Transporte Público

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Mensagem por E.R » 31 Dez 2022, 01:00

NOTÍCIAS
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... -430.ghtml

O preço da passagem de ônibus no Rio de Janeiro será reajustado para R$ 4,30 a partir do dia 7 de janeiro de 2023.

A informação foi confirmada pela prefeitura da capital fluminense. Atualmente, a tarifa é de R$ 4,05.

Em entrevista à Rádio Globo, o prefeito Eduardo Paes justificou o reajuste afirmando que a passagem dos ônibus municipais não sofre reajuste há três anos.
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Pedro Gomes
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Mensagem por Pedro Gomes » 03 Jan 2023, 00:05

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Mensagem por E.R » 06 Jan 2023, 04:37

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/opiniao/editor ... -rio.ghtml

É acertada a decisão do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, de priorizar a conclusão da Estação Gávea da Linha 4 do metrô (Ipanema-Barra).

O governador disse que costura uma saída jurídica para retomar ainda neste semestre as obras paralisadas em 2015. 

Parte do pacote de mobilidade urbana para os Jogos Olímpicos Rio-2016, elas tiveram de ser interrompidas por falta de recursos quando o estado enfrentava grave crise financeira — foi a única das seis estações projetadas que não ficou pronta para o evento.

Há motivos de sobra para a retomada. O mais grave e urgente é a deterioração da obra, que põe em risco não só o que já foi executado, mas também a segurança das construções vizinhas, entre elas o campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC).

Em fins de 2017, a estrutura, cuja profundidade chega a 55 metros, foi inundada com 36 milhões de litros de água para garantir a estabilidade e evitar a corrosão dos materiais até que os trabalhos sejam reiniciados. Mas a estratégia era provisória, e o prazo de validade, de cinco anos, já expirou. Se não der continuidade às obras, o estado terá de fazer o reforço das estruturas, o que significaria gastar recursos (cerca de R$ 300 milhões) numa solução paliativa.

Porém, uma decisão da 3ª Vara de Fazenda Pública em ação do Ministério Público impede o estado de destinar recursos ao consórcio Rio Barra, responsável pela construção. Isso porque o MP identificou um sobrepreço de pelo menos R$ 400 milhões na Linha 4, tocada em meio aos desmandos dos governos Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, ambos condenados por corrupção.

Compete não só ao governador Cláudio Castro, mas também ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) resolver o impasse que impede a retomada das obras. Parece inegável que houve roubalheira na Linha 4 do metrô fluminense. Mas, do jeito que está, o buraco da Estação Gávea, onde já foi enterrado cerca de R$ 1 bilhão. Estudos técnicos mostram que, com praticamente metade das obras já executada, o melhor custo-benefício é concluir a estação.

A Estação Gávea é crucial para melhorar a mobilidade dos trabalhadores na cidade. Quando pronta, deverá beneficiar 19 mil passageiros por dia, turbinando a subutilizada Linha 4.

É fundamental resolver os impasses que impedem a continuação da Estação Gávea. Caso contrário, a população carioca será prejudicada.
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Mensagem por Barbano » 06 Jan 2023, 10:05

Bizarra a decisão da justiça. Obra parada é prejuízo, toca o barco e depois tenta recuperar a grana desviada.

E essa linha deveria é ser estendida até o Terminal Alvorada.
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Mensagem por E.R » 06 Jan 2023, 11:32

Sim, na Barra deveria ir até o terminal Alvorada, mas infelizmente não acredito que farão isso.

Na Gávea, já deveriam ter feito a estação de metrô lá há muito tempo.

O que precisa também é melhorar a situação do transporte na região da Freguesia, Jacarepaguá e Taquara, os ônibus de lá para a Zona Sul vem sempre lotados, deveria ter mais ônibus em circulação nessa região.

