Livros

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104946
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4997 vezes
Curtiram: 1945 vezes

Re: Livros

Mensagem por E.R » 29 Set 2011, 22:13

Tem nada a ver isso que vocês falaram. Em muitas coisas, o Brasil é bom, mas a litetatura brasileira é inferior sim a de vários países, sobretudo a clássica (a literatura que mandam os estudantes ler nos colégios).

Se mandassem ler Nélson Rodrigues, Jorge Amado ou Monteiro Lobato, vá lá, mas não é o que acontece.

A literatura clássica de que falo são os livros de José de Alencar, Lima Barreto e Aluizio de Azevedo.

Ou vão querer me dizer que são iguais ou melhores do que Tolstoi, Huxley, Dostoiévski, Shakespeare, etc.

Não é preconceito contra o Brasil, aqui do fórum devo ser um dos que mais consome filme brasileiro, música brasileira e vai ao teatro. Só que a literatura brasileira tá longe de estar entre as minhas favoritas.

E é foda, não posso fazer nenhum comentário aqui que já vem o Scopel me xingar. Depois diz que não é perseguição.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: Livros

Mensagem por Scopel » 29 Set 2011, 22:26

É perseguição. :joinha:



De todo modo, o mal está em ler por obrigação, não nos livros. Vá ler Shakespeare por obrigação para você sentir o clássico mundial entrando de com força!

Você pode achar qualquer coisa sobre os autores brasileiros, mas o caso de eles serem chatos em época de vestibular não é por serem ruins ou inferiores.

Avatar do usuário
Valter May
Membro
Membro
Mensagens: 421
Registrado em: 14 Jul 2009, 18:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grande solo do David Gilmour
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Livros

Mensagem por Valter May » 29 Set 2011, 22:28

E.R escreveu:Tem nada a ver isso que vocês falaram. Em muitas coisas, o Brasil é bom, mas a litetatura brasileira é inferior sim a de vários países, sobretudo a clássica (a literatura que mandam os estudantes ler nos colégios).

Se mandassem ler Nélson Rodrigues, Jorge Amado ou Monteiro Lobato, vá lá, mas não é o que acontece.

A literatura clássica de que falo são os livros de José de Alencar, Lima Barreto e Aluizio de Azevedo.

Ou vão querer me dizer que são iguais ou melhores do que Tolstoi, Huxley, Dostoiévski, Shakespeare, etc.

Não é preconceito contra o Brasil, aqui do fórum devo ser um dos que mais consome filme brasileiro, música brasileira e vai ao teatro. Só que a literatura brasileira tá longe de estar entre as minhas favoritas.

E é foda, não posso fazer nenhum comentário aqui que já vem o Scopel me xingar. Depois diz que não é perseguição.
No Brasil temos Machado de Assis (que criava personagens com uma profundida que chegava sim no nível de Dostoievski ou Tolstoi) e Gregório de Matos (considerado por muitos críticos o melhor poeta da história). Da literatura moderna nós temos verdadeiros gênios que batem de frente com autores lá de fora. Nós temos Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes (pega as músicas que ele fez com o Jobim e me diz se aquelas letras não são muito boas). Eu só acho é inferior em dramaturgia, pois mesmo tendo peças de Plínio Marcos e outros não tão difundidos assim, quem ganha destaque é Nelson Rodrigues, na qual as peças são todas iguais com elaboração de personagens estereotipadas (mulher gosta de apanhar, todo homem é malandro, etc).

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104946
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4997 vezes
Curtiram: 1945 vezes

Re: Livros

Mensagem por E.R » 29 Set 2011, 22:31

http://www.sescsp.org.br/sesc/revistas_ ... &reftype=1

Um estudo recém-divulgado revelou o que, seguramente, ninguém no meio literário gostaria de ouvir : 18% dos universitários da Região Metropolitana de São Paulo não lêem livros e 16% o fazem apenas de vez em quando.

Outra descoberta : 55% dos entrevistados contaram que preferem se dedicar à leitura de livros essencialmente didáticos.

Encomendado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) à empresa de pesquisa Toledo & Associados, o levantamento ouviu 1.104 estudantes de um universo de 680 mil alunos, resultado que coloca a nu a real situação da leitura no Brasil.

