Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
hugoCHaves
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Re: Religião

Mensagem por hugoCHaves » 18 Jan 2011, 00:48

Arnold escreveu:Olha só quem surgiu das cinzas.
Vamos reiniciar nossa conversa? :P
Com certeza :sim:
Antonio Felipe escreveu:
hugoCHaves escreveu:É uma ótima pergunta. Quando a teoria do Design Inteligente afirma que certos padrões da natureza indicam um projeto inteligente, ela para por ai, não afirmando que Deus seria o projetista. Então, por que seria o Deus Cristão? A ressureição do Jesus Histórico. Se isso de fato aconteceu, nós temos uma evidência na História.
As pessoas acham que isso é apenas uma coisa em que você acredita ou não, mas esse conceito não é totalmente certo, existe 3 fatos históricos(um resumo) que são melhor explicados pela ressureição de Cristo:
1- O Fato de que no domingo após a crucificação de Cristo, a tumba foi encontrada vazia.
2- Aparição de Jesus em diferentes ocasiões, em diferentes grupos, testemunhados por crentes, não-crentes e até inimigos, o que tornaria simples o fato de desmentir a "farsa"
3- Os discipulos originais começaram a acreditar repentinamente numa doutrina anti-judaica (já que os judeus acreditam que só seria possível ressucitar no fim dos tempos) tanto é que os mesmos estavam dispostos a morrer pela verdade dessa crença, e de fato alguns morreram.
4- O rápido crescimento do Cristianismo no tempo de testemunhas oculares, onde mais uma vez a "conspiração" poderia ser desmantelada.
Os historiadores tratam o novo testamento como documentos( e de fato são cartas, biografias...), não como um livro divinamente inspirado. Existem aquelas ideias como: o corpo foi roubado, a tumba era outra, Jesus não estava morto, quando elas passam pelos critérios históricos padrão, elas não se sustentam, diferente da Ressureição, que é o mais embasado, inclusive em outros relatos extra-bíblicos. Conclui-se então que a ressureição é a melhor explicação para o surgimento do Cristianismo Primitivo.
Pra muitos, o que impede essa aceitação nem é a historicidade do relato da ressureição, e sim o desejo de não se comprometer com as doutrinas.
é como diz a frase: "foi melhor Deus ter caminhado na terra do que o Homem ter pisado na lua".
Relatos extra-bíblicos de que natureza? Relatados por quem?
A fórmula pré-Paulina citado em 1 Coríntios 15:3-5; a história da Paixão pré-Marcos; a fonte especial de Mateus, chamada M; a fonte especial de Lucas chamada L. Algumas delas são muito antigas, por exemplo: a história da Paixão pré-Marcos é provavelmente dos ano 30 e a mesma tá baseada em testemunhos oculares; outra é a pré-Paulina, que foi datada em um período de poucos anos ou até meses depois que Jesus morreu. Eu cito essas porque elas dão testemunhos abundantes e independentes para a morte, sepultamento e ressurreição de Jesus, essas fontes sim são objetos de estudo pelos historiadores, uma vez que são as mais antigas (conceito básico da confiabilidade histórica); Há outras referências pelo historiador romano Públio Cornélio Tácito, o historiado Judeu Josefo e o Escritor Sírio Mara bar Serapion.
Agora uma coisa é certa, não existia um Livro Novo Testamento, eram cartas, biografias, relatos totalmente separados que circulavam no Século I. Dessa forma, as melhores e mais antigas fontes históricas estão no Novo Testamento já que essas são as mais próximas do evento e dos discipulos (Reiterando, princípio básico da Metodologia Histórica).

Scopel
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 61 vezes

Mensagem por Scopel » 18 Jan 2011, 00:54

Agora posta o link do blog.

Motodoido CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Motodoido CH » 18 Jan 2011, 14:24

Chavo escreveu:Na verdade, isso é um e-mail hehe. Já recebi duas vezes e pior: uma professora já passou pra minha antiga classe uma vez. :duh:

Vamos usar a razão e pensar: segundo o e-mail, Deus pune, castiga, mata. Se Ele é tão vingativo, porque existe no mundo tanta gente pior do que os caras citados no e-mail e que ainda estão vivos? Outra: quem garante que esses caras morreram simplesmente por "zombarem" Dele (se fosse assim não haveria ateu ou agnóstico vivo no mundo :garg: )? :mellow:

O Deus que eu acredito (e que eu aprendi com a minha religião) não pune, não mata. Ele mostra o caminho certo aos seus filhos, os educa. E para isso não há necessidade nenhuma de usar vingança. Aliás, essa palavra não combina em nada com Ele, ao meu ver.

