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Mensagem por Barbano » 16 Nov 2022, 09:27

E.R escreveu:
14 Nov 2022, 02:14
Como já disse outras vezes, a categoria de motorista de ônibus é uma das mais maltratadas no Brasil, os motoristas trabalham muito, ganham um salário baixo e (muitas vezes) são maltratados pelos próprios passageiros.
O salário não é tão baixo, principalmente nos grandes centros. O problema é que vivem tomando calote de empresa picareta, ou de empresa que fica mal das pernas por causa de político picareta que não repassa corretamente os subsídios.

Outro problema é que qualquer incidente que se envolvam acaba gerando descontos no salário. Dirigindo tantas horas por dia é comum que se envolvam em pequenos acidentes, e aí haja valinho sendo descontado no pagamento para custear o reparo do veículo.

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Mensagem por E.R » 19 Nov 2022, 00:30

NOTÍCIAS
https://www.otempo.com.br/politica/gove ... -1.2767793

Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), que integram a equipe de Cidades do governo de transição, defenderam, que seja suspenso o leilão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais, com a entrega à iniciativa privada da operação do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte.
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Mensagem por E.R » 20 Nov 2022, 05:18

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Mensagem por E.R » 21 Nov 2022, 02:20

NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/p ... ados.shtml

Aliados de Ricardo Nunes (MDB) dizem que não só o projeto de tarifa zero para ônibus sairá do papel no ano que vem como ele será a principal marca de sua campanha à reeleição a prefeito de São Paulo em 2024.

Ricardo Nunes escreveu nas redes sociais que solicitou à SPTrans "um estudo jurídico e financeiro para analisar a viabilidade" da ideia. Na ponta do lápis, a conta já fecha.

O prefeito tem dito que descarta colocar dinheiro público para concretizar a tarifa zero. Uma das propostas estudadas é a de criar uma taxa a ser paga por todas as empresas da cidade.

A ideia é a de que a tarifa zero seja implementada em 2023. "Se implementada com base nos estudos, que ainda precisam ser concluídos, dará uma excepcional marca para o governo Ricardo Nunes. Uma marca exclusiva e de enorme alcance popular", diz Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de São Paulo e aliado do emedebista.

O prefeito tem articulado uma ampla aliança de partidos de base, como PSDB, União Brasil e o próprio MDB.
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Mensagem por Barbano » 21 Nov 2022, 09:25

E.R escreveu:
21 Nov 2022, 02:20
O prefeito tem dito que descarta colocar dinheiro público para concretizar a tarifa zero. Uma das propostas estudadas é a de criar uma taxa a ser paga por todas as empresas da cidade.
Ah, claro. Se você cria uma taxa para cobrar das empresas isso não é dinheiro público :asso:

Se for assim não existe dinheiro público, pois todo o dinheiro que o governo arrecada vem de taxas cobradas de empresas e pessoas :]
E.R escreveu:
19 Nov 2022, 00:30
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https://www.otempo.com.br/politica/gove ... -1.2767793

Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), que integram a equipe de Cidades do governo de transição, defenderam, que seja suspenso o leilão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais, com a entrega à iniciativa privada da operação do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte.
Pelo amor de Deus, operação da CBTU sempre foi um lixo. Deveria privatizar é pra ontem.

Em SP a melhor coisa que fizeram foi passar as operações da CBTU para o governo do estado. A CPTM melhorou e muito a operação.
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Mensagem por Dias » 21 Nov 2022, 14:51

Barbano escreveu:
21 Nov 2022, 09:25
E.R escreveu:
21 Nov 2022, 02:20
O prefeito tem dito que descarta colocar dinheiro público para concretizar a tarifa zero. Uma das propostas estudadas é a de criar uma taxa a ser paga por todas as empresas da cidade.
Ah, claro. Se você cria uma taxa para cobrar das empresas isso não é dinheiro público :asso:

Se for assim não existe dinheiro público, pois todo o dinheiro que o governo arrecada vem de taxas cobradas de empresas e pessoas :]
E.R escreveu:
19 Nov 2022, 00:30
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https://www.otempo.com.br/politica/gove ... -1.2767793

Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB), que integram a equipe de Cidades do governo de transição, defenderam, que seja suspenso o leilão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) em Minas Gerais, com a entrega à iniciativa privada da operação do metrô da região metropolitana de Belo Horizonte.
Pelo amor de Deus, operação da CBTU sempre foi um lixo. Deveria privatizar é pra ontem.

