Transporte Público

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 15 Jun 2022, 16:47

São Paulo
Greve dos condutores passou por cima da ditadura do Judiciário
Mesmo durando apenas 24 horas, a greve foi o importante sintoma da mobilização dos trabalhadores

ImagemGreve dos condutores de transportes rodoviários de SP – Foto: Reprodução

A greve de 24 horas decretada pelos trabalhadores nos transportes rodoviários urbanos de São Paulo é o indicativo de que os trabalhadores já não aguentam mais enriquecer tanto seus patrões e ficarem cada vez mais pobres, com os salários que não conseguem chegar ao fim do mês, corroído pela gigantesca inflação.

Em nota, o presidente do SindMotoristas Valmir Santana da Paz disse que “sem o merecido reconhecimento, motoristas, cobradores e profissionais da manutenção cruzarão os braços”.

Após várias reuniões entre o sindicato dos trabalhadores e o sindicato patronal, que não quer nem reconhecer a data base da categoria (1º de maio), estes rejeitaram a proposta do sindicato dos motoristas de 12,47% de aumento salarial a partir de maio.

O sindicato patronal ofereceu 10% de reajuste de modo parcelado. Na reunião de conciliação no TRT-SP, os patrões ofereceram os 12,47% a partir de outubro sem repassar ao vale alimentação e PLR e sem garantir 100% do salário para horas extras. O presidente do sindicato patronal alega que não tem proposta patronal nesse sentido.

Diante da negativa do sindicato patronal e a falta de acordo, o TRT marcou o julgamento do dissídio para quarta-feira (15) às 15 horas, onde manteve a liminar que determina que 80% deve estar operando nos horários de pico e 60% nos demais horários com pena de multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento.

Diante de tamanha arbitrariedade do TRT, praticamente proibindo a greve, os trabalhadores em assembleia no sindicato optaram pela greve de 24 horas a partir das zero hora do dia 14, descumprindo a liminar e correndo o risco das multas abusivas diárias pelo judiciário, o que prova a disposição de lutar pelos seus direitos contra o estado burguês.

Assim, a partir das zero horas desta terça-feira, houveram as paralisações, deixando os terminais do Grajaú, Santo Amaro, Campo Limpo e Vila Nova Cachoeirinha praticamente vazios. Algumas linhas foram estendidas até o metrô mais próximo.

A paralisação afetou 713 das 1.200 linhas e 6,5 mil ônibus, que transportavam 1,5 milhão de passageiros nas primeiras horas da manhã, segundo informações da SPTrans. Antes disso, ao longo da madrugada, apenas 46 das 150 linhas de ônibus noturno que operam na cidade operaram normalmente.

Agora, para tentar evitar novos problemas com a greve no período da tarde, a SPTrans do prefeito Ricardo Nunes (MDB) quer antecipar o julgamento do dissídio no TRT, e poder aplicar as multas ao sindicato dos trabalhadores e assim tentar desmobilizar a categoria, que está lutando por reposição das enormes perdas pela inflação e a defasagem nos salários.

A ditadura do judiciário está presente nos tribunais trabalhistas há anos, impedindo o direito de greve que consta na constituição ao tentar obrigar a manter um efetivo mínimo de trabalhadores fora da greve e de seus direitos, aplicando multas absurdas e sem amparo legal, pois trata-se de decisão judicial e não de lei estabelecida pelo legislativo.

Todas essas proibições e multas tem o objetivo claro de impedir o exercício de um direito constitucional, o direito de greve, ao mesmo tempo que as multas têm por objetivo desmantelar os sindicatos dos trabalhadores, deixando-os sem recursos financeiros e, assim, falindo, deixando os trabalhadores sem representação.

Para fazer frente a essas arbitrariedades judiciais, os trabalhadores precisam se organizar e colocar nas pautas de luta o combate às arbitrariedades judiciais que buscam eliminar os direitos garantidos em lei, como a liberdade de expressão e de greve, de acesso à educação, moradia e salários que garantem alimentação e vida com qualidade.

