Os principais títulos dos grandes clubes brasileiros
Neste tópico também comentamos sobre a Copa União de 1987 e a unificação dos títulos brasileiros
-
Luiz
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: São Paulo e Ferroviária-SP
- Curtiu: 4 vezes
- Curtiram: 11 vezes
Re: Os principais títulos dos grandes clubes brasileiros
Se a CBF quis se meter num campeonato que foi feito pelo Clube dos 13, ninguém tem culpa. Se o Flamengo foi campeão, ótimo, mas a CBF quis inventar um Série A x Série B (Guarani naquela Série B ninguém entende)
Luiz, desde 2006 no meio CH
- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH
--------------------------------

- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH
--------------------------------

As tuas glórias vêm do passado E DO PRESENTE!
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2180 vezes
- Curtiram: 4767 vezes
Não senhor, o Flamengo foi campeão do seu módulo no tapetão também. Ou tem outro nome para torneio organizado só com os "poderosos", incluindo times que tinham sido rebaixados no ano anterior (Botafogo e Coritiba)?Seu Madruga Veste Preto escreveu:O Flamengo é o campeão de 87 na bola, o Sport no tapetão.
Esse argumento não cola... Copa União toda foi um tapetão.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel

- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6403 vezes
- Curtiram: 3951 vezes
O campeonato de 1986 teve 48 participantes.
O de 1988 teve 24 participantes.
1987 teve que ser uma ruptura.
O campeonato teve um determinado número de participantes até o inchaço de 1993, quando teve 32.
Depois voltou ao normal (entre 20 e 24) até a bizarra Copa Havelange, em 2000, com 29 participantes, feita para "subir" o Fluminense da Série C para a Série A.
Depois tiveram o bom senso de reduzir o número de clubes, até chegar a 20 clubes.
Outra bizarrice mantida foi a questão de subir 4 clubes e descer 4 clubes, resquício da época em que o campeonato tinha mais times. O bom senso (que acontece em todos os países com pontos corridos) seria o de cair 3 e subir 3. Essa questão dos 4 clubes é quando se tem 22 clubes ou mais na Série A.
Daí em nome da "emoção", se rebaixa o décimo sétimo do Brasileiro, que, geralmente, é muito melhor que o quarto colocado da Série B, que geralmente entra na Série A só pra passar vexame.
Então, se fizeram aquele torneio em 1987 é porque o campeonato tava chegando num limite de clubes que tava fica insustentável financeiramente.
É que nem um Campeonato Paulista com 32, 36 clubes, chega uma hora que tem que reduzir. E não dá pra reduzir rebaixando 26, 28 times de um ano pro outro. Isso daí é utopia pura.
O campeonato teve um determinado número de participantes até o inchaço de 1993, quando teve 32.
Depois voltou ao normal (entre 20 e 24) até a bizarra Copa Havelange, em 2000, com 29 participantes, feita para "subir" o Fluminense da Série C para a Série A.
Depois tiveram o bom senso de reduzir o número de clubes, até chegar a 20 clubes.
Outra bizarrice mantida foi a questão de subir 4 clubes e descer 4 clubes, resquício da época em que o campeonato tinha mais times. O bom senso (que acontece em todos os países com pontos corridos) seria o de cair 3 e subir 3. Essa questão dos 4 clubes é quando se tem 22 clubes ou mais na Série A.
Daí em nome da "emoção", se rebaixa o décimo sétimo do Brasileiro, que, geralmente, é muito melhor que o quarto colocado da Série B, que geralmente entra na Série A só pra passar vexame.
Então, se fizeram aquele torneio em 1987 é porque o campeonato tava chegando num limite de clubes que tava fica insustentável financeiramente.
É que nem um Campeonato Paulista com 32, 36 clubes, chega uma hora que tem que reduzir. E não dá pra reduzir rebaixando 26, 28 times de um ano pro outro. Isso daí é utopia pura.

- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6403 vezes
- Curtiram: 3951 vezes
Uma exceção à regra.
Em outros anos, tivemos América-RN e Santa Cruz, que fizeram feio.
E geralmente quem cai em 17o é sempre um clube grande, como o Corinthians.
Na maioria dos casos, é sempre um clube importante, como foi o Coritiba esse ano.
--
E sobre o Barueri, vamos ver esse ano, depois que vendeu inúmeros titulares, como vai ser. Aposto que vai ser um catadão, eles vão pegar os "restos" e na metade do campeonato vai vender uns 3 ou 4 e contratar mais "restos". Time de empresário é assim.
Na maioria dos casos, é sempre um clube importante, como foi o Coritiba esse ano.
--
E sobre o Barueri, vamos ver esse ano, depois que vendeu inúmeros titulares, como vai ser. Aposto que vai ser um catadão, eles vão pegar os "restos" e na metade do campeonato vai vender uns 3 ou 4 e contratar mais "restos". Time de empresário é assim.

- Willianch
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 50 vezes
- Curtiram: 199 vezes
Ah pra mim tem que cair 4 mesmo, mais emoção.
E grande merda que o quarto colocado da serie B seja pior que o Decimo Setimo da Serie A, é futebol, não tem que ficar pensando nessas coisas.
Todo time tem que por na cabeça que tem que ser melhor que 4 clubes, para se manter na serie de elite. E a briga contra a degola é muito legal também, é uma emoção tão grande como de disputar o titulo. Eu sei do que estou falando, já que disputei em 2005 o titulo e em 2007 o rebaixamento de forma mais aguda (dei uma leve disputada em 2004 e 2006 mas nada de mais).
Até seria bom se caisse 5. Quanto mais emoçãooo melhooor!
E grande merda que o quarto colocado da serie B seja pior que o Decimo Setimo da Serie A, é futebol, não tem que ficar pensando nessas coisas.
Todo time tem que por na cabeça que tem que ser melhor que 4 clubes, para se manter na serie de elite. E a briga contra a degola é muito legal também, é uma emoção tão grande como de disputar o titulo. Eu sei do que estou falando, já que disputei em 2005 o titulo e em 2007 o rebaixamento de forma mais aguda (dei uma leve disputada em 2004 e 2006 mas nada de mais).
Até seria bom se caisse 5. Quanto mais emoçãooo melhooor!
Idolos futebolisticos eternos:
__
Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias
E muito mais.
Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9
__
Willianch DVD's: Os melhores DVD's da net, vendedor super recomendado e com muito material:
. Um maluco no pedaço
. Anos incriveis
. Jogos de futebol
. O Fantastico Mundo de Bobby
. A Escolinha do Golias
E muito mais.
Mandem um email para: willianbertuzzioficial@gmail.com
Ou no facebook:https://www.facebook.com/willian.bertuzzi.9
- Silvester
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 4 vezes
Não é exceção a regra,o Santa Cruz subiu como vice,desde que começou a cair 4 e subir 4,o unico 4º colocado que subiu e fez feio foi o America-RN,e o unico 17º que caiu e logo subiu foi o CorinthiansE.R escreveu:Uma exceção à regra.
- Barbano
- Administrador

Bom, o campeonato de 86 é uma longa história...E.R escreveu:O campeonato de 1986 teve 48 participantes.
Na verdade foram 80 participantes. 44 no módulo principal, e 36 no módulo inferior (segundona). Dos 44 do módulo principal se classificariam 28 para a próxima fase, e dos 36 do módulo inferior se classificariam 4 para a próxima fase. Os demais já estariam rebaixados. Na segunda fase, com 32 clubes, 16 se classificariam para a fase final (oitavas), e 8 cairiam para a segunda divisão de 87. Ou seja, era previsto uma diminuição para 24 clubes na primeira divisão de 87. Devido a uma virada de mesa no meio do campeonato (devido a um caso de doping), se classificaram 32 do módulo principal e os 4 do outro módulo, e passaram a classificar 28 times para a primeira divisão de 87.
O campeonato de 87 teria 24 times, passou a ter 28, depois os rebaixados Botafogo e Coritiba entraram na justiça desportiva e garantiram o direito de participar da competição, enfim, já ia virar a zona de sempre.
O futebol brasileiro na época era uma grande zona, essa que é a verdade.
Vejam mais informações sobre os torneios de 86 e 87:
http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1986.htm
http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1987.htm
A Copa JH teve 25 participantes (no módulo azul). O Brasileirão de 2001 que teve 28.E.R escreveu:Depois voltou ao normal (entre 20 e 24) até a bizarra Copa Havelange, em 2000, com 29 participantes, feita para "subir" o Fluminense da Série C para a Série A.
Concordo sobre a queda de 3 clubes. Acho que seria o melhor, pois normalmente o décimo sétimo da Série A tem elenco melhor do que o quarto da Série B.

