "O Doce Lar Quase Destruído"
que o castor está com a bandeira da paz pra mandar o Pica-Pau ativar a TNT e explodir sua própria casa, eles fizeram um pequeno corte nessa parte.
Definitivamente para ganhar tempo mesmo.
-
E outra, os cartões de titulo do início também são diferentes, e como você disse, as cores também são.
Mas os cenários e a questão do motion blur também muda e muito..
-
Resumindo. Não está sendo fácil de fazer a mixagem.. Nem um pouco.
Mas para os fãs não ficarem decepcionados assim como eu fiquei em ver que um cartoon tão conhecido
não é nem tão fácil de se encontrar em boa qualidade até na gringa, eu faço o favor de editar os episódios russos!
E quando terminar, vou compartilhar todos! :)
Editado pela última vez por LLInGame em 21 Jun 2016, 20:45, em um total de 1 vez.

Raphael'
Membro
Membro

Mensagem por Raphael' » 21 Jun 2016, 20:27

Barbano escreveu:Aparentemente está cortado (é perceptível um corte na hora que o locutor narra "Versão brasileira").
Isso é engasgada de VHS, provavelmente da pessoa que gravou.
Barbano escreveu:Resta saber de quando é a gravação.
Tem jeito de ser na Record na década de 60 ou 70, época de grande atividade da Dublasom.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 21 Jun 2016, 20:58

Ainda sobre aberturas, algumas cópias do sbt tinham abertura diferente das que saíram em DVD.

Exemplo:

(Confesso que na época que assistia não passava esse logo da Universal antes)

Tem também alguns episódios dos anos 40 que passavam no sbt sem o logo da Universal no começo, e a abertura repetia o áudio "Guess Who?" e as risadas do Pica-Pau. Provavelmente episódios que foram dublados originalmente com aberturas mais curtas.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Bugiga

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 21 Jun 2016, 21:20

Detalhe pro título card diferente, na cópia mais recente aparece o Pica-Pau correndo atrás da cartola, enquanto na cópia do SBT nem aparece.

Raphael'
Membro
Membro

Mensagem por Raphael' » 21 Jun 2016, 21:22

Eu que fiz essa gravação da Cartola no Sbt em 2001, sobraram poucos episódios que upei no YT, outros foram bloqueados.

Na cópia do Sbt desse episódio podemos notar que nem é zoom nas letras do nome em inglês, realmente é um cartão modificado sem o Pica Pau abaixo das letras.
Barbano escreveu:Tem também alguns episódios dos anos 40 que passavam no sbt sem o logo da Universal no começo
Quando o Sbt não cortava as introduções, me lembro que sempre passava aquele símbolo velho da Universal com as letras girando em volta.

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 21 Jun 2016, 21:53

Raphael' escreveu:A partir do início da década de 2000 a Universal só distribuiu as cópias dos Shows rematerizados, foi a última modificação até o momento. Globo, Fox Kids, Jetix, Canais Turner e Record só pegaram as mesmas.
Sobre isso, tem alguns episódios no Dailymotion com a abertura, e foram gravados do Jetix e do Boomerang. :headscratch:

Exemplo:

Raphael' escreveu:
Barbano escreveu:Tem também alguns episódios dos anos 40 que passavam no sbt sem o logo da Universal no começo
Quando o Sbt não cortava as introduções, me lembro que sempre passava aquele símbolo velho da Universal com as letras girando em volta.
Nem todos. Dessa época tinha muita abertura que passava com alteração no sbt. Esses que o áudio era zoado normalmente não tinham o logo da Universal. Quando comprei os DVDs vi que o episódio do touro tem uma instrumental diferente, remetendo as touradas. Na edição do sbt, era uma abertura comum.

