Transporte Público
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Re: Ônibus
Para os cariocas não subiu um centavo ainda...
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel



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Victor235
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Re: Ônibus
Que Dimas? Do nada jogam esse nome só no último parágrafo.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
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Re: Ônibus
http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/20 ... nibus.html

Engenheiro responsável pelas linhas 1 e 2 do metrô e de outros grandes projetos do Rio de Janeiro, o vice-prefeito Fernando Mac Dowell já chegou criando polêmica antes mesmo de ser empossado secretário de Transportes.
Pediu ao antecessor para cancelar o reajuste das passagens de ônibus, que ele afirma que só concederá se, após auditoria realizada por ele mesmo, considerar necessário. Diz ainda que quer municipalizar o metrô para melhorar a operação, com a volta da transferência de trens no Estácio.
Além disso, esse carioca, de 71 anos, quer restabelecer as linhas de ônibus municipais que foram extintas ou encurtadas na reestruturação iniciada em 2015.
O senhor já falou que pretende municipalizar o metrô. Como está isso ?
O estado está passando por problemas complicados, mas nós poderemos puxar o metrô para a responsabilidade do município. Não vamos gastar nada, porque ele já é concedido. Por que eu quero fazer isso ? Porque já está em 86% a redução de capacidade (de transporte) do metrô. A concessionária deixou de fazer o piloto automático da Linha 2.
Sua ideia é voltar a ter a baldeação no Estácio ?
Sim, fazer a troca. Porque aquilo foi tudo estudado. Se eu puder fazer com que a concessionária perceba que fazendo isso ela vai ter um volume de tráfego muito maior, vai dar mais condições a ela de ânimo.
Qual o prazo para não haver aumento da tarifa de ônibus ?
Nós não fixamos nada. Eles (empresários) vieram aqui. Eu pedi uma série de dados. Saí com duas sacolas de papel. Uma das coisas que consegui foi ter a demanda diária de passageiros online. Porque se não tiver online a demanda, ficam eles falando uma coisa, eu falando outra. Me deram várias coisas técnicas. O interessante é que eles não davam nada antes. Acho que a gestão anterior também não pedia.
E vai negar aumento antes de ter 100% da frota com ar condicionado, como já disse ?
Exatamente. Isso eu fui claro com eles.
Há novo prazo para refrigeração dos ônibus ?
Ainda não.
O que vai ser da reestruturação das linhas de ônibus concluída ano passado (51 linhas extintas, 26 encurtadas e 25 criadas) ?
Aquilo foi a maior estupidez que eu já vi, porque eu sou da época que o Rio se orgulhava de ter a maior frota e o maior sistema de transporte coletivo. Você saía aqui e queria ir lá para não sei aonde, você ia. Agora, tem linha com menos 300 ônibus. Aí pergunto. Viu em alguma delas a tarifa baixar ? Não. Por mim, faria algo (nas linhas) com tendência a voltar a ser o que era.
E se as empresas forem à Justiça requerer o reajuste, já que está no contrato de concessão ?
Hoje (quinta-feira) conheci as procuradoras (do município) e discuti vários assuntos. Não vou dizer que nós não vamos nos preparar. Vamos. Eu tenho que defender as pessoas. Mexer em tudo não é tarefa simples, por isso falo da complexidade desse processo. Não fico me preparando para o cara me dar uma dentada para depois reagir. Eu já fico preparado para dar logo uma.