- Silvester
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 4 vezes
Essa discussão não tem fim,cada um acha o que lhe convem,eu acho que juridicamente o Flamengo não pode se dizer CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987,mas tem um titulo nacional importante assim como a Taça Brasil,o Robertão,a Copa do Brasil,o próprio Brasileirão,até a Copa dos Campeões.
- FooCH
- Membro

- Time de Futebol: São Paulo [6-3-3]
- Curtiu: 0
- Curtiram: 0
vc tá falando isso agora pq o Coritiba não deveria ter caído... mas o Silvester já desmentiu isso:Fabão escreveu: Concordo sobre a queda de 3 clubes. Acho que seria o melhor, pois normalmente o décimo sétimo da Série A tem elenco melhor do que o quarto da Série B.
não é pq um time acabou em 17º q ele irá melhor na Série B do ano q vem do q o q ficou em 18º...Silvester escreveu: Não é exceção a regra,o Santa Cruz subiu como vice,desde que começou a cair 4 e subir 4,o unico 4º colocado que subiu e fez feio foi o America-RN,e o unico 17º que caiu e logo subiu foi o Corinthians
assim como um 4º colocado da Série B pode ir bem melhor do q um q terminou em 3º ou 2º...
- Antonio Felipe
- Administrador

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 312 vezes
- Curtiram: 3019 vezes
Aliás, vamos ver como isso se deu nos últimos anos:
2005
Caíram:
19º Coritiba (ficou em 6º em 2006)
20º Atlético-MG (campeão da Série B)
21º Paysandu (rebaixado pra Série C)
22º Brasiliense (ficou em 8º)
Subiram:
1º Grêmio (3º lugar)
2º Santa Cruz (rebaixado em último lugar)
2006
Caíram:
17º Ponte Preta (11º lugar)
18º Fortaleza (5º lugar)
19º São Caetano (10º lugar)
20º Santa Cruz (rebaixado pra Série C)
Subiram:
1º Atlético-MG (8º lugar)
2º Sport (14º lugar)
3º Náutico (15º lugar)
4º América-RN (rebaixado em último lugar)
2007
Caíram
17º Corinthians (campeão da Série B)
18º Juventude (8º lugar)
19º Paraná (11º lugar)
20º América-RN (15º lugar)
Subiram
1º Coritiba (9º lugar)
2º Ipatinga (rebaixado em último)
3º Portuguesa (rebaixado em penúltimo)
4º Vitória (10º lugar)
2008
Caíram
17º Figueirense (6º lugar)
18º Vasco (campeão da Série B)
19º Portuguesa (5º lugar)
20º Ipatinga (15º lugar)
Subiram
1º Corinthians (10º lugar)
2º Santo André (rebaixado em antepenúltimo)
3º Avaí (6º lugar)
4º Barueri (11º lugar)
2005
Caíram:
19º Coritiba (ficou em 6º em 2006)
20º Atlético-MG (campeão da Série B)
21º Paysandu (rebaixado pra Série C)
22º Brasiliense (ficou em 8º)
Subiram:
1º Grêmio (3º lugar)
2º Santa Cruz (rebaixado em último lugar)
2006
Caíram:
17º Ponte Preta (11º lugar)
18º Fortaleza (5º lugar)
19º São Caetano (10º lugar)
20º Santa Cruz (rebaixado pra Série C)
Subiram:
1º Atlético-MG (8º lugar)
2º Sport (14º lugar)
3º Náutico (15º lugar)
4º América-RN (rebaixado em último lugar)
2007
Caíram
17º Corinthians (campeão da Série B)
18º Juventude (8º lugar)
19º Paraná (11º lugar)
20º América-RN (15º lugar)
Subiram
1º Coritiba (9º lugar)
2º Ipatinga (rebaixado em último)
3º Portuguesa (rebaixado em penúltimo)
4º Vitória (10º lugar)
2008
Caíram
17º Figueirense (6º lugar)
18º Vasco (campeão da Série B)
19º Portuguesa (5º lugar)
20º Ipatinga (15º lugar)
Subiram
1º Corinthians (10º lugar)
2º Santo André (rebaixado em antepenúltimo)
3º Avaí (6º lugar)
4º Barueri (11º lugar)
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- Barbano
- Administrador

