Jornalismo esportivo

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
E.R
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Re: Jornalistas esportivos

Mensagem por E.R » 09 Nov 2011, 05:32

Eu acho ela melhor apresentadora do que repórter.

Acho que ela serve para ser repórter de matérias mais alegres ou perfis de jogadores (aquelas entrevistas na residência dos jogadores, mostrando o lado mais humano deles) ou matérias de jogos.

A entrevista dela com a Márcia Lins depois do anúncio das cidades da Copa foi lamentável ! Ela, em momento algum, fez perguntas difíceis de serem respondidas, parecia uma assessora levantando a bola da Márcia Lins. A Globo tinha que ter colocado um repórter tipo o Victorino Chermont ou o Eric Faria pra fazer esse tipo de entrevista.
Imagem
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 82 vezes
Curtiram: 1265 vezes

Mensagem por CHarritO » 09 Nov 2011, 16:48

:sbt:

Fernando Vanucci no Programa do Ratinho

Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 11 Nov 2011, 20:58

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... -vida.html

Imagem

“Super, super, super Ézio”. Era assim que Januário de Oliveira narrava os gols de um ídolo do Fluminense da década de 90, que faleceu na noite dessa quarta-feira, devido a um câncer no pâncreas. Aos 71 anos, o locutor lembra com detalhes de como criou o apelido e com carinho daquele que se tornaria mais do que só um jogador para ele.

- O apelido marcou não só a vida dele, mas a minha. Acho até que o admirava mais como pessoa do que como atleta. Mantínhamos contato até pouco tempo. Tenho o telefone da casa dele, o celular. Quando soube que ficou doente, liguei e conversamos longamente. Ele tinha esperanças, estava animado com o tratamento. Mas soube que já estava com uns 40kg. Teve uma recaída no domingo e nos deixou. Estou muito triste com essa perda - disse o locutor, torcedor do Fluminense, que ligou para o clube e para a família do jogador para transmitir suas condolências.

Hoje, com problemas de visão em decorrência da diabetes, Januário de Oliveira não pôde ver as citações de seu nome na internet como o criador do apelido do ídolo tricolor. Porém, pediu a seu neto que o fizesse e se emocionou. Ao sair para ir a uma academia em Goiânia, onde mora atualmente, também não conteve a emoção com pessoas nas ruas o parando para lembrar histórias de Ézio. Passagens que ele lembra com clareza, assim como o início da relação mais próxima com o atacante.

- Eu estava almoçando com um amigo no Rio de Janeiro quando o Ézio entrou na churrascaria. Comentamos que para fazer gols com a ajuda daquele time do Fluminense, que na época era muito fraquinho, tinha que ser herói. Então, meu amigo falou : “Herói, não. Tem que ser super-herói”. Fiquei pensando nisso. No domingo, teve o jogo contra o Botafogo, e ele marcou dois gols (no empate por 2 a 2). Já no primeiro, narrei como Super Ézio. Saiu naturalmente. Nem gritei assim no segundo. Mas, quando cheguei à TV na segunda-feira, aquilo tinha feito tanto sucesso, que revi a fita e achei legal também - relembrou.

Januário de Oliveira contou que o apelido teve o reconhecimento do próprio Ézio, que ligou para agradecer.

- Fiquei com medo de ele ficar um pouco chateado, de não gostar. Mas ele me disse que tinha achado muito legal, que era uma mão na roda para ele (risos) - divertiu-se.

A amizade cresceu, e o locutor conheceu a família do jogador. Ficaram tão próximos que Ézio fez questão de dar um presente a ele em sua despedida dos gramados, em 1996, já pelo Atlético-MG.

- Ele não havia contado para ninguém que ia se aposentar. Só mãe, irmã e esposa sabiam. Após o jogo no Maracanã, eu estava comandando uma mesa redonda. Quando terminou o programa, uma pessoa da produção me disse que tinha um grupo me esperando. Pensei que era um telespectador. Saí e vi o Ézio com sua família. Ele queria me dar a camisa de seu último jogo como profissional e agradecer pelo carinho nesses anos. Sua mãe ficou emocionada, chorou. Eu também fiquei. Tenho a camisa até hoje. Virou um troféu para mim - disse Januário.

