Religião

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
MVNS
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 671 vezes
Curtiram: 537 vezes

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 22:24

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 22:15
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 22:03
Cadê a incitação ao estupro? "Deixai-as viver para vocês" significa "deixem vivas e estuprem depois"
Moisés colocou uma condição bastante peculiar:

Mulheres que tiveram sexo devem morrer, e meninas virgens (o texto ainda especifica meninas deixando ainda mais nojento) devem ficar vivas "para os israelitas". Por que especificamente meninas virgens?

Estamos falando de um povo bárbaro da era do bronze, você sabe muito bem o que eles quiseram dizer, na verdade, até hoje em regiões do oriente médio isso acontece.

E mesmo se considerarmos essa sua interpretacao sem sentido de integrar elas a sociedade, essas meninas "virgens" tiveram suas famílias inteiras mortas, e não terão escolha a não ser se casarem com os homens que mataram as famílias delas, se não há consentimento, é estupro.
Pra fechar (espero): as virgens foram poupadas por não terem se impurificado/corrompido com os midianitas, logo, poderiam reproduzir com os israelitas. Não sou inocente ao ponto de não saber como a mulher era tratada naquela época. O meu ponto é que, se por acaso houve violência sexual, ela não estava na ordem, nem explícita e nem implícita.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Pavi
JESUS é o caminho e DEUS é o destino.

Antes e acima de tudo, cristão. Estudante de Teologia. (2/8)
Na caminhada para ser Pastor e Professor, se Deus me permitir.

Gálatas 1:10
"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."

BazzoReverso
Membro
Membro
Curtiu: 604 vezes
Curtiram: 792 vezes

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 05 Out 2025, 22:46

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 22:24
Pra fechar (espero): as virgens foram poupadas por não terem se impurificado/corrompido com os midianitas, logo, poderiam reproduzir com os israelitas
Como assim impurificado, eles tinham AIDS? :lol:
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 22:24
Não sou inocente ao ponto de não saber como a mulher era tratada naquela época. O meu ponto é que, se por acaso houve violência sexual, ela não estava na ordem, nem explícita e nem implícita.
A ordem dizia para matar todos e poupar as virgens, a conclusão disso é explicitamente estupro, ou na melhor das hipóteses, casamento forçado (que também é estupro).

E mesmo que hipoteticamente não tenha havido violência sexual (houve), ainda teve toda a questão do genocídio, também ordenado por Deus, mas já vi que não adianta eu bater nessa tecla pois você já disse que o genocidio foi justificado por serem "idolatras".

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 411 vezes
Curtiram: 1815 vezes

Religião

Mensagem por Paz » 05 Out 2025, 22:52

esses comentários do bazzo me lembram mt aqueles posts de pagina de ateu do facebook de 2013 :garg:
יעשה שלום

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 22:53

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 22:46
Como assim impurificado, eles tinham AIDS? :lol:
Você sabe o que significa "puro" e "impuro" no contexto bíblico, né?
BazzoReverso escreveu:
E mesmo que hipoteticamente não tenha havido violência sexual (houve),
Repito que não nego em momento algum tal possibilidade, mas isso não significa que fazia parte da ordem dada.
BazzoReverso escreveu:
ainda teve toda a questão do genocídio, também ordenado por Deus, mas já vi que não adianta eu bater nessa tecla pois você já disse que o genocidio foi justificado por serem "idolatras".
O que eu disse foi que a idolatria é um dos motivos que levaram o povo a corrupção.

"Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar aos homens, não seria servo de Cristo."