Raphael'
Membro
Membro

Mensagem por Raphael' » 21 Jun 2016, 22:29

Barbano escreveu:
Raphael' escreveu:A partir do início da década de 2000 a Universal só distribuiu as cópias dos Shows rematerizados, foi a última modificação até o momento. Globo, Fox Kids, Jetix, Canais Turner e Record só pegaram as mesmas.
Sobre isso, tem alguns episódios no Dailymotion com a abertura, e foram gravados do Jetix e do Boomerang. :headscratch:

Exemplo:
E o que você não entendeu sobre isso das aberturas?
Barbano escreveu:
Raphael' escreveu:
Nem todos. Dessa época tinha muita abertura que passava com alteração no sbt. Esses que o áudio era zoado normalmente não tinham o logo da Universal. Quando comprei os DVDs vi que o episódio do touro tem uma instrumental diferente, remetendo as touradas. Na edição do sbt, era uma abertura comum.
Alguns episódios tinham modificação mesmo no símbolo e cartão The End como é o caso da Cartola, é isso que estamos conversando, mas o logotipo da Universal tinha em todos os exibidos pelo Sbt.

Se eu tivesse mais gravações do Sbt fáceis aqui poderia mostrar, mas só digitalizei o que foi possível, enfim...

Red
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 969 vezes

Mensagem por Red » 21 Jun 2016, 22:45

Naqueles DVD's que o Professor Baratinha postou na finada Fonte dos Desejos, tem alguns episódios do Pica-Pau gravados do SBT. Infelizmente todos sem abertura, mas deixo aqui alguns prints de valor histórico:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Red (total: 2):
LLInGameAikoMD
Ex-moderador da Fonte dos Desejos (05/2013 a 11/2013)
Ex-moderador do TV de Segunda Mão (05/2015 a 11/2015)
Ex-moderador global do Fórum Chaves (11/2013 a 11/2014 e 11/2015 a 05/2016)
Usuário do mês de janeiro de 2017

LLInGame
Membro
Membro

Mensagem por LLInGame » 21 Jun 2016, 23:07

Eu simplesmente estou feliz por reviver esse tópico =)

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 22 Jun 2016, 01:14

Raphael' escreveu:E o que você não entendeu sobre isso das aberturas?
Os da Record tem só o título, não? E o título vinha em uma moldura preta, enquanto nesse da Jetix (Um pistoleiro sem solução) ele tá normal.
Barbano escreveu:Alguns episódios tinham modificação mesmo no símbolo e cartão The End como é o caso da Cartola, é isso que estamos conversando, mas o logotipo da Universal tinha em todos os exibidos pelo Sbt.

Se eu tivesse mais gravações do Sbt fáceis aqui poderia mostrar, mas só digitalizei o que foi possível, enfim...
Eu tenho quase todos gravados do sbt, mas em VHS. E em má qualidade (tudo gravado em fita de 6 horas). Só subi uma vez o da Aventura no Supermercado, que na época não tinha dublado no Youtube.

Tinha alguns que o sbt não exibia o logo. A abertura vinha assim (montagem minha):

Episódios como "A cartola" e "Hora do Bebê" também normalmente não tinham o logo exibido (provavelmente por estar sem áudio o trecho). Essa tua gravação com o logo da Universal é rara... Até no DVD esses dois saíram sem a intro da Universal.

LLInGame
Membro
Membro

Mensagem por LLInGame » 22 Jun 2016, 01:31

Barbano escreveu:Se eu tivesse mais gravações do Sbt fáceis aqui poderia mostrar, mas só digitalizei o que foi possível, enfim...
Eu tenho quase todos gravados do sbt, mas em VHS. E em má qualidade (tudo gravado em fita de 6 horas). Só subi uma vez o da Aventura no Supermercado, que na época não tinha dublado no Youtube.
Você tem a dublagem original do Episódio "Uma Aventura do Supermercado" :o Isso é uma baita raridade!!
Cara eu estou procurando muito esse episódio com a dublagem original, mas está literalmente impossível! :(
Tenho muita curiosidade em saber como que é a mesma xD

Responder