Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
11%
Disney (Turma do Mickey)
8
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
25
53%
outras
6
13%

Total de votos: 47

E.R
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6091 vezes
Curtiram: 3558 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 27 Set 2019, 22:11

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2491 vezes

Mensagem por Victor235 » 28 Set 2019, 02:11

NOTÍCIAS
[SEMANA ZÉ CARIOCA CASA 600 - #06]

Imagem

Em novembro de 2016, @Ramyen Matusquela comentou sobre Zé Carioca # 643, lançado em março de 1964. A edição trouxe a célebre história "Um televisor para três" (cadastrada erroneamente como "Uma televisão para três"), com Zé Carioca, Tico e Teco. Trata-se de um remake de "TV Jeebies", história na qual Donald é que contracena com os esquilos. Na HQ original, os personagens diferentes que aparecem em programas de televisão foram cadastrados (Loretta Duck e Rat Fasterson). Solicitei no Inducks a inclusão destes personagens na HQ remakeada, com seus respectivos nomes adaptados: Hebe Kimagra (referência à Hebe Camargo) e Caxingui Kid. Essa história é aquela clássica na qual podemos ver um aparelho antigo, com fio, usado para se mudar o canal de TV à distância, uma inovação para a época. Num dos quadros desta história, Zé Carioca aparece com a mão colorizada de amarelo.

Imagem

Imagem

Na primeira história do gibi, um clássico de Barks que eu só havia lido anteriormente em espanhol, o termo "mascote" é usado com artigo no masculino. Porém, a palavra é um substantivo feminino. O pessoal da editora aproveitou um furgão desenhado em um quadro para transformá-lo num carro da Editora Abril, divulgando suas publicações da época de uma forma criativa:

Imagem

Na tira "O monstrinho", cadastraram no Inducks um cachorro como "small mean bulldog":

Imagem

Na tira "Dinheiro de barro", o mais apropriado seria dizer que Quincas conseguiu "fazer dinheiro" com barro, a partir do barro, e não "de barro". Neste gibi conheci as palavras "aguilhão" e "sorvedouro". "Boa ação... mal-intencionada" estava sem imagem nacional no Inducks:

Imagem

Aproveitei para digitalizar também as propagandas que não constavam no post do Jonas:

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

James Revolti
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 614 vezes
Curtiram: 1714 vezes

Mensagem por James Revolti » 28 Set 2019, 15:39

A Panini vai assumir as coleções do Carl Barks, do Don Rosa e dos Anos de Ouro do Mickey!
Eles registraram no site da ISBN os próximos volumes:
http://www.isbn.bn.br/website/consulta/cadastro/filtrar

É só procurar por:

9788542617115
Tio Patinhas por Carl Barks: a coroa perdida de Gengis Khan

9788542616958
Biblioteca Don Rosa vol. 6: o solvente universal

9788542617108
Os anos de ouro de Mickey: o segredo dos fantasmas
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 3):
Victor235gusta dos biscoitosBarbano

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 28 Set 2019, 19:10

Que descoberta, James!

Espero que isso não prejudique os negócios da Culturama, mas enfim, é possível ser assim (uma editora licenciar as revistas mensais e outra só os especiais de capa-dura de determinados autores).

Fico feliz que o título do Barks, que desses três era o único que eu tava comprando, irá continuar. Espero que não mexam nada no tamanho e formato, pra ficar com "continuidade" aqui na coleção.

Por que já vai entrar o Patinhas, James? Não publicaram todos os títulos do Donald.

PS: o site do ISBN não está abrindo aqui.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 28 Set 2019, 20:49

NOTÍCIAS
Imagem

Sobre Almanaque Disney # 379, lançado em dezembro de 2017, o Jonas havia enviado as imagens de suas histórias e comentado especificamente sobre uma de Tico & Teco. Esta história trouxe a segunda aparição da personagem Zizi. Ela se apresenta aos esquilos, mas os três já não se conheciam? Comprei o almanaque em um "kit" com duas revistas em quadrinhos da época da Editora Abril.

