Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Daniel Brito
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vitória
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 79 vezes

Re: RELIGIÃO

Mensagem por Daniel Brito » 22 Jun 2015, 00:19

Não... ensino religioso aqui é sinônimo de cristianismo e nada mais. Seria injusto. E mesmo que fosse algo plural, iria contra o conceito de Estado Laico.
Imagem
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012)
Usuário do Ano de 2012
Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016)
Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014)
Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Imagem
Imagem

@EA
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por @EA » 22 Jun 2015, 07:16

Não, pelo mesmo motivo citado pelo Dani. Eu mesmo tive ensino religioso e era assim.

Pra mim, é até interessante as crianças terem contato com o maior nº de religiões possível pra escolher por conta própria no que acreditar ou não. Mas religião não é algo fundamental na vida das pessoas a ponto de precisar aprender na escola.

Fora que tem zilhões de coisas mais importantes que deveriam ser ensinadas na escola e não são. Noções básicas de direito, economia, primeiros socorros, culinária, cuidados com a casa,...
Agente da Coroa a serviço da Rainha

Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!

Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Ricardo_
Membro
Membro
Time de Futebol: Galo
Curtiu: 43 vezes
Curtiram: 45 vezes

Mensagem por Ricardo_ » 22 Jun 2015, 17:50

Ensino religioso em escola pública não faz sentido algum, existem espaços apropriados para a prática religiosa.

SBBHQK
Membro
Membro
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 158 vezes

Mensagem por SBBHQK » 22 Jun 2015, 18:02

Olha, eu sou a favor do Ensino Religioso nas escolas públicas, desde que não seja obrigatório. O Ensino Religioso é fundamental para que as pessoas conheçam mais sobre as religiões. Hoje, várias pessoas são discriminadas só por causa de sua fé, e tudo por falta de informação. Muitos consideram que todos os evangélicos são charlatões que só pensam em dinheiro, e que os islâmicos são todos terroristas... Por isso que eu sou a favor do ensino religioso.

O Ensino Religioso não fere o princípio do Estado Laico. No Artigo 5º da Constituição é garantida a liberdade religiosa, e o Artigo 210, parágrafo 1, garante o Ensino Religioso, facultativo, nas escolas públicas.

Além disso, como disse o Nelson Machado, esse grupo laicista é muito pequeno. Não chega nem a 9% da população brasileira. O resto, não está dando bola se o estado é laico ou não-laico. Não existe constituição, nem grupo minoritário que seja capaz de derrubar isso.

Baixinho
Membro
Membro
Time de Futebol: C.R. Vasco da Gama
Curtiu: 0
Curtiram: 70 vezes

Mensagem por Baixinho » 22 Jun 2015, 22:08

Falam aí e o caso da menina que voltava de uma festa de candomblé e foi apedrejada na cabeça e ainda sofreu dizeres q iria queimar no inferno -_-

Esse caso ocorreu no Rio .

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-ja ... abeca.html

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 89 vezes
Curtiram: 1325 vezes

Mensagem por CHarritO » 22 Jun 2015, 22:58

Eu sou a favor de ter aulas de músicas nas escolas, aí sim! :joinha:

E para mim o melhor lugar p/ ter um ensino religioso é na própria igreja. Aos domingos de manhã (aos evangélicos) por exemplo tem Escola Dominical p/ todas as classes (crianças, adolescentes, jovens e adultos).
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Fellipe
Membro
Membro
Curtiu: 719 vezes
Curtiram: 1008 vezes

Mensagem por Fellipe » 23 Jun 2015, 01:03

A minha escola do Ensino Médio chegou a tentar implantar aula de religião (optativa). Acho que não foi pra frente, pois nunca mais fiquei sabendo de nada.

Dona Clotilde
Membro
Membro
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 972 vezes

Mensagem por Dona Clotilde » 23 Jun 2015, 02:59

Sou contra o ensinamento de Religião nas escolas, porque, primeiro, a maioria dos professores, só tem suas idéias voltadas no cristianismo. Ou seja, não estão ensinando a verdadeira Religião, estão disseminando uma cultura na qual eles estão meio que influenciando pra pessoa seguir. Na minha escola foi sempre assim.

