Página 1 de 14

Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:00
por Daniel Brito
Essa é uma questão bastante controversa. Alguns são a favor, porque acham que o voto por ter sido uma valiosa conquista com o movimento Diretas já!, não deve ser deixado de lado.

Outros acham que, devido à corrupção que se alastra preponderantemente no Brasil, não valeria a pena votar, pois com tantos escândalos eminentes, nada mudaria. Ou porque nós vivemos numa democracia (?), cada um tem o direito de escolher se votaria ou abdicaria dessa prática.

E vocês, o que pensam sobre?

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:04
por Chad'
Contra. Povo que não sabe votar, tem que ter esse direito pra evitar Tiriricas como eleito.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:11
por Riddle Snowcraft
Importante lembrar que, se não ngm obrigar a votar, ngm vota, ngm se elege, o que acaba n mudando porra nenhuma...

O que tem que ter é um filtro de candidato, só deixar quem for BOM aparecer nos horarios politicos, pq não dá pra fazer brincadeira no país reconhecido universalmente como tendo o Povo mais idiota do mundo.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:12
por Marlon Oliveira Lima
Eu sou contra o voto obrigatório, por muitos motivos, entre eles, se vivemos na democracia então temos o direito de escolher se vamos ou não votar, já que as pessoas não se sentem motivadas a eleger um candidato elas são obrigadas a fazer isso. Nos dizem que o voto é uma ação cidadã, mas obrigar um cidadão a eleger um candidato só nos prova que vivemos sob ordens camufladas de direitos. Mas infelizmente não poderemos mudar isso de uma hora para outra... Exige tempo e luta !

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:22
por Chilindrinaツ
Sou contra. E varios paises por ai nao é obrigado votar, mas nem por isso os eleitores deixam de ir as urnas p/ votar.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:27
por ElChanfle2
Um absurdo, assim como o alistamento militar obrigatório. Como disseram aí em cima, não somos um país democrático?

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:30
por Bgs
Contra. Mesmo com os vários problemas que podem ocorrer, como a desigualdade entre classes sociais, com a classe média "dominando" os interesses, acho muito mais válido um número menor de pessoas conscientes votar do que ter uma multidão de gente indo por obrigação.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:35
por Riddle Snowcraft
Que primeiro eduquem o Brasileiro quanto ao comportamento patriota, depois sim tornem o voto opcional.

Remover a obrigatoriedade nos dias de hoje do nada, é pedir pra mesário virar desempregado.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:44
por CHarritO
Contra. :mellow:

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 20:55
por Arkantos
Contra. Em vários países, o voto é um direito, não um dever.
Já li muito sobre os argumentos favoráveis e contrários. Alguns são plausíveis. Apesar dos possíveis efeitos negativos iniciais que o voto facultativo pode trazer, creio que estimularia o voto consciente e o futuro da nação seria decidido por pessoas verdadeiramente interessadas em política.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 21:49
por Jôpiras
Contra. Se o voto não fosse obrigatório apenas quem tem compromisso com a política votaria e isso acabaria evitando a entrada de candidatos "ficha suja", o despreparo de muitas pessoas na hora de escolher em quem vão votar, candidatos sem preparo algum que aparecem no Horário Eleitoral fazendo palhaçada e a distribuição de sobras de votos.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 21:54
por Scopel
Quando o voto não é obrigatório, os seguimentos mais politizados e organizados tendem a eleger mais facilmente seus representantes. Se não fosse obrigatório, as vitórias de Lulas da vida não seriam assim tão garantidas.

Eu me inclinaria a votar com mais gosto se não fosse obrigatório. Mas geralmente anulo quando não tem candidato que represente os interesses de minha classe.

ElChanfle2 escreveu:Um absurdo, assim como o alistamento militar obrigatório. Como disseram aí em cima, não somos um país democrático?
O que você julga ser uma democracia liberal? No modelo em que vivemos há tanto direitos direitos como deveres. Poder votar faz parte dos direitos, a obrigatoriedade do voto faz parte dos deveres. A segurança nacional e a soberania do país é um direito, a obrigatoriedade do serviço militar é um dever.

Questionar a obrigatoriedade é uma coisa, por em questão o modelo democrático liberal é outra.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 21:59
por Antonio Felipe
Não consigo enxergar o voto facultativo no Brasil sem uma população com acesso pleno à educação de qualidade e outras necessidades básicas que o Estado deveria oferecer. Se hoje em dia o voto já é moeda fácil de troca, sendo facultativo talvez ficasse pior ainda, nas condições em que estamos.

O passo primário seria revolucionar o sistema educacional, o que demandaria anos de trabalho, bem como para recolhimento dos resultados. Mas isso, bem como a facultação do voto, não interessa àqueles que detém o poder.

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 22:02
por Barbano
RiddleKuriboh escreveu:Remover a obrigatoriedade nos dias de hoje do nada, é pedir pra mesário virar desempregado.
Mesário não é emprego.

Pelo contrário, a vantagem é justamente poder faltar dois dias no trabalho se você trabalha na eleição. :P

Re: Obrigatoriedade do voto

Enviado: 27 Ago 2012, 22:03
por Scopel
Antonio Felipe escreveu:Não consigo enxergar o voto facultativo no Brasil sem uma população com acesso pleno à educação de qualidade e outras necessidades básicas que o Estado deveria oferecer. Se hoje em dia o voto já é moeda fácil de troca, sendo facultativo talvez ficasse pior ainda, nas condições em que estamos.
Não vejo base para esta colocação.
Antonio Felipe escreveu:O passo primário seria revolucionar o sistema educacional, o que demandaria anos de trabalho, bem como para recolhimento dos resultados. Mas isso, bem como a facultação do voto, não interessa àqueles que detém o poder.
Estamos de pleno acordo, ainda que com matizes diferentes.