O gibi começa com "Um amor de motor". Nessa história, as cores do 313 de Donald são invertidas quando o personagem se transforma em Superpato. As partes vermelhas do carro se transformam em azul e as partes azuis se transformam em vermelhas. Na página 5, vemos que a tradução da história substituiu uma palavra em italiano por "Oficina" e manteve o nome Bobson. Trata-se de Lana Bobson, que descobre que Donald é o Superpato por causa da placa de seu carro (fácil, hein?). A história parece referenciar outra, que não identifiquei. Na página 16, Superpato diz: "Gostou do parque? Já derrotei um colega seu aqui".

A propósito, neste mesmo almanaque, em "Superpateta e a coragem de um herói", o segredo de Superpateta também é descoberto (outra vez...). Aliás, se os superamendoins dele ficam tão perto da cerca de sua casa, que é baixa, como até hoje nenhum pedestre ou visitante de sua casa se atreveu a puxar um amendoim e comer? Com isso, ainda mais gente descobriria o segredo do Superpateta. A dimensão de alguns desenhos dessa história não está muito "proporcional".

O destaque desta edição é "Você ganhou!". Originalmente publicada em Mickey # 630, de outubro de 2000, a história foi republicada como forma de divulgar "Os Anos de Ouro de Mickey: 1931-1932", por causa do personagem Butch, "o amigo malandro do Mickey", que aparece em tiras clássicas do rato e foi recuperado em histórias dinamarquesas. Mickey aparece sem camisa nessa história.

Na trama que saiu no almanaque, a rede Patobúrguer oferece um sorteio com 15 milhões em prêmios, mas se tratava de um golpe. Os participantes recebiam uma carta com a informação "Você ganhou!" e, no impulso, saíam gastando dinheiro antes de lerem as letras miúdas, "se tiver o número sorteado". Há ainda certa crítica às redes de fast-food. É dito que os executivos (ressaltando que são os executivos, não clientes) da Patobúrguer "comem bem".

Em "Trapaceira atrapalhada", Indiana Pateta diz que a "regra principal de um bom socorrista" é "entre dois em dificuldade, ajuda-se quem não tem maldade".

-----

Imagem

Imagem
gusta dos biscoitos

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6091 vezes
Curtiram: 3558 vezes

Mensagem por E.R » 28 Set 2019, 22:13

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

James Revolti
Administrador
Administrador

Mensagem por James Revolti » 30 Set 2019, 11:14

Victor235 escreveu:Por que já vai entrar o Patinhas, James? Não publicaram todos os títulos do Donald.
Acho que lá fora estão publicando misturado, não sei porque a Abril priorizou os do Donald...
De qualquer maneira, tem vários do Donald pra lançar lá fora, uma hora eles iam acabar alçando..
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 30 Set 2019, 20:23

Verdade, me esqueci desse detalhe de que a Abril lançava os números fora de ordem.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 30 Set 2019, 20:58

NOTÍCIAS
Imagem

A capa de Aventuras Disney (Culturama) # 04, de julho de 2019, destaca os personagens Superpato, Pata Lee, Metralhas e Prof. Pardal. Dois destes personagens estão em uma história e os outros dois em outra.

"O Mestre do Tempo" resgata elementos de histórias anteriores do Superpato, inclusive aquelas publicadas na última fase do "Almanaque Disney", como o personagem Dr. Dark e uma luva utilizada pelo herói. Na página 8, podemos ver também um quadro/retrato com a figura de Fantomius. Superpato havia voltado ao passado e só poderia procurar Pardal durante a noite. Mesmo assim, o pato conseguiu dormir tranquilamente enquanto passava a hora.

