Brasil bom em direito trabalhista? Tá de sacanagem?Don CHelipe escreveu:EUA não são bons em direitos trabalhistas como o Brasil é. Nesse quesito, o Brasil dá um baile. Lá os contratos são feitos verbalmente e depois colocados no papel, o que dá brecha de existirem salários divergentes.Kamarada Mishka escreveu:O que tu me falas sobre os links que eu postei? E quanto a isto?Don CHelipe escreveu:Respondendo ao AF: o que você fez foi destrinchar os três pontos que coloquei de maneira mais ampla... o estupro, por exemplo, se encaixa no tópico de violência contra a mulher.
Já ao Kamarada: meu querido, NÃO PODE receber menos, não tem essa. O sindicato coloca a faixa salarial, e TODOS (homens, mulheres, jovens, idosos) tem que receber o mesmo valor.
Quando os salários em uma mesma função são diferentes, existem dois motivos:
1º: DISSIDIO, não é lógico o cara que entrou em 2012 como analista financeiro, ter o mesmo salario do cara que entrou em 2014 como analista. Suponhamos que ambos tenham entrado com o piso de $1600,00. Porém, em dois anos, o que entrou em 2012 recebeu o dissidio de 8% ao ano.
Em 2013, o salario dele já era de $1728,00 e em 2014, no ano em que o segundo entrou, de $1866,24. Ai meu caro, não adiante pedir equidade.
2º Capacidade técnica: aqui envolve o profissional mais qualificado. Se colaborador A tem o cargo de assistente administrativo, mas não possui faculdade, e o colaborador B possui, a lei permite que o B tenha o salario maior, pois por possuir ensino superior, entende-se que ele tenha mais capacidade para realizar as funções inerentes ao cargo.
Quando o colaborador entra com ação pedindo equidade, é muito, mas muito difícil dele ganhar. Já fui preposto em diversas audiências trabalhistas, e nunca vi o juiz ceder por equidade. A empresa até perdia nos outros aspectos como horas extras, mas em equidade não.
Sobre promoções, o numero de mulheres em cargos de gerência é absurdo. O RH (minha área), por exemplo, é dominado por mulheres. Existem nichos e nichos de mercado. Claro que a alta gerência possui sim um numero bem maior de homens, porém, vai do perfil e cultura da empresa. As mulheres tem sim capacidade, mas, por muitas vezes, acabam utilizando demais o lado direito do cérebro (o lado feminino, emocional), e isso acaba afetando algumas tomadas de decisão. E não me venha que isso é machismo, não é. Simplesmente é a natureza.
https://www.theguardian.com/technology/ ... or-a-raise
Não posso retirar meu maravilhoso FGTS quando eu quero. Um dinheiro que o governo praticamente rouba de mim porque acha que sou incapaz de cuidar da minha vida. Na mesma lógica, temos o maravilhoso 13º salário.
Além disso, se eu quiser ter dois empregos, um de manhã e um de noite, simplesmente não posso. As pessoas não conseguem trabalhar mais com carteira registrada, mesmo que elas queiram. O mesmo vale pro inverso, não posso fazer um acordo com meu chefe de que vou trabalhar durante 5 horas por dia de Segunda a Quinta, mesmo que eu queira e ele também tope.
E isso reflete na nossa economia: países com leis trabalhistas e altos impostos passam longe do interesse de investidores e aumenta o desemprego.