https://valor.globo.com/eu-e/noticia/20 ... tina.ghtml
Há três anos consecutivos o peruano Maido, situado no bairro de Miraflores, em Lima, ocupa o primeiro lugar na lista Latin America’s 50 Best Restaurants.
No ranking internacional, o restaurante está na décima posição.
Seu chef e proprietário, Mitsuharu Tsumura, mais conhecido como Micha, tem tipo físico nipônico, mas gosta de afirmar que tem sangue japonês e coração peruano.
“O Maido não se reproduz. É um, e nada mais”, afirma.
A cozinha “nikkei” que Tsumura aprendeu em casa foi sempre sua identidade. “É a comida na qual cresci e que, depois, levei a um mundo mais criativo. Muita gente me diz: ‘Isto aqui é nikkei, mas o que você faz é mais, é a cozinha do Micha’. Sei que é verdade, é uma cozinha muito minha, uma coisa muito própria.”
Ao analisar seus pratos, o chef diz que faz uma alquimia como os perfumistas que misturam os aromas.
No Maido há opções à la carte no almoço e apenas menu-degustação no jantar. São 12 etapas, e o preço de US$ 150 não inclui bebidas.
O cardápio utiliza ingredientes do Pacífico, da cordilheira dos Andes e da floresta amazônica. Há ceviches, pratos para comer com as mãos, assado de tira, arroz com ouriço do Ártico e cogumelo do mar.
Um dos destaques é o cuy, espécie de porquinho da Índia típico do Peru. As sobremesas também utilizam frutas locais.