Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 437 vezes
Curtiram: 1871 vezes

Religião

Mensagem por Paz » 06 Out 2025, 00:23

BazzoReverso escreveu:
06 Out 2025, 00:04
nunca chegarem a um acordo
Praticamente todos os acordos de paz propostos foram aceitos por Israel, inclusive o que está sendo discutido agora. Se não chegam em acordo, a culpa não é de Israel.
O próprio território de Gaza foi cedido por Israel para o "povo palestino" nos acordos de Oslo nos anos 90. Inclusive é por isso que uns malucos falam que Israel "criou o Hamas", porque o Hamas só existe hoje justamente porque Israel cedeu aos acordos de paz pra tentar acabar com a guerra de maneira pacífica.
No começo do ano mesmo, Israel aceitou um acordo ridículo em que libertaram milhares de presos palestinos (presos por crimes de fato, homicídios, atentados terroristas, etc) em troca de só algumas dezenas de reféns capturados pelo Hamas no 7 de Outubro (cujo único crime era terem nascido em Israel).

No mais, a Israel de hoje não é a mesma de 2.000 anos atrás. É o único estado democrático e com liberdade religiosa plena em todo o Oriente Médio. Os casos de "genocídio no antigo testamento" que você citou são entendidos pela tradição judaica hoje como ordens de um momento histórico muito específico em que o mundo não era nem minimamente civilizado, tanto que essas ordens nem sequer aparecem na lei judaica em si, apenas naqueles casos específicos.

Mas no Islã, por exemplo, acredita-se que o extermínio dos judeus é um passo fundamental pra chegada do juízo final. Há um Hadith (palavra de Maomé) que diz explicitamente: "O Dia do Juízo não chegará até que os muçulmanos lutem contra os judeus, e até que um judeu se esconda atrás de uma pedra ou árvore, e esta diga: ‘Ó muçulmano, há um judeu atrás de mim, venha e mate-o’".

As religiões são diferentes não só teologicamente, mas também moralmente.
A modernidade faz as pessoas pensarem que "todas as religiões são meio que a mesma coisa com skins diferentes" porque nem conhecem nenhuma de fato.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 4):
BazzoNatalinoE.RMVNSEpisódio Perdido Mundial
יעשה שלום

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4743 vezes

Religião

Mensagem por Barbano » 07 Out 2025, 10:56

um burro e um minhoqueiro escreveu:
06 Out 2025, 00:15
A real é que eu invejo quem acredita em algo, imagina você morrer achando que a sua vida teve algum propósito místico... É como dizem, a ignorância é uma benção.
Eu acho que boa parte da humanidade precisa disso, tanto para ver sentido na vida quanto para seguir princípios de conduta.

Se com a maior parte da população sendo religiosa o mundo já está do jeito que está, imagine se as pessoas não acreditassem que vão pro inferno se não andarem na linha.

MVNS
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 779 vezes
Curtiram: 584 vezes

Religião

Mensagem por MVNS » 07 Out 2025, 11:22

Barbano escreveu:
07 Out 2025, 10:56
imagine se as pessoas não acreditassem que vão pro inferno se não andarem na linha.
O que eu pessoalmente acho extremamente problemático. A última preocupação de um seguidor de Deus (independente da vertente) deveria ser "não ir pro inferno". Se a pessoa se preocupa com isso, nem fé tem, só medo mesmo.

Mas fazer o que, do jeito que os falsos líderes fazem pressão psicológica nos fiéis vulneráveis, nem tem como culpá-los.
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 823 vezes

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Out 2025, 11:27

Crentes sempre perguntam "se não existe inferno, o que te impede de sair matando e estuprando todo mundo?", isso diz bastante sobre o senso de moralidade deles, já que eles precisam da ameaça de punição divina para não fazerem isso... bando de psicopatas enrustidos.