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 05 Out 2025, 23:02

Paz escreveu:
05 Out 2025, 22:52
esses comentários do bazzo me lembram mt aqueles posts de pagina de ateu do facebook de 2013 :garg:
Sim, e a crentalhada denunciou em massa e derrubaram todas as páginas e canais de YouTube que promoviam ateísmo, ainda bem que consegui sair da matrix na época antes dos bans, sinto pena das crianças de hoje que não tiveram a oportunidade que eu tive.
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 22:53
Você sabe o que significa "puro" e "impuro" no contexto bíblico, né?
Provavelmente alguma merda retrógrada com pitada de misoginia.
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 22:53
O que eu disse foi que a idolatria é um dos motivos que levaram o povo a corrupção.
Nada justifica genocídio.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 23:08

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 23:02
Provavelmente alguma merda retrógrada com pitada de misoginia.
Não, sequer é sobre gênero. É uma questão de santidade espiritual. Corpo humano puro, objetos puros. Ou impuros.
BazzoReverso escreveu:
Nada justifica genocídio.
Sei que meu argumento pra você se destrói já por essa sua frase, mas de qualquer forma, guerras onde ocorriam os juízos de Deus (que você chama de "genocídio") eram situações em que ou os inimigos eram entregues ou o povo de Deus pereceria. Basicamente "mata ou morre", como em uma... duh, guerra.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Pavi

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 05 Out 2025, 23:12

BazzoReverso escreveu:
Sim, e a crentalhada denunciou em massa e derrubaram todas as páginas e canais de YouTube que promoviam ateísmo, ainda bem que consegui sair da matrix na época antes dos bans, sinto pena das crianças de hoje que não tiveram a oportunidade que eu tive.
isso é bait n é possivel
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
MVNS
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 05 Out 2025, 23:15

Paz escreveu:
05 Out 2025, 23:12
isso é bait n é possivel
Eu sou ateu, e daí, vai chorar?
MVNS escreveu:
05 Out 2025, 23:08
Sei que meu argumento pra você se destrói já por essa sua frase, mas de qualquer forma, guerras onde ocorriam os juízos de Deus (que você chama de "genocídio") eram situações em que ou os inimigos eram entregues ou o povo de Deus pereceria. Basicamente "mata ou morre", como em uma... duh, guerra.
A gente falou bastante sobre os genocídios históricos, mas dá pra traçar um paralelo com situações atuais com o que está acontecendo em Gaza, que não é muito diferente do que é descrito na Bíblia, de um lado temos o "povo de deus" e do outro os "bárbaros idolatras" que merecem morrer segundo os fundamentalistas, sinal de que até hoje esses textos da Bíblia geram impactos.

MVNS
Membro
Membro

Religião

Mensagem por MVNS » 05 Out 2025, 23:21

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 23:15
A gente falou bastante sobre os genocídios históricos, mas dá pra traçar um paralelo com situações atuais com o que está acontecendo em Gaza, que não é muito diferente do que é descrito na Bíblia, de um lado temos o "povo de deus" e do outro os "bárbaros idolatras" que merecem morrer segundo os fundamentalistas, sinal de que até hoje esses textos da Bíblia geram impactos.
Eu não vou comentar sobre Israel x Palestina porque ainda não estudei sobre o assunto.

O que eu posso dizer, no muito mínimo, é que não dá pra "traçar paralelo" algum, a não ser que Deus esteja falando diretamente com algum profeta por lá e entregando o povo nas mãos deles. :wacko:

No mais:

"Posso falar uma coisa? Parabéns, você venceu o debate." -- Mole do Val, Arthur

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 05 Out 2025, 23:30

MVNS escreveu:
05 Out 2025, 23:21
O que eu posso dizer, no muito mínimo, é que não dá pra "traçar paralelo" algum, a não ser que Deus esteja falando diretamente com algum profeta por lá e entregando o povo nas mãos deles
O judaísmo é baseado na crença que os judeus são uma raça superior escolhida por Deus aguardando o Messias para triunfar sobre os inimigos de Israel.

As pessoas tentam separar a religião do conflito Israel X Palestina, mas é claro que há algum componente envolvido, principalmente por conta de alguns setores radicais e fundamentalistas de extrema direita que integram parte do governo de Israel.

E do outro lado, temos também os palestinos com suas crenças extremistas, também baseada em religião.