Engenheiro responsável pelas linhas 1 e 2 do metrô e de outros grandes projetos do Rio de Janeiro, o vice-prefeito Fernando Mac Dowell já chegou criando polêmica antes mesmo de ser empossado secretário de Transportes.
Pediu ao antecessor para cancelar o reajuste das passagens de ônibus, que ele afirma que só concederá se, após auditoria realizada por ele mesmo, considerar necessário. Diz ainda que quer municipalizar o metrô para melhorar a operação, com a volta da transferência de trens no Estácio.
Além disso, esse carioca, de 71 anos, quer restabelecer as linhas de ônibus municipais que foram extintas ou encurtadas na reestruturação iniciada em 2015.
O senhor já falou que pretende municipalizar o metrô. Como está isso ?
O estado está passando por problemas complicados, mas nós poderemos puxar o metrô para a responsabilidade do município. Não vamos gastar nada, porque ele já é concedido. Por que eu quero fazer isso ? Porque já está em 86% a redução de capacidade (de transporte) do metrô. A concessionária deixou de fazer o piloto automático da Linha 2.
Sua ideia é voltar a ter a baldeação no Estácio ?
Sim, fazer a troca. Porque aquilo foi tudo estudado. Se eu puder fazer com que a concessionária perceba que fazendo isso ela vai ter um volume de tráfego muito maior, vai dar mais condições a ela de ânimo.
Qual o prazo para não haver aumento da tarifa de ônibus ?
Nós não fixamos nada. Eles (empresários) vieram aqui. Eu pedi uma série de dados. Saí com duas sacolas de papel. Uma das coisas que consegui foi ter a demanda diária de passageiros online. Porque se não tiver online a demanda, ficam eles falando uma coisa, eu falando outra. Me deram várias coisas técnicas. O interessante é que eles não davam nada antes. Acho que a gestão anterior também não pedia.
E vai negar aumento antes de ter 100% da frota com ar condicionado, como já disse ?
Exatamente. Isso eu fui claro com eles.
Há novo prazo para refrigeração dos ônibus ?
Ainda não.
O que vai ser da reestruturação das linhas de ônibus concluída ano passado (51 linhas extintas, 26 encurtadas e 25 criadas) ?
Aquilo foi a maior estupidez que eu já vi, porque eu sou da época que o Rio se orgulhava de ter a maior frota e o maior sistema de transporte coletivo. Você saía aqui e queria ir lá para não sei aonde, você ia. Agora, tem linha com menos 300 ônibus. Aí pergunto. Viu em alguma delas a tarifa baixar ? Não. Por mim, faria algo (nas linhas) com tendência a voltar a ser o que era.
E se as empresas forem à Justiça requerer o reajuste, já que está no contrato de concessão ?
Hoje (quinta-feira) conheci as procuradoras (do município) e discuti vários assuntos. Não vou dizer que nós não vamos nos preparar. Vamos. Eu tenho que defender as pessoas. Mexer em tudo não é tarefa simples, por isso falo da complexidade desse processo. Não fico me preparando para o cara me dar uma dentada para depois reagir. Eu já fico preparado para dar logo uma.



- Chad'
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Re: Ônibus
Entra no link da Folha que você vai entender.Victor235 escreveu:Que Dimas? Do nada jogam esse nome só no último parágrafo.
Títulos e posições de destaque:
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Victor235
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Re: Ônibus
Ah sim, a notícia não estava na íntegra por aqui.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- Chokito Cabuloso
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Re: Ônibus
http://g1.globo.com/fantastico/noticia/ ... o-rio.html
Por que não encurtam esta linha até um local razoável ou botam segurança armada?
Por que não encurtam esta linha até um local razoável ou botam segurança armada?

- Billy Drescher
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Re: Ônibus
A linha já foi encurtada.
Ela ia até o Jardim de Alah em Ipanema. Com as mudanças do antigo prefeito, a linha só vai até Copacabana.
Ela ia até o Jardim de Alah em Ipanema. Com as mudanças do antigo prefeito, a linha só vai até Copacabana.
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- Chokito Cabuloso
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Re: Ônibus
Eu digo encurtar na ponta podre que vai pra favela na Zona Norte. Sei lá qualquer bairro que coleta estes pivetes, faz a curva, passa direto no ponto. Eu li que é a pior linha do RJ.

