Religião
- Antonio Felipe
- Administrador
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 310 vezes
- Curtiram: 2913 vezes
Re: Religião
É tanto papo sobre religião que até vou ler Deus, um Delírio, e outras coisas do Dawkins (gracias ao Scopel, que me passou os textos)...
E na medida do possível, lerei otras cositas más.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- Professor Baratinha
- Membro
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 0
- Curtiram: 6 vezes
Menos mal. Que bom que você não se deixa levar por algumas bobagens que são pregadas dentro da igreja. Tenho amigos que são impedidos de usar bermuda e praticar aulas de educação física! sem comentários...John Jow escreveu:Baratinha... Eu faço tudo isso... Uma vez perdida tomo um chopp com os amigos... jogo baralho, sinuca, escuto a música que eu quiser (desde que não ofenda a Deus)... Não vejo problema nessas coisas... O pecado é o vício, a embriagues... Eu não sou nenhum viciado, e muito difícil eu me embriagar, quase nunca...
Eu posso fazer essas coisas na presença de Deus.. Aliás, qualquer um pode...
O problema é quem tem muita igreja que quer ter a autoridade de Jesus e fica ditando o que pode e o que não pode... Aí complica... Já fui convidado e me retirar da minha igreja por não concordar com algumas coisas... Mas por amor a Jesus eu cedi e fiquei! Mas coisas que a igreja não me prova pela Bíblia que é errado, eu continup fazendo com a consciência tranquila...
Agora tipo, coisas que eu sei que a Bíblia julga como pecado, essas sim eu evito fazer...
Com relação ao pós morte, eu entendo seu raciocínio! Isso é algo que só vamos saber quando chegar nossa hora! Rsrsrssr!
Também é contra o uso da camisinha? xi... já vi que esse tópico vai loooonge....John Jow escreveu:Antônio Felipe> Sexo antes do casamento...
Arnold> Num tô fazendo medo a ninguém.. vc não acredita mesmo!
Nossa! já passa das duas da madrugada

- Arnold
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Vasco
- Curtiram: 0
Na esteira do Don Juan Thiago, indico Caim, do Saramago, que, além da crítica irônica e bem humorada, tem a grandiosidade natural das obras do autor.Antonio Felipe escreveu:É tanto papo sobre religião que até vou ler Deus, um Delírio, e outras coisas do Dawkins (gracias ao Scopel, que me passou os textos)...
- Renata
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
Jon, eu pensei que a questão do livre arbítrio fosse bíblica. Você disse que crê na Bíblia. Então, descrê dessa parte dela ou estou enganada e ela não fala sobre isso?
E essa de vida eterna?
Uns acreditam que morreu já vai pro céu ou inferno imediatamente; outros dizem que os mortos dormirão o sono dos justos até o retorno de Jesus/Deus/Espírito Santo. E aí?
Se, supostamente, Deus já sabe o veredicto de cada um, por que fazê-los esperar?
Enquanto aos espíritos? Acreditam que ficam vagando? Que podem entrar em corpos alheios ou influenciá-los de alguma forma? (essa o Chavo deve saber bem já que é espírita).
E essa de vida eterna?
Uns acreditam que morreu já vai pro céu ou inferno imediatamente; outros dizem que os mortos dormirão o sono dos justos até o retorno de Jesus/Deus/Espírito Santo. E aí?
Se, supostamente, Deus já sabe o veredicto de cada um, por que fazê-los esperar?
Enquanto aos espíritos? Acreditam que ficam vagando? Que podem entrar em corpos alheios ou influenciá-los de alguma forma? (essa o Chavo deve saber bem já que é espírita).

