Coisas que você acha subestimadas

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Don CHelipe
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 10 Abr 2023, 12:52

E.R escreveu:
18 Fev 2023, 01:00
A Marta Volpiani merecia ser mais reconhecida. Ela é muito reconhecida por nós fãs de CH, mas é menos falada por parte da imprensa e emissoras de TV do que outros dubladores CH.

Foi a única dubladora CH que dublou tudo desde a época da MAGA, passando pela fase CNT e também no material da Gota Mágica e depois na Rio Sound e SDVC.

Só ficou fora da dublagem do Chaves Kart e de um documentário, fora isso, fez tudo e sempre em altíssimo nível (ao contrário de outros dubladores clássicos que não conseguiram manter a mesma performance).
Assino embaixo. A melhor dubladora das séries CH é ela.

Eu sou purista quanto a dublagem CH, ou é MAGA ou nem assisto. Até passei pelos BOX da Amazonas, mas era jovem e curioso por episódios "diferentes". A dublagem da era Cartoon/Multishow eu passo longe, bem longe.
Desde 2006 no meio CH

Marlombríssimo Kid
Membro
Membro
Curtiu: 398 vezes
Curtiram: 268 vezes

Mensagem por Marlombríssimo Kid » 10 Abr 2023, 13:24

Don CHelipe escreveu:
10 Abr 2023, 12:52
E.R escreveu:
A Marta Volpiani merecia ser mais reconhecida. Ela é muito reconhecida por nós fãs de CH, mas é menos falada por parte da imprensa e emissoras de TV do que outros dubladores CH.

Foi a única dubladora CH que dublou tudo desde a época da MAGA, passando pela fase CNT e também no material da Gota Mágica e depois na Rio Sound e SDVC.

Só ficou fora da dublagem do Chaves Kart e de um documentário, fora isso, fez tudo e sempre em altíssimo nível (ao contrário de outros dubladores clássicos que não conseguiram manter a mesma performance).

Eu sou purista quanto a dublagem CH, ou é MAGA ou nem assisto.
‌Parei nesse ponto. Sem querer criar intriga, mas não acredito que no atual Meio CH ainda exista quem não assiste nada fora a Maga.
Esses usuários curtiram o post de Marlombríssimo Kid (total: 3):
Cortal CristadoChespolin ChavoloradoPedro Gomes
Imagem

Simão

Cortal Cristado
Membro
Membro
Curtiu: 1286 vezes
Curtiram: 1277 vezes

Mensagem por Cortal Cristado » 10 Abr 2023, 15:02

Imagina ser fã de menos de 50% das séries.
Esses usuários curtiram o post de Cortal Cristado (total: 1):
Marlombríssimo Kid
Homessa escreveu:
10 Jun 2024, 15:42
Confesso que eu faço o TBT da punheta. Toda quinta-feira eu faço homenagem para alguma mulher (que ainda esteja viva) em algum momento de anos/décadas atrás.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2176 vezes
Curtiram: 4754 vezes

Mensagem por Barbano » 10 Abr 2023, 15:20

Cada fã acompanha e assiste aquilo que gosta. Não precisa assistir o que não estiver afim para ser fã.

E dá para ser fã só de Chaves, se quiser. Não precisa abraçar a obra toda.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 3):
E.RSardseJacinto

Cortal Cristado
Membro
Membro

Mensagem por Cortal Cristado » 10 Abr 2023, 15:29

É como diz o Riddle, o fã brasileiro precisa fazer um esforço pra gostar de Chaves, que vou te contar.
Homessa escreveu:
Confesso que eu faço o TBT da punheta. Toda quinta-feira eu faço homenagem para alguma mulher (que ainda esteja viva) em algum momento de anos/décadas atrás.

Marlombríssimo Kid
Membro
Membro

Mensagem por Marlombríssimo Kid » 10 Abr 2023, 15:32

Como também disse o Riddle: Eu sou fã de CH porque o Chespirito criou, não por causa de dublagem.
Imagem

Simão

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2176 vezes
Curtiram: 4754 vezes

Mensagem por Barbano » 10 Abr 2023, 15:52

Legal. Mas tem gente que é fã por causa também da dublagem. E tá tudo certo.

