Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
MVNS
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 682 vezes
Curtiram: 545 vezes

Religião

Mensagem por MVNS » 17 Out 2025, 18:39

BazzoReverso escreveu:
17 Out 2025, 16:50
A bíblia não faz esta distinção, é tudo "palavra de Deus", essa distinção é papo de teólogo da época da reforma protestante.
Não é uma distinção de "teólogo protestante", a Igreja Católica sempre aceitou essa distinção.

A distinção não é tão direta quanto "A, B e C", mas pode-se dividir pelos propósitos e contextos de cada lei. A moral são os princípios de Deus, como o amor, justiça, compaixão etc. (por favor não mande algum versículo de castigo divino pela milionésima vez), que permeam toda a Bíblia. As cerimoniais eram especificamente no momento do povo de Israel para que fossem cumpridas até a vinda do Messias (isso, claro, na visão cristã; sobre isso, leia o final da mensagem).

"Portanto, ninguém vos julgue por comida, bebida, festas ou sábados, que são sombra das coisas que haveriam de vir; a realidade, porém, é Cristo." (Colossenses 2:16-17)

"Ao dizer 'nova aliança', torna-se antiga a primeira; e aquilo que envelheceu e se deteriorou está perto de desaparecer." (Hebreus 8:13)

"Contudo, esses sacrifícios são uma recordação anual dos pecados, pois é impossível que o sangue de touros e bodes tire pecados." (Hebreus 10:3-4)
BazzoReverso escreveu:
É basicamente o mesmo que dizer que o Antigo Testamento não vale mais,
De maneira nenhuma se pode dizer isso, até porque, se fosse assim, a Bíblia Protestante não teria o Velho Testamento. Os deuterocanônicos, por exemplo (com menções a santos e orações aos mortos), considerados inválidos por Lutero, foram simplesmente removidos.
BazzoReverso escreveu:
Me desculpa, mas como assim sua vertente é "cristã"? Que tipo de vertente é essa??
Realmente foi uma má escolha de palavras da minha parte. Deveria ter dito "crença cristã" ou "visão cristã", ou seja, de que a lei cerimonial é cumprida em Cristo, conforme Novo Testamento.

Precisei destacar isso especificamente porque, obviamente, essa não é a mesma justificativa que te daria um não-cristão (e não tenho qualquer problema com crenças diferentes da minha).
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para ser Professor e Pregador.
Buscando um estudo racional e respeitoso sobre as relações do ser humano com o divino.
"Aprender para ensinar e ensinar para aprender."

Pavi
Membro
Membro
Curtiu: 2086 vezes
Curtiram: 1057 vezes

Religião

Mensagem por Pavi » 17 Out 2025, 19:06

Episódio Perdido Mundial escreveu:
17 Out 2025, 02:31
Esse cara é meio louco, acredita na Terra Plana, antitrinitário, etc.
A Terra Plana possui base bíblica.

Se antitrinitário é acreditar que Jesus não é o próprio Deus, mas sim o filho, então me encaixo como tal.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 17 Out 2025, 19:44

Pavi escreveu:
17 Out 2025, 19:06
Não é uma questão de linguagem quanto ao "quatro cantos da Terra" levado ao pé da letra, por exemplo?
Pavi escreveu:
Se antitrinitário é acreditar que Jesus não é o próprio Deus, mas sim o filho, então me encaixo como tal.
Meu entendimento é que Deus se faz das três formas (Jesus como um humano que é filho e Espírito Santo como uma força santificadora). Pode explicar a sua visão? Sim, naturalmente eu conheço ela, mas queria saber de você, especificamente.

---

Creio que com você eu posso ter conversas respeitosas, realmente estou aberto ao diálogo e troca de ideias saudável e sem baixarias aqui (sei que é besta essa pisação de ovos, mas como toda vez que eu tento ter uma conversa respeitosa aqui as pessoas partem para baixaria, preciso repetir) :joinha:
Buscando um estudo racional e respeitoso sobre as relações do ser humano com o divino.

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 418 vezes
Curtiram: 1829 vezes

Religião

Mensagem por Paz » 17 Out 2025, 20:52

Pavi escreveu:
não, não possui.

e antes que tu tente argumentar mandando versiculozinho aleatorio traduzido e fora de contexto igual o bazzo fez ali:
eu leio a bíblia no idioma original :yes:

BazzoReverso escreveu:
A bíblia não faz esta distinção
"a bíblia" é um compilado de textos que, como todo texto, precisa de contexto histórico, sociológico, antropológico, ecdótico e hermenêutico pra ser entendido. se vc ignora tudo isso e toma só o que tá dentro dela (que é o que tanto ateus quanto neopentecostais costumam fazer), obviamente tu vai chegar em conclusões absurdas* e sem sustentação. "a bíblia" não é um livro que caiu do céu sozinho do nada. qualquer texto histórico precisa ser estudado, interpretado e analisado pra ser entendido corretamente e no seu sentido original.

