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Mensagem por Chapolin Gremista » 25 Out 2022, 02:13

NOTÍCIAS
CAPITAL
Nunes recua e libera transporte gratuito em SP no 2° turno
Prefeitura aliada de Bolsonaro havia se recusado a fornecer transporte gratuito na cidade onde Lula teve maioria dos votos no 1° turno

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O prefeito Ricardo Nunes cedeu aos protestos e reprovação dos mais pouplares da cidade de São Paulo e anunciou nesta segunda-feira (24), que a cidade de São Paulo disponibilizará transporte público coletivo gratuito durante o segundo turno das eleições, no próximo domingo (30).

“Começará às 6h e vai até as 20 horas, com catraca livre. Ou seja, quem entra pela porta da frente, desce pela porta da frente. Quem entra pela porta de trás, desce pela porta de trás”, afirmou Nunes na saída de uma reunião com os manifestantes hoje na prefeitura de São Paulo. Além disso, disse que colocará 2 mil ônibus extras para circularem a mais no dia.

Aproveitando a oportunidade para se colocar como bom prefeito, o golpista demagogo declara:

“A gente vai ter uma condição muito ampla com relação ao transporte. Todo esse processo dá uma boa sinalização, uma boa mensagem para as pessoas poderem votar, para fortalecer a democracia, e a gente tentar fazer com esse gesto uma diminuição das abstenções”, declara Nunes.

É válido que essa manobra pode não se concretizar no dia das eleições, do mesmo jeito que não queria no começo, pode não cumprir a palavra.



https://causaoperaria.org.br/2022/nunes ... o-2-turno/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 25 Out 2022, 15:33

NOTÍCIAS
VOTO DE CABRESTO
Liberação seletiva dos transportes é golpe do STF pró-Bolsonaro
A decisão do STF. de deixar por conta de governos a gratuidade do transporte público, nada mais é que uma reedição do velho voto de cabresto

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Atendendo a um pedido do Partido Rede Sustentabilidade (Rede), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso autorizou que estados e prefeituras possam liberar transporte gratuito para a população ir ao seu local de votação agora no segundo turno das eleições, no próximo domingo (30). A medida teria uma boa finalidade para diminuir a abstenção dos eleitores no primeiro turno, no entanto, a decisão do supremo não obriga todos os estados e municípios a cumprir essa decisão. Logo, gratuidade do transporte ficará por conta dos prefeitos e governadores.

Agora, analisando o mapa da gratuidade – locais onde terão transporte para os eleitores -, fica claro que os redutos bolsonaristas é que serão os mais beneficiados. Ou seja, o transporte público gratuito no dia da eleição, algo que tinha como suposto objetivo favorecer a população mais pobre e mais distante das suas zonas eleitorais, representa, na realidade, um golpe do STF para favorecer o candidato da burguesia, Bolsonaro.

A manobra é visível. Para ser democrática, a medida deveria atingir o País inteiro ou não ter em lugar nenhum. É fácil perceber de que lado se posicionam politicamente os donos de empresas de transporte no Brasil. Sendo assim, a população está à mercê de empresários burgueses que irão controlar quem irá votar no dia 30. 10 capitais onde o transporte será gratuito no dia da votação votaram em Bolsonaro no 1° turno (10) e apenas 3 votaram em Lula. Essa situação abre uma brecha gigantesca para prefeitos ligados a Bolsonaro também mapear bairros e zonas eleitorais e forçar a fraude e a manipulação.

A manipulação dos transportes tem apoio claro do STF, instituição que, segundo setores da esquerda pequeno-burguesa, seriam os grandes guardiões da democracia, os verdadeiros caçadores de fascistas. Toda essa situação mostra que estamos diante de um golpe eleitoral em andamento e passando debaixo do nariz do TSE, com aval do STF. Em locais onde Lula venceu, até o momento, não haverá transporte público para a população, ou, como queiram os empresários do transporte, pode ser mais difícil ter.

Colocando em linhas gerais, essa seria uma reedição do voto de cabresto, prática antiga da burguesia para controlar eleitores e votos. Somando-se a tudo isso, semana passada houve uma avalanche de denuncias de assedio eleitoral por parte de patrões contra seus funcionários das mais diversas formas, forçando os trabalhadores a votar no candidato da extrema-direita. A pergunta que não quer calar é: onde estão os guardiões da democracia assistindo a todo esse absurdo e essa selvageria?