Vocês acham que quem é fã de Avenida Brasil tem que ser fã de todas as novelas escritas pelo João Emanuel Carneiro e de todas novelas que contam com a Adriana Esteves ou o Murilo Benício?
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Sardse

Marlombríssimo Kid
Membro
Membro

Mensagem por Marlombríssimo Kid » 10 Abr 2023, 15:57

Sim, tá tudo certo. Não estou impondo condições para alguém ser considerado fã.

Não sou Berriel, que se acha mais fã que todo mundo e o detentor do conhecimento.

PS: Achei meio fraca a comparação.
Imagem

Simão

Dias
Membro
Membro
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 282 vezes

Mensagem por Dias » 10 Abr 2023, 19:47

Se a partir do momento que dublagem envolve atores, envolve toda uma preparação pra dar voz ao personagem, pois a voz dele será a "voz" do personagem no país de dublagem, então a dublagem interfere na qualidade final sim. Se não interferisse, então pra que toda aquela reclamação que a Som de Vera Cruz deu para as dublagens? Pra que reclamaram de esquetes invertidas, abafamento, BGMs a todo tempo, se no final é só ser fã de CH e pronto? Se colocassem a Selma Lopes pra dublar o Chaves, teriam assistido?

Eu sou assinante de um serviço de IPTV que exibe as temporadas de 1973-1979 de Chaves e Chapolin, cada uma em um canal, pra cada série. Se o episódio for dublagem SDVC ou Rio Sound eu mudo de canal sim, não porque eu não gosto da SDVC, apesar de seus defeitos, mas sim porque a Maga é indiscutivelmente melhor. A Rio Sound eu não gosto mesmo.

No final de tudo, é o que eu sempre falo. Fã de CH gosta de mostrar que se sujeita a uma penca de coisa pra poder falar que é mais fã que o outro, e o que é "menos fã" é "leigo".
Esses usuários curtiram o post de Dias (total: 2):
BarbanoJacinto
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Sardse
Membro
Membro
Time de Futebol: O Que Tá Ganhando
Curtiu: 320 vezes
Curtiram: 169 vezes

Mensagem por Sardse » 10 Abr 2023, 20:04

Cortal Cristado escreveu:
10 Abr 2023, 15:02
Eu não concordo com essa noção que fã precisa saber de tudo e caralha a quatro de uma série ou seja lá que seja, especialmente quando partes de tal séries não são muito acessíveis. Chespirito anos 80 não está disponível no nosso idioma, por exemplo, esse tipo de fala pode ser muito alienante.

"Ah! você não é fan de Mega Man porque você não jogou aque jogo lançando em um console obscuro que é exclusivo do japão e não foi relançado a muito tempo
"Perdido Vemos, Aonde, Não Sabemos" versão com o kiko

Marlombríssimo Kid
Membro
Membro

Mensagem por Marlombríssimo Kid » 10 Abr 2023, 20:20

Dias escreveu:
10 Abr 2023, 19:47
Se a partir do momento que dublagem envolve atores, envolve toda uma preparação pra dar voz ao personagem, pois a voz dele será a "voz" do personagem no país de dublagem, então a dublagem interfere na qualidade final sim. Se não interferisse, então pra que toda aquela reclamação que a Som de Vera Cruz deu para as dublagens? Pra que reclamaram de esquetes invertidas, abafamento, BGMs a todo tempo, se no final é só ser fã de CH e pronto?
Som de Vera Cruz recebeu críticas porque, mesmo após 10 anos, chamaram os mesmos indivíduos que arruinaram um projeto que tinha tudo para dar certo, mas se tornou uma podridão por culpa dos mesmos. Indivíduos estes que não tinham a menor condição de estarem ali, pois não tinham - e não têm - formação nem experiência para tal trabalho. E outra, era inadmissível que em pleno 2018 se repetissem os mesmos erros grotescos de 2005. Tudo em que se envolvem fica uma merda. Sempre foi assim. O Fandom já é sofrido sem eles, imagina com a "ajuda".

