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Tem que ser de verdade!
Metroviários entram em estado de greve em São Paulo
Direção burocrata costuma voltar atrás após decretar estado de greve, mas é preciso mobilizar a categoria
Metroviários de São Paulo – Reprodução
Iniciado às 20h de ontem, 31, depois de realizarem assembleia, os metroviários de São Paulo decidiram entrar em estado de greve, ficou acordado também que uma possível paralisação pode acontecer na próxima terça-feira, 6.
A principal reivindicação seria a que o Metrô de São Paulo não tem cumprido com acordo firmado com o Sindicato dos Metroviários em maio deste ano, junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... sao-paulo/
Metroviários entram em estado de greve em São Paulo
Direção burocrata costuma voltar atrás após decretar estado de greve, mas é preciso mobilizar a categoria
Metroviários de São Paulo – ReproduçãoIniciado às 20h de ontem, 31, depois de realizarem assembleia, os metroviários de São Paulo decidiram entrar em estado de greve, ficou acordado também que uma possível paralisação pode acontecer na próxima terça-feira, 6.
A principal reivindicação seria a que o Metrô de São Paulo não tem cumprido com acordo firmado com o Sindicato dos Metroviários em maio deste ano, junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... sao-paulo/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI
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Pará
Rodoviários entram em greve em Belém
Motoristas iniciam greve nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, e reivindicam o reajuste acordado em negociações passadas
Greve de motoristas começará amanhã – Foto: reprodução
O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram) decidiu que, a partir desta quinta-feira (8), a categoria iria entrar em greve. A região metropolitana da cidade ficará sem circulação de ônibus durante o dia, mas não foi informado até quando isso irá ocorrer.
O motivo da greve é, sobretudo, a falta de cumprimento do acordo feito entre os trabalhadores com empresa e a prefeitura – residida pelo PSOL -, no qual acertaram um reajuste de 12%. Mas isso não foi o que ocorreu, uma vez que, no fim das contas, a categoria teve apenas 5% de reajuste.
“O Sintram não abrirá nesta quinta-feira (08), para exercer suas atividades, devido ação de protesto promovido por seus diretores e presidentes Huelen Ferreira, em lutar por nosso direito salarial referente aos anos de 2021 e 2022, acertado em acordo coletivo, com a participação do Ministério Público e o juiz do trabalho, com representantes do governo e das empresas, e não cumprido por parte dos mesmos!”, denuncia o sindicato em suas redes sociais.
https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... -em-belem/
Rodoviários entram em greve em Belém
Motoristas iniciam greve nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, e reivindicam o reajuste acordado em negociações passadas
Greve de motoristas começará amanhã – Foto: reproduçãoO Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários de Ananindeua e Marituba (Sintram) decidiu que, a partir desta quinta-feira (8), a categoria iria entrar em greve. A região metropolitana da cidade ficará sem circulação de ônibus durante o dia, mas não foi informado até quando isso irá ocorrer.
O motivo da greve é, sobretudo, a falta de cumprimento do acordo feito entre os trabalhadores com empresa e a prefeitura – residida pelo PSOL -, no qual acertaram um reajuste de 12%. Mas isso não foi o que ocorreu, uma vez que, no fim das contas, a categoria teve apenas 5% de reajuste.
“O Sintram não abrirá nesta quinta-feira (08), para exercer suas atividades, devido ação de protesto promovido por seus diretores e presidentes Huelen Ferreira, em lutar por nosso direito salarial referente aos anos de 2021 e 2022, acertado em acordo coletivo, com a participação do Ministério Público e o juiz do trabalho, com representantes do governo e das empresas, e não cumprido por parte dos mesmos!”, denuncia o sindicato em suas redes sociais.
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Paralisação
Rodoviários de SP fecham terminal Parque Dom Pedro II em protesto
Grupo responsável pela ação tem divergência com questões políticas de seu sindicato
Motoristas de ônibus fecham terminal – Foto: TV Globo
Motoristas de ônibus fecharam o terminal Parque Dom Pedro II na manhã desta terça-feira (13). O terminal é um dos mais movimentados da capital e ficou pouco mais de 1h fechado. A imprensa burguesa afirma que o motivo é uma briga interna no sindicato da categoria, mas os trabalhadores ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
O Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, entretanto, afirmou que não teve nada a ver com a ação, e afirmou que essa foi uma atitude irresponsável dos motoristas. A prefeitura não foi avisada da ação e reclamou.
