Pior que eu concordo com o Gordo. Acho que há um aprofundamento exagerado até em algumas coisas do ensino de matemática (que deveria haver só para quem for direcionado para a área de exatas). E, na prática, tal aprofundamento não serve pra nada, pois muitos saem da escola sem saber sequer o básico. Talvez seria melhor ensinar bem o básico...
Também tem aprofundamento exagerado na Biologia (pra que um aluno do ensino médio que vá para a área de exatas precisa saber o que é uma mitocôndria?), Química, Física, etc...
Quanto à geometria, acho que deve sim fazer parte do conteúdo essencial. Até um pedreiro precisa de noções de geometria para construir uma parede.
Victor235 escreveu:Ou seja, além de limitar o conteúdo obrigatório para duas ou três matérias, você ainda acharia bom que o pouco que restou fosse tão básico assim? Então o conteúdo obrigatório seria praticamente nada (3 matérias e ensinando só o basicão)?
Seria como na faculdade, em que há matérias optativas, mas que o aluno é obrigado a cursar uma determinada quantidade delas. Não quer dizer que seria só o basicão, mas há exageros sim na matemática e deficiências, por exemplo, no inglês. Quem sai da escola (pública) tendo uma noção pelo menos razoável de inglês?
Mas o aluno não sairia da escola sem nenhuma base do restante. No ensino fundamental ele tem história, geografia e ciência como disciplinas obrigatórias.
E.R escreveu:Outra medida que deveria ser implementada, é a venda de alimentos mais saudáveis nas escolas a um preço justo, com as alunas e alunos podendo comprar saladas e frutas a um preço viável e se alimentando melhor na escola.
As cantinas das escolas também deveriam ser estimuladas pelos donos de colégio, para vender mais almoços para os alunos, aumentando o faturamento dos funcionários que trabalham nas cantinas e, oferecendo aos alunos almoços com comida boa e saudável a um preço mais justo.
Eu acho que o fornecimento de alimentação saudável já deve ser contemplado na merenda.
Eu concordo com a tua ideia de incentivar a venda de alimento saudável, desde que não haja proibição da venda de outros alimentos (Coca-Cola, coxinha, etc). A escolha fica por conta de quem compra.