Eu acho errado o ensino por isso, por abranger somente o Cristianismo, sendo que tem uma porrada de outras religiões, como o Islamismo, o Xinduísmo, o Taoismo, o Confucionismo, o Budismo, o Judaísmo, etc, e que na qual nunca foram mostradas aos alunos.

Sinceramente, um aluno está numa escola para aprender alguma coisa de CONCRETO, LÓGICO, RACIONAL; Então, acho que uma outra matéria no lugar desta iria muito bem garantir um pouco mais de conhecimento para os alunos, como aulas de Música, por exemplo.
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4783 vezes

Mensagem por Barbano » 23 Jun 2015, 09:37

Sou contra em escolas públicas. Nosso Estado é laico.

Em escolas privadas, cada uma que faça como quiser. Se for um desses colégios de freiras, por exemplo, é válido. Se você não é católico e estuda em um colégio católico, que lide com isso.
iago83 escreveu:Além disso, como disse o Nelson Machado, esse grupo laicista é muito pequeno. Não chega nem a 9% da população brasileira.
A laicidade do Estado é prevista na nossa constituição. E laico não é sinônimo de ateu ou agnóstico.

SBBHQK
Membro
Membro

Mensagem por SBBHQK » 23 Jun 2015, 13:06

CHarritO escreveu:Eu sou a favor de ter aulas de músicas nas escolas, aí sim! :joinha:

E para mim o melhor lugar p/ ter um ensino religioso é na própria igreja. Aos domingos de manhã (aos evangélicos) por exemplo tem Escola Dominical p/ todas as classes (crianças, adolescentes, jovens e adultos).
A mesma coisa na Igreja Adventista. Aos Sábados, antes do culto, ás 9h da manhã, tem a Escola Sabatina, onde é recapitulado o capítulo estudado durante a semana. E é para todas as classes.

SBBHQK
Membro
Membro

Mensagem por SBBHQK » 23 Jun 2015, 13:09

Na boa. Deveria ser obrigatório o Ensino Religioso, Música, Teatro (para ajudar os alunos a encarar a vergonha de falar em público), e de Línguas Inglesa, Espanhola, Francesa e Italiana.

Barbano
Administrador
Administrador
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4783 vezes

Mensagem por Barbano » 23 Jun 2015, 17:47

Ah vá. Molecada de hoje em dia mal sabe ler e escrever em português, e você querendo implantar cinco idiomas? :P

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 23 Jun 2015, 17:57

Ensino religioso ou ensino cristão? Convenhamos, quase todas as escolas que adotam aulas religiosas só ensinam os valores cristãos. Nunca vi ninguém dizer que tem aulas sobre candomblé, judaísmo, budismo, islamismo, etc na escola.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Ricardo_
Membro
Membro
Time de Futebol: Galo
Curtiu: 43 vezes
Curtiram: 45 vezes

Mensagem por Ricardo_ » 23 Jun 2015, 18:34

Quanto as escolas públicas, concordo plenamente. Não tenho dúvida que ensino religioso acabaria tornando-se sinônimo de ensino cristão, provavelmente católico ou neopentecostal.

Muitos dos valores cristão são válidos, e é perfeitamente possível ensiná-los em âmbito privado, é muito comum encontrar escolas cristãs ou judaicas no Brasil. Ninguém quer tirar esse direito.

penstocks
Membro
Membro
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 4 vezes

Mensagem por penstocks » 23 Jun 2015, 19:44

Só digo uma coisa: + exatas, - humanas.

E eu fiz 4 anos de catequese, e hoje sou mais ateísta que qualquer um que eu conheça. A catequese na verdade me ajudou a começar a duvidar de todas essas historietas bíblicas.
Esses usuários curtiram o post de penstocks (total: 1):
Chad'
Magnífica:
Imagem

Responder