Obrigatoriedade do voto

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é contra ou a favor da obrigatoriedade do voto?

A favor.
9
15%
Contra.
51
85%
 
Total de votos: 60

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43899
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2339 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Antonio Felipe » 27 Ago 2012, 22:22

Fabão escreveu:
RiddleKuriboh escreveu:Remover a obrigatoriedade nos dias de hoje do nada, é pedir pra mesário virar desempregado.
Mesário não é emprego.

Pelo contrário, a vantagem é justamente poder faltar dois dias no trabalho se você trabalha na eleição. :P
Felizmente até hoje não me chamaram pra isso. Deve ser um porre ficar o domingo inteiro trabalhando como mesário. E pelo que ouço, só ganham um lanchinho mequetrefe :P
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Fellipe
Membro
Membro
Mensagens: 17690
Registrado em: 30 Abr 2010, 16:00
Programa CH: Chapolin
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 508 vezes
Curtiram: 278 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Fellipe » 27 Ago 2012, 22:24

Isso de faltar dois dias no trabalho se você tá trabalhando na eleição tem vários pontos positivos, principalmente se essa pessoa é seu professor chato de Artes Cênicas. \o/

Sobre o voto, sou contra. Tem que justificar porque não tirou título de eleitor, tem que justificar porque não votou... muita complicação. Se a pessoa estiver afim de mudar o governo do país, que vá lá e o faça. Quase nada do que é obrigatório se torna algo bacana, pelo contrário.

Avatar do usuário
Rafinha
Membro
Membro
Mensagens: 11769
Registrado em: 10 Fev 2009, 18:04
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Localização: Niterói, Rio de Janeiro
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Rafinha » 27 Ago 2012, 22:40

Embora eu tenha votado contra, eu acredito que o voto opcional não ocasionaria uma enorme diferença no número de eleitores. A população crê que o voto é um dever a ser cumprido, com ou sem obrigatoriedade, ainda que não absolvam conhecimento sobre a política e as ideologias do candidato.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Avatar do usuário
Jôpiras
Membro
Membro
Mensagens: 3231
Registrado em: 01 Fev 2009, 13:35
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Atecubanos
Localização: Atrás de você
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 4 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Jôpiras » 27 Ago 2012, 22:53

Acho que a grande parte da população brasileira preferiria passar o dia de eleição em casa do que sair pra votar.

Avatar do usuário
Arkantos
Membro
Membro
Mensagens: 2333
Registrado em: 03 Jun 2012, 07:06
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Arkantos » 27 Ago 2012, 23:00

Sobre o número de eleitores que participariam do processo eleitoral, caso o voto não fosse obrigatório:

Avatar do usuário
Beterraba
Membro
Membro
Mensagens: 8280
Registrado em: 05 Mar 2011, 00:26
Programa CH: Chapolin
Localização: Caieiras - SP
Curtiu: 251 vezes
Curtiram: 243 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Beterraba » 28 Ago 2012, 00:00

totalmente contra
Usuário do Mês de Março de 2018

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9263
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Daniel Brito » 28 Ago 2012, 18:17

Eu seria favorável ao voto facultativo se o Brasil não estivesse na situação em que se encontra. A corrupção tem seu cerne na falta e carência de uma educação de qualidade, pois quem elege vários Tiriricas da vida, geralmente são pessoas que tiveram baixa instrução escolar, e que não tiveram acesso a uma boa educação.

Em consquência disso, não sabem da suma importância do voto para a sua cidade/estado/país, e acabam votando em um candidato x só porque ele é famoso, engraçado ou ''legal''. Enquanto esse panorama não for mudado, é inviável tornar o voto facultativo.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
ElChanfle2
Banido
Banido
Mensagens: 473
Registrado em: 28 Nov 2009, 17:42
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por ElChanfle2 » 28 Ago 2012, 19:45

Scopel escreveu:O que você julga ser uma democracia liberal? No modelo em que vivemos há tanto direitos direitos como deveres. Poder votar faz parte dos direitos, a obrigatoriedade do voto faz parte dos deveres. A segurança nacional e a soberania do país é um direito, a obrigatoriedade do serviço militar é um dever.