Moradores da Zona Norte e Zona Oeste sempre maltratados nessa questão de transporte público, um absurdo ! Aqui na Zona Sul felizmente a situação é melhor.
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Mensagem por Pedro Gomes » 07 Jan 2023, 15:27

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Mensagem por Pedro Gomes » 17 Jan 2023, 13:29

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Mensagem por Pedro Gomes » 22 Jan 2023, 12:54

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Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Fev 2023, 04:08

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RODOVIÁRIOS SOB ATAQUE

Prefeito de Porto Alegre/RS institui dupla função aos motoristas

Prefeito Sebastião Melo quer reduzir o número de trabalhadores nos transportes de passageiros, retirando os cobradores e aumentando a dupla função

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OPrefeito de Porto Alegre, Sebastião de Araújo Melo, do golpista MDB, a partir de hoje (03), resolveu reduzir ainda mais o número já precário de trabalhadores rodoviários da capital do Rio Grande do Sul. A atitude de diminuir o número de funcionários foi oficializada na última terça-feira (31/01). A política de redução do quadro de funcionários, com a extinção dos cargos dos cobradores, deixa aos motoristas a tarefa de dirigir, cobrar e realizar todas as demais tarefas inerentes aos dois trabalhadores. A dupla função dos motoristas começou em fevereiro de 2022.

De acordo com o calendário do prefeito, com a retirada desses profissionais na sexta, 34% dos itinerários na Capital ficarão sem cobradores. A previsão é atingir 50% dos itinerários até o fim do ano, segundo informações divulgadas pela Prefeitura. A meta de Melo é que o processo de extinção da função de cobrador seja concluído até 2026.

Conforme Paulo Roberto Pereira Rocha, representante da CUT-RS no Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu), “o fim do cobrador no ônibus sobrecarrega e atrapalha o motorista, que assume a função de cobrar a passagem enquanto dirige, aumentando o risco de acidentes e o tempo de duração da viagem”.

Com a atitude do prefeito, além da sobrecarga de trabalho, dificulta-se o acesso de cadeirantes, dado que essa tarefa passou a ser acumulada também pelo motorista, que acaba exercendo duas funções, sofrendo maior desgaste e recebendo o mesmo salário, enquanto os empresários estão lucrando ainda mais, uma vez que os cobradores perdem seus empregos.

Transporte gratuito

O transporte rodoviário público, que deveria ser gratuito no município de Porto Alegre, é de R$4,80. No entanto, os patrões não estão nada satisfeitos e querem mais, querem aumentar o volume de suas contas bancárias e, desta forma, estão sacrificando os cobradores, bem como, seus familiares, além de colocarem sob risco um enorme contingente de passageiros que se utilizam esse tipo de transporte todos os dias.

Para que seja derrotada essa política de terra arrasada de Sebastião Melo, para que os cobradores continuem realizando suas tarefas: nenhuma demissão. Para que isso ocorra é preciso uma greve nos transportes rodoviários. As direções dos trabalhadores nos transportes devem tomar a frente juntamente com os funcionários para evitar que mais trabalhadores venham aumentar o já enorme contingente de desempregados. Essa luta tem que ser levada adiante pela CUT.

https://causaoperaria.org.br/2023/prefe ... otoristas/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Fev 2023, 03:16

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TRANSPORTE PÚBLICO
Prefeitura de Varginha vai aumentar o valor da passagem em 20%
O Verdi Lúcio Melo, antes mesmo de os tubarões do transporte assumirem, recebem um presente de aumento 19,25% de aumento nas passagem tirado do bolso do povo
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Oprefeito de Varginha, Verdi Lúcio Melo, do golpista (Avante) resolveu aumentar o preço das passagens dos ônibus municipais de R$4,20 para R$5,00.

O reajuste corresponde a quase 20% do valor atual e será repassado ao conjunto da população já no próximo dia 20 de fevereiro, quando a “nova concessionária” assumirá o transporte público na cidade do sul de Minas Gerais.


A notícia da prefeitura foi divulgada pela prefeitura na última quinta-feira (02). Enquanto os trabalhadores, bem como o conjunto dos trabalhadores, bem como, da população explorada sequer teve reajuste salarial e quando teve sempre foi muito abaixo da inflação e dificilmente chegou aos dois dígitos e, um agravante maior que é um grande contingente de trabalhadores desempregados, O prefeito Verdi, de imediato agracia a Real Transportes com quase R$1, isso só deixa a população daquele município revoltado.

