Transporte Público
- Bgs
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Re: Transporte Público
Cada vez mais difícil se locomover em SP. Transporte ruim e caro.
Quem é estudante sofre.
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#BgsDNV?
- Barbano
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Re: Transporte Público
3,80
Em Campinas vai subir tb. De 4,50 para 4,70.
A frota paulistana é uma das melhores do país. Poucas cidades tem tantos veículos com motor traseiro, piso baixo, suspensão a ar, ar condicionado, etc. E os trens da CPTM e do Metrô são bem bons também (mas lotam demais nos picos)
Em Campinas vai subir tb. De 4,50 para 4,70.
A frota paulistana é uma das melhores do país. Poucas cidades tem tantos veículos com motor traseiro, piso baixo, suspensão a ar, ar condicionado, etc. E os trens da CPTM e do Metrô são bem bons também (mas lotam demais nos picos)

- Hugoh
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Re: Transporte Público
O transporte em SP só é ruim em áreas periféricas. Estive andando por algumas nesse ano e, além da habitual superlotação, a qualidade do veículo é precária. Reclamar da falta de ar-condicionado é capricho se levarmos em conta o estofado dos assentos, baixa iluminação, lixo pelo chão e os botões de Parada Solicitada quebrados. Situação de abandono.
Aí tu pega a região central e o único problema mesmo é a superlotação, além do preço, porque não há reclamação do estado do veículo em si. Isso com uma visão mais simplista da coisa, porque em alguns lugares mais afastados ainda chegam os novos modelos de ônibus. Então diria que o principal problema é a superlotação e o preço que, infelizmente, acabou de aumentar.
Aí tu pega a região central e o único problema mesmo é a superlotação, além do preço, porque não há reclamação do estado do veículo em si. Isso com uma visão mais simplista da coisa, porque em alguns lugares mais afastados ainda chegam os novos modelos de ônibus. Então diria que o principal problema é a superlotação e o preço que, infelizmente, acabou de aumentar.
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Re: Transporte Público
Metrô de São Paulo cita casal #Brumar para explicar ‘vai e voltar’ de trens
Coluna do Estadão
01 Fevereiro 2018 | 05h30

TWITTER METRO SP
O metrô de São Paulo citou no Twitter o casal #Brumar, formado pela atriz Bruna Marquezine e o jogador Neymar Jr., para explicar o ciclo de “vai e volta” dos trens.
COLUNA DO ESTADÃO / ESTADÃO01 Fevereiro 2018 | 05h30

TWITTER METRO SP
O metrô de São Paulo citou no Twitter o casal #Brumar, formado pela atriz Bruna Marquezine e o jogador Neymar Jr., para explicar o ciclo de “vai e volta” dos trens.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
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Re: Transporte Público
Pela primeira vez um perfil do governo pega carona numa modinha da internet e não passa vergonha. Na maioria dos casos parece o seu tio velho querendo ser descolado falando a língua do jovem.
- E.R
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Re: Transporte Público
EXTRA
A Alerj aprovou o projeto de lei 478/15 que obriga as concessionárias de transportes públicos, como Barcas S/A, Supervia e MetrôRio, a aceitarem em suas bilheterias a compra das passagens com utilização de cartões de débito.
O deputado Comte Bittencourt (PPS), um dos autores do projeto, afirma que a medida é necessária para evitar que o passageiro seja obrigado a circular com dinheiro em espécie. O texto foi votado em segunda discussão pela Alerj e agora segue para a sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
— As regras destes contratos de concessão são de um tempo em que a realidade da segurança pública era outra. Não se justifica, portanto, querer impor ao cidadão que, para adquirir maior quantidade de tíquete, efetue saques de altos valores e circule com dinheiro em espécie. Trata-se de medida irrazoável que, além de impor enorme inconveniente ao cidadão, o coloca em situação de vulnerabilidade. Os usuários precisam contar com esta facilidade. Hoje em dia, quase tudo se paga com dinheiro de plástico — explicou ontem o deputado.
A Alerj aprovou o projeto de lei 478/15 que obriga as concessionárias de transportes públicos, como Barcas S/A, Supervia e MetrôRio, a aceitarem em suas bilheterias a compra das passagens com utilização de cartões de débito.
O deputado Comte Bittencourt (PPS), um dos autores do projeto, afirma que a medida é necessária para evitar que o passageiro seja obrigado a circular com dinheiro em espécie. O texto foi votado em segunda discussão pela Alerj e agora segue para a sanção do governador Luiz Fernando Pezão.
Em caso de descumprimento, os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
— As regras destes contratos de concessão são de um tempo em que a realidade da segurança pública era outra. Não se justifica, portanto, querer impor ao cidadão que, para adquirir maior quantidade de tíquete, efetue saques de altos valores e circule com dinheiro em espécie. Trata-se de medida irrazoável que, além de impor enorme inconveniente ao cidadão, o coloca em situação de vulnerabilidade. Os usuários precisam contar com esta facilidade. Hoje em dia, quase tudo se paga com dinheiro de plástico — explicou ontem o deputado.