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Re: Ônibus
EXTRA
Apesar de o secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, ter declarado que não aumentaria as tarifas de ônibus até que toda a frota estivesse equipada com ar, o órgão agora estuda subir as passagens de R$ 3,80 para R$ 3,95.
Na semana passada, Fernando Mac Dowell e a ex-merendeira Kelly Amaral, subsecretária de Gestão, apresentaram a proposta para empresários durante reunião na sede da secretaria.
Pelo que foi discutido, o reajuste seria concedido até o mês de junho.
A informação foi confirmada por duas fontes da própria secretaria.
Na próxima quarta, haverá uma audiência judicial com representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Transportes com promotores do Ministério Público Estadual. A reunião tem como objetivo encontrar uma solução para o impasse judicial decorrente da demora na climatização dos ônibus.
Também deverá ser analisada uma possível relação entre o reajuste das passagens e a refrigeração dos veículos na cidade do Rio de Janeiro.
Apesar de o secretário municipal de Transportes, Fernando Mac Dowell, ter declarado que não aumentaria as tarifas de ônibus até que toda a frota estivesse equipada com ar, o órgão agora estuda subir as passagens de R$ 3,80 para R$ 3,95.
Na semana passada, Fernando Mac Dowell e a ex-merendeira Kelly Amaral, subsecretária de Gestão, apresentaram a proposta para empresários durante reunião na sede da secretaria.
Pelo que foi discutido, o reajuste seria concedido até o mês de junho.
A informação foi confirmada por duas fontes da própria secretaria.
Na próxima quarta, haverá uma audiência judicial com representantes da Procuradoria Geral do Município e da Secretaria de Transportes com promotores do Ministério Público Estadual. A reunião tem como objetivo encontrar uma solução para o impasse judicial decorrente da demora na climatização dos ônibus.
Também deverá ser analisada uma possível relação entre o reajuste das passagens e a refrigeração dos veículos na cidade do Rio de Janeiro.



- Fellipe
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Re: Ônibus
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/j ... emtu.ghtml

A Justiça de São Paulo suspendeu a liminar que barrava o aumento nas tarifas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em cinco regiões metropolitanas de São Paulo. O reajuste havia sido suspenso no dia 11 de janeiro.
Já o reajuste do transporte público na capital, com os ônibus da SPTrans, os trens da CPTM e o Metrô, continua suspenso.
O governo de São Paulo ainda não definiu quando e como os preços serão reajustados. O aumento afeta 1,7 milhão de pessoas. As passagens intermunicipais da Grande São Paulo terão reajuste de a partir de 6,1%.
Em sua decisão, o presidente do TJ, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, considerou que proibir o aumento da tarifa dos bilhetes da EMTU pode causar "lesão à ordem e economia públicas" e um prejuízo de R$ 212 milhões.
Justiça de SP derruba liminar e libera aumento das tarifas de ônibus da EMTU

A Justiça de São Paulo suspendeu a liminar que barrava o aumento nas tarifas de ônibus intermunicipais da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) em cinco regiões metropolitanas de São Paulo. O reajuste havia sido suspenso no dia 11 de janeiro.
Já o reajuste do transporte público na capital, com os ônibus da SPTrans, os trens da CPTM e o Metrô, continua suspenso.
O governo de São Paulo ainda não definiu quando e como os preços serão reajustados. O aumento afeta 1,7 milhão de pessoas. As passagens intermunicipais da Grande São Paulo terão reajuste de a partir de 6,1%.
Em sua decisão, o presidente do TJ, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, considerou que proibir o aumento da tarifa dos bilhetes da EMTU pode causar "lesão à ordem e economia públicas" e um prejuízo de R$ 212 milhões.
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Re: Ônibus
Antes da padronização, os ônibus urbanos sem ar tinham preço único e os com ar eram mais caros.FellipeKyle escreveu:Todo ano o reajuste é feito por causa dessa refrigeração...
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Re: Ônibus
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/d ... ador.ghtml
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) pretende acabar com a função dos cobradores nos ônibus municipais de São Paulo.
Inicialmente, o projeto será implantado no Rapidão, nome dado aos já conhecidos BRTs (Bus Rapid Transit).