Outro ponto importante e que passa ileso das vistas grossas da instituição, que ameaçou de prisão todo e qualquer um que tentasse interferir no processo eleitoral brasileiro, foi a escancarada compra de votos feita por Bolsonaro. Ou seja, às véspera da eleição, sob a tutela de uma medida totalmente arbitrária e ilegal, o presidente, fruto de uma farsa eleitoral em 2018, abriu os cofres públicos e despejou sem nenhum pudor ou dor na consciência 50 bilhões na economia do País justamente para compra o voto dos eleitores mais pobres.

Os institutos de pesquisa que manobraram de forma escancarada a opinião publica no primeiro turno agora já colocam os candidatos em empate técnico no segundo turno. A adesão da burguesia ao candidato Bolsonaro modifica todo o aparato da imprensa no País. Bolsonaro, que sofria ataques diários de jornalistas e grandes jornalões, já é apresentado como um candidato moderado, e até mesmo democrático por alguns colunistas.

É preciso mais do que nunca denunciar toda manobra golpista que está sendo orquestrada pela burguesia contra o povo brasileiro. A única forma de barra mais essa fraude eleitoral é colocar o bloco na rua, somente uma gigantesca onda vermelha em todo o Brasil, de casa em casa, porta em porta, conversando com a população, será capaz de inverter esse cenário em prol da candidatura de Lula. As centrais sindicais precisam mobilizar os trabalhadores, esclarecer que essa eleição trata-se de uma verdadeira luta de classes dos patrões contra os trabalhadores e chamar todo o Brasil a votar em Lula presidente, por um governo dos trabalhadores.

https://causaoperaria.org.br/2022/liber ... bolsonaro/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Out 2022, 03:41

NOTÍCIAS
DAS 6H ÀS 20H
Estado de SP terá transporte gratuito neste domingo
Medida não é decorrente de boa vontade do governador tucano Rodrigo Garcia. Foi determinada por medida liminar à ação popular proposta pela deputada estadual Professora Bebel (PT)

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Rede Brasil Atual – Os usuários de transporte público não precisarão pagar passagem de Metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado de São Paulo neste domingo (30), no segundo turno das eleições. A “isenção” vale para as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 9-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade e ViaQuatro. A medida não é decorrente de boa vontade do governador Rodrigo Garcia (PSDB). Foi determinada por medida liminar à ação popular proposta pela deputada estadual Professora Bebel (PT).

A decisão foi do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP). “O alto índice de abstenção constatado no primeiro turno das eleições pode, efetivamente, ter sido resultado da situação de miserabilidade pela qual passa grande parte da população do Estado, principalmente na periferia desta capital”, escreveu o juiz Josué Vilela Pimentel em na decisão.

Segundo ele, “a medida não guarda qualquer caráter partidário ou tendente a causar desequilíbrio ao pleito, na medida em que se pede a garantia de gratuidade a todo e qualquer cidadão, indistintamente”. O magistrado acrescenta que “a garantia de transporte público gratuito, por outro lado, colabora com a lisura das eleições, na medida em que desincentiva o conhecido e famigerado transporte clandestino de eleitores financiado por interesses partidários”.

No primeiro turno das eleições, quase 7 milhões e meio de pessoas deixaram de votar em todo o estado de São Paulo, o que representa 21,63% dos que estavam aptos a ir às urnas. No país, a taxa de abstenção ficou em 20,89%, o equivalente a cerca de 32,7 milhões de eleitores.

Capital paulista

A prefeitura de São Paulo, por sua vez, havia anunciado na segunda-feira (24) que vai conceder passe livre no transporte municipal da capital paulista no próximo domingo (30). A decisão veio após pressão de entidades da sociedade civil, artistas e políticos. O Ministério Público (MP-SP) se manifestou favorável a uma ação da deputada federal eleita Erika Hilton (Psol) pela gratuidade.

O benefício valerá das 6h às 20h. A prefeitura diz que serão colocados 2 mil ônibus a mais em circulação. As catracas ficarão travadas e os usuários entrarão e sairão pela frente.

TJ libera passagem em Minas

Já em Minas Gerais, a 4ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça determinou ontem que o governador Romeu Zema (Novo) – que apoia Jair Bolsonaro (PL) – disponibilize transporte gratuito para a população no domingo.