Questionar a obrigatoriedade é uma coisa, por em questão o modelo democrático liberal é outra.

Na minha concepção, país democrático é aquele em que o povo tem o direito de escolher. Se seguissem esse prática á risca, no sentido mais literal da palavra, as coisas seriam bem diferentes. Mas vivemos num país onde o falso moralismo e a hipocrisia reinam.

Mas não sou contra a obrigatoriedade apenas por isso; Esse fator é apenas um agravante. O que mais me incomoda é saber que muitas pessoas vão votar apenas pelo fato de terem essa obrigação. Votam por votar,sem embasamento algum e sem nem mesmo se darem ao trabalho de pesquisar sobre a vida do candidato, o que pode acabar acarretando sérias consequências para a população.O voto é sim uma das maiores armas que o povo possui, mas tem que ser usado de maneira certa e no momento certo. Usarmos nossa munição sem o inimigo por perto é desperdiçá-la. Sim, existe o branco e o nulo, mas a maioria do povo brasileiro, que não é dos mais esclarecidos, dificilmente usa desse artificio ao não ter ninguém em quem votar, preferindo desperdiçar sua munição. Do jeito que as coisas são, boa parte da população vota apenas pelo fato disso ser obrigatório, sem se importar nem um pouco com quem estão colocando no poder. Não é por aí.

Na minha opinião, fazer algo forçado é uma das piores coisas que existem. O voto deve ser usado por pessoas que veêm nele uma possibilidade de melhorias para o país. As pessoas tem que pensar dessa forma, e não " Só vou votar porquê sou obrigado e se não fizer isso posso acabar me prejudicando". ( Nesse caso, na mente de cidadãos assim, "acabar me prejudicando" significa ter que pagar uma multinha no correio e outros pequenos contratempos, e não botar qualquer um no poder - O que aí sim irá prejudicar e muito não só o cara que vota apenas por obrigação como também o país inteiro).

O mesmo vale pro serviço militar. Se as pessoas o enxergarem por esse prisma que você citou e tiverem vocação para tal, que sirvam então. Só não acho justo que muitos tenham que deixar os estudos de lado para servir nossa amada pátria (que na minha opinião não é digna de patriotismo nenhum, mas essa é uma outra questão). As pessoas podem ser úteis e contribuir com o país de uma outra maneira, só que a obrigatoriedade do serviço militar pode acabar atrapalhando isso.
Editado pela última vez por @EA em 28 Ago 2012, 22:40, em um total de 1 vez.
Razão: Corrigir quote

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Guilherme CH » 31 Ago 2012, 15:39

Daniel Brito escreveu:Eu seria favorável ao voto facultativo se o Brasil não estivesse na situação em que se encontra. A corrupção tem seu cerne na falta e carência de uma educação de qualidade, pois quem elege vários Tiriricas da vida, geralmente são pessoas que tiveram baixa instrução escolar, e que não tiveram acesso a uma boa educação.

Em consquência disso, não sabem da suma importância do voto para a sua cidade/estado/país, e acabam votando em um candidato x só porque ele é famoso, engraçado ou ''legal''. Enquanto esse panorama não for mudado, é inviável tornar o voto facultativo.
Não só estes tipos. Conheci pessoas instruídas, e que votaram no Tiririca simplesmente para "completar" a palhaçada.

O interesse das pessoas na política é tão grande que aceitam qualquer "coisa" para nos representar.

Por isso, eu repito: não só pessoas com baixa instrução escolar que votaram no Tiririca.

--

Sobre a enquete, eu sou contra. O povo não tem interesse em conhecer mais sobre a nossa política, muitos nem sabem o que um vereador faz, então não vejo motivos para o voto ser obrigatório.