Se o desinteresse pelo livro tem essa dimensão na região mais rica do país, onde existem dezenas de universidades e as grandes editoras e livrarias têm seu domicílio, não é sensato esperar que a situação seja melhor em outros pontos do território nacional. É certo que o hábito da leitura alimenta o saber de pessoas de, basicamente, todos os segmentos da sociedade; porém, é natural supor, os estudantes de cursos superiores deveriam nutrir interesse especial pelo livro.

E isso por simples e compreensíveis razões: não só eles estão encarapitados num dos mais elevados degraus do ensino, posição ainda hoje ocupada por uma pequena e privilegiada porção de brasileiros, como a própria leitura é parte da educação.

A pesquisa do Ciee não esclarece tudo, mas lança luzes sobre o ainda pouco explicado motivo de o Brasil ocupar lugar de menos prestígio no ranking dos maiores leitores de livros do planeta. Na nação do festejado Paulo Coelho, um dos autores mais vendidos no mundo, o índice de leitura é baixo : 1,8 livro por habitante no período de um ano, incluindo aqui a categoria didática, que responde por pouco menos de 40% do volume total comercializado.

Na Inglaterra e nos Estados Unidos a média é de cinco livros, na França, sete e na Colômbia 2,4.

"Os números referentes à leitura são trágicos, mas acredito que poderemos mudá-los", diz confiante a presidente da CBL, Rosely Boschini, informando que a pesquisa "Retrato da Leitura no Brasil", efetuada em 2001 com pessoas alfabetizadas maiores de 14 anos de idade, mostrou que 61% dos brasileiros adultos têm muito pouco ou nenhum contato com o livro.

O estudo foi realizado pela CBL em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel), a Associação Brasileira de Editores de Livros (Abrelivros) e a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa).

"O ideal é que tivéssemos 90% de leitores sistemáticos", afirma o escritor Hernâni Donato. "Mas, em nenhum tempo, nenhum lugar, nenhum povo sequer se aproximou desse índice."

Autor de 72 livros e famoso ficcionista, com romances da importância de Selva Trágica, Chão Bruto e Filhos do Destino, Donato comenta que ainda há muito a fazer para aumentar o número de leitores.

A resposta está de certa forma consubstanciada na irrisória demanda per capita por livros no Brasil.

É certo que outras causas têm ajudado a dar sustentação a esse estado de coisas, a começar pelo analfabetismo. Pelo menos é assim que a questão é encarada por algumas das pessoas ouvidas pela reportagem de Problemas Brasileiros. "Temos 16 milhões de analfabetos, o que não é pouco. Se juntarmos mais 50 milhões de semi-alfabetizados, o número se torna ‘atômico’ ", frisa Arnaldo Niskier, dono da cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Levi Bucalem Ferrari, presidente da União Brasileira de Escritores (UBE), não tem dúvida: o analfabetismo concorre, enfaticamente, para os baixos números exibidos pelo setor. "E, como os leitores não são muitos, as tiragens são menores, levando ao encarecimento do preço unitário do livro", observa Ferrari, sociólogo e cientista político, autor de O Seqüestro do Senhor Empresário, prêmio revelação da Associação Paulista de Críticos de Arte, em 1998. Niskier assinala, porém, que não é correto debitar o infortúnio do setor apenas ao analfabetismo, que, a despeito de elevado, recua, mesmo que paulatinamente.

Ex-secretário de Educação e Cultura do estado do Rio de Janeiro e senhor de uma vasta bibliografia (apenas para o público infanto-juvenil são mais de 40 títulos), ele afirma que o livro deveria ser mais barato, lembrando que quem comparece a eventos como bienais ou festas literárias, a exemplo da que acontece em Parati (RJ), verifica que a visitação é espetacular, mas as vendas não acompanham o fenômeno. "Vê-se muito e compra-se pouco. Falta de dinheiro, livros caros, tudo se mistura para criar restrições aos bons resultados", observa Niskier.