❝ Só porque sou realista, enxergo os detalhes e digo a verdade, me acham louca.
Sou mais uma loucura no mundo, e essa normalidade vendida não me compra. ❞
Urbana Legio omnia vincit
- John Jow
- Colaborador
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 167 vezes
- Curtiram: 433 vezes
Minha briga na igreja era porque me proibiram usar bermudão no culto dos jovens e na Escola Dominical... Agora fora da igreja pode sim, camiseta, sem camiseta, shortinho... Até porque aqui é Ceará.. Andar de manga comprida e calça é demasia!... só num pode andar nu! (Embora eu tenha veontade às vezes! haushuash! Brinkz!Professor Baratinha escreveu:Menos mal. Que bom que você não se deixa levar por algumas bobagens que são pregadas dentro da igreja. Tenho amigos que são impedidos de usar bermuda e praticar aulas de educação física! sem comentários...John Jow escreveu:Baratinha... Eu faço tudo isso... Uma vez perdida tomo um chopp com os amigos... jogo baralho, sinuca, escuto a música que eu quiser (desde que não ofenda a Deus)... Não vejo problema nessas coisas... O pecado é o vício, a embriagues... Eu não sou nenhum viciado, e muito difícil eu me embriagar, quase nunca...
Eu posso fazer essas coisas na presença de Deus.. Aliás, qualquer um pode...
O problema é quem tem muita igreja que quer ter a autoridade de Jesus e fica ditando o que pode e o que não pode... Aí complica... Já fui convidado e me retirar da minha igreja por não concordar com algumas coisas... Mas por amor a Jesus eu cedi e fiquei! Mas coisas que a igreja não me prova pela Bíblia que é errado, eu continup fazendo com a consciência tranquila...
Agora tipo, coisas que eu sei que a Bíblia julga como pecado, essas sim eu evito fazer...
Com relação ao pós morte, eu entendo seu raciocínio! Isso é algo que só vamos saber quando chegar nossa hora! Rsrsrssr!

Como assim o uso da camisinha? Claro que não.. Camisinha é útil e eficaz! Eu apoio o uso, claro!Professor Baratinha escreveu:Também é contra o uso da camisinha? xi... já vi que esse tópico vai loooonge....John Jow escreveu:Antônio Felipe> Sexo antes do casamento...
Arnold> Num tô fazendo medo a ninguém.. vc não acredita mesmo!
Nossa! já passa das duas da madrugadavou dormir!
Eu falo que sou virgem pq pela Bíblia vejo que é errado, mas não mando no corpo de ninguém. Quem quiser transar que transe... E jpa que hj em dia é tão comum, o mínimo que tem que fazer é camisinha mesmo! Seja pra prevenir doenças, seja pra evitar bucho! Né não?! õ//
- Renata
- Membro
Cearense reconhece cearense a léguas de distância mesmo! hahahaJohn Jow escreveu:Claro que não.. Camisinha é útil e eficaz! Eu apoio o uso, claro!
Eu falo que sou virgem pq pela Bíblia vejo que é errado, mas não mando no corpo de ninguém. Quem quiser transar que transe... E jpa que hj em dia é tão comum, o mínimo que tem que fazer é camisinha mesmo! Seja pra prevenir doenças, seja pra evitar bucho! Né não?! õ//
Ainda bem que tu percebe a necessidade do uso de camisinha hoje em dia.
E não consigo parar de rir do "evitar bucho"!