- E.R
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Re: Transporte Público
https://oglobo.globo.com/rio/prefeitura ... o-22459213
Alvo de ações na Justiça há pelo menos um ano, a tarifa dos ônibus municipais está passando por novo estudo na prefeitura do Rio, que agora quer cobrar valores diferentes para quem embarcar em veículos com e sem ar-condicionado.
A proposta, segundo o “RJ-TV”, da Rede Globo, é do próprio prefeito Marcelo Crivella, numa tentativa de resolver o impasse com as empresas de transporte e, ainda, forçá-las a climatizar toda a frota. Sem data para ser implementada, a medida não agradou ao sindicato que representa o setor, que diz ter recebido a notícia com perplexidade.
De acordo com o Rio Ônibus, o anúncio desrespeita o contrato de concessão do serviço e pode aumentar a desigualdade social.
Em nota, a Secretaria municipal de Transportes informou que “a prefeitura está empenhada em resolver a questão tarifária (...), com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade à população carioca. E estuda a melhor forma de cobrar tarifas diferenciadas para veículos com ar e veículos sem ar-condicionado”. Atualmente, seguindo uma decisão judicial, a passagem no município custa R$ 3,60. O reajuste para carros climatizados deverá seguir o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, hoje, ficaria em R$ 4.
Devido ao fechamento recente de empresas, o Rio Ônibus não tem um número atualizado da frota, mas afirma que 50% dos carros estão refrigerados. No entanto, em julho passado, reportagem do GLOBO mostrou que mais da metade (54,3%) dos coletivos continuavam “quentões”: de 7.240 veículos, 3.928 não tinham ar. Presidente do sindicato, Claudio Callak espera que o prefeito reavalie a decisão :
— Essa proposta é um tiro no pé. A ideia de climatizar os ônibus foi uma demagogia. Não fomos chamados na época, foi uma iniciativa do ex-prefeito Eduardo Paes. E agora novamente não fomos consultados, não há um estudo técnico sobre o assunto — disse Callak, que sugere que haverá segregação nos ônibus :
— O patrão não vai querer pagar a tarifa mais cara. Quanto mais necessitado o usuário, maior a chance de ele só andar no ônibus sem ar.
Até 2013, o Rio praticava tarifas diferentes para ônibus municipais com e sem refrigeração. Em junho daquele ano, Paes publicou decreto reajustando as tarifas em 7,2% (de R$ 2,75 para 2,95) e acabando com a diferença nos valores. A medida era uma tentativa de o Rio cumprir uma das metas do Plano Estratégico, que previa refrigerar toda a frota até a Olimpíada de 2016. Na época, dos 9 mil coletivos, 800 contavam com ar.
Em nota, o promotor da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Direito do Consumidor, Rodrigo Terra, informou que a climatização da frota deveria ter sido financiada com a antecipação de receita referente ao acréscimo de R$ 0,20 na tarifa, ocorrido em janeiro de 2015 : “Mesmo assim, as empresas descumpriram a obrigação e estão respondendo na Justiça por isso”, diz. “A tarifa diferenciada não resolve o problema central da situação dos ônibus do Rio que já dura mais de duas décadas”, afirma outro trecho da nota.
