Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
9%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
29
55%
outras
7
13%

Total de votos: 53

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Victor235 » 29 Out 2019, 22:06

NOTÍCIAS
Imagem

Em "Disputa enrolada" (Zé Carioca # 2040, de janeiro de 1996), ao contrário do que ocorre na história "Papagaios em Órbita" (Zé Carioca # 621, de outubro de 1963), Zé Carioca não manja nem se interessa por io-iôs. Ao saber que Zé Galo iria participar de um campeonato, o papagaio sente-se desafiado, mas afirma: "Ih, mas não sei nem dar nó em barbante". Apesar de se chamar Galdino José, Zé Galo foi mencionado por extenso como "José Galo" pelo jurado deste campeonato. Confira os demais competidores citados por nome nesta história:

• Orlando Enrolado
Imagem

• João Marcha Lenta
Imagem

• Juca Fera
Imagem

Em "O negócio dos caracóis", vemos o garçom Pierre the waiter, nos traços de Luiz Podavin:

Imagem

Em "O surfista musical", conhecemos Zenóbio, tio de Zé Carioca (ou será irmão dele e tio de Zico & Zeca?), cantor que adota várias identidades conforme o ritmo musical que está fazendo sucesso no momento.

Imagem

História de Amadeu & Pateta nunca republicada:

Imagem

- O que será esse objeto acoplado no carrinho de brinquedo que estava no baú de lembranças do Amadeu?
Imagem

- Amadeu se imagina como Patinhas
Imagem

- Quadros de destaque:
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Na história "Em nome da ciência... e do amor", vemos o personagem diferente Florêncio da Mata e um boneco do Pateta sobre a cama de Rosinha:

Imagem

Imagem

A história "Cinco semanas e meia de vexame", desenhada pelo grande Gustavo Machado, faz referência a "Uma história interativa", na qual Afonsinho "construiu, testou e comandou um submarino feito em casa". Segundo o roteirista Arthur Faria Jr., o nome completo de Afonsinho é Afonso Patoso.

Imagem

Na quinta página da história, aparece uma personagem diferente chamada Dona Ana:

Imagem

-----

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6499 vezes
Curtiram: 4016 vezes

Mensagem por E.R » 30 Out 2019, 04:46

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 30 Out 2019, 18:30

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

O gibi de hoje é Zé Carioca # 641 (fevereiro de 1964), que pode ser encontrado no blog Marduke Evolution. A maior parte deste número é composto por uma história do Mickey, "O esturro do jaguar". A palavra "esturro" relaciona-se ao rugido ou urro de certas feras. El Jaguar é um bandido que aparece nessa história. No Inducks, ele também está cadastrado na história "Zorro contra El Jaguar", todavia não sei se se trata do mesmo personagem.

Imagem

Na página 6, vemos uma placa que assinala o limite do Estado de Chilihuahua. Num diálogo da página 8, porém, é dito que Chilihuahua seria um país composto por diversos Estados. Em outra parte da história, Chiquinho e Francisquinho ligam um gravador para captar "vozes de alguns animais selvagens". Sem querer, as crianças gravam um dos capangas de El Jaguar dizendo "Pare e desça, moço!". Quando ouvem a gravação, porém, a história diz que a frase captada foi "Pare, em nome da lei!". Ao contrário das demais, a página 13 saiu sem o número da página no rodapé.

Imagem

No remake "Loucos por panquecas", foi inserido o texto "Lanches Zé Carioca" em uma barraca de panquecas. Em uma confusão, guardanapos com o nome da barraca foram espalhados por um parque. Para evitar que Zé fosse expulso do parque por causa da sujeira, Tico e Teco inventam uma nova função para tais papéis: os esquilos bolam uma promoção onde cada guardanapo levado até a barraca daria direito a uma "panqueca extra". Ao saber disso, o guarda que iria caçar a licença de Zé Carioca volta atrás, elogia a ideia e a considera como uma boa estratégia publicitária. Oras, de um jeito ou de outro, Zé Carioca sujou o parque!

Imagem

Em "É fácil fazer doces", ao ver seus netos tendo dificuldades em vender bolinhos, Vovó Donalda disfarça-se de velhinho para comprá-los. Segundo ela, se os ajudasse diretamente, "isso iria ferir-lhes o amor próprio... aceitar ajuda de uma mulher!". Talvez eles ficassem envergonhados pelo fato de precisarem contar com o "empurrão" de um familiar, mas não pelo fato de Donalda ser mulher... Ao final, Huguinho, Zezinho e Luisinho fazem Donalda experimentar vários bolinhos e ela tem uma indigestão.