- John Jow
- Colaborador
Re, o que eu vou responder aqui é com base tão somente na minha leitura de Bíblia, nunca li livro de teologia, nem vi muitas pregações sobre isso, então é humilde e modesta opinião:Renata escreveu:Jon, eu pensei que a questão do livre arbítrio fosse bíblica. Você disse que crê na Bíblia. Então, descrê dessa parte dela ou estou enganada e ela não fala sobre isso?
E essa de vida eterna?
Não acredito no livre arbítrio como se prega... Acho o livre arbítrio ou "livre agência" (prefiro assim) como algo limitado! [exagero]Tipo, a pessoa tem toda liberdade pra sair voando pra onde quiser, mas ela não tem asas pra voar.. Uma pessoa tem toda liberdade pra morar embaixo d'água, mas acho difícil segurar o fôlego! [/exagero]
Tipo, eu tenho a liberdade de mesmo sendo evangélico, puxar uma maconha avuada, sem ninguém saber... Eu me tranco no quarto, só saio quando o efeito passar... Ou então de ir lá na cozinha, pegar uma faca e matar toda minha família enquanto dorme! Deus não ia mandar um anjo descer do céu pra me impedir e muito menos Ele desceria... Isso é liberdade, "livre agência".
Mas ela é limitada porque você acabar se escravizando ou a uma coisa ou a outra. Veja: Antes de se entregar a Jesus você é escravo do pecado, se escraviza e ele sem se dar conta... Conheço tanta gente que quer largar vício e não consegue... E quando você se entrega a Jesus, você se torna servo dele, preso a Ele (de uma forma poética)... Ou seja Com Jesus ou sem Jesus a liberdade é limitada, mas com Jesus você aproveita melhor dessa liberdade...
É como se a gente tivesse num navio! Num navio há várias pessoas, fazendo diferentes coisas, um tá lendo um livro, outros na piscina, outros bebendo, dançando... Estão fazendo o que querem, mas o destino delas tá na mão que segura o leme...
Quanto à vida eterna: Quando uma pessoa morre é céu ou inferno.. Não tem isso de ficar vagando por aí (Repito: Isso, pela minha leitura de Bíblia)... Mas esse céu e esse inferno ainda é como se fosse uma sala de espera pro julgamento.. Ele faz esperar por isso.. Pq há de julgar a todos duma lapada só... Depois do julgamento, o inferno vai ser lançado no lago de fogo e os salvos vão morar na Nova Jerusalém, com Ele...
Obrigado pela atenção! *--*
- Antonio Felipe
- Administrador
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 310 vezes
- Curtiram: 2913 vezes
Deve ser lindo viver num cenário de novela. Ops, já fizeram algo assim, "A Viagem"...
Quer se crer em algo assim, é opção de cada um. Mas tantos planos assim exigem demais da minha cabeça. Não entra...
Quer se crer em algo assim, é opção de cada um. Mas tantos planos assim exigem demais da minha cabeça. Não entra...
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- John Jow
- Colaborador
- Jean Bruno
- Membro
- Curtiram: 4 vezes
Já eu pretendo ler "O Delírio de Dawkins" de Alister e Joana McGrathAntonio Felipe escreveu:É tanto papo sobre religião que até vou ler Deus, um Delírio, e outras coisas do Dawkins (gracias ao Scopel, que me passou os textos)...
- Chavo
- Membro
- Curtiu: 64 vezes
- Curtiram: 85 vezes
Entendo um pouco do assunto sim Renatinha, mas não sou aprofundado não. Gosto da doutrina porque ela me faz bem e vai ao encontro de algumas ideias minhas, mas não sou tão religioso assim não.Renata escreveu:Enquanto aos espíritos? Acreditam que ficam vagando? Que podem entrar em corpos alheios ou influenciá-los de alguma forma? (essa o Chavo deve saber bem já que é espírita).

E agora tô só assistindo ao duelo de longe hehehe.

E também, impor crença ou descrença não vai me dar lucro nenhum e, sendo o único participante espírita desse tópico, já posso prever que serei apedrejado por absolutamente todos os outros participantes daqui caso entre nesse assunto huehauahaueheuehaua.

Brincadeiras à parte, se quiser saber mais sobre o assunto leia O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec (que foi o codificador e o primeiro difusor do espiritismo, da França para o resto do mundo).

Edit -> ah, bem lembrado: vou ler "O Delírio de Deus" e "O Delírio de Dawkins", analisar as duas obras e contrapô-las. Fiquei interessado nelas.

Minha trajetória no meio CH:
- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005
- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Renata
- Membro
Pois é pois é pois é, Chavo. Não me compreenda mal. Tô perguntando isso sem nenhum desejo maléfico de contra-argumentar. Quero sim, ver a posição dos demais para tentar entender melhor. Entendeu?
É questão de aprendizado mesmo. Tampouco iria querer te fazer mudar de opinião, porque nem a minha a tenho completamente formada. No máximo te instigaria a raciocinar junto comigo.
Eu só falo de algo quando tenho conhecimento de causa.
Eu não critico quem tem fé, simplesmente não a tenho. Questionar algo não é o mesmo que criticá-lo.
E eu tenho sim uma vida realista. Não acredito em sorte, nem em (pré)destino, tampouco em superstição.
Exatamente pelo o que você disse. As três são coisas irracionais, ultrapassam os limites da razão, são crendices. Negar uma crendo em alguma outra é hipocrisia. Ou ingenuidade. Ou ignorância.
Jon, sabe, eu era uma criança cristã. E católica (!!!) do tipo de participar de infância missionária, coral, ler lá na frente, até ser presidente das missas de domingo. E nessa época, eu li a Bíblia inteira. Claro que eu não tinha o senso crítico que tenho hoje, mas lembro de boa parte do que li. Daí lembrei dessa questão de vida eterna. Fui pesquisar e o que encontrei comprovou meu pensamento. Aqui vai:
Pois é, continuo deixando claro que não creio na Bíblia.
Só queria entender essa contradição, dentre tantas outras, criada pelas diferentes vertentes do cristianismo.
PS.: Eu sempre chego quando a discussão já tem esfriado. ¬¬