Quando os tribunais colocam que uma greve deve manter um efetivo qualquer fora da greve, já está violando o direito de greve. Ou se tem, ou não se tem o direito, não existe meio termo. E a coisa fica ainda pior quando impõe multas absurdas e pesadas em caso de descumprimento da exigência. Trata-se de punir aquele que exerce seu direito legal de fazer greve. Se isso não é ditadura, o que seria então?

Não podemos nos curvar diante de avanços concretos do estado burguês contra os direitos garantidos na lei e na constituição, conseguidos com muita luta, suor e lágrimas por companheiros que estiveram à frente dos movimentos que garantiram que esses direitos fossem colocados nas leis. Eles lutaram para conseguir esses direitos e hoje nós precisamos lutar para continuar a tê-los.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... udiciario/
Esses usuários curtiram o post de Chapolin Gremista (total: 1):
E.R
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jun 2022, 18:26

PCO devia fazer um texto para falar dessa questão do transporte público aqui do Rio de Janeiro.

Por um lado, as empresas de ônibus tiraram de circulação vários ônibus e linhas de ônibus nos últimos anos e pessoas das regiões mais pobres da cidade tem que ficar espremidas dentro dos poucos ônibus disponíveis para se deslocar para a Zona Sul da cidade.

Por outro lado, os governos federais (de Lula, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro) deveriam dar um subsídio a algumas empresas de ônibus que correm o risco de falência pelo "congelamento" no preço das passagens.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 15 Jun 2022, 18:40

Nessa reportagem do DCO sobre o aumento da passagem na Grande João Pessoa comentam sobre a questão do Passe Livre, naturalmente vale para todo o país, inclusive no RJ.

(...)

''O setor é lucrativo, havendo uma disputa acirrada por esse setor econômico. Com altos lucros e um serviço sofrível, que não atende adequadamente parte expressiva dos usuários. Ademais, a finalidade de uma concessão pública serve para atender o interesse da população, se não for assim qual o seu sentido.

No Estado de direito, se o interesse público não está sendo atendido pela concessão, essa concessão deve ser cassada. Ainda em nome do interesse público, as empresas que nesse processo perderam sua função social, devem ser estatizadas.

Por que com o setor de transportes deveria diferir? Se as empresas não conseguem manter a margem de lucro desejada, com tarifas que não lastime a população. Essas concessões devem ser cassadas e as empresas estatizadas, para serem utilizadas no atendimento da população.

Passe Livre já

A juventude, setor extremamente oprimido da sociedade não poder aceitar essa situação segregante. O acesso ao transporte público é essencial aos setores que estão em situação mais vulnerável da sociedade.

Para garantir os direitos de ir e vir, evitando uma segregação da juventude, idosos e desempregados, temos que garantir o seu acesso ao transporte público. Essa garantia é possível apenas com o passe livre. Antes do lucro, as concessões de transportes públicos devem atender às necessidades sociais.

Cabe a esses setores, principalmente a juventude, se organizar em torno dessa bandeira de luta. A Juventude Revolucionária clama a mobilização desses setores e o apoio da população nessa luta, o “Passe Livre” é uma das condições mínimas para garantir o desenvolvimento pleno dessa juventude e de toda a sociedade.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... -livre-ja/
Esses usuários curtiram o post de Chapolin Gremista (total: 1):
E.R
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Jun 2022, 19:13

Acho que deveria ter uma parceria público-privada, com os governos financiando boa parte do preço da passagem. Não acho que é o caso de estatizar, porém o modelo atual - especialmente de empresas de ônibus - está falido.

Aqui no Rio isso se agravou mais depois que deram gratuidade para idosos e para outros setores e também com o preço da passagem sem aumento e o diesel cada vez mais caro.

É um problema grave do Brasil, especialmente do RJ. Vamos ver a curto prazo a decretação de falência de mais empresas de ônibus.

Inclusive sei de muitos empresários do setor de ônibus que diversificaram seus negócios, mudando de ramo, por não terem mais o lucro que tinham antigamente.