Em SP a melhor coisa que fizeram foi passar as operações da CBTU para o governo do estado. A CPTM melhorou e muito a operação.
Não entendi. É pra privatizar ou passar pro governo?

Privatização nem sempre é sinônimo de qualidade. A Supervia é privada e o serviço é uma tragédia.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 21 Nov 2022, 17:13

Privatização significa várias demissões, privatização é coisa de ladrão.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por Barbano » 21 Nov 2022, 17:57

Dias escreveu:
21 Nov 2022, 14:51
Não entendi. É pra privatizar ou passar pro governo?
É pra tirar das mãos da CBTU. Nem deve ser atribuição da esfera federal isso.
Dias escreveu:
21 Nov 2022, 14:51
Privatização nem sempre é sinônimo de qualidade. A Supervia é privada e o serviço é uma tragédia.
Até porque são concessões. Cabe ao Estado fiscalizar o cumprimento do contrato e das metas. Em SP a privatização das linhas 4 e 5 do Metrô é um sucesso. As linhas 8 e 9 da CPTM foram privatizadas, mas o resultado inicial não foi dos melhores.

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Mensagem por E.R » 21 Nov 2022, 18:30

O importante é que o metrô em Belo Horizonte fique pronto e que fique bom.

Não vai ser com o Boulos e o Márcio França atrapalhando que isso vai pra frente.

Aqui no Rio, quando fizeram o metrô até a Barra da Tijuca, deveriam ter feito o metrô ir até o terminal Alvorada, o resultado é que muita gente simplesmente não usa o metrô para a Barra, prefere ir de ônibus, que deixa na porta do Barra Shopping e também no terminal Alvorada.

Na Zona Sul, fizeram o metrô em Ipanema e no Leblon, mas deveriam ter feito na Gávea também, especialmente naquela região perto da PUC.

Sou fã do metrô de São Paulo, pode não ser perfeito, mas é o melhor do Brasil.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 22 Nov 2022, 11:48

NOTÍCIAS
CONDUTORES SP
SP: condutores podem entrar em greve mesmo contra abuso do TRT
Para aumentar sua arrecadação, os usurpadores das empresas do transporte público querem dar o calote nas conquistas dos trabalhadores

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Desde o final de junho deste ano, os trabalhadores dos transportes coletivos de São Paulo vêm tendo uma queda de braços com os usurpadores das empresas de ônibus. Porém, como os governos que vivem e atuam em benefício dos patrões, entregaram, além de outros setores, também o transporte coletivo nas mãos desses, cujo único objetivo é o lucro, em detrimento do conjunto da população que o utiliza.

Na última sexta-feira (18), os patrões, mais uma vez, deram um golpe nos trabalhadores. Em acordo assinado no final de junho, os patrões, juntamente com a prefeitura, haviam assinado um acordo com os trabalhadores de repassar a Participação nos Lucros e Resultados à categoria até o final de setembro. No entanto, até hoje, isso não ocorreu e, na reunião da última sexta-feira, ignoraram completamente a questão para este ano, propondo discutir algo para o ano de 2023 conforme relatam membros da direção do Sindicato dos Motoristas: “a expectativa era de que finalmente fosse apresentada uma proposta da PLR. No entanto, para nossa surpresa, representantes dos patrões afirmaram que até o dia 13 de dezembro será apresentado um plano estabelecendo metas, valores e datas de pagamento da referida PLR referente ao próximo ano.