Aliás, os países mais desenvolvidos e seguros do mundo são justamente os seculares e de população majoritariamente ateísta/agnóstica. Nosso senso de moralidade e empatia é inato, não precisamos de religião pra saber o que é certo e errado, a religião só foi criada por dois motivos:
1. Para explicar o mundo em uma época onde nao havia ciência
2. Para servir de código penal, era muito mais fácil manter o povo na linha atribuindo as leis do país a "deus", do que ao rei.
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 2):
BarbanoTeawine Chavinho

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 07 Out 2025, 11:32

BazzoReverso escreveu:
07 Out 2025, 11:27
Crentes sempre perguntam "se não existe inferno, o que te impede de sair matando e estuprando todo mundo?", isso diz bastante sobre o senso de moralidade deles, já que eles precisam da ameaça de punição divina para não fazerem isso... bando de psicopatas enrustidos.
Esse é um péssimo argumento, só pra você saber. Infelizmente são poucos os fiéis que realmente estudam as escrituras, e até eu me encaixava nisso há não tanto tempo assim. Muitos só ouvem o que o (falso) pastor fala e "taoquei".
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Out 2025, 11:38

MVNS escreveu:
07 Out 2025, 11:32
Esse é um péssimo argumento, só pra você saber. Infelizmente são poucos os fiéis que realmente estudam as escrituras, e até eu me encaixava nisso há não tanto tempo assim. Muitos só ouvem o que o (falso) pastor fala e "taoquei
O motivo disso é porque a religião não incentiva o pensamento crítico, apenas que aceitem os dogmas como verdade absoluta, a partir do momento que você começa a questionar, os lideres falam "isso é o demônio", e que é "tentação do diabo", não é de se surpreender que pelo menos 90% dos crentes nunca tenham lido a Bíblia por inteiro.
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 1):
MVNS

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5238 vezes

Religião

Mensagem por bebida com metanol CH » 07 Out 2025, 11:39

Inclusive o inferno nem sequer é uma "punição".

A ideia do Inferno como um lugar de punição que induz sofrimento de caso pensado é criação do Dante Alighieri pra Divina Comédia.

O inferno bíblico é só um depósito de indesejáveis. Um espaço pra quem não for salvo ficar. Inclusive, uma interpretação pessoal minha é que essa talvez seja uma ultima atitude de misericórdia de Deus, deixar essa gente continuar existindo lá, ao invés de destruir essas almas e apaga-las da existência.

Óbivamente um lugar assim vai ser péssimo de viver - não por ter "fogo" queimando ou "espinhos" ou "lava", mas por tar infestado do que há de pior na humanidade.

O que me leva a segunda interpretação pessoal minha de que, talvez, essa Terra que a gente vive já seja parte do inferno, talvez um teste pra saber quem já pode sair.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 07 Out 2025, 11:41

BazzoReverso escreveu:
07 Out 2025, 11:38
MVNS escreveu:
07 Out 2025, 11:32
Esse é um péssimo argumento, só pra você saber. Infelizmente são poucos os fiéis que realmente estudam as escrituras, e até eu me encaixava nisso há não tanto tempo assim. Muitos só ouvem o que o (falso) pastor fala e "taoquei
O motivo disso é porque a religião não incentiva o pensamento crítico, apenas que aceitem os dogmas como verdade absoluta, a partir do momento que você começa a questionar, os lideres falam "isso é o demônio", e que é "tentação do diabo", não é de se surpreender que pelo menos 90% dos crentes nunca tenham lido a Bíblia por inteiro.
chegou o momento em que concordamos 100%
amém ermãos

A Teologia deve ser:

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Out 2025, 11:54

bebida com metanol CH escreveu:
07 Out 2025, 11:39
Inclusive o inferno nem sequer é uma "punição".

A ideia do Inferno como um lugar de punição que induz sofrimento de caso pensado é criação do Dante Alighieri pra Divina Comédia
a Bíblia diz que é um lugar horrível onde haverá choro, ranger de dentes e fogo eterno, para mim parece uma punição e não muito diferente das interpretações medievais.
O inferno bíblico é só um depósito de indesejáveis. Um espaço pra quem não for salvo ficar. Inclusive, uma interpretação pessoal minha é que essa talvez seja uma ultima atitude de misericórdia de Deus, deixar essa gente continuar existindo lá, ao invés de destruir essas almas e apaga-las da existência.

