Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
9%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
29
55%
outras
7
13%

Total de votos: 53

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Barbano » 25 Jul 2019, 09:55

Maylene escreveu:Jubileu seria o nome que Mauricio ia dar inicialmente ao Bidu?
Jubileu é uma solenidade, celebrada a cada 25 anos (no caso do jubileu de prata) ou a cada 50 anos (jubileu de ouro).

Ramyen
Banido
Banido
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 25 Jul 2019, 10:22

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
Imagem

Zé Carioca # 1087, lançado em setembro de 1972, começa com "Quem samba, fica!", história na qual conhecemos o papagaio Zé Louro e o segurança que é "um autêntico leão de chácara". Por outro lado, notei também a presença de Pateta e Margarida como figurantes em uma festa. Reparem nas silhuetas:

Imagem

Achei a cabeça do Pateta bastante desproporcional em "A recompensa" (história nunca republicada). Parece que ele foi desenhado por Carson Van Osten com um pescoço super longo e a cabeça menor:

Imagem

Nesta história, Pateta detonou uma motoneta ao fazer o "test-drive" dela. Também quebrou a vitrine da loja que a ofereceu. Estranhamente, o dono da loja engoliu o argumento de deixá-la, nesse estado, "como demonstração para os fregueses", e cobrou somente o conserto da vitrine, mandando Mickey e Pateta não aparecerem mais na loja. Porém, eles voltam e inclusive compram a motoneta que haviam quebrado.

Mickey confessa que já "roubou":

Imagem

O maior balão de quadrinhos do mundo:

Imagem

Imagem

Cela?

Imagem

-----

Propaganda antiga destaca a presença de "muito açúcar" como algo positivo às crianças:

Imagem

Tem também esta de uma edição especial da revista "Quatro Rodas":

Imagem
Ótima postagem. Guardo com carinho meu exemplar desse gibi que foi dado a mim pela minha mãe em 2011. Essa HQ do Zé é clássica e muito boa.

Cavalo de cela deve ser porque a Geralda transportou o Donald, não? Aproveitando o gancho do seu post, vou ler o Pato # 1086 hoje.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 25 Jul 2019, 12:57

NOTÍCIAS
Imagem

"Festival dos Quadrinhos"

# 27 - "Zé Carioca # 2151, de março de 2000"

Imagem

Achei outro encadernado de gibis do Zé Carioca no sebo. Esses números compensam bastante porque vem várias edições encadernadas e o preço sai a R$ 10,00, como se fosse um Almanaque. Essa encadernação preserva todas as capas e contracapas dos gibis e foram feitas por um tal Nininho.

Imagem

Nesse número saiu uma boa história do Zé, chamada "A misteriosa área 13" que parodia a famosa área 51. Nela, Zé abre um sebo pra vender produtos ufológicos e recebe a visita de um estranho casal que quer conhecer a "Área 13 Brasileira". Ele finge conhecer a área e por 200 dólares leva os dois ao local. O casal na verdade é uma dupla de aliegíenas que quer recuperar a sua nave e usa o Zé e o Afonsinho unicamente como iscas para distrair os ladrões.

· Alien couple from planet X2w:

Imagem

· Doutor M:

Imagem

No final desta história, um quadro dá a entender que o vilão "Doutor M" voltaria a aparecer. No Inducks não achei outra história desse personagem (ele está cadastrado como única aparição). Será que fizeram ou tinham planos de fazer outra história com ele e por algum motivo não deu certo?

Imagem

Imagem

Esse gibi está na minha fila de leitura.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 2):
gusta dos biscoitosVictor235

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 25 Jul 2019, 16:34

E.R escreveu:
Imagem
Eis a prova de que a Terra é redonda.
Não. O Bidu já existia nessa época. O termo "jubileu" foi utilizado porque estavam comemorando 25 anos de alguma coisa.
Maylene escreveu:Bom saber que estão montando, pouco a pouco, uma produção para as revistas do Zé. Tudo indica que futuramente pode sair o número 1 oficial do Zé Carioca.
Sim. Mas acredito que não terão produção mensal suficiente para uma revista própria. As histórias devem sair no "Aventuras Disney", sendo destaque de capa.
Ramyen Matusquela escreveu:Ótima postagem. Guardo com carinho meu exemplar desse gibi que foi dado a mim pela minha mãe em 2011. Essa HQ do Zé é clássica e muito boa.

Cavalo de cela deve ser porque a Geralda transportou o Donald, não? Aproveitando o gancho do seu post, vou ler o Pato # 1086 hoje.
Valeu, Jonas! Boa, os gibis dessa época são bem legais.

Sim, só que neste caso a grafia correta seria "sela".
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
# 27 - "Zé Carioca # 2151, de março de 2000"

Imagem

Achei outro encadernado de gibis do Zé Carioca no sebo. Esses números compensam bastante porque vem várias edições encadernadas e o preço sai a R$ 10,00, como se fosse um Almanaque. Essa encadernação preserva todas as capas e contracapas dos gibis e foram feitas por um tal Nininho.
Nininho :lol:

Enfim, encontrado o cara das encadernações.