Desde o início de novembro deste ano, várias paralisações foram realizadas no horário da madrugada para discutir, entre outros ataques à categoria dos condutores, a questão do cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho que está, literalmente, sendo desrespeitada. Enquanto isso, os ataques às condições de trabalho estão aumentando cada vez mais: os patrões estão reduzindo o horário de almoço, tem motoristas e cobradores que só faltam dormir na empresa, pois trabalham desde o primeiro horário da madrugada e só vão parar tarde da noite, entre outros.

Greve

A categoria dos condutores está mobilizada e já está marcada a greve para amanhã (23) a exemplo da greve no final de junho, onde tiveram que passar por cima de todo mundo até que houvesse a assinatura do acordo. Desta vez, decerto que terão essa tarefa novamente.

Não à ditadura do Judiciário

Os patrões, mais uma vez, utilizam-se da justiça para impor regras às formas de reivindicações dos condutores, retirando todo o direito dos trabalhadores, inclusive o de fazer greve. Desta forma, o Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região (TRT-2) decidiu, se antecipando inclusive à própria paralisação, que os trabalhadores devem fazer com que um mínimo de 80% da frota deve estar na rua, no horário de pico, bem como 60% nos demais horários. Com o descumprimento dessa imposição, o TRT-2 aplicará multa diária ao Sindicato no valor de R$100 mil.

Os condutores devem ter o apoio de todas as demais categorias e do conjunto da população, pois somente dessa forma é que serão atendidas suas reivindicações. É preciso lutar pelo atendimento imediato das reivindicações dos trabalhadores, pois acordo assinado é lei. Se os patrões não respeitam a lei e estão em queda de braços, os trabalhadores unidos devem mostrar que são mais fortes. Por fim, é preciso acabar com a interferência do judiciário nas mobilizações dos trabalhadores.

https://causaoperaria.org.br/2022/sp-co ... so-do-trt/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 23 Nov 2022, 02:19

NOTÍCIAS
O OBJETIVO É SÓ O LUCRO
Metrô SP: sucateamento para privatizar
Metrô de SP, o mais moderno da América Latina e um dos maiores do mundo em quantidade de passageiros, não prioriza modernização do serviço

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A Linha 1-Azul do Metrô paulista teve na manhã de sexta-feira (18) uma paralização parcial por motivo de falha de fornecimento de energia, entre os trechos Tucuruvi e Luz. O trecho ficou sem circulação de trens entre 4:00h e 7:00 da manhã, conforme noticiado pela página na internet do Metrô CPTM. Apesar da paralização ter sido parcial toda a operação da Linha 1, que é a linha que tem maior número de paradas, 23, foi afetada. Além disso, devido aos entroncamentos com outras linhas, também foram afetadas as operações das linhas 2-Verde e 3-Vermelha. Após a extinção do defeito a normalização do tráfego de pessoas ainda demorou algum tempo.

Segundo o Metrô, 88 ônibus do sistema PAESE (Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência) foram disponibilizados pela empresa para transportar os passageiros do trecho afetado, porém houve grande tumulto e os ônibus não foram suficientes para atender sequer uma pequena parte dos passageiros prejudicados. O gerente de operações do Metrô, Antônio Márcio Barros Silva, informou (Globo), que a falha ocorreu ao ser energizada a linha por via remoto, a empresa precisou ligar o sistema elétrico manualmente, o que levou muito tempo.

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No dia anterior (17) o ramal já tinha apresentado outros problemas e houve falhas de origem não explicada com trens, segundo o gerente, nas estações Liberdade e Parada Inglesa por volta do meio dia. A falha do dia 18 foi devido a mal funcionamento da automatização do sistema CBTC de energização das linhas, que está em operação desde 2010 e o gerente alegou que o sistema ainda estava em teste. Segundo o Wikipedia, “em 2010, o Metrô de São Paulo foi considerado o melhor sistema de transporte sobre trilhos da América Latina pelo The Metro Awards, sendo o primeiro da região em ter uma estação equipada com portas de plataforma (2010), sistema CBTC para sinalização e controle de trens (2010)”. Já dissemos várias vezes neste Diário que imprensas como a Globo não costumam ser “precisas” quando a notícia é de interesse da população.