Óbivamente um lugar assim vai ser péssimo de viver - não por ter "fogo" queimando ou "espinhos" ou "lava", mas por tar infestado do que há de pior na humanidade.
Misericórdia mesmo seria apagar da existência, onde há justiça e misericórida em condenar a tiazinha da padaria do candomblé a ficar eternamente no mesmo espaço que Hitler e serial killers?
O que me leva a segunda interpretação pessoal minha de que, talvez, essa Terra que a gente vive já seja parte do inferno, talvez um teste pra saber quem já pode sair
Talvez.

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 83 vezes
Curtiram: 1274 vezes

Religião

Mensagem por CHarritO » 07 Out 2025, 12:10

https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... orre.ghtml

Imagem

O escritor, jornalista, radialista, compositor e educador brasileiro José de Paiva Netto morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (7), segundo nota divulgada pela Legião da Boa Vontade (LBV), da qual era presidente.

Paiva Netto nasceu em 2 de março de 1941, no Rio, e estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. Ele morreu de falência múltipla dos órgãos.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Chavão
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 260 vezes

Religião

Mensagem por Chavão » 07 Out 2025, 13:10

CHarritO escreveu:
07 Out 2025, 12:10
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... orre.ghtml

Imagem

O escritor, jornalista, radialista, compositor e educador brasileiro José de Paiva Netto morreu aos 84 anos, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (7), segundo nota divulgada pela Legião da Boa Vontade (LBV), da qual era presidente.

Paiva Netto nasceu em 2 de março de 1941, no Rio, e estava internado no Hospital Pró-Cardíaco, em Botafogo. Ele morreu de falência múltipla dos órgãos.
Que Deus abençoe os familiares

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 8170 vezes
Curtiram: 1960 vezes

Religião

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 17 Out 2025, 02:31

05 Out 2025, 18:07
Quando você começa a refletir sobre o quão insignificantes somos perto do tamanho do universo, e começa a pensar sobre como o ser humano sempre foi de criar histórinha pra tentar encaixar uma vida após a morte, por justamente não entender a não existência
Entender a não existência de fato é angustiante, porque tudo que importa é o agora certo? Se pensar que tudo pode acabar agora e acabou, é meio triste de se pensar, então vamos desviando desse pensamento.

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 18:26
Nosso papel é aproveitar o pouco tempo que nós temos vivos fazendo o que nos deixa alegre desde que isso não afete ninguém, e amar uns aos outros.
O que é não afetar ninguém e porque eu devo amar o outro?
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 18:03
Nosso papel é adorar sem esperar nada em troca. O que, por acaso, vier de Deus para nós, é apenas lucro, não "troca".
Deus é um Deus amoroso, Ele sempre está disposto abençoar seus filhos (nossos méritos naturais não conseguem adquirir bênçãos, pois elas vem Dele, mas Ele pode nos abençoar, por nosso fruto e semente), adoramos a Ele por quem Ele é, Ele nos oferece essa alegria e gozo de adorar e viver para sua glória para sempre. Não é uma relação, onde um faz muita coisa e outro não faz nada, se Deus fosse assim, Ele não seria amoroso, daria seu Filho para morrer pelo mundo, desejaria a salvação de todos os homens, etc.
Pavi escreveu:
05 Out 2025, 17:48
Me Sacaron del Programa CH escreveu:
05 Out 2025, 17:28
Deus exige o máximo do ser humano, devoção completa e um estilo de vida totalmente voltado ao que agrada a Ele.
Mas o evangelho funciona assim mesmo, fazer a vontade daquele que te criou sem querer nada em troca, apenas salvação espiritual após a morte.
► Exibir Spoiler
Esse cara é meio louco, acredita na Terra Plana, antitrinitário, etc.
06 Out 2025, 00:15
A real é que eu invejo quem acredita em algo, imagina você morrer achando que a sua vida teve algum propósito místico... É como dizem, a ignorância é uma benção.
De fato, não é atoa que religiosos conseguem ter facilidade de ter uma saúde mental melhor.
BazzoReverso escreveu:
07 Out 2025, 11:27