Sim, isso é claro, da mesma forma que o 17º da A poderá ir melhor do que o 16º na edição seguinte. Só ver as campanhas do Palmeiras em 2006 e 2007, por exemplo. Na outra temporada o elenco muda, para melhor ou para pior. O que quero dizer é que, numa mesma temporada, normalmente o décimo sétimo da Série A é melhor que o quarto da Série B. Acho que 3 times caindo já tá de ótimo tamanho.FooCH escreveu:vc tá falando isso agora pq o Coritiba não deveria ter caído... mas o Silvester já desmentiu isso:
não é pq um time acabou em 17º q ele irá melhor na Série B do ano q vem do q o q ficou em 18º...Silvester escreveu: Não é exceção a regra,o Santa Cruz subiu como vice,desde que começou a cair 4 e subir 4,o unico 4º colocado que subiu e fez feio foi o America-RN,e o unico 17º que caiu e logo subiu foi o Corinthians
assim como um 4º colocado da Série B pode ir bem melhor do q um q terminou em 3º ou 2º...

- FooCH
- Membro

Copa do Brasil 2010
http://globoesporte.globo.com/Esportes/ ... ANSAL.html
huahuahuauhahuhuahuahuahuhuahuahuahuahuhuahua...

q vergonha, meu Deus, q vergonha!
q vergonha, meu Deus, q vergonha!
- Antonio Felipe
- Administrador

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 312 vezes
- Curtiram: 3019 vezes
Re: Copa do Brasil 2010
O Corinthians alagoano tem estádio próprio...
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.
- FooCH
- Membro

claro, afinal, um recebe investimento de Série A e o outro recebe investimento de Série B...Fabão escreveu: Sim, isso é claro, da mesma forma que o 17º da A poderá ir melhor do que o 16º na edição seguinte. Só ver as campanhas do Palmeiras em 2006 e 2007, por exemplo. Na outra temporada o elenco muda, para melhor ou para pior. O que quero dizer é que, numa mesma temporada, normalmente o décimo sétimo da Série A é melhor que o quarto da Série B. Acho que 3 times caindo já tá de ótimo tamanho.
pra subir na Série B não é preciso montar um time de Série A... isso precisa ser feito no ano seguinte... e vários têm conseguido... é preciso haver alternância...
reclamam pq quem subiu agora em 4º foi o Atlético-GO... mas se tivesse sido o Bahia, ninguém estaria criticando... nem com 4 subindo o Bahia consegue subir, se reduzir pra 3, aí já era mesmo...
- Barbano
- Administrador

Azar do Bahia ué. Se não consegue ficar entre os três primeiros em uma divisão que só tem um time que presta (Vasco), tem mais é que continuar na Série B mesmo...
Ou então que façam como em alguns países, onde o décimo sétimo e o décimo oitavo da A disputa com o terceiro e o quarto da B a vaga. Aí fica com a vaga quem for mais competente...
Ou então que façam como em alguns países, onde o décimo sétimo e o décimo oitavo da A disputa com o terceiro e o quarto da B a vaga. Aí fica com a vaga quem for mais competente...