Cheira tramoia
Assim como é feito na maioria das prefeituras do país, as “concessionárias” vivem num mundo de rolos mil. Um exemplo disso é, senão a maior empresa de ônibus da capital de São Paulo, uma das maiores. A empresa que tinha como nome Via Sul, por haver inúmeras irregularidades, para participar da concorrência, como única concorrente, teve que alterar sua razão social para Via Sudeste, ou seja, a mesma família que controla a máfia dos transportes por muitas décadas na maior capital do país que é São Paulo, desta forma, a empresa Real Transportes LTDA, por situações que lembra tais situações, ou seja, bastante parecidas, venceu o processo de licitação de concessão do transporte coletivo urbano de Varginha (MG) em outubro do ano passado. destaca-se que ela, também foi foi a única a protocolar dos documentos e foi a vencedora.

Todos os governos do país, com objetivo sucatear o serviço público, assim como deveria ser o transporte, resolveram privatizá-lo e os prefeitos, no caso de Varginha, a situação é idêntica. Cada prefeitura tem uma concessionária para chamar de sua, que ganha do próprio governo imensas quantias de dinheiro e para prestarem péssimos serviços à população, com veículos bastante sucateados, onde a população trabalhadora entrega uma grande quantia de seus salários a esses tubarões dos transportes.

O transporte que deveria ser público deve voltar ao estado, às prefeituras e, é preciso que a população tenha o controle dos transportes que eles usam, bem como, que seja gratuito, uma vez que já pagamos impostos suficientes para que também os não precisam de mais gastos, onerando o conjunto do povo.

https://causaoperaria.org.br/2023/prefe ... gem-em-20/
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Mensagem por Pedro Gomes » 08 Fev 2023, 15:11

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Mensagem por E.R » 16 Fev 2023, 13:27

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Mensagem por E.R » 16 Fev 2023, 23:19

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Mensagem por Chapolin Gremista » 18 Fev 2023, 12:18

NOTÍCIAS
BELO HORIZONTE
Metrô privatizado quer demitir 1.600 trabalhadores
É preciso desfazer a privatização da CBTU imediatamente e reestatização de todas empresas privatizadas, tanto dos estados, municípios e federais

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Em greve iniciada na última terça-feira (14), os trabalhadores da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) continuam parados contra as demissões que podem deixar 1.600 funcionários dessa empresa, que foi privatizada pelo golpista Bolsonaro, no olho da rua.

A demissão dos trabalhadores da CBTU deixará, não só os funcionários, como também, seus familiares em situação muito difícil, diante do desemprego que assola o País, ou seja, mais de 6.000 pessoas serão afetadas pela demissão em massa.

A galinha dos ovos de ouro

Além de arrematar o Metrô da capital mineira por uma ninharia, tanto o governo federal de Bolsonaro, quanto o estadual de Romeu Zema agraciaram a empresa Comporte com R$3,2 bilhões, ou seja, mais de 124 vezes o valor do “leilão”.

Suspeição

A privatização, cujo principal articulador foi o governo estadual, foi questionada pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCU-MG), por parlamentares mineiros e pelo Partido dos Trabalhadores, em pedido de liminar assinado por Gleisi Hoffmann (PT), a coordenadora política do governo de transição.

Modernização ou sucateamento

A exemplo de outras privatizações, os capitalistas e seus capachos, como Bolsonaro, derrotado por Lula na última eleição e Zema, governador de Minas Gerais, utilizam a pecha de “modernização” para fazer suas manobras escusas ao entregar o patrimônio do povo. Uma dessas manobras foi utilizada pelo ex-governador de São Paulo, João Doria Jr, que deixou o transporte sobre trilhos uma verdadeira sucata, com problemas e atrasos todos os dias e, em vários horários.

Com os capitalistas, tubarões dos transportes, não há diálogo, a não ser a força dos trabalhadores, portanto, é necessária a mobilização de todos os trabalhadores, bem como, a continuidade da greve e a ocupação de todas as instalações da CBTU até que se resolva a situação.

Nenhuma demissão dos trabalhadores!

É preciso desfazer a privatização da CBTU imediatamente e reestatizar de todas as empresas privatizadas, tanto dos estados, como dos municípios e federais.

https://causaoperaria.org.br/2023/metro ... alhadores/
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Mensagem por Pedro Gomes » 21 Fev 2023, 17:11

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