* tipo isso aqui:
BazzoReverso escreveu:
é tudo "palavra de Deus"
eu literalmente não conheço nenhuma vertente religiosa séria que diga que a bíblia é "tudo palavra de Deus". isso não existe, só quem fala isso é ateu de facebook querendo fazer argumento espantalho, ou pastor picareta querendo distorcer alguma coisa pra ludibriar gente.
a maioria das vertentes - senão todas - deixam claro que os textos bíblicos foram escritos por homens, ainda que sob "inspiração divina" - e nisso sim as vertentes variam a respeito do que seria a inspiração divina em si.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
MVNS
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro
Curtiu: 621 vezes
Curtiram: 808 vezes

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 17 Out 2025, 21:44

Pois é, que confusão né? Que pena que o Deus todo-poderoso onisciente e onipotente apenas "inspirou" esses caras a escreverem livros contraditórios no deserto e encarnou como um carpinteiro hippie sem registro histórico, com certeza não havia nenhum método mais eficaz dele se mostrar à humanidade. :rolleyes2:

Chega a ser patético esse tipo de discussão em pleno século 21, eu nem gosto de ficar citando muito a biblia porquê sei que nada daquilo ali tem qualquer valor, mas pelo visto agora a bíblia não é mais uma fonte válida de informações sobre o cristianismo e não deve ser levado a serio como "palavra de deus", o que que é palavra de deus então? As vozes da sua cabeça? :lol:

Quem ta fazendo espantalho é você, ninguém ta falando que Deus sentou e escreveu a bíblia a punho, eu sei que foram escritos por homens, mas claramente ele considera as escrituras como sua palavra, como dito por Jesus, e se a bíblia foi mal traduzida e interpretada, e está cheia de contradições, é culpa de quem?

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5219 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 17 Out 2025, 21:57

eu as vezes me pergunto quantas pessoas sabem que a Biblia não é literalmente "um livro" e sim tipo uma franquia

tipo o Harry Potter que tem 8 ou One Piece que tem 112 (a Biblia tendo 66)

eu n gosto da forma que a Biblia é discutida por aí como se fosse um livrinho preto unico chamado "Biblia" que começa no Gênesis de Moisés e termina no Apocalipse de João

e legitimamente me incomoda a popularidade das Bíblias compiladas com texto minusculo pra caber tudo do jeito que eu falei, ao invés de releases separados pra deixar cada livro individual brilhar

essa forma antológica como a Biblia é tratada/publicada me dá a impressão de que essa é a maior causa dos ensinamentos individuais de cada livro em si não serem valorizados como o que são (ensinamentos dentro da narrativa/tema daquele livro em especifico)

de vez em quando eu tenho vontade de fazer uma leitura pública em video ou em live de cada livro e fazer uma análise de boa fé dos temas relevantes a cada livro especifico, tipo um estudo bíblico, mas não sei o quão apropriado seria considerando que eu já sou reivindicado por Asmodeus
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Paz

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 17 Out 2025, 22:02

BazzoReverso escreveu:
17 Out 2025, 21:44
se a bíblia foi mal traduzida, é culpa de quem?
de quem traduziu mal :joinha:

bebida com metanol CH escreveu:
17 Out 2025, 21:57
de vez em quando eu tenho vontade de fazer uma leitura pública em video ou em live de cada livro e fazer uma análise de boa fé dos temas relevantes a cada livro especifico
acho top e apoio a ideia, começa com o eclesiastes que é mt resenha
יעשה שלום

Teawine Chavinho
Membro
Membro
Curtiu: 361 vezes
Curtiram: 283 vezes

Religião

Mensagem por Teawine Chavinho » 17 Out 2025, 22:05

eu as vezes me pergunto quantas pessoas sabem que a Biblia não é literalmente "um livro" e sim tipo uma franquia

eu n gosto da forma que a Biblia é discutida por aí como se fosse um livrinho preto unico chamado "Biblia" que começa no Gênesis de Moisés e termina no Apocalipse de João

e legitimamente me incomoda a popularidade das Bíblias compiladas com texto minusculo pra caber tudo do jeito que eu falei, ao invés de releases separados pra deixar cada livro individual brilhar

essa forma antológica como a Biblia é tratada/publicada me dá a impressão de que essa é a maior causa dos ensinamentos individuais de cada livro em si não serem valorizados como o que são (ensinamentos dentro da narrativa/tema daquele livro em especifico)

de vez em quando eu tenho vontade de fazer uma leitura pública em video ou em live de cada livro e fazer uma análise de boa fé dos temas relevantes a cada livro especifico, tipo um estudo bíblico, mas não sei o quão apropriado seria considerando que eu já sou reivindicado por Asmodeus
Interessante você ter falado isso. Eu tenho aqui uma edição do Gênesis em formato de bolso da editora L&PM. Mesmo não acreditando no criacionismo, eu acho o Gênesis um livro interessante como uma obra literária, pra se ler como quem lê um romance mesmo. Leio esse livro da Bíblia uma vez por ano, em média.
"Um governo que não aparece faz o povo feliz. Um governo que tudo quer determinar faz o povo infeliz." - Lao Tsé