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Em 2019 as linhas do metrô transportavam 5,3 milhões de pessoas por dia. Houve uma queda do número de passageiros, momento em que poderia se ter feito mais inspeções, obras e serviços preventivos, como esse do sistema de automatização CBTC. Este procedimento deixaria o sistema preparado para o aporte no número de passageiros. O serviço metroviário de SP tem administração mista, empresas privadas e estatais. Entre 2019 até este ano, período em que o governo golpista de Bolsonaro, que mentiu dizendo que ia “mudar tudo isso aí”, adotou a política econômica neoliberal mais agressivamente que nos governos petistas, notou-se investimento em queda por parte do governo e além disso 1.300 funcionários foram demitidos do sistema de transporte metroviário.

Mais uma vez dizemos, como já foi noticiado neste Diário diversas vezes, um serviço tão essencial quanto o transporte de passageiros numa cidade movimentada como São Paulo, deveria ser totalmente controlado pelo estado, mesmo que no sistema capitalista, pois haveria mais investimentos em modernização, segurança e prevenção do que em empresas privadas. O alvo da iniciativa privada é somente o lucro. Contudo, como analisamos, o ideal seria um estado totalmente socialista, pois também se nota baixo investimento e despreocupação com o progresso no sistema neoliberal, cuja prioridade é favorecer o sistema financeiro em detrimento da sociedade.

O metrô de São Paulo é um reflexo tanto do habitual desenvestimento do setor privado quanto do desvio de investimentos dos governos neoliberais para favorecimento do mercado financeiro, que não produz nada só consome o dinheiro que deveria ser usado para o desenvolvimento das cidades. O aumento do investimento pelo estado impreterivelmente geraria um lucro muito maior do que o observado no baixo investimento, pregado pelo neoliberalismo. Porém haveria necessidade de maior distribuição desse lucro, o que não é o objetivo das políticas neoliberais.


https://causaoperaria.org.br/2022/metro ... rivatizar/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 24 Nov 2022, 10:53

NOTÍCIAS
DIREITO FUNDAMENTAL
Demagogia nos transportes: tarifa zero apenas ao fim de semana
Transporte público gratuito e de qualidade não é privilégio da população, é direito e está na Constituição Federal

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Éde praxe prefeituras e estados fazerem demagogia com a questão dos transportes para os moradores. Em Santa Catarina, mais precisamente em Florianopólis, temos um exemplo claro dessa política praticada pela direita privatista. De acordo com o prefeito Topázio Neto, que usou suas redes sociais para noticiar a gratuidade do transporte público durante os finais de semana nos próximos dois meses, a medida melhorará o acesso da população local e visitantes em época de temporada às praias e locais turísticos da região.

Até ai, tudo bem, mas o que o prefeito esqueceu de falar para a população é que o transporte público, gratuito e de qualidade consta na constituição federal de 1988 e é direito de todo cidadão brasileiro. “Art. 21. Compete à União: XX – instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;”

Perceba que apenas no final de semana durante dois meses, não é um bem real para a população e para a classe operária e trabalhadora que se utiliza dos transportes diariamente no mínimo duas vezes – existem milhares de pessoas que precisam de muito mais transporte diário. Uma família por exemplo, com quatro pessoas, recebendo salário mínimo, chega a gastar em média quase 20% de toda a sua renda com transporte para chegar e voltar do trabalho. Ou seja, a necessidade se impõe e o trabalhador dispensa parte de sua baixa renda com aquilo que lhe é direito constitucional.