"Não acredito que o empresário veja alguma vantagem em impor preços abusivos aos livros", diz Torelli, contrapondo-se ao reclamo geral de que são caros. "A precificação é tratada hoje como um assunto sério, que pode decidir a longevidade da obra no mercado. É lógico que numa sociedade como a nossa, com um dos maiores índices de concentração de renda do mundo, não só o livro, mas o teatro, o cinema, enfim, toda atividade cultural pesa no bolso de boa parcela dos brasileiros", observa o presidente da ABDL. R

aul Drewnick, autor de obras infanto-juvenis, tem a mesma visão sobre o assunto. "A afirmação de que o livro é oneroso é relativa", argumenta. "Não será difícil encontrar quem, não gastando um centavo em livros por ano, se pendure num telefone para, com ligações pagas, eliminar este ou aquele participante de um Big Brother", diz. Jornalista e escritor de muitos títulos, uma série deles da coleção Vaga-Lume, da Editora Ática (Um Inimigo em Cada Esquina, Vencer ou Vencer, O Preço da Coragem, A Grande Virada, Correndo contra o Destino e A Noite dos Quatro Furacões), Drewnick comenta que o panorama atual, no Brasil, é dramático, porque as famílias, destroçadas social e economicamente, não vêem o livro como prioridade e nem mesmo o têm entre os chamados objetos supérfluos ou de entretenimento, como CDs e DVDs, por exemplo. "E, certamente, há um grande número de casas em que encontrar um livro seria uma difícil tarefa; mesmo os didáticos, depois de esgotado o ano letivo, são postos fora de vista, descartados como se sua utilidade estivesse já definitivamente vencida."

A jornalista Milu Leite, que ganhou em 2006 o Prêmio Jabuti (terceiro lugar na categoria infanto-juvenil) com o livro O Dia em que Felipe Sumiu, realça que, além do preço, o problema ainda envolve a distribuição e a divulgação. "Há uma oferta grande de títulos, a distribuição é confusa e a divulgação de obras brasileiras por parte da mídia é ínfima, para não dizer que não existe", assevera, referindo-se aos livros escritos para crianças e adolescentes.

Não são poucos aqueles que apontam a herança cultural quando instigados a explicar a falta de atração pelo livro, brandindo o argumento de que representamos um povo avesso à leitura. Também nesse caso não há consenso. "O problema não é cultural", contesta João Arinos, presidente da Abrelivros e diretor-superintendente das editoras Ática e Scipione. "É muito mais educacional do que qualquer outra coisa", diz.

A Abrelivros é a entidade que defende os interesses do setor de livros didáticos e paradidáticos, o qual recentemente fechou vendas de 158,4 milhões de exemplares que serão utilizados em 2008. Arinos acentua que a escola deveria incutir na criança o hábito de ler. "A maior parte dos pais não cultiva o gosto pela leitura, portanto, temos de começar pelos bancos escolares." Ele lembra que as escolas já mantêm suas portas abertas às crianças de zero a 10 anos de idade e que, como os professores atendem a 25 alunos, em média, em cada sala de aula, "podemos conseguir um efeito multiplicador". Na mesma linha de raciocínio trafega Torelli, destacando que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) conseguiu enfocar de maneira magistral a questão ao mostrar que, para formar leitores, um país deve trabalhar e desenvolver três importantes vertentes: o livro deve estar em um lugar privilegiado no imaginário do povo, é essencial que existam famílias em que se leia e a escola deve saber formar leitores.

O despertar do gosto pela leitura, definitivamente, passa pelas mãos dos professores, e há uma quase unanimidade quanto a isso. "Se as escolas, diariamente, afincadamente, sabiamente, ensinassem a ler para além das lições básicas e a estimar a língua materna, a criatividade e a riqueza do saber pelo saber, haveria mais leitores", opina Hernâni Donato. Niskier compartilha do mesmo modo de ver. "O papel da escola agiganta-se ante a importância da leitura para a educação", ele diz, afirmando que é preciso, porém, colocá-la em posição privilegiada. "Há muito que ser renovado no conteúdo e na prática", sugere o autor de Problemática da Educação Brasileira. Niskier também salienta que, desgraçadamente, nossa escola é formal, quadrada e destituída de atrativos (com algumas exceções). "É preciso uma nova educação", afirma. Raul Drewnick bate na mesma tecla. Ele observa que o professor, submetido a duras e mal-remuneradas jornadas, geralmente não lê e, não lendo, não pode indicar livros nem estimular nos alunos o hábito da leitura.