A decisão veio após a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) negar o passe livre com tarifa zero nos ônibus intermunicipais em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A alegação era de que “as zonas eleitorais são, na maioria dos casos, próximas às residências dos eleitores”. Vale para a região metropolitana de Belo Horizonte e ônibus intermunicipais, mas não ao metrô, vinculado à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional. A juíza alegou não ter competência.

No país

Todas as capitais e o Distrito Federal terão esquema de gratuidade no transporte público no domingo. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para confirmar a decisão individual do ministro Luís Roberto Barroso nesse sentido.


https://causaoperaria.org.br/2022/estad ... e-domingo/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Out 2022, 14:24

NOTÍCIAS
GOLPE
Empresa ignora gratuidade e cobra passageiros em BH
Em Minas Gerais, burguesia derruba sentença judicial e impede os setores mais pobres da população -e mais favoráveis a Lula- de usarem o transporte público para irem votar

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Mesmo com ordem judicial para que a tarifa fosse gratuita das 7h às 18h, a Companhia de Trens Urbanos de Minas Gerais (CBTU-MG) está cobrando tarifa regular para uso do Metrô em Belo Horizonte. Antes, no dia 28, a Justiça havia determinado “que a COMPANHIA BRASILEIRA DE TRENS URBANOS – CBTU que adote as medidas necessárias para fornecer e garantir transporte público gratuito do metrô aos cidadãos/passageiros de Belo Horizonte em todas as estações (Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia, Santa Tereza, Horto Florestal, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho) no dia 30 de outubro de 2022”, conforme a redação da sentença.

Ao portal G1 (“Apesar de decisão judicial, metrô de Belo Horizonte cobra passagem neste domingo“, Gabriel Lacerda, Luciana Logrado e Michele Marie, 30/10/2022), o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), denunciou o envio de mensagens aos trabalhadores orientando que ninguém receba qualquer notificação da Justiça. “Nenhum funcionário está autorizado a receber intimação da empresa; a Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Minas Gerais (CBTU-MG) não foi notificada da decisão da justiça”, diz a mensagem encaminhada à reportagem do portal.

https://causaoperaria.org.br/2022/empre ... ros-em-bh/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Out 2022, 18:33

NOTÍCIAS
COM SUPREMO, COM TUDO
PRF manteve blitz, mesmo após “suspensão” do TSE
TSE publica determinações que não são seguidas pela base bolsonarista, indicando uma clara articulação em favor de Bolsonaro e contra Lula

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Mesmo depois do TSE falar para a PRF parar com as suas operações, eleitores disseram que a polícia continuou a fazer a blitz. Um eleitor de Laranjeiras (SE) disse que seu micro-ônibus foi parado por causa do extintor (!). Absurdo, um crime eleitoral pró-Bolsonaro!

Em Codó, no Maranhão, as operações da PRF também continuaram mesmo depois da decisão do TSE para que ela encerrasse as ações. Denúncias de uso político das blitz realizadas pela PRF e também pelo Exército ganharam as redes sociais nesse domingo.

https://causaoperaria.org.br/2022/prf-m ... ao-do-tse/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Nov 2022, 14:11

NOTÍCIAS
GOLPE ELEITORAL
Sabotagem aos transportes impediu 3 mil índios de votarem em Lula
Denúncias mostram que burguesia atuou ao lado de Bolsonaro para impedir que Lula fosse eleito

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No último domingo (30), a luta da classe trabalhadora consagrou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil. Foi uma conquista apertada, o que demonstrou a força de organização e mobilização das forças bolsonaristas, um indicativo de que tanto Lula, quanto a classe trabalhadora e demais organizações sociais, terão de se mobilizar contra as ameaças à governabilidade do presidente no futuro.

Fato dado, não podemos nos esquecer, como bem lembrando no discurso de Lula, imediatamente após o resultado das eleições, “que esta foi uma campanha contra todo um aparato estatal”. O mais novo presidente é assertivo ao levantar essa questão, ainda mais se levarmos em conta a intensa campanha golpista no sentido de engendrar um golpe eleitoral em favor da reeleição de Jair Bolsonaro.

Para tal, exemplos não faltam. Poderíamos citar aqui a questão de um dos maiores esquemas de compra de votos da história, o orçamento secreto, ou do fato de inúmeros eleitores terem seus títulos anulados, ou as diversas mudanças de sessões eleitorais às vésperas das eleições. Mas, por hora, fiquemos com um fato específico, isto é, a violação do direito ao voto de milhares de indígenas da região do Xingu.