Esse tipo de demagogia com a população esconde preços abusivos, ônibus caindo aos pedaços, longas esperas em terminais e pontos de ônibus, lotação… enfim, uma infinidade de questões a serem resolvidas, pois, além de pagar um absurdo, a população sofre horrores, isso sem contar o que passam os trabalhadores do próprio sistema de transporte, jornadas gigantescas, veículos sem a mínima estrutura para circulação etc. Não é raro vermos motoristas e funcionários dos transporte pararem suas atividades, seja por conta de baixos salários, seja falta de segurança ou nenhuma condição de trabalho.

Outro ponto importante a se denunciar, é que quando a direita dá uma pequena brecha para a população mais pobre, podemos ter certeza de que irá tirar em dobro adiante. É óbvio que medidas como essa têm um acordo entre prefeituras e empresas privadas. Logo, o aumento dos preços das tarifas é condição certa para os próximos períodos do transporte publico daquela cidade. Sendo assim, a demagogia da burguesia certamente afetará o bolso do trabalhador.

A população precisa se organizar e lutar por um transporte publico, gratuito e de qualidade. O único medo da burguesia é povo mobilizado, somente a pressão popular garante esse direito que é fundamental.


https://causaoperaria.org.br/2022/demag ... de-semana/
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Mensagem por Barbano » 24 Nov 2022, 13:22

Chapolin Gremista escreveu:
24 Nov 2022, 10:53
Até ai, tudo bem, mas o que o prefeito esqueceu de falar para a população é que o transporte público, gratuito e de qualidade consta na constituição federal de 1988 e é direito de todo cidadão brasileiro. “Art. 21. Compete à União: XX – instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos;”
Onde nesse artigo diz que o transporte deve ser gratuito? :wacko:

Colaria mais se fosse o Artigo 6.

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Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Nov 2022, 20:16

NOTÍCIAS
BORIC X CAMINHONEIROS
Greve de caminhoneiros no Chile já tem mais de uma semana
Nova esquerda latino americana, Boric, foge das reivindicações dos trabalhadores do transporte, como diminuição do preço dos combustíveis

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Os caminhoneiros chilenos começaram a bloquear as principais estradas do país a partir de segunda-feira (21), e já passa de uma semana. Com quatro dias de paralisação, os comerciantes já falavam em desabastecimento e falta de produtos essenciais para a população do Chile. Os protestos estão acontecendo principalmente na região central e norte do país. Algumas estradas estão totalmente bloqueadas e outras com interdição parcial.

Entre outras, a principal reivindicação da categoria é a redução dos preços dos combustíveis e o congelamento do preço por seis meses. No início da greve, o governo propôs o congelamento por três meses, o que foi rejeitado pelo líder do movimento, Cristian Sandoval, que afirmou que a medida não é satisfatória. Essa situação pode complicar ainda mais a situação de Gabriel Boric, que sofreu a poucos dias uma derrota no congresso ao tentar aprovar uma nova Constituinte no Chile.

O subsecretário do interior do Chile, Manuel Monsalve, veio publico no último domingo (27), pedir que os caminhoneiros “não ocupem o Chile para resolver seus problemas internos”: “Eles não precisam pedir aos chilenos que resolvam os problemas entre particulares. Fizemos propostas que resolvem os problemas, pusemos soluções concretas na mesa”, afirmou. Atualmente o preço da gasolina no Chile é o equivalente a R$ 8 no Brasil.

De acordo com a Folha de S. Paulo, quando Boric visitou México na semana passada, ele disse que as manifestações não têm fundamento e instruiu os ministros a utilizar “todas as ferramentas para proteger o funcionamento do país e os setores mais vulneráveis.” E acrescentou que, se for preciso, irá recorrer à Lei de Segurança do Estado, que tipifica crimes contra a soberania nacional e a segurança, incluindo distúrbios de ordem pública.

Neste momento a manifestação entrou em uma divisão. Segundo a Revista Caminhoneiro, a Confederação Nacional do Transporte de Cargas (CNTC) e a Fedequinta, já tinham decidido acabar com a paralisação, após um acordo estabelecido com o governo Gabriel Boric. Por outro lado, a Força do Norte e a Federação de Caminhoneiros Centro-Sul decidiram permanecer com o movimento.

