Educação

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Hugoh
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Re: Educação

Mensagem por Hugoh » 27 Set 2016, 13:22

Don CHelipe escreveu:Filosofia idem, até porque, os professores sempre tendem a um lado politico e isso ai manipula e não forma opinião.
Concordo que a filosofia não deve ser obrigatória, mas não por esse pretexto que você apresentou. Deve haver uma maior vigilância sobre os professores que manipulam, mas nunca tirar a sua liberdade de opinião em sala.

Don CHelipe escreveu:Português, Matemática e Inglês realmente devem ser obrigatório a todos, pois são essencial em praticamente todas as carreiras.
A educação física também precisa ser obrigatória por questão de saúde, mas uma educação física de verdade e não com a metade da sala jogando futebol enquanto a outra joga Uno.
Esses usuários curtiram o post de Hugoh (total: 1):
E.R

E.R
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6494 vezes
Curtiram: 4015 vezes

Mensagem por E.R » 27 Set 2016, 22:02

Pois é, a Educação Física sendo mantida, como quer o sindicato dos professores, tem que ajudar os alunos.

Da seguinte forma, quem não quiser fazer atividades em grupo (por exemplo, jogar futebol) pode ter a opção do professor direcionar exercícios físicos como abdominais ou levantar pesos, tudo com a supervisão do professor.

Para isso, as escolas passariam a ter a obrigação de, além de ter bola de futebol, bola de vôlei e bola de basquete, também ter pequenos colchões para suas alunas e alunos fazerem abdominais e também uma quantidade de pesos para seus alunos poderem fazer musculação.

Os professores teriam que ser obrigados a dar a mesma atenção para meninas e meninos (o que não ocorre hoje, quando a atenção é maior para os meninos).

De forma que a manutenção da Educação Física nas escolas ajude, de fato, a melhorar a forma física dos alunos (o que não acontece hoje, com o Brasil tendo cada vez mais pessoas gordas).

Outra medida que deveria ser implementada, é a venda de alimentos mais saudáveis nas escolas a um preço justo, com as alunas e alunos podendo comprar saladas e frutas a um preço viável e se alimentando melhor na escola.

As cantinas das escolas também deveriam ser estimuladas pelos donos de colégio, para vender mais almoços para os alunos, aumentando o faturamento dos funcionários que trabalham nas cantinas e, oferecendo aos alunos almoços com comida boa e saudável a um preço mais justo.
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
Hugoh
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 27 Set 2016, 23:15

O Gordo escreveu:Quanto a ensinar Português e Matemática, acho legal. Mas tinham que aprofundar menos Matemática. Bem menos. Coisas mais básicas mas necessárias.
Ou seja, além de limitar o conteúdo obrigatório para duas ou três matérias, você ainda acharia bom que o pouco que restou fosse tão básico assim? Então o conteúdo obrigatório seria praticamente nada (3 matérias e ensinando só o basicão)?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Hugoh
Membro
Membro
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 364 vezes

Mensagem por Hugoh » 27 Set 2016, 23:23

É, o Gordo forçou nessa parte aí. Teria ser ao contrário. Um maior aprofundamento nessas matérias.
Esses usuários curtiram o post de Hugoh (total: 1):
Victor235

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 27 Set 2016, 23:36

Só um comentário sobre o ensino de Matemática.

Devia ensinar um pouco de Economia e dar mais valor a Matemática Financeira.

No sistema atual, é ensinada muita coisa de Matemática, que, ao meu ver, só é útil pra quem vai virar Professor de Matemática ou pra quem vai cursar determinadas matérias de Exatas.

Logo, esse conteúdo deveria ser ensinado apenas para aqueles que escolherem Exatas no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio.

Determinados conteúdos já na quinta série do Ensino Fundamental são ensinados para alunos que não vão usá-los.

O mesmo vale para a matéria de Desenho Geométrico, ensinada no Ensino Fundamental. É outro tipo de conteúdo que deveria ficar apenas com o Ensino Médio, para quem for cursar Exatas.

Qualquer pequisa sobre evasão escolar vai constatar que a Matemática é a matéria que mais provoca a evasão escolar.

E, depois, vem outras matérias de Exatas, principalmente Química.