Violação do direito ao voto

No dia da votação do segundo turno, cerca de 3.000 indígenas deixaram de votar de acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) por falta de transporte e segurança. Entre as causas de tal violação, foram enumerados fatores como a falta de combustível para os barcos, ônibus escolares para transportar os indígenas, além da ameaça, que não é exclusiva do período eleitoral, de fazendeiros que bloquearam as vias de acesso aos locais de votação com intuito de impedir milhares de moradores da região do Xingu, Mato Grosso, de exercerem seu direito ao voto.

Apesar de ter sido solicitado pela Apib ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que, por meio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), providenciasse “medidas de apoio logístico necessárias para garantir a segurança e o transporte para o exercício do voto pela população indígena em todo o território nacional durante o segundo turno das Eleições 2022”, nada efetivamente foi feito nesse sentido. Por fim, o que foi divulgado pela imprensa burguesa como impedimento real para tal fato foram as chuvas recentes, que danificaram as estradas.

É uma situação que, diga-se de passagem, mostra que a Apib, ao contrário de toda a propaganda que o imperialismo faz em relação a ela, é absolutamente limitada. Promove uma luta identitária em prol dos índios que, no final das contas, como aferido, não resulta em nada. Principalmente porque, ignorando a mobilização popular, apelam para o judiciário golpista.

Kaku Junior Kayabi, indígena do Xingu, afirmou que ele e mais dezenas de representantes de sua aldeia tiveram de vencer uma jornada exaustiva, cerca de 120 km de barco, para poderem chegar a uma cidade vizinha, de onde deveriam pegar um ônibus para chegar de fato ao local de votação, isto é, a 200 km do local de votação. Acontece que os transportes fornecidos pela prefeitura de Querência, que deveriam levá-los às respectivas zonas eleitorais, não chegaram, o que deixou todos, entre eles mulheres, idosos e crianças, esperando por horas sem que, por fim, pudessem efetivamente votar.

Kayabi relata ainda que, no primeiro turno, “a prefeitura não organizou nenhum tipo de abrigo para acolhê-los nem ofereceu café da manhã. Eles tiveram até às 11h para votar e pegar o ônibus de volta às aldeias. No último domingo, contudo, ninguém apareceu para buscá-los e, devido ao cansaço, todos decidiram retornar para casa sem votar”. O que demonstra que todo um aparato para impedir os indígenas de votar foi montado propositalmente, o que se configura em um golpe eleitoral contra essa comunidade.

O indígena finaliza afirmando que “a gente se sente discriminado, como se não fossemos nada, não fossemos cidadãos. Isso nunca aconteceu antes, em nenhum dos outros governos nós deixamos de votar. É revoltante, a viagem é cansativa, são horas e horas até chegarmos à zona eleitoral e, dessa vez, voltamos para casa sem exercer nosso direito. O ideal era que mandassem urnas para as aldeias e não que fossemos obrigados a fazer tantos deslocamentos em vão”.

Tal indignação é totalmente justificável ainda mais se tivermos em mente que esses povos são tratados como seres humanos de segunda categoria pelas instituições estatais em todos os âmbitos.

Pela luta dos povos indígenas

Ao longo do governo ilegítimo de Bolsonaro, os indígenas foram, mais do que nunca, atacados pelo Estado e por suas instituições, tanto no que diz respeito aos constantes ataques de latifundiários, na grilagem de terras, na mineração predatória, tanto pelo STF, por exemplo, no que diz respeito à questão do marco temporal, e agora com esse atual golpe eleitoral que impediu que milhares de indígenas fossem às urnas exercer seu direito e contribuir para a luta do agora presidente Lula.

Cabe ao governo que se iniciará no próximo ano fortalecer a luta por direitos desses povos já tão massacrados, atender às suas reivindicações, bem como trabalhar não em prol de todo o Brasil, mas em prol de toda classe trabalhadora, seja ela do campo ou da cidade.