Está mais do que claro, que o atual governo chileno, ou a nova esquerda latino-americana, ligada ao imperialismo, está se esquivando de sua responsabilidade em ajudar e atender os interesses dos trabalhadores caminhoneiros e da população na país. Nesta segunda-feira (28), o ministro da Agricultura do Chile, Esteban Valenzuela, criticou esses profissionais que querem dar continuidade à greve. Em coletiva à imprensa, o ministro da Agricultura do Chile falou: “Que se livrem dessa imbecilidade que está afetando o país”.



https://causaoperaria.org.br/2022/greve ... ma-semana/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 03 Dez 2022, 13:40

NOTÍCIAS
TRANSPORTE COLETIVO
Campinas/SP: motoristas e cobradores paralisaram por salários
Desde maio, período da data base, os trabalhadores nas empresas de ônibus de Campinas estão sem assinar o ACT, devido a mixaria oferecida pelos patrões

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Sem negociações para discutir a campanha salarial nas empresas de transporte coletivo de Campinas e região, os trabalhadores resolveram ontem (01/10), a partir de 00h00 paralisar suas atividades, devido aos patrões que não querem reajustar os salários.

De madrugada, a partir das 4 horas os trabalhadores se concentraram nas portas das garagens da VB1, que atende Campinas e região metropolitana e as empresas da SOU que compreende a região de Valinhos, com uma paralisação massiva dos trabalhadores que estão sem reajuste salarial. Os ônibus só saíram das garagens das empresas às 6 horas.

Devido à grande adesão dos trabalhadores à paralisação dos rodoviários, que foi seguida de assembleia que, conforme Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários e Anexos de Campinas, teve adesão da totalidade dos motoristas e cobradores, tanto em Campinas quanto em Valinhos, a prefeitura, para tentar se prevenir do que poderá acontecer daqui pra frente, está contratando empresas para suprir a necessidade dos transportes na região, numa demonstração de que não está disposta a ceder aos operários.

Negociações emperradas

Os condutores fizeram, desde o início da campanha salarial, várias reuniões e, até agora, não fecharam acordo, mesmo porque, o que as empresas de ônibus ofereceram, um reajuste de 9%, não contempla sequer a inflação do período que na época, no mês de maio, período da data base dos rodoviários, foi de 11,73% segundo o INPC. Ressalta-se que a taxa da inflação, invariavelmente, não reflete a realidade e, ainda, é manipulada pelo governo de Bolsonaro.

Numa atitude de escárnio contra os trabalhadores, além dos patrões das empresas de transportes coletivos de Campinas e região, bem como Valinhos, oferecerem uma mixaria de reajuste, eles tiveram a capacidade de propor um parcelamento do reajuste que consiste em pagamento de 6% imediato, 2% em janeiro e mais 1% em fevereiro.

Os motoristas de fretados obtiveram 15% em parcela única, o Sindicato está exigindo o mesmo percentual e nas mesmas condições.

É preciso a intensificação da luta dos rodoviários para que sejam atendidas suas reivindicações, porém, uma paralisação de algumas horas não fará com que os patrões das empresas de ônibus venham a atender as exigências legítimas dos trabalhadores.

Há necessidade, inclusive dos demais setores dos trabalhadores da região de Campinas, de se mobilizarem em apoio aos trabalhadores que, na medida em que os salários não sejam reajustados, na verdade os condutores começam a pagar para trabalhar, enquanto os patrões arrecadam cada vez mais às custas da população, com passagens caras quando, na verdade, o transporte deveria ser público, controlado pelos governos e prefeituras, sem a interferência dos empresários gananciosos, que só querem ver suas contas bancárias volumosas, em detrimento das condições de vida dos rodoviários e dos trabalhadores em geral.

Somente a greve por tempo indeterminado tem como impor uma derrota aos patrões e prefeitura e, desta forma, conquistar as reivindicações.



https://causaoperaria.org.br/2022/campi ... -salarios/
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