Na manhã desta segunda-feira (6), João Doria andou em uma linha de ônibus que saiu do Terminal Capelinha, na Zona Sul, e foi até o Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. "É a experiência da vida real", disse durante a viagem.
Os BRTs serão ônibus biarticulados que circulam nos corredores exclusivos, com ar condicionado e wi-fi gratuito.
O passageiro irá passar o Bilhete Único nas estações de embarque localizadas nos terminais e, por isso, não haverá necessidade de um cobrador dentro do coletivo.
"Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas", disse o prefeito.
Apesar da mudança que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissão em massa. "Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores", afirmou Doria.
O secretário do Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que estuda desestimular o pagamento em dinheiro no sistema e não descarta a possibilidade de um reajuste na tarifa para o passageiro que paga sua viagem com cédulas ao invés de utilizar o cartão do Bilhete Único.
No entanto, ele diz que não há nada de concreto sobre a tarifa diferenciada.
"Só 6% dos usuários pagam em dinheiro. De fato, é um número muito baixo e hoje a capilarização do Bilhete Único é muito grande, as pessoas podem comprar e carregar em muitos postos. Nós vamos ampliar essa rede de distribuição do Bilhete Único para diminuir a cobrança em dinheiro porque por várias razões não é conveniente", declarou Sergio Avelleda.
As empresas tem é que contratar os melhores motoristas.O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB) pretende acabar com a função dos cobradores nos ônibus municipais de São Paulo.
Inicialmente, o projeto será implantado no Rapidão, nome dado aos já conhecidos BRTs (Bus Rapid Transit).

Na manhã desta segunda-feira (6), João Doria andou em uma linha de ônibus que saiu do Terminal Capelinha, na Zona Sul, e foi até o Terminal Bandeira, no Centro de São Paulo. "É a experiência da vida real", disse durante a viagem.
Os BRTs serão ônibus biarticulados que circulam nos corredores exclusivos, com ar condicionado e wi-fi gratuito.
O passageiro irá passar o Bilhete Único nas estações de embarque localizadas nos terminais e, por isso, não haverá necessidade de um cobrador dentro do coletivo.
"Gradualmente, com o tempo, é possível que isso venha a ocorrer [extinção do cobrador], mas sem desemprego. Nós estamos solicitando que as empresas capacitem os cobradores para serem motoristas", disse o prefeito.
Apesar da mudança que atinge cerca de 20 mil cobradores, o prefeito garante que não haverá demissão em massa. "Não haverá desemprego. Não faremos isso de maneira repentina, faremos isso gradualmente sem nenhum prejuízo aos cobradores", afirmou Doria.
O secretário do Mobilidade e Transportes, Sérgio Avelleda, disse que estuda desestimular o pagamento em dinheiro no sistema e não descarta a possibilidade de um reajuste na tarifa para o passageiro que paga sua viagem com cédulas ao invés de utilizar o cartão do Bilhete Único.
No entanto, ele diz que não há nada de concreto sobre a tarifa diferenciada.
"Só 6% dos usuários pagam em dinheiro. De fato, é um número muito baixo e hoje a capilarização do Bilhete Único é muito grande, as pessoas podem comprar e carregar em muitos postos. Nós vamos ampliar essa rede de distribuição do Bilhete Único para diminuir a cobrança em dinheiro porque por várias razões não é conveniente", declarou Sergio Avelleda.
Essa história de transformar os cobradores em motoristas é demagogia de político.



- Hugoh
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Re: Ônibus
E os cobradores não podem ser os futuros melhores motoristas? Quanta descrença nos cobradores.
Com o passar do tempo, a função de cobrador vai ser completamente extinta com o advento do Bilhete Único. Ou eles perdem o emprego ou são remanejados para outra função. Qual tu prefere?
Com o passar do tempo, a função de cobrador vai ser completamente extinta com o advento do Bilhete Único. Ou eles perdem o emprego ou são remanejados para outra função. Qual tu prefere?