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Mensagem por Chapolin Gremista » 09 Nov 2022, 16:17

NOTÍCIAS
ÔNIBUS MUNICIPAL
Rodoviários paralisam garagens em SP contra demissão
Protesto fechou duas garagens e SPTrans indica perseguição a sindicato

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Hoje (09), pela manhã os motristas e cobradores de 33 linhas de ônibus do transporte coletivo de São Paulo foram paralizadas em uma greve legítima por uma demissão injusta ocorrida na empresa. As manifestações ocorridas em duas garagens da empresa Sambaíba Transportes Urbanos, localizada na zona norte da cidade.

Segundo a SPTrans, a circulação dos ônibus começou a ser normalizada às 5h30 e o sindicato não avisou que haveria tal paralização, o que é o correto, greve é para impactar e protestar em defesa da classe operária. Logo que ficaram sabendo, tentaram acionar a operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

Em entrevista à imprensa golpista da rede Globo, o diretor de operações da SPTrans, Wagner Chagas, disse que o sindicato promoveu a paralisação em protesto à demissão de um funcionário. “Não sei se o funcionário é do sindicato […] não temos nenhuma informação sobre ele”, pontua.

Nem o sindicato, nem a empresa sambaíba deram detelhes sobre a paralização.



https://causaoperaria.org.br/2022/rodov ... -demissao/
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Mensagem por Barbano » 09 Nov 2022, 17:04

Mas a garagem da foto não é da Sambaíba

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Mensagem por Chapolin Gremista » 09 Nov 2022, 18:51

Imagem meramente ilustrativa.



NOTÍCIAS
LOCAUTE
Bloqueios continuam no Paraná, Mato Grosso e Rondônia
Nesta manhã, SC não tinha bloqueio em rodovias


ImagemEm protestos contra a eleição do presidente Luiz inácio lula da Silva a direita ainda faz bloqueios em estradas e manifestações pelo país. Somente os estados do Paraná, Mato grosso e Rondônia ainda registram bloqueio de rodovias, nesta manhã (08), segundo a Polícia rodoviária Federal (PRF).

No Paraná, manifestantes fecharam completamente a BR-373, na altura de Prudentópolis. No Mato Grosso, há pontos de bloqueio total em Água Boa e Nova Santa Helena. Rondônia tem interdições parciais.

Depois que o presidente em exercício Jair Bolsonaro vir a público e fazer um vídeo solicitando que desocupem as rodovias, os números de bloqueios foram dimunuíndo, tínhamos cerca de 300 pontos de obstrução com manifestantes exigindo “intervenção militar”.

O comércio já registrou grandes prejuízos com essa onda de manifestações, coisas típicas desse tipo de ato.

https://causaoperaria.org.br/2022/bloqu ... -rondonia/



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Mensagem por E.R » 12 Nov 2022, 22:26

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Mensagem por Chapolin Gremista » 14 Nov 2022, 02:01

NOTÍCIAS
CONDUTORES DE SÃO PAULO
Condutores da Zona Leste de SP param por salários atrasados
Viação Metropole Paulista da calote nos trabalhadores, atrasa pagamento e não paga o feriado de 12 de outubro

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Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de São Paulo paralisaram suas atividades na manhã de sexta-feira (11). A reivindicação dos trabalhadores é referente ao atraso de pagamento dos salários, pagamento do feriado de 12 de outubro bem como, do não cumprimento da convenção dos trabalhadores, como o atraso, também, da Participação do Lucro e Resultados (PLR).

Desta vez foi na Viação Metrópole Paulista, na garagem AE Carvalho. A paralisação se deu bem no início da madrugada, às 4h35, e só normalizou totalmente depois das 7h00, conforme SPtrans. Por outro lado, o Sindmotoristas/SP afirma que fez uma assembleia com os trabalhadores que reclamam o não recebimento de salários referentes ao feriado de 12 de outubro.

Nessa semana já havia ocorrido uma paralisação, onde os motoristas e demais trabalhadores da Viação Sambaíba Transportes Urbanos cruzaram os braços no início do turno da madrugada, em garagens da Zona Norte, em virtude das mesmas reivindicações da Viação Metrópole Paulista e também por conta da demissão de um trabalhador, representante dos trabalhadores daquela empresa.

Consequências da greve

Os trabalhadores foram protagonistas de uma importante greve neste ano, onde ficaram por 24 com os braços cruzados, passando por cima dos desmandos, tanto da Prefeitura de São Paulo cujo prefeito do MDB golpista Ricardo Nunes, bem como, os “concessionários”, uma vez que o transporte público é privatizado, quando deveria ser público e gratuito. Os próprios representantes da categoria, do Sindicato dos Motoristas e trabalhadores em transporte Urbano Rodoviário de São Paulo (Sindmotoristas/SP), tentaram quebrar a greve uma vez.