É preciso quebrar esse pensamento de “autorização da greve”. A greve, paralisação, a manifestação – tudo isso serve justamente para incomodar, para fazer barulho e chamar atenção para a reinvindicação em questão. Além disso, os trabalhadores podem e devem tomar iniciativas em caso de pelegagem do sindicato, seja protestando e disputando internamente ou se rebelando contra as direções.
https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... -protesto/
Rodoviários de SP fecham terminal Parque Dom Pedro II em protesto
Grupo responsável pela ação tem divergência com questões políticas de seu sindicato
Motoristas de ônibus fecham terminal – Foto: TV GloboMotoristas de ônibus fecharam o terminal Parque Dom Pedro II na manhã desta terça-feira (13). O terminal é um dos mais movimentados da capital e ficou pouco mais de 1h fechado. A imprensa burguesa afirma que o motivo é uma briga interna no sindicato da categoria, mas os trabalhadores ainda não se pronunciaram sobre o assunto.
O Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo, entretanto, afirmou que não teve nada a ver com a ação, e afirmou que essa foi uma atitude irresponsável dos motoristas. A prefeitura não foi avisada da ação e reclamou.
É preciso quebrar esse pensamento de “autorização da greve”. A greve, paralisação, a manifestação – tudo isso serve justamente para incomodar, para fazer barulho e chamar atenção para a reinvindicação em questão. Além disso, os trabalhadores podem e devem tomar iniciativas em caso de pelegagem do sindicato, seja protestando e disputando internamente ou se rebelando contra as direções.
https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... -protesto/
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https://oglobo.globo.com/economia/negoc ... ibus.ghtml
As viagens rodoviárias avançam com fôlego em 2022.
De janeiro a julho, o movimento de passageiros em ônibus interestaduais e internacionais no país subiu 60% frente a igual período de 2021, para 21,57 milhões.
E já beira 90% do total dos sete primeiros meses de 2019, antes da Covid, segundo dados recentes da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).
As linhas de maior alta — Rio-São Paulo, São Paulo-Belo Horizonte, Rio-Belo Horizonte, São Paulo-Brasília e Rio-Brasília — estão concentradas entre grandes capitais.
O movimento indica fortalecimento das viagens corporativas rodoviárias. A troca do avião pelo ônibus se deve ao aperto no bolso e ao aumento do preço das passagens aéreas.
Só em agosto, as viagens rodoviárias a negócios movimentaram R$ 2,4 milhões, 146% acima do mesmo mês de 2019, de acordo com a Abracorp, que reúne as agências de viagens desse setor. É uma marca histórica, diz o presidente da entidade, Gervasio Tanabe.
— Na crise, o foco é preço. Se o bilhete aéreo está caro para voar mais em cima da hora, o passageiro migra para o ônibus. O rodoviário tem bons níveis de segurança e preço, que caíram ainda mais com os aplicativos. Vale a pena para trechos de curta e média distância, de até 500 quilômetros — diz Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.
Oito em cada dez pessoas ouvidas pela Abrati, em pesquisa feita em setembro em redes sociais, disseram ter trocado o avião pelo ônibus ao menos uma vez em 12 meses. Para 42%, a principal razão foi o preço do bilhete.
O paulistano André Souza, de 36 anos, mudou-se para o Rio em abril para cursar Estatística. Como trabalha em São Paulo, tem de viajar com frequência. Antes de mudar, verificou a enorme diferença de preço entre o avião e o ônibus.
— A ideia era fazer o trajeto de avião, mas pelo preço vi que era inviável. A diferença era de quase R$ 1 mil — diz Souza, que faz a viagem ao menos uma vez por mês.
Ele leva em torno de seis horas para chegar à cidade paulistana, de ônibus leito. Opta pelo horário da noite e dorme.
— Eu me adaptei tanto a essa rotina que nem procuro mais passagem de avião — diz.
Essa migração para o ônibus impulsiona novos serviços. Cresceu a oferta de serviços leito e cama, que pode incluir monitores de TV individuais e até poltrona massageadora. Programas de fidelidade, salas VIP em rodoviárias, Wi-Fi gratuito e linhas diretas para encurtar a viagem são outras facilidades.