Pra que reclamar de esquetes invertidas? Porque estávamos lutando por uma exibição decente.

Pra que reclamar de abafamento? Porque, novamente, queríamos uma exibição decente.

Pra que reclamar de BGMs a todo tempo? Porque queríamos que um trabalho importantíssimo como este fosse feito por alguém com experiência e formação no ramo.

Não é só "ser fã de CH e pronto." Não temos que aceitar qualquer merda que nos for apresentada.

Somos responsáveis pelo que vai ser consumido por todas as camadas de fãs. Se eles não ligam para isso e não faz diferença para eles, dane-se. Para nós faz, e isso, querendo ou não, é bom pra eles também.
Imagem

Simão

Cortal Cristado
Membro
Membro

Mensagem por Cortal Cristado » 10 Abr 2023, 23:19

Sardse escreveu:
10 Abr 2023, 20:04
Cortal Cristado escreveu:
10 Abr 2023, 15:02
Eu não concordo com essa noção que fã precisa saber de tudo e caralha a quatro de uma série ou seja lá que seja, especialmente quando partes de tal séries não são muito acessíveis. Chespirito anos 80 não está disponível no nosso idioma, por exemplo, esse tipo de fala pode ser muito alienante.

"Ah! você não é fan de Mega Man porque você não jogou aque jogo lançando em um console obscuro que é exclusivo do japão e não foi relançado a muito tempo
Mas não foi bem aí onde eu queria chegar. Esse material menos acessível das séries eu concordo que é mais complicado, eu mesmo admito que assisto muito pouco essa fase, mas nem por isso eu desgosto e deixo de ser fã.

A questão é que esse lance de fulano só gostar da dublagem Maga ou de determinada fase da série soa contraditório. Vamos pegar um exemplo? Pessoal vive reclamando dos episódios de 1979 pelo motivo que a gente tá careca de saber. Mas aí você pega um episódio com dublagem Maga desse ano, sem Quico e sem Seu Madruga e compara com sua versão anterior, com dublagem SDVC que tem a presença dos dois. A maioria vai preferir a versão que tem dublagem Maga, mesmo sendo inferior. Mas a mesma pessoa que gosta mais dessa versão sem os dois, é a mesma que reclama dos episódios sem a presença deles. Tá vendo como não dá pra levar a sério esse pensamento?

Às vezes não é nem implicância de "quem se acha mais fã que eu", é só a falta de coerência.
Esses usuários curtiram o post de Cortal Cristado (total: 3):
SardseMarlombríssimo KidTeawine Chavinho
Homessa escreveu:

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 11 Abr 2023, 07:34

João Lucas Simão escreveu:
10 Abr 2023, 13:24
Don CHelipe escreveu:
10 Abr 2023, 12:52
E.R escreveu:

Eu sou purista quanto a dublagem CH, ou é MAGA ou nem assisto.
‌Parei nesse ponto. Sem querer criar intriga, mas não acredito que no atual Meio CH ainda exista quem não assiste nada fora a Maga.
Super tranquilo, man! Eu tenho o senso critico de que, se eu fosse criança hoje, e tivesse acesso a todo o conteudo CH aqui no Brasil, com todas as dublagens, dificilmente teria a mesma paixão. CH me pega muito na nostalgia, ou seja, o clássico Chaves x Chapolin do SBT.
Quando comecei a pesquisar sobre CH em 2006 e achei os episódios perdidos (Espiritos Zombeteiros, Panquecas, etc), explodiu minha cabeça. Ai, vieram os box da Amazonas, com inéditos. Mas, depois que você amadurece, vai fazendo filtros.

Eu assisti CH anos 80/90, mas, não me pegou. Realmente, sem a dublagem MAGA fica foda.