A paralisação naquele período fez com que a Convenção Coletiva dos Trabalhadores (CCT) fosse assinada, no entanto, os condutores vêm sofrendo uma perseguição implacável pelos donos dessas empresas e a Prefeitura assinaram a Convenção Coletiva de Trabalho, porém, por uma mera formalidade, uma que está CCT não está sendo cumprida.

Demissões

Os patrões estão partindo para a repressão e, além de não cumprirem o que assinaram, os trabalhadores estão sendo perseguidos, como ocorreu na Sambaíba, por exemplo. Mas também em outras garagens, como a Via Sudeste que, estão impondo a redução do horário de refeição para apenas 30 minutos, além de impor aos seus funcionários uma perseguição, onde foram aumentadas as fiscalizações, inclusive clandestinas, sendo que qualquer coisa, são punidos com gancho e até demissão com perda de direitos.

É preciso unificar a mobilização de todos os operários do setor de transporte coletivo de São Paulo, para impor o atendimento das reivindicações, cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho e fim à repressão aos trabalhadores.




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Mensagem por E.R » 14 Nov 2022, 02:14

Como já disse outras vezes, a categoria de motorista de ônibus é uma das mais maltratadas no Brasil, os motoristas trabalham muito, ganham um salário baixo e (muitas vezes) são maltratados pelos próprios passageiros.

Sem contar que volta e meia ainda tem casos de assaltos cometidos por bandidos dentro dos ônibus ou marginais que praticam vandalismo contra ônibus.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 16 Nov 2022, 01:48

NOTÍCIAS
POR UM TRANSPORTE 100% ESTATAL
UTB, CT Expresso e Catedral, o terror do povo
Fora todos os monopólios das concessões públicas de transporte para pôr fim à agonia diária dos trabalhadores.

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Aconcessão pública para as empresas privadas prestarem serviços aos usuários é um crime contra os trabalhadores. O direito à mobilidade do cidadão é uma garantia da própria Constituição em seu artigo 5º: o monopólio do governo sobre as linhas de transporte público rodoviário é a base da formação do Estado que dá duas alternativas aos agentes públicos, custear 100% do serviço ou fazer uma concessão. Aí que reside o problema, não há empresa privada que esteja investida no interesse público como o próprio Estado e, nessa prerrogativa, temos uma história de fracassos dessas concessões, pois a iniciativa privada lucra bilhões com os sacrifícios dos usuários. No Brasil todo se vivencia a triste realidade de ônibus lotados, linhas atrasadas devido a manutenções de frotas velhas, ônibus quebrando durante o percurso, goteiras dentro dos transportes coletivos, preços abusivos e superfaturados nas passagens, preços abusivos e criminosos nas licitações que roubam o orçamento público, precarização total do trabalho diante das irregularidades nos serviços, motoristas, cobradores e demais trabalhadores do ramo com salários atrasados, sendo assediados por patrões para cumprir jornadas desumanas, forçados a trabalhar sem os recursos mínimos como vale-transporte, vale-refeição e etc.

Muito do que foi dito acima caracteriza de forma geral o que é o transporte público rodoviário no Brasil. Ademais, as empresas de ônibus que prestam serviço no Goiás entorno sul do DF, como União Transporte Brasília – UTB, Central Expresso e Viação Catedral, são o terror na terra para os trabalhadores do entorno sul, que vivem a agonia extrema de um transporte público que tem tudo para dar errado. O trabalhador enfrenta, para além das faltas de compromisso das empresas de viação, o problema de alagamentos e enxurradas devido ao crescimento de obras de moradia e aterramentos nas regiões, causando desvio dos cursos das águas pluviais (água das chuvas) e consequentemente danos críticos nas pistas de transporte público e nas paradas de ônibus. Trabalhadores sendo arrastados pelas enxurradas após descida do transporte público, sendo lavados por lama e dejetos da rua, tendo que caminhar em alguns casos mais de 3 quilômetros em vias de chão ou vias destruídas pelas chuvas.