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 05 Out 2025, 23:31

Caralho como esse guri é palpiteiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Nem te conto quem foi que inventou que judeu é "raça"
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 1):
MVNS
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 05 Out 2025, 23:35

Paz escreveu:
05 Out 2025, 23:31
Caralho como esse guri é palpiteiro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ao invés de ficar rindo atoa aí você podia contribuir pra discussão fornecendo seu ponto de vista.
Paz escreveu:
05 Out 2025, 23:31
Nem te conto quem foi que inventou que judeu é "raça"
Ué, judeus são uma etnia, não?

Paz
Moderador
Moderador

Religião

Mensagem por Paz » 05 Out 2025, 23:57

Mano, se você quiser me perguntar algo, sinta-se a vontade! Responderei com o maior prazer. O bagulho é que tu tá falando com um tom bem pedante sobre um assunto que você claramente não entende e tampouco está disposto a mudar de opinião, já que você prefere pensar que "saiu da matrix" e todos os seus "argumentos" tem uma vibe de "te peguei!" ao invés de "poderia me explicar isso?".

BazzoReverso escreveu:
05 Out 2025, 23:35
judeus são uma etnia, não?
Respondendo isso: sim e não.
O que as empresas de teste de ancestralidade chamam de "DNA judaico" são basicamente traços de povos do oriente médio que são comuns em populações judaicas porque, obviamente, o povo judeu descende de lá e é apenas normal que a vasta maioria dos judeus compartilhe esses traços genéticos (pele amarelada, cabelo escuro, barba cheia, nariz adunco, etc). Inclusive é muito comum árabes, persas e até norte-africanos saírem com algumas porcentagens desse "DNA judaico", mesmo não tendo nenhum antepassado judeu.
Mas existem caralhadas de exceções. Tem judeu loiro, judeu preto e de tudo quanto é etnia.
Inclusive Davi, segundo a tradição judaica, era ruivo (provavelmente pelo DNA da bisavó dele, Rute, que era uma moabita convertida).
A esposa de Moisés também era convertida, de origem africana.
Em Israel o que mais tem é diversidade étnica. Judeu de origem etíope, iraquiana, egípcia (como é o caso da minha avó), marroquina, polonesa (tenho também na família do meu avô), alemã, holandesa, portuguesa, espanhola, iraniana... Todos com seus traços particulares, embora muitos tenham ancestralidade em comum no oriente médio.
Mas o judaísmo nunca foi etnia ou raça, até porque o judaísmo sempre aceitou conversões. A questão é que, diferentemente de outras religiões, o judaísmo não incentiva conversões hoje em dia, simplesmente porque não vê necessidade. O judaísmo não acredita que você precisa ser judeu pra ser salvo ou qualquer coisa desse tipo. Por isso a maioria dos judeus possuem traços do oriente médio: os que se converteram ao longo da história já se misturaram com os demais; ainda assim, também existem muitos que se convertem hoje em dia.

Quem inventou que o judaísmo é uma "raça" foram literalmente os nazistas, pra justificar que os judeus seriam "geneticamente inclinados" a fazer o mau.
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 2):
BazzoReversoMVNS
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Religião

Mensagem por BazzoReverso » 06 Out 2025, 00:04

Paz escreveu:
05 Out 2025, 23:57
O bagulho é que tu tá falando com um tom bem pedante sobre um assunto que você claramente não entende e tampouco está disposto a mudar de opinião
Sobre o conflito Israel x Palestina eu ainda não tenho uma opinião muito definida, mas não pude deixar de notar os paralelos entre as guerras bíblicas e o conflito atual em Gaza, a questão que fica é o quanto a religião influencia ambos os lados a cometer atrocidades e nunca chegarem a um acordo.

um burro e um minhoqueiro
Membro
Membro
Curtiu: 141 vezes
Curtiram: 323 vezes

Religião

Mensagem por um burro e um minhoqueiro » 06 Out 2025, 00:15

A real é que eu invejo quem acredita em algo, imagina você morrer achando que a sua vida teve algum propósito místico... É como dizem, a ignorância é uma benção.
Esses usuários curtiram o post de um burro e um minhoqueiro (total: 2):
BazzoReversoBarbano
Imagem

Responder