O Clickbus, de vendas on-line de passagens rodoviárias, comercializou 84% mais bilhetes de janeiro a setembro que em igual período de 2021, batendo em 13% esses meses de 2019. No primeiro semestre, as vendas de passagem em ônibus leito mais que dobraram ante janeiro a junho pré-Covid. Na rota Rio-São Paulo, líder em buscas, a demanda saltou 50% em 12 meses.
A Rodoviária do Rio, de janeiro a setembro, bateu em 74% o movimento desses meses de 2021. E já alcança 87,5% do total registrado no mesmo período de 2019.
— Estamos otimistas porque a movimentação geral das rodoviárias administradas (Rio, Niterói e Angra dos Reis), após o mês de abril, está em uma média de 90% do que foi em 2019. Setembro foi o mês de maior recuperação, comparado a 2019, com alta de 105% em função do Rock in Rio — diz Roberta Faria, diretora-geral da Rodoviária do Rio.
Do terminal carioca, as linhas de maior expansão são aquelas para São Paulo, Belo Horizonte, Macaé e cidades da Região dos Lagos. Roberta cita mudanças na rodoviária :
— Mais salas VIP foram inauguradas para atender ao público mais exigente, como executivos. Também aumentamos os pontos de tomada para carregar dispositivos móveis e ampliamos nosso Wi-Fi gratuito até as plataformas, lembrando que em alguns veículos as empresas disponibilizam conexão.
A Buser, espécie de Uber rodoviário, que vende passagens em fretamento e via marketplace, triplicou o número de passageiros em 2021. A previsão para este ano é dobrar o movimento. Na linha Rio-São Paulo, são 70 horários por dia, com preços a partir de R$ 39,90 em ônibus executivo.
— A rota tem neste mês o movimento de dezembro, de alta temporada. Temos leito-cama a partir de R$ 159,90 — diz Marcelo Vasconcellos, cofundador da Buser.
— Oferecemos passagens até 50% mais baratas que a média de mercado. E 20% dos nossos passageiros não viajariam de outra forma, pelo preço.
As viagens rodoviárias avançam com fôlego em 2022.
De janeiro a julho, o movimento de passageiros em ônibus interestaduais e internacionais no país subiu 60% frente a igual período de 2021, para 21,57 milhões.
E já beira 90% do total dos sete primeiros meses de 2019, antes da Covid, segundo dados recentes da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati).
As linhas de maior alta — Rio-São Paulo, São Paulo-Belo Horizonte, Rio-Belo Horizonte, São Paulo-Brasília e Rio-Brasília — estão concentradas entre grandes capitais.
O movimento indica fortalecimento das viagens corporativas rodoviárias. A troca do avião pelo ônibus se deve ao aperto no bolso e ao aumento do preço das passagens aéreas.
Só em agosto, as viagens rodoviárias a negócios movimentaram R$ 2,4 milhões, 146% acima do mesmo mês de 2019, de acordo com a Abracorp, que reúne as agências de viagens desse setor. É uma marca histórica, diz o presidente da entidade, Gervasio Tanabe.
— Na crise, o foco é preço. Se o bilhete aéreo está caro para voar mais em cima da hora, o passageiro migra para o ônibus. O rodoviário tem bons níveis de segurança e preço, que caíram ainda mais com os aplicativos. Vale a pena para trechos de curta e média distância, de até 500 quilômetros — diz Marcus Quintella, diretor da FGV Transportes.
Oito em cada dez pessoas ouvidas pela Abrati, em pesquisa feita em setembro em redes sociais, disseram ter trocado o avião pelo ônibus ao menos uma vez em 12 meses. Para 42%, a principal razão foi o preço do bilhete.
O paulistano André Souza, de 36 anos, mudou-se para o Rio em abril para cursar Estatística. Como trabalha em São Paulo, tem de viajar com frequência. Antes de mudar, verificou a enorme diferença de preço entre o avião e o ônibus.
— A ideia era fazer o trajeto de avião, mas pelo preço vi que era inviável. A diferença era de quase R$ 1 mil — diz Souza, que faz a viagem ao menos uma vez por mês.
Ele leva em torno de seis horas para chegar à cidade paulistana, de ônibus leito. Opta pelo horário da noite e dorme.