Tira com o carro que muda de cor:

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosE.R

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 5217 vezes
Curtiram: 1134 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 30 Out 2019, 18:33

Qualidade muito boa dos scans
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 31 Out 2019, 05:39

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 2):
gusta dos biscoitosBia N
Imagem
Imagem
Imagem

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 5217 vezes
Curtiram: 1134 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 31 Out 2019, 09:36

Cebolinha guardando o próprio cão no bolso :estrelas: :estrelas:
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Out 2019, 10:30

gusta dos biscoitos escreveu:Cebolinha guardando o próprio cão no bolso :estrelas: :estrelas:
Maurício copiando o Esquálidus :vamp:

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 31 Out 2019, 17:03

Imagem
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Out 2019, 23:04

NOTÍCIAS
Imagem

Um dos últimos Zé Carioca da "casa 2000" que consegui foi o número #2070, lançado em fevereiro de 1997. Encontrei um exemplar em perfeito estado de conservação, quase novo. Apesar dele ser de uma época em que a produção nacional de quadrinhos Disney começava a baixar, este gibi trouxe apenas histórias inéditas. Até hoje, apenas duas delas foram republicadas. Abrindo o gibi, "Tremores da Noite" mostra um encontro de Prof. Pardal com a turma da Vila Xurupita. Ao contrário das primeiras HQs nacionais, que misturavam indistintamente a turma da vila com os habitantes de Patópolis, esta traz uma justificativa para o "crossover": Zé Carioca passa um "interurbano a cobrar" para Pardal investigar "ruídos estranhos e tremores misteriosos". Nesta história também vemos Pedrão utilizar uma camiseta com um Tatu-canastra estampado.

Em "Febre de picaretagem", aparece o Prof. Picaretus. Porém, não se tratava de um professor verdadeiro. Em outro quadro da história, aparentemente esqueceram de colorir a pele de um personagem.

Imagem

Imagem

Esta edição trouxe um pôster de Zico & Zeca. O estranho é que o pôster, apesar de estar grampeado no miolo central da revista, conta páginas, ocupando 4 das 68 desta edição.

Verso do pôster:
Imagem

Também há um anúncio sobre novidades da seção de cartas "Cantinho do Malandro":
Imagem

- Zé não quer largar a periquitinha:
Imagem

- Personagens diferentes de "Um programa bem dirigido", história da sub-série "Zé na TV":

• Dona Guiomar Pachuchu
Imagem

• Caio Ladhe Cima
Imagem

- Personagens diferentes de "Orelhas quentes":

• Dalvinha
Imagem

• Elman Sinho
Imagem

- Em "Contando um conto", Zé Carioca conta, à sua maneira, histórias para seus sobrinhos. É feita uma inversão humorística entre Lobo Mau (Lobão) e os Três Porquinhos:

Imagem

Imagem

- Tira do Amadeu:
Imagem

-----

- Essa propaganda de uma coleção de livros da Barbie meio que incentivava as próprias crianças a ligarem para comprar:
Imagem

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
E.Rgusta dos biscoitos

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 01 Nov 2019, 20:33

NOTÍCIAS
Imagem

Através do Sebo Ousados, comprei o número #655 de "Zé Carioca", lançado em maio de 1964. As imagens que ilustram esse post foram extraídas do scan disponibilizado no site Tralhas Várias. Na capa do gibi, Pateta desafia uma superstição popular e abre um guarda-chuva dentro de sua casa.

O número começa com uma HQ de Carl Barks, "Guerra ao Vizinho". A história resgata o personagem Silva, que segundo Donald viveu na casa vizinha à sua "há muito tempo atrás". Ele até pergunta a seus sobrinhos: "Lembram-se do velho Silva?". Em uma parte da história, Donald movimenta-se embaixo da neve. Me veio a dúvida: é possível respirar sob a neve?

Como o Jonas já havia mencionado, esta HQ destaca-se pelo poema "O amor de abril em julho expira em ais, mas velhas rixas não morrem jamais". No final da HQ, Donald diz que se vingou "para retribuir os cupins que você [Silva] despejou na minha salada". Na frase dita na primeira página da história, o inseto era outro: "Ainda devo a ele um direto pelas formigas que êle jogou na salada do meu churrasco". A história também usa palavras e expressões como "lutador de têmpera", "catadura", "cabeçorra" e "celerado".

Imagem

Ao contrário do que geralmente ocorre em HQs, a tira "Torcedor privilegiado" mencionou os times Palmeiras e Vasco de forma nominal, sem trocadilhos.

@Maylene

- Histórias que estavam sem imagem no Inducks:

Imagem

Imagem

- "Memes":

Imagem

Imagem

No remake "O alpinismo científico", vence o Campeonato de Alpinismo a dupla que "fincar sua bandeira no cume da montanha". Ao final, Zé Carioca e Prof. Ludovico acabam vencendo. Porém, pelos desenhos eles não fincaram a bandeira, apenas chegaram ao cume.
gusta dos biscoitos

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 01 Nov 2019, 20:51

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 2):
gusta dos biscoitosBia N
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 01 Nov 2019, 23:10

Panini Comics divulga periodicidades e preços das edições Disney de capa-dura:

Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 02 Nov 2019, 02:25

NOTÍCIAS
Imagem

Na seção de cartas de Pateta (3s) # 83, lançado em março de 2018, o colecionador Fabiano Caldeira elogiou a publicação e pediu "vida longa" ao título próprio do Pateta. Contudo, poucos meses depois, no número #87, a revista deixaria de ser publicada pela Editora Abril, até retornar pela Culturama em março de 2019.