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 17 Out 2025, 22:06

Teawine Chavinho escreveu:
17 Out 2025, 22:05
eu acho o Gênesis um livro interessante como uma obra literária
pq ele é literalmente isso
a figura de linguagem é poética-alegórica e isso fica mt claro no hebraico
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 17 Out 2025, 22:14

Paz escreveu:
17 Out 2025, 22:02
de quem traduziu mal
Deus deveria garantir que o evangelho seja compreendido por todos, não?

Mas esse não é o caso, tanto que existem mais de 10 mil denominações cristãs cada uma com suas interpretações, vamos supor que eu me converta, como vou saber se estou seguindo a vertente "certa"?

Tem crente por aí que troca de igreja igual troca de roupa, literalmente dizendo coisas como "ah, não gostava de fulano naquela igreja" como justificativa, assim fica difícil levar essa religião à sério.

E sobre essa lance da bíblia, muitos não devem nem saber que os livros foram escolhidos arbitrariamente no século 4, existem centenas de livros que ficaram fora da bíblia, os livros canônicos são tão autênticos quanto esses daí, se levarmos em conta que foram todos escritos por homens no deserto.

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 17 Out 2025, 22:15

BazzoReverso escreveu:
17 Out 2025, 22:14
Deus deveria garantir que o evangelho seja compreendido por todos, não?
that's your opinion man
BazzoReverso escreveu:
existem centenas de livros que ficaram fora da bíblia
muitos deles são importantíssimos pra entender o contexto historico e antropologico inclusive
יעשה שלום

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 17 Out 2025, 22:16

Teawine Chavinho escreveu:
17 Out 2025, 22:05
Mesmo não acreditando no criacionismo, eu acho o Gênesis um livro interessante como uma obra literária, pra se ler como quem lê um romance mesmo. Leio esse livro da Bíblia uma vez por ano, em média.
Curioso, eu já disse várias vezes que a Bíblia deveria ser lida até por ateus justamente por esse motivo. :P

Se é pra ler como "ficção", leia também Ester e Daniel. São "histórias" muito boas.

A Bíblia Católica (cânon do século IV) tem 73.

É uma pena que as Igrejas em geral não incentivem muito o estudo bíblico em contexto histórico, social, cultural etc. (como o @Paz disse acima), pois fortalece bastante o entendimento e discernimento do texto, sobretudo pra não cair em baboseira de falsos líderes. Só comecei a estudar por esse lado na faculdade, mesmo.
BazzoReverso escreveu:
Tem crente por aí que troca de igreja igual troca de roupa, literalmente dizendo coisas como "ah, não gostava de fulano naquela igreja" como justificativa, assim fica difícil levar essa religião à sério.
Pior que eu concordo com você aí, e por isso acho importante a leitura bíblica para tirar as próprias conclusões do que seguir palavra de líder.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Paz

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 17 Out 2025, 22:24

Nenhuma das igrejas que já fui tinha um pastor sequer que prestava, minha familia vive mudando de igreja, o primeiro pastor traiu a esposa, o segundo disse pra minha mãe que Deus me mataria se ela não pagasse o dizimo, o terceiro disse no meio do culto que era deus encarnado, e o quarto e atual é extremamente homofóbico.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5219 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 17 Out 2025, 22:25

será que pros catolicos e protestantes esses 7 livros do velho testamento que eles n concordam se faz parte do canon ou não é tipo que nem quando fã de Sonic discute sobre as diferenças entre os quadrinhos de Sonic da Archie e os da IDW

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 17 Out 2025, 22:28

BazzoReverso escreveu:
17 Out 2025, 22:24
Nenhuma das igrejas que já fui tinha um pastor sequer que prestava, minha familia vive mudando de igreja, o primeiro pastor traiu a esposa, o segundo disse pra minha mãe que Deus me mataria se ela não pagasse o dizimo, o terceiro disse no meio do culto que era deus encarnado, e o quarto e atual é extremamente homofóbico.
isso explica muita coisa
יעשה שלום

Responder