Aliás, os países mais desenvolvidos e seguros do mundo são justamente os seculares e de população majoritariamente ateísta/agnóstica. Nosso senso de moralidade e empatia é inato, não precisamos de religião pra saber o que é certo e errado, a religião só foi criada por dois motivos:
1. Para explicar o mundo em uma época onde nao havia ciência
2. Para servir de código penal, era muito mais fácil manter o povo na linha atribuindo as leis do país a "deus", do que ao rei.
A moralidade foi criada por pessoas a-religiosas ou pessoas religiosas? Porque eu não devo matar uma pessoa, se matar me faz bem? Simplesmente porque? Quem define que é ruim matar uma pessoa? Porque já é um senso comum? Quem decide isso? A moral é relativa ou absoluta? A moral é objetiva ou subjetiva? É necessário discutir que um estupro é ruim para ele ser ruim? Quem definiu o critério universal de que o estupro é ruim? Se este autor não existe, como chegamos a conclusão que o estupro é ruim? A moral é relativa então a cada cultura? Deveríamos aceitar a execução de homossexuais no Irã então ou a tortura de cristão na KPR? Talvez aqui não é necessário muita oposição, mas enfim.

O argumento acaba em um círculo: "Matar é ruim, porque matar é ruim". A seleção natural criou algum senso de moralidade inata? Nos animais não é possível encontrar um senso de moralidade. Em um bebê, não é possível lastrar também, pois é uma pessoa em formação, é preciso que alguém diga pra ele o que é certo e o que é errado. O fato de países desenvolvidos e seguros do mundo serem seculares (embora suas origens não sejam seculares) não refuta o argumento, porque não dizemos que é impossível ser moral sem acreditar em Deus, mas é impossível sem a existencia de Deus, ainda que os ateus não acreditem Nele.

“Se um conjunto de ideias morais não fosse melhor do que outro, não haveria
sentido em preferir a moral civilizada à moral bárbara, ou a moral cristã à moral
nazista. É ponto pacífico que a moralidade de alguns povos é melhor que a de
outros (...) No momento em que você diz que um conjunto de ideias morais é
superior a outro, está, na verdade, medindo-os ambos segundo um padrão e
afirmando que um deles é mais conforme a esse padrão que o outro. O padrão
que os mede, no entanto, difere de ambos. Você está, na realidade, comparando
as duas coisas com uma Moral Verdadeira e admitindo que existe algo que se pode chamar de O Certo, independentemente do que as pessoas pensam; e está
admitindo que as ideias de alguns povos se aproximaram mais desse Certo que
as ideias de outros povos. Ou, em outras palavras: se as suas noções morais são
mais verdadeiras que as dos nazistas, deve existir algo – uma Moral Verdadeira –
que seja o objeto a que essa verdade se refere” (C. S. Lewis, Cristianismo Puro e Simples.)

Texto é grande e que se dane, deixe-me alegrar com o pouco que me resta na vida.
Existe uma ala no cristianismo, dos mortalistas e aniquilacionistas, que tem-se aumentando recentemente, eles não aceitam a ideia de um inferno eterno, mas que as pessoas sofrerão uma punição pelos seus pecados temporárias e depois serão totalmente aniquiladas.
Imagem

NADA! :garg:

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 17 Out 2025, 07:25

Episódio Perdido Mundial escreveu:
17 Out 2025, 02:31
Deus é um Deus amoroso
Deus criou o mal, Isaías 45:7:
"Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas"

Deus se arrependeu de nos criar, Genesis 6:6:
"Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração."