Imagem

Esta história é daquelas que apresentam dois finais alternativos. O primeiro é bem apressado e melancólico: Dr. Dark triunfa e Donald não consegue voltar a ser o Superpato. O segundo final é melhor, porém, um pouco óbvio. Logo imaginei que o pato herói duplicaria a "bobina temporal". Só que, após utilizá-la, o pato joga a bobina numa lata de lixo comum, no meio da cidade e sem nenhum tipo de proteção. Esse tipo de descarte seria muito perigoso, pois a bobina poderia cair em mãos erradas, ou mesmo na de algum curioso sem intenção de controlar o tempo. Talvez isso seja uma "deixa" para uma próxima HQ sobre esse mesmo elemento. Destaque para as palavras "empáfia" e "arquinêmesis".

Imagem

A segunda história vai agradar aos nostálgicos. É uma trama de 1970 escrita e desenhada por Romano Scarpa, que ainda permanecia inédita no Brasil. Achei ótimo, que continuem publicando esse tipo de material mais antigo e ainda inédito no AVDCL. "A lenda do Parque Indígena" conta sobre quando Patinhas conversou com uma xamã que o convenceu a comprar um parque de diversões indígena. No subsolo do parque, havia uma mina de prata. Lua Andante, a xamã, chega a revelar que ela mesma havia descoberto a mina anos antes. Então por que ela não registrou a mina em seu nome, em vez de indicar Patinhas a comprá-la? Outros dois detalhes me chamaram a atenção: a turma conseguiu entrar em brinquedos do parque no momento em que eles estavam em funcionamento e Pata Lee, que havia ido até o parque com seu próprio carro, voltou para casa na limousine de Patinhas. Como ela foi buscar o veículo de volta? Essa é uma daquelas histórias nas quais Patinhas veste um terno azul. Uma máquina do milionário tem a inscrição "PMP". Acredito que seja uma abreviação de "Patinhas McPato".

Imagem

Outra coisa legal desta edição é o artigo explicativo de Edenilson Rodrigues e Rivaldo Ribeiro sobre a personagem Pata Lee. O artigo aborda também a versão brasileira "A Turma da Pata Lee", inclusive mostrando o "pôster" que introduziu seus personagens nos gibis.
gusta dos biscoitos

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 30 Set 2019, 22:43

NOTÍCIAS
[SEMANA ZÉ CARIOCA CASA 600 - #07]

Imagem

Imagem

Através do Kheronn, consegui o número #645 de Zé Carioca, lançado em março de 1964. Em "O gerente ideal", Pluto contracena com Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho, como se fosse um membro da Família Pato. Os sobrinhos de Donald dão banho no cachorro, que frequenta a casa dos patos, até que Pluto foge pensando que Donald "quer dar-lhe outro banho".

Imagem

Em "Os inimigos da arte", remake com Zé Carioca, podemos ver uma fala aparentemente "invertida" entre os esquilos Tico & Teco. Pensando que poderia voar, Tico comemora: "Vivaaa! Vamos viajar até a Lua!". Teco o traz de volta para a realidade: "Nenhum pássaro, inteligente ou tolo, é capaz de fazer isso!". No quadro seguinte, o próprio Teco "responde-se" (era para o outro esquilo ter respondido, não?) e em seguida pergunta: "É verdade... mas quem quer saber de ir à Lua?", no que Tico, que estava interessado, responde: "Eu é que não!".

Imagem

"O artista por engano" traz diversas frases e expressões com erros gramaticais. Algumas frases parecem estar escritas de uma forma mais "arcaica", embora corretas, enquanto outras parecem estar erradas mesmo. Tire suas próprias conclusões: "Eu gostaria que tivesse o talento que você tem", "Tudo que estou fazendo é apenas pintando minha cerca", "Prometi a Seu Ladeira que você iria expor suas pinturas na galeria dele", "A maior coleção de pinturas após Portinari" e "Eu gostaria que soubesse de um meio de consertar as coisas pra você".