Essa realidade é a tensão do dia para o trabalhador na época de chuva, e soma-se às frequentes faltas de transporte dessas concessões públicas. As empresas UTB, CT Expresso e Catedral atendem mal e porcamente os usuários. Todas as linhas funcionam de forma precária, com ônibus altamente defasados, sujos, mal conservados, apodrecidos nas estruturas de madeira e enferrujados nas estruturas metálicas, com forte cheiro desagradável de mofo e combustível. O trabalhador que limpo adentra ao transporte, tem a certeza de que ao se sentar ou encostar no Baú sairá imundo de lá e malcheiroso devido à falta de ar condicionado e a superlotação que deixa todos transpirando em excesso devido ao calor absurdo.

No entanto, ainda assim a vida segue para o trabalhador nessa luta diária, de todo santo dia. Nas rodoviárias do Plano Piloto – DF, Taguatinga e demais rodoviárias é comum a falta de trabalhadores dessas empresas para prestar o MÍNIMO de informação aos usuários, pois sequer é possível contar com aquilo que é descrito nos sites, pois é apenas para inglês ver. Na realidade, os horários das linhas lá descritas são desatualizados e mentirosos, sem qualquer prudência ou transparência no serviço prestado. Qualquer um que chegar nas rodoviárias citadas do Plano ou do Goiás, se deparará com o desafio de encontrar algum dos responsáveis por essas empresas e constatará a realidade que é a ausência deles nesses locais.

O trabalhador não é atendido em sua plenitude principalmente aos finais de semana, que funcionam como se fosse Natal. Conduções a cada 2 horas num intervalo que aumenta ao passar do dia e, ao se aproximar das 19 horas nos finais, ele só terá o corujão das 2 da manhã. A sociedade vive em pleno vapor e precisa da condução funcionando para levar e trazer de volta aquele que constrói essa sociedade, no entanto, à bem do lucro e não do interesse público e em respeito às garantias fundamentais, o trabalhador é massacrado pela iniciativa privada.

O direito à mobilidade é uma garantia para que a sociedade funcione bem e ela não pode estar regulada para garantir os monopólios dessas empresas em prestar essa porcaria de serviço. O transporte público deve ser 100% estatal para que as demandas dos trabalhadores sejam atendidas e a regulação na forma de lei para penalizar quem por ventura faz o transporte “pirata” tem que acabar, pois a ação dos “loteiros” é o principal escoamento dos trabalhadores nas zonas periféricas e o projeto de um transporte 100% estatal pode muito bem funcionar em comunhão com loteiros e transportes piratas, pois é preciso dizer: fora os monopólios e fora a ação policial em fulminar nos trabalhadores as penas legais e os condenar a pagar pesadas multas para se fazer cumprir um monopólio que não atende as necessidades do trabalhador.





https://causaoperaria.org.br/2022/utb-c ... r-do-povo/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por E.R » 16 Nov 2022, 01:58

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Mensagem por Chapolin Gremista » 16 Nov 2022, 03:03

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POR TEMPO INDETERMINADO
Trabalhadores dos transportes iniciam greve indefinida na Espanha
Chegou-se ao compromisso de intensificar as fiscalizações, embora não tenha sido suficiente para cancelar a greve.

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Nesta segunda-feira (14), as transportadoras da capital espanhola iniciaram nesta segunda-feira uma greve por tempo indeterminado para exigir o cumprimento dos compromissos do governo central.

A greve de transportadores rodoviários convocada pela Plataforma Nacional em Defesa do Setor, por uma associação pequena, que diz controlar 90% das pequenas e médias empresas de transportadores começou o movimento da madrugada de ontem para hoje.

Neste primeiro dia, fizeram um protesto em Madri para dar visibilidade à campanha. Uma das principais reclamações é o descumprimento da lei que impede o trabalho com prejuízo dos embarcadores, seus clientes. Denunciam que o Governo está abandonando as suas funções ao não reforçar a implementação dos regulamentos

Criticam também a alta dos combustíveis que, segundo eles, sufocam seus negócios e às vezes os levam a perder dinheiro.

As grandes empresas do setor não apoiam o “paro”, como a Fenadismer, Fetransa ou Feinsa, todas presentes à mesa da Comissão Nacional de Transportes Rodoviários (CNTC). Porém a Plataforma Nacional em Defesa do Setor garante que assim como em março, apenas 3 semanas de greve leva o país ao desabastecimento e até fechamento de linhas de produção por falta de componentes.

https://causaoperaria.org.br/2022/traba ... a-espanha/
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