Mas isso não é tudo, segundo o escritor. "Nem todas as escolas dispõem de bibliotecas e muitas das que as têm não as abrem para os alunos sob a alegação de que eles destruiriam os livros", lastima-se.

É certo que a mudança terá de ser radical, e terá de dotar o professor de meios para que cumpra as funções que se esperam dele. Em tese, cabe à mesma pessoa incumbida do ensino da leitura e da escrita a tarefa de desenvolver a atração pelo livro. "A leitura, em geral, é um ato solitário. Quando lemos nos distanciamos do mundo exterior e viajamos dentro de nós e para lugares às vezes inexplorados e surpreendentes", observa Torelli. Ele afirma que nas crianças esse espaço interior ainda é totalmente virgem e que a curiosidade pelo desconhecido é muito grande. "Se pais e mestres compreenderem esse estado de encantamento e souberem aproveitá-lo para introduzir a experiência da leitura, testemunharemos o nascimento de uma nova consciência, muito mais rica e dinâmica, que poderá mesmo transformar nosso país", prognostica, fazendo lembrar aqui a famosa frase de Monteiro Lobato: "Uma nação se faz com homens e livros".
--
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104946
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4997 vezes
Curtiram: 1945 vezes

Re: Livros

Mensagem por E.R » 29 Set 2011, 22:37

Valter May escreveu:No Brasil temos Machado de Assis (que criava personagens com uma profundida que chegava sim no nível de Dostoievski ou Tolstoi) e Gregório de Matos (considerado por muitos críticos o melhor poeta da história). Da literatura moderna nós temos verdadeiros gênios que batem de frente com autores lá de fora. Nós temos Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Vinícius de Moraes (pega as músicas que ele fez com o Jobim e me diz se aquelas letras não são muito boas). Eu só acho é inferior em dramaturgia, pois mesmo tendo peças de Plínio Marcos e outros não tão difundidos assim, quem ganha destaque é Nelson Rodrigues, na qual as peças são todas iguais com elaboração de personagens estereotipadas (mulher gosta de apanhar, todo homem é malandro, etc).
Também gosto do Machado de Assis.

Vinicius de Moraes também é outro gênio (mas é mais conhecido por suas poesias e composições), tô falando mais de literatura.

Clarice Lispector escreve muito bem, embora nunca tenha me "tocado" como leitor.

Drummond também gosto.

Mas nenhum deles (tirando o Vinicius de Moraes, que é extraordinário e o Nelson Rodrigues, que era um gênio) me emociona que nem alguns autores estrangeiros.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: Livros

Mensagem por Scopel » 29 Set 2011, 22:40

Eu aprendi a gostar de ler observando que os caras que falavam coisas que diziam muito pra mim [alguns filósofos] liam bastante. Jamais tive qualquer estímulo de qualquer pessoa quanto à leitura na minha adolescência e jamais - pasmem - ganhei um livro se quer de qualquer pessoa até hoje na minha vida[mas já dei ou doei vários]. Todos que eu tenho foram comprados com meu próprio dinheiro.

Disso eu me orgulho em mim: sou um grande leitor e fanático por livros.



A propósito da discussão, tirei essa citação da wikipédia:

"[...] contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Hoje em dia, por sua inovação e audácia em temas precoces,
é frequentemente visto como o escritor brasileiro de produção sem precedentes,[23] de modo que, recentemente, seu nome e sua obra têm
alcançado diversos críticos, estudiosos e admiradores do mundo inteiro. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história
da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões".

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 43920
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 1682 vezes
Curtiram: 3403 vezes

Re: Livros

Mensagem por Barbano » 30 Set 2011, 09:14

Eu já não posso dizer o mesmo.

Gosto de ler. De ler gibis, revistas, matérias de sites, etc. Mas livros mesmo eu não curto.

Não acho que não ler ou ler poucos livros seja um demérito... Para adquirir conteúdo, há obras áudio-visuais tão boas quanto. Para adquirir habilidade de leitura/escrita, outros tipos de texto também servem.
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Membro
Membro
Mensagens: 104946
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 4997 vezes
Curtiram: 1945 vezes

Re: Livros

Mensagem por E.R » 30 Set 2011, 10:01

O Ministério da Educação tinha que mudar de "Literatura Brasileira" para "Literatura Brasileira e Mundial" e mandar os jovens lerem ivros como "O Apanhador no Campo de Centeio" e "Moby Dick".

Óbvio que clássicos como "Dom Casmurro" e "Vidas Secas" teriam que continuar sendo obrigatórios, mas seria importante mesclar com livros estrangeiros.
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: Livros

Mensagem por Scopel » 30 Set 2011, 13:20

Eu não acho. A colonização do nosso imaginário, e a noção da nossa inferioridade em tudo, já são promotores suficientes das literaturas estrangeiras que não precisam de emissários. E já estudamos em demasia em todas disciplinas a visão europeia de mundo.

E eu uso uma colocação do Clemente dos Inocentes nos primórdios do punk no Brasil: "sempre ouvia punk, aqueles caras falando em sair pelas ruas de Londres... cara, eu pensava 'quem vai falar aqui do Dona Lúcia?'".

Avatar do usuário
Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Mensagens: 43901
Registrado em: 29 Jan 2009, 13:37
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 2340 vezes

Re: Livros

Mensagem por Antonio Felipe » 30 Set 2011, 13:37

A prioridade deve ser sempre a literatura brasileira. Depois que se estuda a nossa literatura, dá pra introduzir a literatura de outros países (sem desincentivar o consumo desta paralelamente ao da brasileira por parte do aluno, claro).

Eu leio pouco por que me falta tempo pra ler. O que mais leio são jornais, revistas... Eu preciso de muita concentração pra ler, qualquer coisa incomodando já me atrapalha. Ler é pra mim como o cinema, é preciso uma "imersão", uma entrega. Assim se pode aproveitar muito melhor a obra.
• Jornalista
• No meio CH desde 2003
• Um dos fundadores do Fórum Chaves. Administrador desde 2010
• Autor do livro "O Diário do Seu Madruga"
• Eleito pelos usuários como o melhor moderador em 2011, 2012, 2013 e 2014


Realizações no meio CH:
• Apoio na realização da etapa brasileira de América Celebra a Chespirito, em 2012
• Produção de entrevistas com Roberto Gómez Fernández, Ana de la Macorra e Ricardo de Pascual
• Entrevistei Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Maria Antonieta de las Nieves e Carlos Villagrán
• Viabilizei a entrega da camiseta do Fórum Chaves para Chespirito
• Cobertura jornalística e de redes sociais de praticamente todos os grandes eventos e notícias CH desde 2010
• Um dos idealizadores do "Sigam-me os Bons", campanha social do Fórum e Fã-Clube
• Um dos idealizadores do Bloco Sigam-me os Bons, primeiro bloco temático CH de carnaval em São Paulo
• Apoio e participação nas turnês do Senhor Barriga, Kiko e Paty no Brasil
• Desmentido de todos os boatos envolvendo CH nos últimos anos
• Autor do furo sobre o Chaves no Multishow
• Coordenei o Projeto CH Legendado, que tornou acessível em português os inéditos de Chaves e Chapolin
• Prestei consultoria para a realização de "Chaves - Um Tributo Musical"

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: Livros

Mensagem por Scopel » 30 Set 2011, 13:47

E o que eu digo diz respeito a minha própria experiência: tenho muita pouca leitura das obras brasileiras, fruto da má ou nula orientação.

Avatar do usuário
Samuel Boitar
Membro
Membro
Mensagens: 3560
Registrado em: 13 Out 2009, 09:16
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: e Chapolin
Localização: Goiânia
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 2 vezes

Re: Livros

Mensagem por Samuel Boitar » 30 Set 2011, 15:26

A literatura brasileira é muito fraca em termos de livros que prendem o leitor. Só Machado de Assis e poucos outros que se destacam. O problema é que o brasileiro tende a querer resgatar sua cultura, e forçam a gente ler aquelas merdas.

Se "injetassem" Júlio Verne, Agatha Christie, Conan Doyle, Mark Twain, Jack London, Alexandre Dumas, etc para os pequenos brasileiros, o resultado seria melhor. Tenho sorte de ter tido o gosto pela leitura. E não foi por causa de nenhum escritor brasileiro.
Scopel escreveu:Eu não acho. A colonização do nosso imaginário, e a noção da nossa inferioridade em tudo, já são promotores suficientes das literaturas estrangeiras que não precisam de emissários. E já estudamos em demasia em todas disciplinas a visão europeia de mundo.
Aff. Não venha me dizer que Iracema e O Cortiço são obras estimulantes, que dão prazer em ler. A questão é estimular a leitura, e nosso país tem uma literatura escassa nesse quesito. A literatura de países estrangeiros, não.
Ninguém lê José de Alencar pra adquirir o hábito.

Avatar do usuário
Scopel
Membro
Membro
Mensagens: 6737
Registrado em: 05 Fev 2009, 16:10
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 58 vezes

Re: Livros

Mensagem por Scopel » 30 Set 2011, 16:21

A nossa situação literária obviamente é função da situação da leitura e da história alfabetização das massa... não há comparação possível com os países europeus ou com os americanos. Tem coisa boa aqui, mas obviamente não compara em quantidade com uma França ou Alemanha. Fazer tal comparação - e eu não quis fazer - é estupro de aleijado, é levar fuzil pra briga de faca.

Avatar do usuário
Valter May
Membro
Membro
Mensagens: 421
Registrado em: 14 Jul 2009, 18:13
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grande solo do David Gilmour
Curtiu: 0
Curtiram: 1 vez

Re: Livros

Mensagem por Valter May » 30 Set 2011, 16:45

Samuel Boitar escreveu:A literatura brasileira é muito fraca em termos de livros que prendem o leitor. Só Machado de Assis e poucos outros que se destacam. O problema é que o brasileiro tende a querer resgatar sua cultura, e forçam a gente ler aquelas merdas.

Se "injetassem" Júlio Verne, Agatha Christie, Conan Doyle, Mark Twain, Jack London, Alexandre Dumas, etc para os pequenos brasileiros, o resultado seria melhor. Tenho sorte de ter tido o gosto pela leitura. E não foi por causa de nenhum escritor brasileiro.
Espera sua professorinha de literatura terminar o século XIX e você verá o quão fodões são nossos escritores do século XX (creio que de Monteiro Lobato para a frente).

Avatar do usuário
Don Juan Thiago
Membro
Membro
Mensagens: 3002
Registrado em: 29 Jan 2009, 00:01
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Vasco da Gama
Localização: Três Corações - MG
Curtiu: 0
Curtiram: 2 vezes

Re: Livros

Mensagem por Don Juan Thiago » 30 Set 2011, 16:57

Não concordo que nossa literatura seja pior, menor ou mais fraca que outras. Como disse o Scopel, ela é fruto da nossa situação, da nossa sociedade, e como tal tem seu (grande) mérito. Ingleses, franceses ou russos não conseguiriam retratar a zona cacaueira tão bem quanto Jorge Amado, nem o sentimento indigenista de José de Alencar, ou a sociedade carioca de Machado de Assis, o regionalismo de um Érico Veríssimo, não traduziriam tão bem a situação de um povo quanto Aluísio de Azevedo fez no próprio O Cortiço, as vicissitudes trazidas por Gregório de Matos, entre outros.

Não gostar é um direito de cada um, mas desmerecer a qualidade beira a ignorância ou a alienação. Agatha Christie, por exemplo, faz uma literatura gostosa de se ler, bastante dinâmica e inventiva, mas qual a inovação dela? Assim também Conan Doyle ou os diversos best-sellers de hoje, que são muito bons de se ler, mas nem por isso são considerados literaturas de primeira linha.

Vai se dizer que é melhor um leitor de Dan Brown do que um analfabeto de Machado de Assis, até concordo; mas se estamos a discutir sobre a qualidade, é inegável que o segundo é melhor que o primeiro, mesmo que ainda exista gente que prefira ler o norte-americano.
Imagem
Vice-presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil


Imagem Imagem Imagem

Responder