Imagem

O gibi começa com "O primo distante... demais". A história cita dois tios de Pateta e este recebe a visita de um primo. O "distante demais" expresso no título se refere ao tempo futuro. "Patita McPio, sobrinho do Tio Patrelas, do Condado de Hamster Creek" usa uma "nave temporal" para "viajar de uma época a outra".

Imagem

Gostei do "estilo Sir Lock" de listrar o pijama:

Imagem

Por alguma razão, ao ler "O jantar das recordações", fiquei com a impressão de que essa história já estava digitalizada e pronta para ser publicada pela Editora Abril há anos. O tal "design gráfico" da história tem um jeitão de que foi preparado na década anterior. Depois vi que a história é de 1996 e era inédita no Brasil. Talvez ficou mesmo guardada pela Editora Abril e resolveram soltar na fase final das publicações Disney. Na história, a turma relembra acontecimentos do passado. "Quando era pequeno", Mickey era chamado de "Mic" por Minnie. A turma também lembra que "Clarabela estudava canto e perturbava a cidade inteira", sendo que até seus vizinhos "se mudavam toda semana". Me lembrei desta foto que tirei de outra HQ certa vez:

Imagem

A história ainda mostra quando Chiquinho & Francisquinho ajudaram Mickey a capturar Mancha Negra, sem o tio saber que estavam presentes. Pelos desenhos, diversos carros de polícia estavam de plantão na frente de uma joalheria, enquanto nenhum estava "nos fundos da loja". Os sobrinhos de Mickey entraram por uma "janela" no nível do solo, aberta e com espaço... Assim fica fácil.

-----

Imagem
gusta dos biscoitos

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 02 Nov 2019, 08:38

Imagem
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 03 Nov 2019, 19:31

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

Pateta (Culturama) # 05, lançado em agosto de 2019, é um prato cheio para quem quer conhecer parentes do Pateta. Logo na primeira página de quadrinhos o personagem menciona um tal de "meu irmão Palermo". Alguém sabia que o Pateta tem irmão? Apesar do nome, o irmão de Pateta não é italiano, e sim de algum país da África. Em "O enigma dos roubos dissolventes", após Mickey e Pateta trocarem um pneu que foi furado por um prego, podemos ver nos desenhos que o pneu furado ainda estava no automóvel. Seria interessante que a tradução da história destacasse em nota de rodapé o significado da palavra "caribu", assim como fizeram com "esteta". Outro quadro da HQ menciona um estilo de cadeira chamado "Cadeira Luis XV". Ao final da história, Coronel Cintra faz uma coisa perigosa: realiza o pedido de um bandido que solicitou a ele "abrir as algemas só por um instante".

- Acho que o Mickey quis dizer "Perdeu, playboy!" :P
Imagem

- Pateta ajuda a solucionar um caso de furtos misteriosos:
Imagem

- Casa com arquitetura interessante nos traços de Carlo Limido:
Imagem

Imagem

Imagem

Em seguida, foram publicadas três histórias curtas da sub-série "O Sótão do Pateta", completando este arco no Brasil (a outra já havia saído pela Editora Abril). A trama de "As lentes de Roger Pateste" poderia ter sido aproveitada numa HQ maior: o tio-avô de Pateta desenvolveu um óculos que permite ver, em preto-e-branco, como as coisas estavam dispostas e aconteceram no dia anterior. A ideia, porém, era apenas a base de uma trama curta e bem-humorada. No balão final, podemos ver duas bexigas de aniversário, uma com as letras "FI" e outra com "M".

Imagem

Imagem

"A Bicicleta de Von Patetais" envolve outro pneu furado: desta vez, o da bicicleta de Coronel Cintra. Além do "Patozap", esta HQ menciona o nome da rua onde se localiza a casa de Pateta: "Rua Pé de Moleque". Na sub-série "O Sótão do Pateta", o personagem resgata invenções de seus parentes e estas geralmente acabam colocando seus amigos em apuros.

Imagem

Por fim, ainda foram publicadas duas histórias de humor: "Quando Pateta... encara o labirinto" e "Ambulante perseverante". Eu teria invertido a ordem delas dentro da publicação, já que a última também termina com um invento diferente nas mãos de Pateta (embora de outra forma, em outro contexto). Numa "cena" da história, Mickey troca de posição com Pateta, na intenção de ajudá-lo a se afastar de vendedores indesejáveis. A encenação acabou não dando certo: "Então me vê desse jeito? Fico meio ofendido, Mickey!". Na ocasião, Mickey havia imitado Pateta se "livrando" de um vendedor simplesmente com a frase "Fascinante... eu compro!". Esta edição está bem leve de se ler, para quem gosta de páginas mais bem-humoradas.

Imagem
gusta dos biscoitos

Responder