É um decoreba inútil pra quem não vai seguir Exatas.
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
@EA
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 27 Set 2016, 23:38

Desenho Geométrico podia se unir com Geometria para atingir a cláusula de barreira e continuar na grade.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 27 Set 2016, 23:44

Desenho Geométrico deveria estar no Ensino Médio, apenas para quem optar por Exatas.

A álgebra e a geometria avançada deveriam ser apenas pra quem optar por Exatas.

Antes disso, deveria apenas ser ensinada a álgebra e a geometria básicas no final do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Logo, não precisa de tanta aula de Matemática assim como se tem hoje.

A Matemática fundamental é até a quarta série.

Depois, no próprio Ensino Fundamental, a partir da quinta série, começa a ser ensinado um tipo de conteúdo que é muito específico pra quem vai cursar Exatas, aí que a escola começa a virar um inferno.
Imagem
Imagem
Imagem

Butch
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Genoa
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 106 vezes

Mensagem por Butch » 28 Set 2016, 00:56

Falando apenas sobre a obrigatoriedade ou não da Ed Física.
No meu ponto de vista, é algo essencial, pois ajuda no combate ao sedentarismo. Mas eu falo daquela aula onde o professor está sempre ali, tendo diversidade nos esportes praticados e sempre coordenando sobre o que se deve ou não fazer em tal coisa.

Agora se for aquelas onde qualquer zé ruela que se diz professor, pega uma bola na secretária e manda os alunos jogarem baleado ( leia-se queimada) ou futsal, enquanto taca o foda-se pra o que eles fazem na quadra, isso sim não deve ser aceito.
Esses usuários curtiram o post de Butch (total: 1):
E.R
Imagem
"Não costumo ser um homem religioso, mas se tu estás lá em cima, me salva, SUPER HOMEM"

O Gordo
Membro
Membro
Curtiu: 887 vezes
Curtiram: 4692 vezes

Mensagem por O Gordo » 28 Set 2016, 09:42

Victor235 escreveu:
O Gordo escreveu:Quanto a ensinar Português e Matemática, acho legal. Mas tinham que aprofundar menos Matemática. Bem menos. Coisas mais básicas mas necessárias.
Ou seja, além de limitar o conteúdo obrigatório para duas ou três matérias, você ainda acharia bom que o pouco que restou fosse tão básico assim? Então o conteúdo obrigatório seria praticamente nada (3 matérias e ensinando só o basicão)?
Acho que "basicão" é diferente nos nossos conceitos.

Pra que caralhos uma pessoa cursando Matemática no Ensino Médio quer saber de Binômio de Newton, sistema linear, equação modular? Tem que ensinar é o que serve, tipo juros, estatística, probabilidade... Isso sim é um conteúdo decente e que está presente no cotidiano. Sem falar do básico, também, que por ser tão desvalorizado forma gente que em pleno Médio não sabe fazer uma conta de divisão com decimais ou uma simples regra de três.

E eu não disse nada quanto a Português. mas eu acho que gramática devia ser só pra quem quer se formar em letras
Esses usuários curtiram o post de O Gordo (total: 3):
BarbanoE.RBugiga
Imagem
"Desde las hermosas playas de Cancún..."
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4783 vezes

Mensagem por Barbano » 28 Set 2016, 10:28

Pior que eu concordo com o Gordo. Acho que há um aprofundamento exagerado até em algumas coisas do ensino de matemática (que deveria haver só para quem for direcionado para a área de exatas). E, na prática, tal aprofundamento não serve pra nada, pois muitos saem da escola sem saber sequer o básico. Talvez seria melhor ensinar bem o básico...

Também tem aprofundamento exagerado na Biologia (pra que um aluno do ensino médio que vá para a área de exatas precisa saber o que é uma mitocôndria?), Química, Física, etc...

Quanto à geometria, acho que deve sim fazer parte do conteúdo essencial. Até um pedreiro precisa de noções de geometria para construir uma parede.
Victor235 escreveu:Ou seja, além de limitar o conteúdo obrigatório para duas ou três matérias, você ainda acharia bom que o pouco que restou fosse tão básico assim? Então o conteúdo obrigatório seria praticamente nada (3 matérias e ensinando só o basicão)?
Seria como na faculdade, em que há matérias optativas, mas que o aluno é obrigado a cursar uma determinada quantidade delas. Não quer dizer que seria só o basicão, mas há exageros sim na matemática e deficiências, por exemplo, no inglês. Quem sai da escola (pública) tendo uma noção pelo menos razoável de inglês?

