LUCAS PATRICIO - NINTENDO WORLD

. No dia
23 de junho de 1991 , o mundo conheceu um dos personagens mais importantes do entretenimento eletrônico. Uma figura que não só mudaria a forma de jogar videogame, mas também desafiaria uma gigante que reinava sozinha.
Sonic nasceu para enfrentar a Nintendo.
Em outubro de 1988, a SEGA lançou no Japão o Mega Drive. Apenas um ano depois, o console chegaria em terras americanas com o nome Genesis. O trunfo da SEGA era que o Mega Drive tinha um poder gráfico de 16 bit, o dobro do Nintendo. Só que nem o processamento aguçado nem o forte investimento em propagandas foram suficientes. Então o que fazer ? Qual era a receita de sucesso da concorrência ? A resposta era fácil : Mario.
A SEGA montou um concurso no qual vários artistas criaram mascotes para a empresa. Entre mais de 200 conceitos, um era especial. E das mãos do ilustrador e game design Naoto Oshima surgiu o Mr.Needlemouse. O ouriço azul ainda não se chamava Sonic. Naoto Oshima pensou em um protagonista que fosse rápido e usasse seu corpo espinhento como arma. Além disso, tinha que ser carismático. Os chefões da SEGA adoraram a ideia e sabiam que existia uma pessoa que poderia criar algo assim. Yuji Naka já era um programador de respeito naquela época. Tinha trabalhado em jogos de sucesso como a série Phantasy Star. Era a pessoa ideal para tornar o conceito de Oshima em realidade. Além dele, o designer de cenários e fases Hirokazu Yasuhara também entrou para a equipe, o embrião do Sonic Team. A mascote ganhou um novo nome e o jogo dela teria fases repletas de elementos fantásticos, como anéis dourados, trampolins e loopings. A diretoria de produto da divisão norte-americana da SEGA, Madeline Schroeder, entrou no projeto e fez uma série de mudanças nos conceitos de Sonic, principalmente no visual e na história.
O lançamento do primeiro game, em 1991, foi marcado por muita publicidade. Em uma das propagandas a SEGA mostrava um SNES rodando Super Mario World ao lado de um Genesis com Sonic The Hedgehog. Era para conquistar as pessoas com a velocidade incomum do ouriço.
O sucesso foi enorme e Sonic caiu no gosto dos japoneses e americanos. Era desafiador para os experientes e divertido para os casuais. Em poucos meses, Sonic vendeu mais de um milhão de unidades.
Mas a Nintendo ainda tinha a maioria do mercado. Foi então que o executivo Shinobu Toyoda e o presidente da SEGA nos Estados Unidos, Tom Kalinske, apresentaram uma ideia muito inusitada para a SEGA do Japão : Sonic de graça. O presidente japonês da SEGA achou que eles estavam loucos. Mas se era a única forma de alcançar a Nintendo, não havia outra escolha. No Natal de 1991, cada console do Mega Drive vinha com uma cópia de Sonic The Hedgehog. Irresistível, o kit vendeu mais de 15 milhões de unidades.
A popularidade do ouriço convenceu o Sonic Team a fazer o que era óbvio : desenvolver mais um jogo. Sonic The Hedgehog 2, de 1992, também foi um sucesso. Era a estreia de Tails, o primeiro parceiro de aventuras do ouriço.
Depois, Sonic virou história em quadrinhos, desenho animado, boneco e todo o tipo de produto que você possa imaginar.
Décadas depois, nos últimos anos, as aventuras de Sonic parecem ter voltado a serem focadas nos desejos dos fãs : velocidade em duas dimensões, como em Sonic Generations.
Ninguém pode apagar a importância que Sonic tem para o mercado de games, e também, para a nossa vida. Sonic foi o principal responsável pela maior e mais emocionante competição de todos os tempos da indústria de jogos eletrônicos. Sua trajetória ficará guardada para sempre em nossos corações. Obrigado Sonic !
ALEX KIDD : Ele roubou de mim o posto de mascote da SEGA.
TAILS : Puxa, falar do Sonic é complicado. Nós temos uma amizade de quase 20 anos. Conheci este corredor em 1992, quando ele me encontrou na ilha do Oeste, lugar onde eu vivo. Ele falava rápido e estava muito preocupado. Disse que um tal de Dr.Eggman estava transformando os seres do nosso mundo em robôs. Eu topei ajudá-lo de prontidão. Ao longo dos anos, percebi como ele é especial. Por várias vezes me salvou. Sonic, você é um verdadeiro herói !
MARIO : Mama mia ! Há 10 anos, eu não poderia sequer citar o nome desse rapaz. Muita gente achava que eu e Sonic éramos rivais e nos odiávamos. Isso é uma mentira enorme ! Com o tempo, vi que ele tinha muito carisma ! Aí, as pessoas começaram a nos colocar um contra o outro. Eu sempre soube que isso era apenas uma forma de criar uma rivalidade e acho que isso fez bem para os dois. Quer dizer, quando existem dois grandes personagens rivalizando, os demais ficam em segundo plano. E tenho certeza de que parte do meu sucesso se deve ao Sonic. Confesso que não era fácil me preparar para uma nova aventura, aquele ouriço era muito rápido ! Mama mia, como corria ! Depois disso, tive a chance de trabalhar várias vezes com o Sonic, principalmente em jogos de Olimpíadas. Hoje, posso dizer que ele é um dos meus mais queridos amigos.