Imagem

Algo me chamou a atenção no "aparelho contador de dinheiro" da história "Bilhões pelos ares". Após parte do dinheiro ser levado para dentro da máquina através do conduto, os valores voltam à Caixa-Forte. Contudo, o cano que faz o dinheiro voltar tem que fazer o dinheiro "subir". Seria muito mais fácil despejar o dinheiro de volta de baixo pra cima.

Imagem

Imagem

-----

Imagem
gusta dos biscoitos

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2023 vezes
Curtiram: 4304 vezes

Mensagem por Barbano » 01 Out 2019, 08:39

Nunca tinha ouvido falar desse Papudo na turma da Pata Lee. Deve ser algum personagem que não prosperou.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 01 Out 2019, 18:00

Barbano escreveu:Nunca tinha ouvido falar desse Papudo na turma da Pata Lee. Deve ser algum personagem que não prosperou.
Aparentemente ele sequer chegou a aparecer numa histórica, sendo mostrado apenas no pôster de lançamento da turma: https://inducks.org/character.php?c1=da ... udo&view=4

James Revolti
Administrador
Administrador

Mensagem por James Revolti » 01 Out 2019, 19:01

Eu lembro do Papudo só nessa imagem de divulgação, mesmo.

----------

E o Marcelo Alencar, que agora é editor da Disney na Panini, soltou as capas das novas edições das três coleções ressuscitadas!

Biblioteca Don Rosa vol. 6: "O Solvente Universal"
Imagem
Tio Patinhas: A Coroa Perdida de Genghis Khan, por Carl Barks
Imagem
Os Anos de Ouro de Mickey 1944-1946: O Segredo dos Fantasmas
Imagem
Esses usuários curtiram o post de James Revolti (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 01 Out 2019, 22:37

Fiquei feliz que contrataram o Marcelo como editor. Certamente fará um bom trabalho.

Tomara que vendam os capa-dura no Amazon, como era na época da Abril.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 01 Out 2019, 22:58

NOTÍCIAS
Imagem

Imagem

A partir de de junho de 2002, os quadrinhos Disney, na época publicados pela Editora Abril, sofreram um reajuste de R$ 1,00 para R$ 1,50 (ou 1,5O, segundo a capa, rs). Um aviso sobre a mudança foi publicado em Zé Carioca # 2208. Nele, a editora se compromete "a manter o novo preço pelo maior tempo possível". Pouco mais de um ano depois, em novembro de 2003, o gibi do Zé Carioca passou a custar R$ 1,90. A propósito, esse número #2208 deve ser meio raro. Estava sem imagem de capa no Guia dos Quadrinhos e, no Inducks, com uma imagem em baixa resolução do tempo do Papersera.

Imagem

Imagem

A republicação da primeira página de "Uma lição de calote" manteve a "movimentação" de uma parte da página, vista em Zé Carioca # 1932, que sem querer acabou gerando um efeito legal na janela do edifício de uma faculdade. Na história, integrantes da Faculdade Bumba-Meu-Boi convidam Zé Carioca para uma palestra. Nestor participa da reunião que formalizou o convite, mas depois vê o mesmo integrante da faculdade e não o reconhece. Ele ainda pergunta: "Ah! O senhor é da faculdade?". Poderiam ter colocado outro personagem nesta parte, como o Afonsinho. Ao passarem essa história para os arquivos digitais, erraram na crase numa carta escrita por Zé Carioca.

Imagem

Em seguida, republicação de "Quando a esmola é muita...", que mostra quando a ANACOZECA contratou a "apaixonante" Sofia para convencer Zé Carioca a pagar o que deve. Coitada da Rosinha! Nesta republicação, a personagem deixou de ter cabelos castanhos e virou loira.

Imagem

Imagem

Em "Pensando muito", Afonsinho diz o ditado "Pra um bom entendedor, meia palavra basta". Ao repetir a frase, Zé Carioca disse "Pra um bom perdedor, meia palavra basta". Acredito que foi um erro de escrita. Segue também uma "quebra da quarta-parede":

Imagem

Imagem

Tira:

Imagem

-----

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosBia N

Responder