Não é uma distinção de "teólogo protestante", a Igreja Católica sempre aceitou essa distinção.BazzoReverso escreveu: ↑17 Out 2025, 16:50A bíblia não faz esta distinção, é tudo "palavra de Deus", essa distinção é papo de teólogo da época da reforma protestante.
A distinção não é tão direta quanto "A, B e C", mas pode-se dividir pelos propósitos e contextos de cada lei. A moral são os princípios de Deus, como o amor, justiça, compaixão etc. (por favor não mande algum versículo de castigo divino pela milionésima vez), que permeam toda a Bíblia. As cerimoniais eram especificamente no momento do povo de Israel para que fossem cumpridas até a vinda do Messias (isso, claro, na visão cristã; sobre isso, leia o final da mensagem).
"Portanto, ninguém vos julgue por comida, bebida, festas ou sábados, que são sombra das coisas que haveriam de vir; a realidade, porém, é Cristo." (Colossenses 2:16-17)
"Ao dizer 'nova aliança', torna-se antiga a primeira; e aquilo que envelheceu e se deteriorou está perto de desaparecer." (Hebreus 8:13)
"Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados." (Hebreus 10:3-4)
De maneira nenhuma se pode dizer isso, até porque, se fosse assim, a Bíblia Protestante não teria o Velho Testamento. Os deuterocanônicos, por exemplo (com menções a santos e orações aos mortos), considerados inválidos por Lutero, foram simplesmente removidos.BazzoReverso escreveu: ↑17 Out 2025, 16:50É basicamente o mesmo que dizer que o Antigo Testamento não vale mais,
Realmente foi uma má escolha de palavras da minha parte. Deveria ter dito "crença cristã" ou "visão cristã", ou seja, de que a lei cerimonial é cumprida em Cristo, conforme Novo Testamento.BazzoReverso escreveu: ↑17 Out 2025, 16:50Me desculpa, mas como assim sua vertente é "cristã"? Que tipo de vertente é essa??
Precisei destacar isso especificamente porque, obviamente, essa não é a mesma justificativa que te daria um não-cristão (e não tenho qualquer problema com crenças diferentes da minha).