E no livro de Jó, Deus permite a satanás matar toda a família de Jó para testar sua fé.
Episódio Perdido Mundial escreveu:
17 Out 2025, 02:31
A moral é objetiva ou subjetiva? É necessário discutir que um estupro é ruim para ele ser ruim? Quem definiu o critério universal de que o estupro é ruim? Se este autor não existe, como chegamos a conclusão que o estupro é ruim?
Se alguém precisa de Deus pra te dizer que estuprar e matar é ruim, essa pessoa é psicopata.

E se a "moral absoluta" vem de Deus, então você vai ao inferno por comer camarão, porco, fazer a barba e fazer qualquer esforço físico aos sábados.

A Bíblia é uma coletânea de leis e práticas culturais de um povo desértico da era do bronze, se você quer basear sua vida inteira nisso, o problema é seu.

Edit:

E sobre o seu argumento de que sem Deus a ideologia nazista seria tão válida quanto ser pacífico, não, não seria, tanto que a maioria das pessoas sabe que o nazismo é perverso exceto racistas malucos.

A moralidade humana é inata e tem base evolutiva. Para sobreviver, precisamos cooperar e viver em sociedade, e isso envolve não causar dano físico, emocional e material em outras pessoas, o cara que fizesse essas coisas era exilado da tribo ou morto.

Claro que sempre terá paises e culturas perversas e imorais, mas até dentro dessas culturas tem pessoas que reconhecem que é errado, mas não tem opção se não viver de acordo com o regime para preservar sua própria vida, você acha que todo alemão concordava com Hitler? Ou que todo árabe apoia o Hamas e o islamismo radical?

Edit 2:

E sim, bebês e animais como cachorros, elefantes e macacos possuem um senso de moralidade, ainda que muito incipiente.

Esse seu argumento não faz muito sentido, só porquê a moralidade e a empatia ainda não estão 100% desenvolvidos nesse estágio não quer dizer que não é inato, inato quer dizer que está presente desde o nascimento.

Bebês também não sabem falar ou andar, mas seria idiotice dizer que é a sociedade quem ensinou a andar e falar, os genes que fazem a pessoa andar, falar e ter empatia senpre estiveram lá.
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 1):
Barbano

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 17 Out 2025, 12:03

BazzoReverso escreveu:
17 Out 2025, 07:25
E se a "moral absoluta" vem de Deus, então você vai ao inferno por comer camarão, porco, fazer a barba e fazer qualquer esforço físico aos sábados.

A Bíblia é uma coletânea de leis e práticas culturais de um povo desértico da era do bronze, se você quer basear sua vida inteira nisso, o problema é seu.
Você sabe a diferença entre leis cerimoniais, morais e civis do Antigo Testamento, não?

https://ministeriofiel.com.br/artigos/a ... erimonial/

Embora seja a visão cristã, nesse caso, que é a minha vertente.

A Teologia deve ser:

BazzoNatalino
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoNatalino » 17 Out 2025, 16:50

MVNS escreveu:
17 Out 2025, 12:03
Você sabe a diferença entre leis cerimoniais, morais e civis do Antigo Testamento, não?
A bíblia não faz esta distinção, é tudo "palavra de Deus", essa distinção é papo de teólogo da época da reforma protestante. É basicamente o mesmo que dizer que o Antigo Testamento não vale mais, sendo que Jesus disse que ainda é válido:

Mateus 5:18:
"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido."

Edit:
MVNS escreveu:
17 Out 2025, 12:03
Embora seja a visão cristã, nesse caso, que é a minha vertente.
Me desculpa, mas como assim sua vertente é "cristã"? Que tipo de vertente é essa?? Isso não é uma vertente, é uma descrição genérica. Tem católicos, luretanos, calvinistas, anglicanos, metodistas, batistas, mormons, testemunhas de jeová, ortodoxos... etc etc etc, ou então você é um daqueles crentes "desigrejados".

Responder