Essas pessoas que morreram se foram simplesmente porque havia chegado a hora delas, ou por pura fatalidade (como o assassinato do John Lennon) ou por consequencia de atos delas mesmas (como o Cazuza: pelo estado do cara, drogado e aidético, não precisa ser tão inteligente pra deduzir que a morte dele já era uma tragédia anunciada). :estrelas:

Aliás, tirando o resto, valeu a pena clicar no vídeo pra ouvir a música de fundo (do filme Dying Young, se não me engano). Tenho paixão por ela! :reverencia:
Primeiro: O fato de Deus ser amor não exclui o fato que ele tem seu juízo sim. Qualpai, quando seu filho faz uma arte, não o deixa de castigo ou dá umas palmadas?

Falar que Deus mata agora que vivemos pela GRAÇA é errado, ele permte que isso aconteça. O caso do Tancredo Neves, do Titanic pra mim é uma prova clara. Agora a morte do Lenon e outros similares é uma forçação de barra. Mas me lembro de um dia, do lado da minha casa, um cara tava indo viajar. O meu vizinho falou: "Vai com Deus, amigo.", ele virou e disse: "Não dou carona pra puto não", o cara morreu no mesmo dia. Coincidência ou não eu não sei.

E estou aqui pronto pra discussão :vitoria:
Ex-Administrador e Fundador do Fórum Chaves
Ex-Administrador do Fórum Único Chespirito
Ex-Administrador do Fórum Turma do Chaves
Fundador do Portal Chaves - www.portalchaves.com

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 310 vezes
Curtiram: 2913 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 14:33

Motodoido CH escreveu: Primeiro: O fato de Deus ser amor não exclui o fato que ele tem seu juízo sim. Qualpai, quando seu filho faz uma arte, não o deixa de castigo ou dá umas palmadas?

Falar que Deus mata agora que vivemos pela GRAÇA é errado, ele permte que isso aconteça. O caso do Tancredo Neves, do Titanic pra mim é uma prova clara. Agora a morte do Lenon e outros similares é uma forçação de barra. Mas me lembro de um dia, do lado da minha casa, um cara tava indo viajar. O meu vizinho falou: "Vai com Deus, amigo.", ele virou e disse: "Não dou carona pra puto não", o cara morreu no mesmo dia. Coincidência ou não eu não sei.

Ah tá. Deus moveu um iceberg de dezenas de toneladas do Ártico até o mar próximo à costa dos Estados Unidos, só pra afundar o Titanic? Tá bom... Minha mãe é atéia e uma vez, de raiva (por algumas dificuldades que eu e ela passávamos), ela rasgou um santinho de Jesus. Isso faz o quê, nove anos? E ela segue viva...

Por que o livre arbítrio dos homens não nos permite também negar a existência de um Deus? Complicado é negar algo factível como a teoria evolucionista. Como eu disse, como se comprovar a existência de algo imaterial, de algo que não se sente, que não se vê? É tudo baseado na crença, apenas.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Arnold
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco

Mensagem por Arnold » 18 Jan 2011, 14:45

Queimei minha bíblia há quatro anos e ainda não morri...
Imagem

Imagem

Chavo
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 18 Jan 2011, 17:29

Motodoido CH escreveu:
Primeiro: O fato de Deus ser amor não exclui o fato que ele tem seu juízo sim. Qualpai, quando seu filho faz uma arte, não o deixa de castigo ou dá umas palmadas?

O Antonio Felipe e o Arnold já tiraram 90% palavras da minha boca, mas ainda tenho algumas coisas a dizer e perguntar.

Acha mesmo que Deus é vingativo? Que Ele pode, por castigo, permitir que seus filhos morram pelo simples fato de renegá-lo ou de zombar Dele? Se é assim, então me responda duas coisas:

- se Ele pune só por zombarem Dele ou renegarem-No, porque tantos ateus e agnósticos ainda estão vivos? :mellow:

- se Ele castiga e dá palmadas se vingando, porque tantos que fazem coisas anos-luz pior do zombar Dele ainda estão vivos ou bem de vida? Tem milhares de "filhos de Deus" que matam, violentam, estupram, maltratam, etc e ainda estão vivos e bem de vida, sendo que quem morre e/ou é prejudicado são as vítimas desses filhos cruéis... :estrelas:
Editado pela última vez por Chavo em 18 Jan 2011, 17:31, em um total de 2 vezes.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

Motodoido CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Motodoido CH » 18 Jan 2011, 17:31

Mas eu não disse que Deus mata alguém por isso muito pelo contrário, na Bíblia diz que o que ele quer é que todos se arrependam.

Só acho interessante que o Titanic, com toda sua segurança, afundou e que Tancredo Neves não subiu a rampa.

;)
Chavo escreveu: O Antonio Felipe e o Arnold já tiraram 90% palavras da minha boca, mas ainda tenho algumas coisas a dizer e perguntar.

Acha mesmo que Deus é vingativo? Que Ele pode, por castigo, permitir que seus filhos morram pelo sinples fato de renegá-lo ou de zombar Dele? Se é assim, então me responda algumas dúvidas que me encucaram legal agora:

- se Ele pune só por zombarem Dele ou renegarem-No, porque tantos ateus e agnósticos ainda estão vivos? :heim:

- se Ele castiga e dá palmadas se vingando, porque tantos que fazem coisas anos-luz pior do zombar Dele ainda estão vivos ou bem de vida? Tem milhares de "filhos de Deus" que matam, violentam, estupram, maltratam, etc e ainda estão vivos e bem de vida, sendo que quem morre e/ou é prejudicado são as vítimas desses filhos cruéis... :mellow:
Já disse ali em cima que não, a Bíblia NÃO DIZ ISSO. Se achar, me mostra.
Ahhhhhh, mas não venha com textos fora do contexto nem sem ter conhecimento do velho testamento, hein? ;)
Ex-Administrador e Fundador do Fórum Chaves
Ex-Administrador do Fórum Único Chespirito
Ex-Administrador do Fórum Turma do Chaves
Fundador do Portal Chaves - www.portalchaves.com

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 17:40

Motodoido CH escreveu:Mas eu não disse que Deus mata alguém por isso muito pelo contrário, na Bíblia diz que o que ele quer é que todos se arrependam.

Só acho interessante que o Titanic, com toda sua segurança, afundou e que Tancredo Neves não subiu a rampa.
Coincidências...

Especialmente se você ver a rota do Titanic: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:TitanicRoute.svg

Região a apenas algumas centenas de quilômetros do Ártico. Icebergs soltos pelo Atlântico não seriam nenhuma surpresa.

Chavo
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 18 Jan 2011, 17:46

Motodoido CH escreveu: Já disse ali em cima que não, a Bíblia NÃO DIZ ISSO. Se achar, me mostra.
Ora, então qual é a sua posição? Para ti, Deus pode se vingar de seus filhos permitindo que eles morram só por castigo ou não? :lol:
Motodoido CH escreveu:Ahhhhhh, mas não venha com textos fora do contexto nem sem ter conhecimento do velho testamento, hein? ;)
Mas eu não disse nada fora do contexto. Só pedi para que você, baseado na sua crença e/ou na Bíblia, me responda àquelas duas questões que me perturbaram quando li o seu post. Por um lado, você disse que a Bíblia jamais disse que Deus é vingativo. Por outro, disse que tem suas dúvidas quanto ao cara que O chamou de "puto" e morreu. Daí não entendi mais nada. :P

Não quero brigas, mas sim esclarecimentos pra eu entender melhor a sua posição e me situar na discussão, tendeu? :joinha:
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

John Jow
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 167 vezes
Curtiram: 433 vezes

Mensagem por John Jow » 18 Jan 2011, 18:25

Deus não pune nem castiga a todo mundo... Só faz isso com seus filhos! E nem todo mundo é filho de Deus!
Há uma diferença muito grande em ser FILHO (por adoção, como os salvos o são) e ser CRIATURA de Deus!
Todos os homens são criaturas de Deus, pois são obra da criação, mas só aqueles que se entregaram a Ele podem ser chamados filhos de Deus e é só a ESSES a quem Deus pune ou castiga, de uma forma totalmente disciplinar e amorosa... Posso lotar de versículos aqui que me garantem isso (Se é que alguém aqui aceita versículo como prova).
Quando acontece uma tragédia dessas aí ou coincidências (como eu também acredito que seja na maioria das vezes) Ele exerce o que eu chamo de JUSTIÇA!
DEUS é SOBERANO, não tem que dar satisfação da Sua vida nem pra mim nem pra você... A imagem que o povo tem de que Ele é o velhinho bondoso, de barbinha branca.. Isso aí é o Papai Noel... Deus é amor, mas é ira também! Ele se vinga sim, mas no momento certo, no momento dEle! Uns hão de pagar aqui em vida.. Os que se safam aqui ainda tem o inferno esperando por eles...
É meio soberbo falar isso, mas é no mínimo justo! A pessoa passa a vida inteira deboxando de Deus... No fim, não tem nem como ir morar com Ele!
Agora, claro, difícil alguém que não acredita na existencia de Deus acreditar no que eu falei... Mas um dia, no porvir, vocês vão lembrar desse tópico aqui! :joinha:

Antonio Felipe
Administrador
Administrador

Mensagem por Antonio Felipe » 18 Jan 2011, 18:47

Então quem não crê em Deus é castigado por ele, mesmo não sendo um filho de Deus, apenas cratura de Deus? Pois se "só a ESSES" que Deus pune... Como se explica isso?

E quem é temente a Deus, reza (ou ora), vai à missa ou culto, segue os preceitos cristãos, mas mesmo assim é afligido por uma grande tragédia? É punição divina? Exemplo de uma mãe que perde seu bebê logo depois dele nascer... Isso é punição? O que fez pessoa tão temente a Deus merecer ser afligida assim? Daí vem duas alternativas: Deus quis assim (não teria justificativa pra isso) ou é coisa do Diabo (se algo é ruim, Deus é o misericordioso e não merece ser culpado por tragédias...).

Justiça divina... Cadê a justiça divina para quem mata, estupra, trafica, agride e fica impune na justiça terrena? Negar Deus merece punição imediata, já quem vai contra os mandamentos ou coisa que o valha, fica livre. Ah sim... Teve aquele caso dos mensaleiros de Brasília que rezavam depois de receber a propina... Como eles acreditavam em Deus, podiam cometer seus crimes que Deus não faria nada... Legal, bela justiça, hein?

John Jow
Colaborador
Colaborador

Mensagem por John Jow » 18 Jan 2011, 18:57

Antonio Felipe escreveu:Então quem não crê em Deus é castigado por ele, mesmo não sendo um filho de Deus, apenas cratura de Deus? Pois se "só a ESSES" que Deus pune... Como se explica isso?

E quem é temente a Deus, reza (ou ora), vai à missa ou culto, segue os preceitos cristãos, mas mesmo assim é afligido por uma grande tragédia? É punição divina? Exemplo de uma mãe que perde seu bebê logo depois dele nascer... Isso é punição? O que fez pessoa tão temente a Deus merecer ser afligida assim? Daí vem duas alternativas: Deus quis assim (não teria justificativa pra isso) ou é coisa do Diabo (se algo é ruim, Deus é o misericordioso e não merece ser culpado por tragédias...).

Justiça divina... Cadê a justiça divina para quem mata, estupra, trafica, agride e fica impune na justiça terrena? Negar Deus merece punição imediata, já quem vai contra os mandamentos ou coisa que o valha, fica livre. Ah sim... Teve aquele caso dos mensaleiros de Brasília que rezavam depois de receber a propina... Como eles acreditavam em Deus, podiam cometer seus crimes que Deus não faria nada... Legal, bela justiça, hein?
Amore, bora por partes!
1- Os filhos recebem punição pra disciplina, pra correção... É uma coisa que pode abalar, mas quem é filho sabe que tá passando por aquilo pra crescimento espiritual, pra produzir fé! E quem é filho se alegra nisso, pois é sinal de que Deus o ama! Quem não é filho pode ou não receber JUÍZO aqui na terra, mas o castigo eterno hão de receber sim, é só esperar que o que é deles tá guardado! :joinha:
2- Todo mundo que vive do céu pra baixo é sujeito a sofrer as piores coisas sim...O próprio Cristo disse que a vida aqui num ia ser fácil ("No mundo tereis aflições...") Vcs falam do Titanic como castigo, mas já pensou quanta gente que num tinha nada a ver com a história morreu?
A diferença tá só no que Cristo propõe pro futuro... Seu pensamento de pagar tudo aqui é muito imediatista! Se Deus interfere em alguma coisa, vcs reclamam, se não interfere, reclamam também! Afff! Faça o favor! ¬¬

Vc deu o exemplo dos mensaleiros.. Mas nem todo mundo que se diz cristão o é de verdade.. Não é só abrir a boca e dizer o que é ou o que não é... É AÇÃO! Eles oravam como se fossem cristãos, mas agiam como se não o fossem... A ação valeu mais do que as palavras!

Don Juan Thiago
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Don Juan Thiago » 18 Jan 2011, 19:02

Não dá pra saber quem é mais chato: o cristão extremista que quer provar a todo custo que Deus existe, que criou Adão, Eva, o Paraíso, etc; ou o ateu implicante que procura vírgula fora do lugar na Bíblia.
Imagem
Vice-presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil

Imagem Imagem Imagem

John Jow
Colaborador
Colaborador

Mensagem por John Jow » 18 Jan 2011, 19:03

Eu sei quem é... é quem fica no meio termo e num sabe pra onde ir! /õ\

Don Juan Thiago
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Don Juan Thiago » 18 Jan 2011, 19:05

John Jow escreveu:Eu sei quem é... é quem fica no meio termo e num sabe pra onde ir! /õ\
Pelo menos esses não precisam se expor ao ridículo de provar besteiras com mais besteiras ainda.
Imagem
Vice-presidente do Fã-Clube Chespirito-Brasil

Imagem Imagem Imagem

Responder