E no original em espanhol, mesmo o período clássico é tenebroso. A voz do Carlos é horrível.

Entendo seu ponto de vista, de ter o acervo completo, com uma qualidade bacana - super apoio.

Mas, sendo realista, 90% do publico de CH caga pra qualquer coisa que não seja anos 70. E vou além, dificilmente algo que não é Chaves ou Chapolin é relevante pro publico em geral.

E, falando sobre o que foi comentado ai acima, que fã de CH quer ser gabaritado para se sentir mais fã que o outro. Puta verdade.

Parece fã de metal, se você não conhece o album inteiro, é poser.

Só de CH clássico, quantos episódios são (Chaves + Chapolin)? Uns 400? É coisa pra caramba. Não dá para assistir tudo isso e ainda focar em outras séries do Roberto. Não estou falando que são ruins, pfvr, Roberto era um gênio e um puta roteirista, que fazia o arroz com feijão muito bem feito, mas, já tentei e não rola.

Eu sou rockeiro clássico, e tem lenda do rock que não me pegou, como Jimi Hendrix. Se eu falar que conheço 5 musicas dele, to mentido. Já tentei ouvir, e, claro, Jimi é referencia não só para o rock, mas para outras coisas também. Porém, não bateu a magia que me alcança quando ouço The Doors, por exemplo.

O mesmo acontece com CH. Tbm tenho esse app da IPTV, que é aonde eu consumo CH atualmente. Quando é um episódio que não é MAGA ou é semelhante, eu pulo.
Esses usuários curtiram o post de Don CHelipe (total: 2):
BarbanoSardse
Desde 2006 no meio CH

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5239 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 12 Abr 2023, 09:44

Talvez no passado eu já tenha dado a entender o contrário do que eu vou dizer agora mas, se for o caso, o que vale pra mim agora é:

Se a pessoa só gosta de Chaves da MAGA, tá tudo bem. Se ela preferir o Chapolin, também. Se ela é mais fã do Chompiras ou de um personagem mais obscuro no Brasil também. Se ela tem curiosidade pra saber mais sobre uns bagulho que nem mexicano conhece direito (tipo o mito Chiripiojos), tá tudo bem também.

Eu só acho que, pessoalmente, se for pra envolver fãs num projeto oficial (como dublagens ou produções num geral como peças ou possíveis desenhos/filmes), que seja fãs que conhecem e entendam de tudo, pq eles tem o contexto maior e podem dar decisões mais bem informadas.

Agora se é pra pessoa só se divertir consumindo, deixa ela se divertir consumindo o que ela quiser.

O problema nunca foi o cara que não quer se aprofundar assistindo Chaves em casa no sofá e comendo salgadinho. O problema sempre foi o cara que não queria se aprofundar fingindo que se aprofundou dentro do estudio pedindo pro Osmiro Campos falar o nome do amigo dele.
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Barbano

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 12 Abr 2023, 10:30

Concordo.

Porém, tem coisa que é bem relativa e subjetiva.

Por exemplo, parte técnica de BGM, eu, como consumidor padrão, pra que raios vou querer saber o nome exato de cada uma?

Eu não me considero menos fã de quem conhece essa parte técnica, lista em ordem cronológica dos episódios, etc. Só eu sei o impacto que as séries tiveram no meu desenvolvimento e caráter, mesmo não tendo consumido todos os episódios.

Vejo que a comunidade CH poderia ser muito mais unida em projetos de reunião de fãs e etc, mas fica batendo tecla em conteudo que só um numero bem pequeno de pessoas vai realmente consumir.

Situação similar a de HP. Já vi uma porrada de gente se achando os donos de HP pq leram os livros, acessaram os conteudos extras, e bla bla bla.

Ou, em futebol. Se eu não sei a escalação do time que ganhou o campeonato em 1977, não sou Corinthiano.
Esses usuários curtiram o post de Don CHelipe (total: 1):
bebida com metanol CH
Desde 2006 no meio CH

Responder