Mas o aluno não sairia da escola sem nenhuma base do restante. No ensino fundamental ele tem história, geografia e ciência como disciplinas obrigatórias.
E.R escreveu:Outra medida que deveria ser implementada, é a venda de alimentos mais saudáveis nas escolas a um preço justo, com as alunas e alunos podendo comprar saladas e frutas a um preço viável e se alimentando melhor na escola.

As cantinas das escolas também deveriam ser estimuladas pelos donos de colégio, para vender mais almoços para os alunos, aumentando o faturamento dos funcionários que trabalham nas cantinas e, oferecendo aos alunos almoços com comida boa e saudável a um preço mais justo.
Eu acho que o fornecimento de alimentação saudável já deve ser contemplado na merenda.

Eu concordo com a tua ideia de incentivar a venda de alimento saudável, desde que não haja proibição da venda de outros alimentos (Coca-Cola, coxinha, etc). A escolha fica por conta de quem compra.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
E.RBugiga

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 28 Set 2016, 11:09

Sim, concordo, tem que ter todas as opções.

Só que hoje em dia é muito mais barato comprar um salgado do que uma refeição mais saudável.

Outra coisa que devia melhorar aqui no Brasil é o ensino de Literatura. Sou até a favor de manterem livros como Vidas Secas e Dom Casmurro, pela alta qualidade do texto desses dois livros.

Mas tem outros livros brasileiros que os alunos são obrigados a ler que são muito fracos.

Podiam ser substituídos por livros estrangeiros, como Dom Quixote, O Pequeno Príncipe e O Primo Basílio.

Os jovens tem que ler livros de qualidade, sejam brasileiros ou estrangeiros.

È difícil formar leitores dando livros chatos como Iracema, O Cortiço, Macunaíma, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Imagem
Imagem
Imagem

O Gordo
Membro
Membro
Curtiu: 887 vezes
Curtiram: 4692 vezes

Mensagem por O Gordo » 28 Set 2016, 11:23

E.R escreveu:È difícil formar leitores dando livros chatos como Iracema, O Cortiço, Macunaíma, Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Eu tive que ler esses 4 em um único ano. Um para cada bimestre. Um mais chato que o outro.

Sobretudo Iracema e Cortiço. Brás Cubas é bem legal pela proposta diferente.

Em outra oportunidade tive que ler Os Lusíadas. Exigiram que não fosse adaptação. Parei na segunda página e corri pra adaptação.
Esses usuários curtiram o post de O Gordo (total: 1):
E.R
Imagem
"Desde las hermosas playas de Cancún..."
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Chambón
Membro
Membro
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 288 vezes

Mensagem por Chambón » 28 Set 2016, 11:41

Coisa horrível é Marília de Dirceu. Já Gregório de Matos é massa.

Problema da literatura ensinada aqui é que os caras fazem um corte no meio da literatura mundial deixando só os livros escritos em português. Aí cortam de novo e deixam só os livros escritos no Brasil, em Portugal e em algumas colônias africanas, com foco quase integral em produções brasileiras já
determinadas para serem cobradas nos vestibulares. Aí diminuem as opções.

Não é nem questão de se aprofundar muito, deveriam abordar as obras essenciais produzidas em todo mundo. O nacional não seria desvalorizado visto que entraria nessa também, até porque o mesmo se relaciona com o que foi e vem sendo produzido lá fora, e vice-versa.
Esses usuários curtiram o post de Chambón (total: 1):
E.R
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

@EA
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por @EA » 29 Set 2016, 18:31

E.R escreveu:Podiam ser substituídos por livros estrangeiros, como Dom Quixote, O Pequeno Príncipe e O Primo Basílio.
Primo Basílio é a morte! Me botaram pra ler no Ensino Médio uma versão gigantesca (algo entre 300 e 500 páginas, não lembro direito), cheia de palavras antigas. Tive que fazer que nem o Chris e buscar vídeos no Youtube.
Agente da Coroa a serviço da Rainha

Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!

Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 30 Set 2016, 23:06

Poxa, "O Cortiço" é um bom livro!
O Gordo escreveu:Acho que "basicão" é diferente nos nossos conceitos.
Bom, então na verdade você está priorizando uma substituição de conteúdos. Eu tinha entendido que pretendia tirar os temas muito específicos e manter os demais.

Responder