NOTÍCIAS
https://ge.globo.com/blogs/blog-do-irla ... rias.ghtml
A Série B de 2026 vai começar no dia 25 de março de 2026, duas semanas após o término dos estaduais e em paralelo aos regionais.
A competição será encerrada no dia 28 de novembro de 2026, com pouca mudança com relação ao calendário atual.
O objetivo principal da CBF para a Série B era garantir que a interrupção dos campeonatos no meio do ano possa ser usada para complementar o recesso dos jogadores (especialmente dos clubes que caíram).
Diferentemente dos clubes da Série A, os clubes da Série B não terão vaga garantida na Copa do Brasil. Ou seja, todos eles terão que levar os estaduais a sério.
No novo formato da Copa do Brasil, os clubes da Série B (classificados pelos estaduais) deverão entrar na Fase 2 (em sua maioria), quando os melhores 74 ranqueados recebem os 14 classificados da Fase 1 (piores ranqueados).
Com isso, os clubes da Série B entrarão na Copa do Brasil para disputar ao menos 3 fases de jogo único, até que alcancem a 5ª fase, onde entrarão os clubes da elite. Isso também implica que no máximo 12 clubes da Série B estarão envolvidos na fase aguda e mais valiosa da Copa do Brasil – em ida e volta –, que deve ser programada apenas para o segundo semestre.
De certa forma, os clubes da Série B se tornaram os principais alvos das tradicionais “eliminações vexatórias da Copa do Brasil”, porque disputarão essas 3 fases nos campos dos adversários menores.
Por outro lado, ainda é difícil mensurar qual o será o interesse dos clubes da Série B nos campeonatos regionais. Nem tanto na Copa do Nordeste, mas mais especificamente os clubes da Copa Sul/Sudeste e da Copa Verde.
Na minha opinião, a CBF devia pensar no aumento de clubes da Série B a partir de 2027 : devia aumentar de 20 clubes para 22 clubes ou 24 clubes, até porque a Série B não tem paralisação no meio do ano para torneios de seleções, ao contrário da Série A.
O futebol brasileiro tem muitos clubes importantes e o aumento de participantes tanto na Série B como na Série C se faz necessário.