— Eu me adaptei tanto a essa rotina que nem procuro mais passagem de avião — diz.
Essa migração para o ônibus impulsiona novos serviços. Cresceu a oferta de serviços leito e cama, que pode incluir monitores de TV individuais e até poltrona massageadora. Programas de fidelidade, salas VIP em rodoviárias, Wi-Fi gratuito e linhas diretas para encurtar a viagem são outras facilidades.
O Clickbus, de vendas on-line de passagens rodoviárias, comercializou 84% mais bilhetes de janeiro a setembro que em igual período de 2021, batendo em 13% esses meses de 2019. No primeiro semestre, as vendas de passagem em ônibus leito mais que dobraram ante janeiro a junho pré-Covid. Na rota Rio-São Paulo, líder em buscas, a demanda saltou 50% em 12 meses.
A Rodoviária do Rio, de janeiro a setembro, bateu em 74% o movimento desses meses de 2021. E já alcança 87,5% do total registrado no mesmo período de 2019.
— Estamos otimistas porque a movimentação geral das rodoviárias administradas (Rio, Niterói e Angra dos Reis), após o mês de abril, está em uma média de 90% do que foi em 2019. Setembro foi o mês de maior recuperação, comparado a 2019, com alta de 105% em função do Rock in Rio — diz Roberta Faria, diretora-geral da Rodoviária do Rio.
Do terminal carioca, as linhas de maior expansão são aquelas para São Paulo, Belo Horizonte, Macaé e cidades da Região dos Lagos. Roberta cita mudanças na rodoviária :
— Mais salas VIP foram inauguradas para atender ao público mais exigente, como executivos. Também aumentamos os pontos de tomada para carregar dispositivos móveis e ampliamos nosso Wi-Fi gratuito até as plataformas, lembrando que em alguns veículos as empresas disponibilizam conexão.
A Buser, espécie de Uber rodoviário, que vende passagens em fretamento e via marketplace, triplicou o número de passageiros em 2021. A previsão para este ano é dobrar o movimento. Na linha Rio-São Paulo, são 70 horários por dia, com preços a partir de R$ 39,90 em ônibus executivo.
— A rota tem neste mês o movimento de dezembro, de alta temporada. Temos leito-cama a partir de R$ 159,90 — diz Marcelo Vasconcellos, cofundador da Buser.
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Candidato ao governo de São Paulo faz apelo aos prefeitos
Transporte gratuito é mais democrático para garantir a participação dos eleitores pobres, que muitas vezes não têm dinheiro para a passagem e a maioria vota no PT

Ontem (18), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que prefeitos e empresas de transporte ofereçam transporte público gratuito no dia da eleição. Na capital de São Paulo, onde está localizado o maior colégio eleitoral de Haddad, principalmente nas periferias
“Incentivo a dar para população de baixa renda o acesso gratuito ao transporte. A pessoa não pode deixar de votar porque não tem dinheiro para a passagem. Se eu fosse o prefeito de São Paulo, as pessoas iam circular gratuitamente no domingo. Acho injusto você condenar uma pessoa de baixa renda, que está sem emprego, que não tem condições de pagar o transporte, impedir de exercer a cidadania”, declarou Haddad hoje (19), na carreata de campanha em Ferraz de Vasconcelos e Poá.
“No domingo do primeiro turno, falei: ‘se a abstenção for baixa, o Lula vai ganhar a eleição hoje’. A abstenção foi alta porque as pessoas mais pobres têm mais dificuldade em chegar aos seus locais de votação. Então, temos mais uma razão pra liberar a condução no domingo para que as pessoas exerçam o direito que é mais sagrado numa democracia, que é escolher seus governantes”, disse o candidato. completou o candidato.