Ao mesmo tempo, a qualidade do serviço prestado à população cai a cada ano, além das empresas não cumprirem metas básicas estipuladas pela prefeitura, como o de um número mínimo de ônibus em alguns bairros, e a população mais pobre é quem sofre.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 20 Jun 2022, 21:23

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 24 Jun 2022, 23:11

Movimento Operário
Em Ribeirão Preto, motoristas de ônibus estão há 4 dias em greve
Trabalhadores reivindicam melhorias salariais frente à crescente crise econômica no País

ImagemServiço de transporte público de Ribeirão foi paralisado nesta terça-feira (21) – Foto: Reprodução

Os trabalhadores em transportes coletivos de Ribeirão Preto e região, desde a madrugada da última terça-feira (21), estão em greve porque os patrões não estão dispostos a negociar.

Os trabalhadores exigem reposição da inflação que em maio, data base da categoria, foi de 12.47%, bem como reajuste no vale alimentação e pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

Na quarta-feira (22), houve reunião com as empresas de ônibus e o Tribunal Regional do Trabalho, em Campinas. No entanto, os patrões se negaram a qualquer acordo, tão somente a reposição da inflação. Na audiência, não houve nenhum acordo e, desta forma, foi marcada nova negociação para a próxima terça-feira (28).

Conforme o sindicato dos trabalhadores, os patrões querem que todos os trabalhadores retornem ao trabalho, sem o aumento no vale e sem discutir a PLR. Isso quando a cesta básica já está ultrapassando o valor do salário mínimo.

O calote

Segundo o Sindicato dos Empregados do Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Seeturp), são cerca de 700 motoristas em greve, além de funcionários como mecânicos, borracheiros e porteiros das garagens. Essa é a segunda paralisação dos motoristas de ônibus no ano. A primeira foi em fevereiro, por conta do atraso no pagamento de salários, e durou um dia.

Ou seja, o transporte que deveria ser público e gratuito é entregue nas mãos de capitalistas que querem esfolar a população e utilizar seus funcionários como escravos. Inclusive, não pagando os salários, querem que os trabalhadores retornem ao trabalho sem atender às suas reivindicações, como disseram de que a frota deve estar 100% nas ruas. Uma verdadeira afronta aos funcionários do transporte.

No entanto, foi estipulado pelo Tribunal Regional do Trabalho que parte da frota de ônibus esteja circulando, ou seja, 50% nos horários de pico e 35% nos demais períodos do dia.

Os trabalhadores estão certos em paralisar suas atividades e mostrar o descontentamento com os patrões na rua até que sejam atendidas suas reivindicações, pois esse é o único caminho. É preciso radicalizar, colocar em questão a situação dos ataques sofridos pelo conjunto dos trabalhadores, pois somente assim é que os patrões sentirão na pele que a greve não é de brincadeira.

É necessário, ainda, extrapolar a questão econômica, ir para a questão política, ou seja, tirar o governo Bolsonaro, que tem como objetivo retirar todas as conquistas da classe trabalhadora e, desta forma, todas as conquistas serem retiradas por esse governo. Nesse caso, é necessário colocar Lula na presidência, tendo como propósito um governo dos trabalhadores como reivindicação central.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... -em-greve/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 29 Jun 2022, 23:50

Greve
Greve dos motoristas de ônibus atinge 1 semana em Ribeirão Preto
Trabalhadores exigem reajuste salarial, o reajuste no Vale-Refeição e a PLR

ImagemPatrões e poder público em Ribeirão Preto optam por restringir o transporte da população ao aceitar as reivindicações dos trabalhadores – Foto: Reprodução

Em Ribeirão Preto, cidade localizada no interior paulista, os motoristas e demais funcionários das linhas de ônibus estão em greve desde a madrugada do último dia 21. Nessa terça-feira (28), a paralisação completou uma semana, dia em que ocorreu, também, uma nova tentativa de acordo no TRT-15 (Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região), em Campinas.

Houve uma negociação fracassada na semana passada entre os trabalhadores, representados pela Seeturp (Sindicato dos empregados do transporte urbano de Ribeirão Preto) e a PróUrbano, que reúne as empresas do setor.