Comprei vários números do Zé dessa fase no final do ano passado. Porém, eles ainda estão muuuuito longe aqui na minha fila de leitura.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 25 Jul 2019, 16:46

NOTÍCIAS
Imagem

Aventuras em Patópolis # 36, de julho de 1995, chegou a ser encadernada em "Disney Apresenta # 05". O número trouxe a história italiana "Em busca da cor perdida", com 28 páginas. Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho investigam o sumiço da cor verde em todo o mundo (embora inicialmente um dos sobrinhos de Donald ainda aparece de camiseta e boné verdes). Tudo que era verde acabou ficando cinza. A premissa inicial, pela curiosidade, até segura um pouco a leitura, mas a história é bem bobinha.

Imagem

Neste quadro, vazou uma letra "P" (provavelmente, do original em italiano) no quadro de narração:

Imagem

Quadros para usarmos por aí:

Imagem

Imagem

-----

Imagem

Imagem

Imagem

(imagens (exceto capa): Digitaldis)
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 4):
gusta dos biscoitosBarbanoE.RRamyen

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Mensagem por Barbano » 25 Jul 2019, 17:16

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
Neste quadro, vazou uma letra "P" (provavelmente, do original em italiano) no quadro de narração:

Imagem
Ou pode ser que o narrador seja o Esquálidus.
Victor235 escreveu:Quadros para usarmos por aí:

Imagem
Esse aí dá pra usar em tantos tópicos de política... :asso:

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 25 Jul 2019, 17:40

Já fizeram essa piada no outro grupo :P

Não, não é o Esquálidus.

Bia N
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 26 Jul 2019, 08:48

Barbano escreveu:
Jubileu é uma solenidade, celebrada a cada 25 anos (no caso do jubileu de prata) ou a cada 50 anos (jubileu de ouro).
Victor235 escreveu:Não. O Bidu já existia nessa época. O termo "jubileu" foi utilizado porque estavam comemorando 25 anos de alguma coisa.
Hm, tudo indica que Bidu fez sucesso e assim foi fundado o estúdio. Por lá que foram feitas as revistas do Bidu, certo?

Que eu me lembre, Bidu foi criado ainda na época do Zás Trás, em algum ano da década de 50.

Quase me esqueci que apareciam em tiras de jornais naquela época.

Agora, quando a MSP completou 50 anos, em 2009, novamente utilizaram o selo jubileu?
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 26 Jul 2019, 09:12

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
Imagem

Aventuras em Patópolis # 36, de julho de 1995, chegou a ser encadernada em "Disney Apresenta # 05". O número trouxe a história italiana "Em busca da cor perdida", com 28 páginas. Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho investigam o sumiço da cor verde em todo o mundo (embora inicialmente um dos sobrinhos de Donald ainda aparece de camiseta e boné verdes). Tudo que era verde acabou ficando cinza. A premissa inicial, pela curiosidade, até segura um pouco a leitura, mas a história é bem bobinha.

Imagem

Imagem

Quadros para usarmos por aí:

Imagem

Imagem

-----

Imagem

Imagem

Imagem

(imagens (exceto capa): Digitaldis)
Nessa época, os italianos sumiram com muitas outras cores. :vamp:

Outro bom post. Onde comprou / arrematou esses "AP"?
Victor235

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 26 Jul 2019, 12:19

NOTÍCIAS
Imagem

"Festival dos Quadrinhos"

# 28 - "O Pato Donald # 1086, de setembro de 1972"

Imagem

O gibi do dia é o engraçado número # 1086 do Pato, lançado no começo dos anos 70. O destaque é a HQ "O Supermilionário". Nessa história de Saidenberg, é o Tio Patinhas quem acaba comendo os super amendoins do Pateta e se transformando em Superpatinhas. É interessante a maneira como tudo ocorre, uma série de coincidências envolvendo o Donald e seus sobrinhos e o Peninha num teste de economia dado pelo Tio Patinhas. História muito interessante.

Imagem

Outras imagens da edição:

Imagem

Imagem

Dei risadas da boa HQ "O monstro da limpeza". Nela, Pardal, a pedido das senhoras do comitê da beleza, inventa um aspirador voador gigante para retirar o lixo da cidade. Quando ele sobrevoa a casa do Pateta, este o confunde com um monstro espacial e atira na máquina, fazendo com que posteriormente todo o lixo volte a se espalhar na cidade.

Imagem
Editado pela última vez por Ramyen em 26 Jul 2019, 18:41, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 2):
gusta dos biscoitosVictor235

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 4399 vezes
Curtiram: 931 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 26 Jul 2019, 14:16

Maylene escreveu:Hm, tudo indica que Bidu fez sucesso e assim foi fundado o estúdio. Por lá que foram feitas as revistas do Bidu, certo?

Que eu me lembre, Bidu foi criado ainda na época do Zás Trás, em algum ano da década de 50.

Quase me esqueci que apareciam em tiras de jornais naquela época.