Vota quem se interessar, quem quer de verdade melhorar a educação, a saúde, e por aí vai.

Mas tem que por em prática, não apenas palavras. O povo reclama, mas não vai nem sequer em um debate na Câmara Municipal, por exemplo.

A constituição diz "que todo poder emana do povo". Bom, DEVERIA vir do povo, mas não é o que acontece. Um exemplo é o poder da mídia, que influencia a grande maioria na hora do voto.

Por isso, nós temos que entender que do mesmo modo que colocamos um político, por exemplo, na presidência, podemos tirá-lo do cargo. Aí entra a questão do poder que temos diretamente, não só por meio de representantes. É o que aconteceu com o Collor. O mesmo povo que votou nele, que apesar da Rede Globo ter influenciado, foi o mesmo povo que o tirou.

É isso que está faltando mais entre nós, SE continuarmos elegendo políticos de ficha-suja. O que eu espero de verdade é que isso não se fixa como algo comum, e sim inexistente, mas para isso, precisamos antes nos interessar mais na hora de votar. Aí quem sabe, quando tiver um interesse em massa, a obrigatoriedade do voto não seja uma coisa ruim...
Editado pela última vez por Guilherme CH em 31 Ago 2012, 21:17, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Daniel Brito
Membro
Membro
Mensagens: 9263
Registrado em: 05 Fev 2012, 12:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Localização: Salvador - BA
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 65 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Daniel Brito » 31 Ago 2012, 16:36

Chapolin Colorado escreveu:Não só estes tipos. Conheci pessoas instruídas, e que votaram no Tiririca simplesmente para "completar" a palhaçada.
Mas eu me referia não só ao Tiririca, como também a todos os candidatos que só entram pra se aparecer. E a parcela dos ''instruídos'' que o elegeram deve ter sido praticamente ínfima...
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Furtado
Membro
Membro
Mensagens: 6248
Registrado em: 13 Dez 2011, 21:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 89 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Furtado » 31 Ago 2012, 16:52

Acho que o voto não deveria ser obrigatório, mas no Brasil acaba tendo que ser, pois imaginem se o voto não fosse obrigatório: um político resolve convocar vários eleitores para votarem, e isso ia passar tranquilamente, ia ser pior do que já é.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Guilherme CH
Membro
Membro
Mensagens: 6856
Registrado em: 01 Mai 2011, 16:08
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 80 vezes
Curtiram: 228 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Guilherme CH » 31 Ago 2012, 17:04

Daniel Brito escreveu:
Chapolin Colorado escreveu:Não só estes tipos. Conheci pessoas instruídas, e que votaram no Tiririca simplesmente para "completar" a palhaçada.
Mas eu me referia não só ao Tiririca, como também a todos os candidatos que só entram pra se aparecer. E a parcela dos ''instruídos'' que o elegeram deve ter sido praticamente ínfima...
Ah, bom. :)

Provavelmente os instruídos foram a minoria mesmo, mas creio sim que tiveram participação. Aí entram no grupo dos "não interessados", que infelizmente são muitos.

--

Sobre os "famosos", há algumas exceções, como o Romário. Nós tivemos "sorte", ou pelo menos parece que tivemos. Só não quero queimar a língua depois.

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Scopel » 31 Ago 2012, 17:05

Jay-P escreveu:Acho que a grande parte da população brasileira preferiria passar o dia de eleição em casa do que sair pra votar.
Para mim o que mais pesa é que não se pode beber (na rua) em dia de eleição. Imagina só, em pleno domingo...

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43855
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1678 vezes
Curtiram: 3383 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Barbano » 31 Ago 2012, 17:14

O fim do mundo não poder beber na rua uma vez a cada dois anos, né? :rolleyes:

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6735
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 55 vezes

Re: Obrigatoriedade do voto

Mensagem por Scopel » 31 Ago 2012, 17:17

Especialmente para mim. Ora rapaz, eu bebo todos os dias!

Responder