Eu só falo de algo quando tenho conhecimento de causa.
Bom, Dudu, eu não sou atéia. Nem cristã. Ainda não sei bem explicar o que sou mas posso explicar o que penso. Então vou te responder.Dudu Cavallari escreveu:
Eu não critico quem tem fé, simplesmente não a tenho. Questionar algo não é o mesmo que criticá-lo.
E eu tenho sim uma vida realista. Não acredito em sorte, nem em (pré)destino, tampouco em superstição.
Exatamente pelo o que você disse. As três são coisas irracionais, ultrapassam os limites da razão, são crendices. Negar uma crendo em alguma outra é hipocrisia. Ou ingenuidade. Ou ignorância.
Jon, sabe, eu era uma criança cristã. E católica (!!!) do tipo de participar de infância missionária, coral, ler lá na frente, até ser presidente das missas de domingo. E nessa época, eu li a Bíblia inteira. Claro que eu não tinha o senso crítico que tenho hoje, mas lembro de boa parte do que li. Daí lembrei dessa questão de vida eterna. Fui pesquisar e o que encontrei comprovou meu pensamento. Aqui vai:
Só queria entender essa contradição, dentre tantas outras, criada pelas diferentes vertentes do cristianismo.

- Chavo
- Membro
- Curtiu: 64 vezes
- Curtiram: 85 vezes
Vá conhecendo um pouquinho de cada coisa e escolha aquilo que vai ao encontro, que casa com as suas ideias, que se aproxime daquilo que você ache mais plausível. Resumindo tudo isso: escolha aquilo que te faça bem. Você não deve se sentir uma marionete daquilo que escolher seguir ou acreditar pois isso é o mesmo que não pensar, que não questionar, que não duvidar e pior: que não raciocinar.Renata escreveu:Não me compreenda mal. Tô perguntando isso sem nenhum desejo maléfico de contra-argumentar. Quero sim, ver a posição dos demais para tentar entender melhor. Entendeu?É questão de aprendizado mesmo. Tampouco iria querer te fazer mudar de opinião, porque nem a minha a tenho completamente formada.
E a discussão ainda tá fervendo. O pessoal só deu uma trégua foi descansar a cachola por hora.

Ah, eu me expressei mal. Quando digo que "a ideia alheia não muda a minha vida" quero dizer que isso não vai me afetar nem pra mal e nem pra bem, que não vou tornar a pessoa minha inimiga ou amiga absoluta só pelas ideias dela, entende? Mas gosto, sim, de ouvir a opinião alheia (tanto que já tenho duas referências bibliográficas que pretendo olhar, sem preconceitos). Só não suporto fanatismo, seja ele religioso, ateísta, agnoticista, etc.Renata escreveu:No máximo te instigaria a raciocinar junto comigo.

O "Renatinha" foi numa boa, mas desculpe-me se te pareceu íntimo. Não foi a minha intenção.Renata escreveu:Pois é pois é pois é, Chavo.

Editado pela última vez por Chavo em 21 Jan 2011, 03:36, em um total de 1 vez.
Minha trajetória no meio CH:
- Renata
- Membro
Claro que não, Chavinho, não tem porque se desculpar. Eu mesma já te chamei de "Chavinho" outras vezes. Só coloquei em negrito porque me referi a mais duas pessoas no mesmo post.
Relaxa! Eu até nem gosto que me chamem de Renata, quem entra no chat sabe.
Pode me chamar como quiser.
Às vezes acho que acabo assustando um pouquinho as pessoas pelas minhas opiniões, mas eu sou legal.
E fica tranquilo, se tem uma coisa que eu não me permito, é ser marionete.
Relaxa! Eu até nem gosto que me chamem de Renata, quem entra no chat sabe.
Pode me chamar como quiser.

Às vezes acho que acabo assustando um pouquinho as pessoas pelas minhas opiniões, mas eu sou legal.

E fica tranquilo, se tem uma coisa que eu não me permito, é ser marionete.