Alvo de ações na Justiça há pelo menos um ano, a tarifa dos ônibus municipais está passando por novo estudo na prefeitura do Rio, que agora quer cobrar valores diferentes para quem embarcar em veículos com e sem ar-condicionado.
A proposta, segundo o “RJ-TV”, da Rede Globo, é do próprio prefeito Marcelo Crivella, numa tentativa de resolver o impasse com as empresas de transporte e, ainda, forçá-las a climatizar toda a frota. Sem data para ser implementada, a medida não agradou ao sindicato que representa o setor, que diz ter recebido a notícia com perplexidade.
De acordo com o Rio Ônibus, o anúncio desrespeita o contrato de concessão do serviço e pode aumentar a desigualdade social.
Em nota, a Secretaria municipal de Transportes informou que “a prefeitura está empenhada em resolver a questão tarifária (...), com o objetivo de oferecer mais conforto e qualidade à população carioca. E estuda a melhor forma de cobrar tarifas diferenciadas para veículos com ar e veículos sem ar-condicionado”. Atualmente, seguindo uma decisão judicial, a passagem no município custa R$ 3,60. O reajuste para carros climatizados deverá seguir o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e, hoje, ficaria em R$ 4.
Devido ao fechamento recente de empresas, o Rio Ônibus não tem um número atualizado da frota, mas afirma que 50% dos carros estão refrigerados. No entanto, em julho passado, reportagem do GLOBO mostrou que mais da metade (54,3%) dos coletivos continuavam “quentões”: de 7.240 veículos, 3.928 não tinham ar. Presidente do sindicato, Claudio Callak espera que o prefeito reavalie a decisão :
— Essa proposta é um tiro no pé. A ideia de climatizar os ônibus foi uma demagogia. Não fomos chamados na época, foi uma iniciativa do ex-prefeito Eduardo Paes. E agora novamente não fomos consultados, não há um estudo técnico sobre o assunto — disse Callak, que sugere que haverá segregação nos ônibus :
— O patrão não vai querer pagar a tarifa mais cara. Quanto mais necessitado o usuário, maior a chance de ele só andar no ônibus sem ar.
Até 2013, o Rio praticava tarifas diferentes para ônibus municipais com e sem refrigeração. Em junho daquele ano, Paes publicou decreto reajustando as tarifas em 7,2% (de R$ 2,75 para 2,95) e acabando com a diferença nos valores. A medida era uma tentativa de o Rio cumprir uma das metas do Plano Estratégico, que previa refrigerar toda a frota até a Olimpíada de 2016. Na época, dos 9 mil coletivos, 800 contavam com ar.
Em nota, o promotor da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva do Direito do Consumidor, Rodrigo Terra, informou que a climatização da frota deveria ter sido financiada com a antecipação de receita referente ao acréscimo de R$ 0,20 na tarifa, ocorrido em janeiro de 2015 : “Mesmo assim, as empresas descumpriram a obrigação e estão respondendo na Justiça por isso”, diz. “A tarifa diferenciada não resolve o problema central da situação dos ônibus do Rio que já dura mais de duas décadas”, afirma outro trecho da nota.