Agora, quando a MSP completou 50 anos, em 2009, novamente utilizaram o selo jubileu?
O Bidu, na realidade, surgiu na primeira tira do Maurício que saiu em jornais, junto com o Franjinha, em julho de 1959. Em 1960, a Editora Continental começou a lançar uma revista, a Zaz Traz, com histórias dele e de outros personagens. Posteriormente, Bidu ganhou uma revista com seu nome pela mesma editora, durando apenas oito edições. O estúdio próprio (MSP) só foi oficialmente fundado em 1962, com o nome de Bidulândia Serviços de Imprensa.

Sobre o selo dos 50 anos da MSP, não teve o "jubileu". Peguei uma capa de exemplo:

Imagem
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 2):
Victor235Bia N
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 26 Jul 2019, 22:56

Até porque hoje em dia não é comum a utilização do termo "jubileu" :P

"Bidulândia Serviços de Imprensa" :lol:

Aliás, Bia, você pode conferir essas tiras clássicas do Bidu aqui nesse tópico. O Gustavo as postou.
Ramyen Matusquela escreveu:Nessa época, os italianos sumiram com muitas outras cores. :vamp:
Não entendi a piada. Pensei que fosse algo relacionado com a Copa do Mundo, mas a Itália não teve títulos nos anos 90.
Ramyen Matusquela escreveu:Outro bom post. Onde comprou / arrematou esses "AP"?
Obrigado! Ambos foram comprados juntos na Estante Virtual, por um preço barato (estão com a capa um pouco avariada, como pode ver). Já faz um bom tempo. Acabaram ficando na fila de leitura e depois na fila de postagens.
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
# 28 - "O Pato Donald # 1086, de setembro de 1972"

Imagem

O gibi do dia é o engraçado número # 1086 do Pato, lançado no começo dos anos 70.
Boa, esse post mostra a edição publicada exatamente antes do Zé Carioca # 1087 que comentei anteontem.

O papel utilizado nos gibis do começo dos anos 70 parece diferente dos anteriores e posteriores. Não sei descrever papéis, mas estes tinham um aspecto mais "plastificado" e as cores eram impressas em tons mais vivos.
Ramyen Matusquela escreveu:Imagem
Destaque para a frase "Eu me transformei num Superpato", termo aqui utilizado como adjetivo e não em referência à identidade heroica do Donald.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen

Jegue
Membro
Membro
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Mensagem por Jegue » 26 Jul 2019, 23:13

Barbano escreveu:
Jubileu, pra mim, lembra pipoca quente e na manteiga... :asso:
Esses usuários curtiram o post de Jegue (total: 1):
gusta dos biscoitos
► Exibir Spoiler

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 27 Jul 2019, 01:01

NOTÍCIAS
Imagem

Zé Carioca # 1713, de agosto de 1984, foi um dos gibis que recebeu em sua capa o selo comemorativo "Feliz Aniversário, Donald".

Em "A mascote que dançou", história que abre esta edição, podemos ver duas mascotes. "Fluflu the dog" é um cão feroz longe de seu dono e a história utilizou um recurso em seus desenhos no qual os jogadores de um pôster do "Flumengo" que estava na parede "saíram correndo" ao ver o cachorro.

Imagem

"Tiquinho the dancing elephant", por sua vez, é um elefante que "dança conforme a música". Porém, segundo Zico & Zeca o paquiderme tem gosto refinado e só dança "Fordão Negro", mais uma referência ao Trio Parada Dura feita em HQs Disney.

Imagem

No final da história, aparece ainda um tamanduá-bandeira, e os sobrinhos de Zé Carioca referenciam indiretamente a expressão "abraço de tamanduá": "Ah, ah, ah! O tamanduá não gosta de dançar, Tio Zé... só de abraçar!".

Imagem

Imagem

Em "Cavalo roubado não se olha as pintas", Bafo rouba o cavalo Expresso, de Mickey, pinta-o de preto e o inscreve numa corrida como Azulão. A história também menciona um objeto chamado "aranha": "Atrele a aranha". A roupa de Pateta, quadriculada, foi feita tal como fazem com a do personagem Sir Lock:

Imagem

Imagem

Quadro bom para usarmos por aí:

Imagem

Por fim, há uma história inédita do Morcego Verde que nunca foi republicada ("A bruxa que só falava abóbora"). Todavia, já enviaram sua imagem ao Inducks.

-----

Imagem
@James Revolti

Imagem

- Uma das propagandas mais criativas para um gibi da Disney:
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
Ramyengusta dos biscoitosBia N

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 27 Jul 2019, 09:11

Victor235 escreveu:Não entendi a piada. Pensei que fosse algo relacionado com a Copa do Mundo, mas a Itália não teve títulos nos anos 90.
Me referi ao fato das histórias terem um excesso de rosa e azul, muitas vezes tão claro que parece branco.

Parabéns pelo post do Zé. Sobre a propaganda, a leitura desse DE está programada para breve (mas será o original, não a reedição).
Victor235

Responder