As reivindicações dos trabalhadores são: o reajuste salarial de 12,75%, para recompor as perdas inflacionárias, assim como o mesmo percentual para o benefício do vale-alimentação e a PRL (participação nos lucros e resultados).

Quanto ao reajuste salarial, o percentual foi aceito pelas empresas, porém não houve acordo em relação ao vale-alimentação e à PLR. O resultado foi a paralisação e o agendamento da segunda rodada de negociação para a última terça-feira (28).

Durante essa semana, os ônibus rodaram com 50% da frota nos horários de pico da manhã, entre as 6h e 8h, e da tarde, entre 17h e 19h, devido a uma liminar, uma determinação da justiça do trabalho, acionada pelos patrões.

Na segunda fase das negociações, no TRT de Campinas, foram definidos os seguintes pontos entre o sindicato e as empresas: reajuste salarial de 12,47% sobre os salários do mês de abril de 2022, a partir de 1º de junho de 2022; abono excepcional de 12,47% para o mês de maio de 2022 sobre o salário pago no mês de abril de 2022; manutenção do PLR nos moldes atuais e das demais cláusulas sociais.

Sobre a questão do vale-alimentação, não houve acordo. As empresas oferecem somente 7% de reajuste e não os 12,47% reivindicados pela categoria. As propostas serão levadas para assembleia com os trabalhadores, que será realizada na quarta-feira (29), às 17h. A prefeitura de Ribeirão Preto garante a normalização do transporte mesmo antes da assembleia, o que não foi confirmado pelo consórcio PróUrbano.

Desde o golpe de estado em 2016, os diretos dos trabalhadores vem sofrendo ataques cada vez mais ferozes, e o direito a greve não é diferente. Medidas arbitrárias de “regulamentação” em relação a esse legítimo direito constitucional vêm sendo defendida pela burguesia e aprovada pelos seus funcionários no poder público.

As greves são consideradas “abusivas”, ou seja, ilegais. Abrem-se brechas para criminalizar os trabalhadores, caçá-los e descontar os dias de paralisação de seus salários. Um verdadeiro atentado contra um direito democrático da classe trabalhadora.

Essa situação se torna ainda mais dramática em um período marcado pelo retrocesso econômico e, consequentemente, o empobrecimento da população. Devemos nos mobilizar por Lula presidente e pela garantia dos direitos democráticos do povo brasileiro para pôr um fim a essa situação de miséria.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... rao-preto/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 06 Jul 2022, 01:37

A classe dos motoristas de ônibus tem sido umas das classes mais prejudicadas do Brasil, principalmente porque desde 2013 que o aumento das passagens em algumas grandes cidades como o Rio não tem sido feito, sendo barrado por prefeitos e vereadores, mesmo com o aumento do diesel.

O que aconteceu na prática foram empresas de ônibus falindo ou empresas de ônibus diminuindo a quantidade de veículos nas ruas, prejudicando os passageiros, que tem que esperar mais pelos ônibus ou andar em ônibus mais lotados e menos motoristas empregados.

E também a demissão das pessoas que contavam o dinheiro dos passageiros, deixando o motorista sozinho nos veículos e com a dupla função de motorista e cobrador e sendo a todo momento pressionado pelos passageiros, tornando a profissão de motorista de ônibus das mais estressantes do país.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45374
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Transporte Público

Mensagem por Barbano » 06 Jul 2022, 16:39

E.R escreveu:
15 Jun 2022, 18:26
Por outro lado, os governos federais (de Lula, Dilma, Michel Temer e Bolsonaro) deveriam dar um subsídio a algumas empresas de ônibus que correm o risco de falência pelo "congelamento" no preço das passagens.
Ué, quem congelou as passagens foi a Prefeitura do RJ. Governo Federal não tem nada a ver com as decisões populistas (e descumprimentos contratuais) do Crivella e do Paes. Quem tem que subsidiar, se quiser manter a tarifa mais baixa, é a própria prefeitura (como faz há anos a prefeitura de São Paulo, por exemplo).