- Rondamon
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Re: Transporte Público
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/notic ... pera.ghtml

Após 14 anos de atraso, a Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começa a funcionar neste sábado (31). A princípio, durante um mês, a linha circulará somente aos sábados e domingos, das 10h às 15h, gratuitamente. O governador Geraldo Alckmin tinha prometido entregar a Linha 13 até 2004.
A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM.
A expectativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é que a linha seja utilizada por 120 mil passageiros por dia útil.
Inicialmente projetada para ser próxima ao terminal 3, conhecido como terminal internacional, a estação Aeroporto Guarulhos foi construída próxima ao terminal 1, o que deixará os passageiros distantes da área de embarque. A mudança ocorreu após o aeroporto que era administrado pela Infraero ser concedido à iniciativa privada.
No aeroporto, o trem para na estação que fica em frente ao Terminal 1, onde operam as companhias Azul e Passaredo. Para ir para os principais terminais do GRU Airport, o Terminal 2 (voos nacionais) e o Terminal 3 (voos internacionais), será preciso atravessar a passarela e tomar um ônibus gratuito que será disponibilizado pela concessionária do aeroporto.
Trem para o Aeroporto de Guarulhos começa a funcionar após 14 anos de atraso

Após 14 anos de atraso, a Linha 13-Jade da CPTM, que liga São Paulo ao Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, começa a funcionar neste sábado (31). A princípio, durante um mês, a linha circulará somente aos sábados e domingos, das 10h às 15h, gratuitamente. O governador Geraldo Alckmin tinha prometido entregar a Linha 13 até 2004.
A Linha 13-Jade tem 12,2 km de extensão e três estações: Aeroporto-Guarulhos, Guarulhos-Cecap e Engenheiro Goulart (na Zona Leste de São Paulo), onde haverá integração com a Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) da CPTM.
A expectativa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) é que a linha seja utilizada por 120 mil passageiros por dia útil.
Inicialmente projetada para ser próxima ao terminal 3, conhecido como terminal internacional, a estação Aeroporto Guarulhos foi construída próxima ao terminal 1, o que deixará os passageiros distantes da área de embarque. A mudança ocorreu após o aeroporto que era administrado pela Infraero ser concedido à iniciativa privada.
No aeroporto, o trem para na estação que fica em frente ao Terminal 1, onde operam as companhias Azul e Passaredo. Para ir para os principais terminais do GRU Airport, o Terminal 2 (voos nacionais) e o Terminal 3 (voos internacionais), será preciso atravessar a passarela e tomar um ônibus gratuito que será disponibilizado pela concessionária do aeroporto.
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Re: Transporte Público
Tipo o Fortunati com as obras da Copa aqui em Porto Alegre...Paola Provocadora escreveu:Melhor ter entregado tarde do que não ter entregado.
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!
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Re: Transporte Público
A única que foi entregue até agora foi o viaduto do M de Mazembe.Bugiga escreveu:Tipo o Fortunati com as obras da Copa aqui em Porto Alegre...Paola Provocadora escreveu:Melhor ter entregado tarde do que não ter entregado.


- Bgs
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Re: Transporte Público
Estação "Aeroporto" que não vai até o aeroporto, é preciso pegar um do ônibus da estação, além do caminho a pé. Não sei aonde isso vai incentivar a pessoa a trocar o transporte individual pelo público.
E tudo isso porque resolveram construir um shopping onde seria a estação e o governo acatou. Uma pena.
E tudo isso porque resolveram construir um shopping onde seria a estação e o governo acatou. Uma pena.
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- Bugiga
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Re: Transporte Público
Como sempre, transporte coletivo é a última das prioridades.Borges escreveu:Estação "Aeroporto" que não vai até o aeroporto, é preciso pegar um do ônibus da estação, além do caminho a pé. Não sei aonde isso vai incentivar a pessoa a trocar o transporte individual pelo público.
E tudo isso porque resolveram construir um shopping onde seria a estação e o governo acatou. Uma pena.
Aqui em Porto Alegre, realocaram os recursos que seriam para o BRT para completar as outras obras da Copa, destinadas naturalmente ao transporte individual...
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