No primeiro turno, o candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, teve 9,8 milhões de votos (42,3%), enquanto o petista recebeu 8,3 milhões de votos, 35,7% do total contabilizado pela Justiça Eleitoral.
https://causaoperaria.org.br/2022/candi ... prefeitos/
Candidato ao governo de São Paulo faz apelo aos prefeitos
Transporte gratuito é mais democrático para garantir a participação dos eleitores pobres, que muitas vezes não têm dinheiro para a passagem e a maioria vota no PT

Ontem (18), o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que prefeitos e empresas de transporte ofereçam transporte público gratuito no dia da eleição. Na capital de São Paulo, onde está localizado o maior colégio eleitoral de Haddad, principalmente nas periferias
“Incentivo a dar para população de baixa renda o acesso gratuito ao transporte. A pessoa não pode deixar de votar porque não tem dinheiro para a passagem. Se eu fosse o prefeito de São Paulo, as pessoas iam circular gratuitamente no domingo. Acho injusto você condenar uma pessoa de baixa renda, que está sem emprego, que não tem condições de pagar o transporte, impedir de exercer a cidadania”, declarou Haddad hoje (19), na carreata de campanha em Ferraz de Vasconcelos e Poá.
“No domingo do primeiro turno, falei: ‘se a abstenção for baixa, o Lula vai ganhar a eleição hoje’. A abstenção foi alta porque as pessoas mais pobres têm mais dificuldade em chegar aos seus locais de votação. Então, temos mais uma razão pra liberar a condução no domingo para que as pessoas exerçam o direito que é mais sagrado numa democracia, que é escolher seus governantes”, disse o candidato. completou o candidato.
No primeiro turno, o candidato do Republicanos ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas, teve 9,8 milhões de votos (42,3%), enquanto o petista recebeu 8,3 milhões de votos, 35,7% do total contabilizado pela Justiça Eleitoral.
https://causaoperaria.org.br/2022/candi ... prefeitos/
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GOLPE ELEITORAL
Maioria das capitais com transporte gratuito votou em Bolsonaro
Das 13 que anunciaram que terão passagem grátis no 2° turno, Bolsonaro venceu em dez

Até o momento, 13 capitais anunciaram que terão transporte gratuito neste dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno das eleições.
Dessas, Jair Bolsonaro venceu em dez no primeiro turno e Lula apenas em três.
As capitais da lista onde Bolsonaro teve mais votos do que Lula foram Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Macapá, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Boa Vista e Palmas.
Já onde Lula venceu foram Porto Alegre, Fortaleza e Belém.
Fica claro como será o golpe do transporte gratuito facultativo, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal golpista. Isto é, onde há um eleitorado maior do petista, quase não haverá transporte gratuito. Mas onde há um eleitorado maior de Bolsonaro, na maior parte dos casos haverá transporte gratuito.
Isso afeta diretamente o eleitorado de Lula, que tem mais votos na parcela mais pobre da população, que sequer tem dinheiro para pagar a passagem para ir votar. Já o eleitorado de Bolsonaro, comparativamente é mais rico e, portanto, não terá dificuldades em pagar a passagem para ir votar onde o transporte não for gratuito.
O STF é cúmplice desse golpe eleitoral a favor de Bolsonaro. A decisão correta seria garantir que todos os municípios fornecessem transporte gratuito, porque do jeito que foi aprovado, de forma seletiva, os municípios comandados por aliados de Bolsonaro (a maioria) poderão fazer uso de seu poder para aumentar o número de votos do atual presidente e reduzir o de Lula.
Lula, o PT e a CUT precisam reagir imediatamente contra essa fraude que está se desenhando nas eleições, mobilizar milhões de trabalhadores e fazer com que, nas ruas, Lula seja eleito presidente.
https://causaoperaria.org.br/2022/maior ... bolsonaro/
Maioria das capitais com transporte gratuito votou em Bolsonaro
Das 13 que anunciaram que terão passagem grátis no 2° turno, Bolsonaro venceu em dez

Até o momento, 13 capitais anunciaram que terão transporte gratuito neste dia 30 de outubro, quando ocorrerá o segundo turno das eleições.
Dessas, Jair Bolsonaro venceu em dez no primeiro turno e Lula apenas em três.
As capitais da lista onde Bolsonaro teve mais votos do que Lula foram Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Macapá, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Boa Vista e Palmas.
Já onde Lula venceu foram Porto Alegre, Fortaleza e Belém.
Fica claro como será o golpe do transporte gratuito facultativo, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal golpista. Isto é, onde há um eleitorado maior do petista, quase não haverá transporte gratuito. Mas onde há um eleitorado maior de Bolsonaro, na maior parte dos casos haverá transporte gratuito.
Isso afeta diretamente o eleitorado de Lula, que tem mais votos na parcela mais pobre da população, que sequer tem dinheiro para pagar a passagem para ir votar. Já o eleitorado de Bolsonaro, comparativamente é mais rico e, portanto, não terá dificuldades em pagar a passagem para ir votar onde o transporte não for gratuito.
O STF é cúmplice desse golpe eleitoral a favor de Bolsonaro. A decisão correta seria garantir que todos os municípios fornecessem transporte gratuito, porque do jeito que foi aprovado, de forma seletiva, os municípios comandados por aliados de Bolsonaro (a maioria) poderão fazer uso de seu poder para aumentar o número de votos do atual presidente e reduzir o de Lula.
Lula, o PT e a CUT precisam reagir imediatamente contra essa fraude que está se desenhando nas eleições, mobilizar milhões de trabalhadores e fazer com que, nas ruas, Lula seja eleito presidente.
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PARTE DO GOLPE
Transporte no dia da eleição: Judiciário beneficia Bolsonaro
Fica a critério dos governantes se vão liberar transporte gratuito ou não, e a maioria dos prefeitos e governadores apoia Bolsonaro

OSTF (Supremo Tribunal Federal) confirmou na última quarta-feira (19) a decisão do ministro Roberto Barroso que autorizou prefeitos e empresas a oferecer transporte público gratuito no dia das eleições se quiserem. A medida que foi até comemorada por um setor da esquerda é na verdade um engodo, pois o transporte gratuito além de ser um direito todos os dias para o povo, é no mínimo plausível que no dia das eleições fosse obrigatoriamente gratuito em todo o país. O que ocorre é que a escolha é facultativa, portanto seletiva.
Porém quando analisamos mais de perto vemos que isso nada mais é que uma medida que favorece Bolsonaro. É nítido que a eleição tem um caráter de classe, ou seja, os eleitores de Bolsonaro, em grande número da classe média, têm total condição de irem ao local de votação por possuírem carro ou por terem dinheiro para pagar a passagem. Já os eleitores de Lula – que teve 70% na população de quem ganha até um salário mínimo – obviamente que na sua maioria necessitam de transporte gratuito no dia da eleição para se deslocarem até o local de votação.
Até o dia 20 de outubro apenas 13 capitais (48%) tinham liberado o transporte gratuito, sendo que em São Paulo a prefeitura não oferecerá gratuidade. Para se ter uma ideia, apenas a cidade de São Paulo possui 8.619.170 de eleitores aptos a votar, possuindo mais eleitores que 23 dos estados brasileiros. Lula foi vencedor em São Paulo e agora armam toda uma manobra golpista.
Das 13 capitais com transporte gratuito, Bolsonaro venceu no primeiro turno em dez delas (Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Macapá, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Boa Vista e Palmas). Lula, por sua vez, teve mais votos apenas em três (Porto Alegre, Fortaleza e Belém).
Fica claro como será o golpe do transporte gratuito facultativo, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal golpista. Isto é, onde há um eleitorado maior do petista, quase não haverá transporte gratuito. Mas onde há um eleitorado maior de Bolsonaro, na maior parte dos casos haverá transporte gratuito.
O STF novamente cria uma casca de democrático mas no fundo se alia com o Bolsonarismo na reta final das eleições tentando atingir os eleitores do candidato mais popular. Imaginar que qualquer elemento do STF possa ser minimamente democrático é uma ilusão muito grande que só um setor muito desorientado como a esquerda pequeno burguesa pode acreditar. Foi desse modo que a extrema-direita capitalizou muitos votos, quando critica o STF, mesmo este sendo seu comparsa nos golpes de estado realizados contra o PT.
Essa é a prova cabal de que a burguesia de jeito nenhum quer um governo Lula, pois precisa urgentemente jogar no colo dos trabalhadores a crise capitalista. Já sabemos que a crise nos países imperialistas como EUA é grande e o “mercado” já abre o jogo que há uma crise muito maior ainda por vir. Nessa toada, há a necessidade de políticos de direita e extrema-direita de retirar os direitos da população com todas as ferramentas possíveis.
É nesse momento que temos que chamar os trabalhadores para as ruas, debater nos locais de trabalho sobre a importância de uma política independente de qualquer órgão do estado. O STF é conservador, golpista e totalmente controlado pela burguesia que não quer ver de jeito nenhum Lula como presidente.
A não obrigação do transporte público gratuito é deixar na mão da direita este direito, ou seja, servir aos interesses dos grande capitalistas: eleger Bolsonaro. É o momento da população entender a sequência do golpe e sair às ruas por Lula Presidente. Caso contrário: é golpe a vista.
https://causaoperaria.org.br/2022/trans ... bolsonaro/
Transporte no dia da eleição: Judiciário beneficia Bolsonaro
Fica a critério dos governantes se vão liberar transporte gratuito ou não, e a maioria dos prefeitos e governadores apoia Bolsonaro

OSTF (Supremo Tribunal Federal) confirmou na última quarta-feira (19) a decisão do ministro Roberto Barroso que autorizou prefeitos e empresas a oferecer transporte público gratuito no dia das eleições se quiserem. A medida que foi até comemorada por um setor da esquerda é na verdade um engodo, pois o transporte gratuito além de ser um direito todos os dias para o povo, é no mínimo plausível que no dia das eleições fosse obrigatoriamente gratuito em todo o país. O que ocorre é que a escolha é facultativa, portanto seletiva.
Porém quando analisamos mais de perto vemos que isso nada mais é que uma medida que favorece Bolsonaro. É nítido que a eleição tem um caráter de classe, ou seja, os eleitores de Bolsonaro, em grande número da classe média, têm total condição de irem ao local de votação por possuírem carro ou por terem dinheiro para pagar a passagem. Já os eleitores de Lula – que teve 70% na população de quem ganha até um salário mínimo – obviamente que na sua maioria necessitam de transporte gratuito no dia da eleição para se deslocarem até o local de votação.
Até o dia 20 de outubro apenas 13 capitais (48%) tinham liberado o transporte gratuito, sendo que em São Paulo a prefeitura não oferecerá gratuidade. Para se ter uma ideia, apenas a cidade de São Paulo possui 8.619.170 de eleitores aptos a votar, possuindo mais eleitores que 23 dos estados brasileiros. Lula foi vencedor em São Paulo e agora armam toda uma manobra golpista.
Das 13 capitais com transporte gratuito, Bolsonaro venceu no primeiro turno em dez delas (Rio de Janeiro, Maceió, Manaus, Macapá, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Boa Vista e Palmas). Lula, por sua vez, teve mais votos apenas em três (Porto Alegre, Fortaleza e Belém).
Fica claro como será o golpe do transporte gratuito facultativo, aprovado pelo Supremo Tribunal Federal golpista. Isto é, onde há um eleitorado maior do petista, quase não haverá transporte gratuito. Mas onde há um eleitorado maior de Bolsonaro, na maior parte dos casos haverá transporte gratuito.
O STF novamente cria uma casca de democrático mas no fundo se alia com o Bolsonarismo na reta final das eleições tentando atingir os eleitores do candidato mais popular. Imaginar que qualquer elemento do STF possa ser minimamente democrático é uma ilusão muito grande que só um setor muito desorientado como a esquerda pequeno burguesa pode acreditar. Foi desse modo que a extrema-direita capitalizou muitos votos, quando critica o STF, mesmo este sendo seu comparsa nos golpes de estado realizados contra o PT.
Essa é a prova cabal de que a burguesia de jeito nenhum quer um governo Lula, pois precisa urgentemente jogar no colo dos trabalhadores a crise capitalista. Já sabemos que a crise nos países imperialistas como EUA é grande e o “mercado” já abre o jogo que há uma crise muito maior ainda por vir. Nessa toada, há a necessidade de políticos de direita e extrema-direita de retirar os direitos da população com todas as ferramentas possíveis.
É nesse momento que temos que chamar os trabalhadores para as ruas, debater nos locais de trabalho sobre a importância de uma política independente de qualquer órgão do estado. O STF é conservador, golpista e totalmente controlado pela burguesia que não quer ver de jeito nenhum Lula como presidente.
A não obrigação do transporte público gratuito é deixar na mão da direita este direito, ou seja, servir aos interesses dos grande capitalistas: eleger Bolsonaro. É o momento da população entender a sequência do golpe e sair às ruas por Lula Presidente. Caso contrário: é golpe a vista.
https://causaoperaria.org.br/2022/trans ... bolsonaro/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI