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Jul 2022, 17:32

Decadência imperialista
Crise: motoristas de aplicativo se prostituem para ganhar “extra”
Para complementar a renda, motoristas se prostituem aos passageiros, um reflexo claro da crise capitalista pela qual estamos passando

ImagemTransporte por aplicativo – Foto: Reprodução

Precarização sobre precarização. Na tentativa de aumentar os rendimentos, os motoristas de aplicativos têm aceitado fazer sexo com passageiros em troca de dinheiro. A prostituição transparece nas sombras de uma economia clandestina.

Não há registros contábeis para rastrear, não há recibos para examinar e não há registros legais para analisar. Simplesmente, é difícil entender o tamanho dessa economia e onde ela pode levar uma pessoa que é vítima da precarização da mão de obra, adotada sem restrições na fase mais decadente de um sistema capitalista em franco declínio.

Conhecer o tamanho da economia é o primeiro passo crítico para permitir que a aplicação da lei, o sistema judicial e os formuladores de políticas façam escolhas adequadas sobre como combater os danos que acontecem nesses mercados. Se acumula o dano aos motoristas de aplicativos, estão mais uma vez marginalizados e precarizados na manutenção de sua economia doméstica.

O dinheiro que se acumula na mão dos detentores de aplicativos, principalmente, e falta no bolso do motorista, determina o aumento da precarização deste último. A tecnologia, em rápida mudança, também termina por atuar contra o trabalhador, pois é manipulada pelo detentor do aplicativo nessa indústria de exploração do motorista e deixa os trabalhadores cada vez mais vulneráveis, pois além de não conseguirem ter uma renda satisfatória, que supra suas necessidades básicas, ainda se veem ameaçados pelos proprietários das plataformas.

Como foi relatado pelos motoristas, na maioria dos casos, além de serem feitos por pessoas do mesmo sexo masculino, existe uma codificação com uso de sinais entre o passageiro e o motorista que determina o interesse de um ou de outro pela prática sexual. Tem-se evitado que haja algum registro nessa prática por conta de represálias da empresa e a possibilidade de uso de provas, como é o caso das mensagens escritas no aplicativo, em alguma questão envolvendo a repressão estatal, com os processos judiciais.

Um dos motoristas entrevistados pela Folha disse que as relações sexuais geralmente ocorrem sem o uso de preservativos. O valor do “programa”, segundo relatou um dos motoristas entrevistados, pode custar entre R$50 e R$150, mas já chegou a faturar R$200. Isso equivale a quase todo o lucro diário que tem com as corridas. O pagamento pode ser feito em dinheiro ou PIX. Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o ganho médio de um trabalhador de aplicativos de transporte ou mercadorias no Brasil é de R$1.900 por mês. O que não cobre, segundo o próprio IPEA, as necessidades mínimas de uma família.

Os motoristas de aplicativo, trabalhadores que já se encontravam desamparados pelo mercado de trabalho, recorreram aos serviço via aplicativo como uma maneira de complementar ou mesmo ter uma renda. Estão totalmente desamparados porque não encontram uma maneira de ter uma renda que supra suas necessidades mínimas devidos aos altos gastos com a manutenção do veículo, os preços dos combustíveis que não param de subir, as limitações em sua liberdade para trabalhar que são impostas pela empresa que gerencia os aplicativos etc.

Os motoristas estão recorrendo à prostituição considerando que possam acrescentar alguma renda ao trabalho “formal” – que, na realidade, não tem nada de formal – como motorista de aplicativo que não tem dado resultado positivo. Isso, por si só, já é um sinal muito forte da decadência da sociedade, pois a maneira das pessoas terem uma vida digna na sociedade estão ficando cada vez mais escassas e o trabalhador está ficando cada vez mais à mercê da sorte. A crise do imperialismo significa, necessariamente, a decadência moral e política da sociedade. A saída não é tentar se adaptar à vontade do imperialismo, mas sim se opor a ele.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/d ... har-extra/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Ago 2022, 19:23

Não à intervenção no sindicato
Polícia Civil invade sindicato dos motoristas
É preciso se opor à intervenção do Estado e da polícia nos sindicatos, mesmo nos sindicatos pelegos

ImagemValdevan Noventa, líder da categoria dos motoristas de SP e eleito deputado por Sergipe – Reprodução

Nesta sexta-feira, 12, a Polícia Civil de São Paulo realizou uma ação de busca e apreensão em endereços de lideranças do SindMotoristas (sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus) de São Paulo, a ação apura a possível influência da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital) no sindicato e busca apreender materiais que sirvam de provas para identificar a célula da organização que, supostamente, atua dentro do sindicato, possívelmente através do deputado federal cassado José Valdevan de Jesus Santos, 53, o Valdevan Noventa (PL-SE).

A burguesia não pode interferir na organização dos sindicatos. Finalmente, é uma intervenção autoritária que representa a tentativa do controle do movimento operário por parte do Estado burguês. Os assuntos sindicais são de responsabilidade única e exclusivamente dos trabalhadores.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... otoristas/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 13 Ago 2022, 18:16

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/blogs/ancelmo- ... -rio.ghtml

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes tem novos projetos urbanos para a cidade do Rio de Janeiro e está saindo com eles embaixo do braço em busca de apoio.

O prefeito apresentou ao presidente do TJ-Rio, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, e aos juízes de Varas de Fazenda Pública, o plano da prefeitura para expansão e aprimoramento dos serviços do BRT e as desapropriações necessárias para as obras.

Henrique Figueira ouviu as explicações e destacou que o Judiciário fluminense está sensível aos problemas da cidade e também às necessidades dos cidadãos.

"É preciso ter atenção e cuidado com o aspecto social das desapropriações. Nós temos o compromisso de melhorar a vida da população, e juízes do Tribunal de Justiça estão atentos a essas demandas", disse o desembargador.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 29 Ago 2022, 18:58

Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Transporte Público

Mensagem por E.R » 29 Ago 2022, 19:11

A situação do transporte público vai ser uma das mais importantes no mandato do próximo presidente.

As empresas de ônibus estão cada vez mais no buraco financeiro, se não tiver subsídios finaceiros de governos (federal e estadual), vai ter uma quebradeira.

Com a crise dessas empresas, os donos das empresas estão colocando cada vez menos ônibus nas ruas e a população de regiões pobres das cidades sofrem cada vez mais com isso, os que acordam na madrugada para trabalhar tem que esperar um tempão para o ônibus sair do ponto e os ônibus demoram mais para aparecer fora das regiões nobres da cidade, e quando chegam no ponto, estão sempre lotados. Como sempre a população mais pobre (especialmente os que moram em bairros longe do bairro onde trabalham) pagando o pato.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Transporte Público

Mensagem por Chapolin Gremista » 01 Set 2022, 09:59

NOTÍCIAS
Pará
Condutores de ônibus entram em greve em Belém (PA)
Rodoviários da empresa Monte Cristo denunciam atraso de salários

ImagemFuncionários sem salários desde Maio/2022 utilizam de seu direito legal de fazer greve – Reprodução

Hoje, 30, os trabalhadores rodoviários da empresa Monte Cristo, de Belém iniciaram uma paralização por conta de falata de recebemento de salários e benefícios, os pagamentos estão atrasados.

A paralisação é completa, sem carros nas ruas, como deve ser. 10mil pessoas utilizam as linhas atendidas por essa empresa e é a ela que os trabalhadores devem culpar e protestar também.

Os trabalhadores já pararam em 25/07/2022 pelo mesmo motivo e voltaram sobre promessa de pagamento, que não ocorreu no prazo determinado. O sindicatos patronal e vendido o SETRANSBEL está defendendo a empresa e diz que essa crise ocorre por conta do aumento dos combustíveis e que a Monte Cristo não é a única empresa em situação crítica.

Este diário apoia os trabalhadores e condena a postura do sindicato.

Imagem
https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... -belem-pa/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder