https://extra.globo.com/rio/carnaval/no ... ucai.ghtml
O jornal EXTRA descreve as mudanças previstas para as apresentações deste ano no Carnaval, que vão desde a nova disposição dos jurados na Avenida até o novo sistema, que leva à abolição dos carros de som no Sambódromo do Rio de Janeiro.
Assim como no ano passado, serão quatro as cabines de jurados no Sambódromo. Mas a posição delas mudou no Grupo Especial. Além das existentes nos setores 3 e 10, duas estarão espelhadas, uma de frente para a outra, nos setores 6 e 7.
Isso promete mudar a forma como casais de mestre-sala e porta-bandeira, assim como comissões de frente, se apresentam, com a necessidade de atender aos dois lados das arquibancadas ao mesmo tempo.
Neste carnaval, outro marco será o novo sistema de som da Avenida. Obras foram realizadas no fim do ano passado, para a instalação de cabos por baixo do asfalto da Marquês de Sapucaí.
Com a tecnologia digital, que fará cantores usarem microfones sem fio e fones de ouvido com retorno, os velhos conhecidos carros de som passam a não ser mais necessários (e, com isso, serão aposentados).
Assim como em 2025, o próximo carnaval contará com uma passarela retrátil, montada sobre contêineres, ao lado do Setor 1 e do primeiro recuo da bateria. A estrutura, em amarelo, que tem as duas partes acopladas entre um desfile e outro, funciona como passagem do lado ímpar para o par por pessoas que trabalham na festa, sem a necessidade de acessar a área de desfiles. Essa é uma medida da organização dos desfiles para diminuir o número de "bicões" na Avenida, uma queixa antiga das escolas de samba.
A novidade neste ano é que uma segunda estrutura, semelhante a essa do Setor 1, será instalada próximo à dispersão. Inicialmente anunciada no segundo recuo de bateria (local em que chegou a ser montada e testada), a segunda passarela retrátil foi transferida para próxima dos arcos da Praça da Apoteose.
Em cor laranja, essa segunda passarela tem sua base sendo instalada por operários. Após essa fase, a parte móvel, que transforma a estrutura em uma passarela propriamente, será instalada sobre os contêineres.
Já o sistema de luzes da Avenida também passa pelos últimos ajustes antes da festa e permitirá realçar cores ou destacar momentos, por exemplo, de comissões de frente, apresentações de casais de mestre-sala e porta-bandeira, carros alegóricos e baterias : o céu é o limite.
— É bem sofisticada a programação de luz das escolas — observa o light designer Césio Lima, que comanda a iluminação do Sambódromo.