Criador de apelidos famosos como o dos jogadores do Flamengo Charles “Guerreiro” e Sávio (Anjo Loiro da Gávea) e de bordões como “Está lá um corpo estendido no chão” e “sinistro, muito sinistro”, Januário de Oliveira aprovou a criatividade da torcida do Fluminense para os atuais gritos de incentivo para o time e também a brincadeira com Rafael Moura.

- Acho que He-Man está perfeito para ele. Chamar de time de guerreiros também é muito legal. O grupo todo é muito forte, pode ser campeão. Não dá para destacar um só, como na época do Ézio, do Rivellino. É muito equilibrado. Mas dessa vez não vou criar nada, não. Deixa para a torcida - concluiu.

Januário de Oliveira começou a carreira na Rádio Farroupilha, de Porto Alegre, e passou pela Rádio Nacional e pela Rádio Globo. Na televisão, foi narrador e apresentador da TVE, Manchete e Bandeirantes, deixando as funções em 1998, devido a complicações da diabetes.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 24 Nov 2011, 08:33

Texto do treinador Vanderlei Luxemburgo criticando o jornalista Renato Maurício Prado :

Imagem

http://luxemburgo.com.br/

Senti a necessidade de escrever esse texto para deixar claro que na entrevista coletiva que concedi após o jogo contra o Atlético-GO, não me referi “aos críticos” ou “articulistas” que fazem a crítica diária sobre o desempenho do Flamengo e do meu trabalho frente ao time.

Minha referência foi exclusivamente ao Renato Maurício Prado, colunista do jornal O Globo, que abertamente tem uma perseguição pessoal comigo.

Não estou generalizando e não sou avesso às críticas. Sempre tive um bom relacionamento com a imprensa de maneira geral e acho o debate importante para o desenvolvimento do nosso esporte.

Por isso, estou dando "nome aos bois". Após essa entrevista, inclusive, recebi inúmeros telefonemas de colegas treinadores, jogadores e até jornalistas me apoiando por não ficar mais calado diante dessa perseguição.

Estou sendo atacado desde que cheguei ao Flamengo, tentei ao máximo enxergar as críticas pelo lado profissional, fui contra o questionamento da minha família do porque não respondi a ele durante esse tempo todo, mas agora ultrapassou o limite.

Renato me persegue há algum tempo. O motivo ? Só ele pode dizer. Para se ter uma ideia, quando dirigi o Palmeiras ele chegou ao absurdo de escrever uma coluna com o título “Luxa, Luxo ou Lixo”.

Mesmo assim, sempre o tratei com respeito e cordialidade em todas as vezes que nos encontramos seja diante ou por trás das câmeras e microfones.

No entanto, desde que assumi o comando do Flamengo, clube que ele julga ser o dono, seus ataques passaram a beirar a loucura.

Na falta de argumentos técnicos, tenta me atacar falando da minha falta de competência como gestor ou, pejorativamente, me chamando de “professor” (que sou com muito orgulho e muita luta), desqualificando o projeto que traçamos no início da temporada.

Causa espanto vindo de um jornalista que se diz entendido de futebol, que cobra profissionalismo em suas críticas, mas há muito tempo deixou de lado seu faro jornalístico para assumir de vez sua face caricata de torcedor.

Em suas críticas, Renato só parte para o ataque, sem dar nenhum argumento concreto. Ele não tem capacidade de debater sobre posicionamento de jogadores, esquema tático, modelos de treinamento, gestão de pessoas, mas mesmo assim, teima em querer avaliar meu trabalho como se tivesse propriedade para tal.

Seja nos programas do SporTV e da Rádio Globo, seja em sua coluna em O Globo, Renato age como um torcedor que paga seu ingresso e coloca sua paixão à frente das análises baseadas em apuração.

Mas fica no conforto de uma sala à frente de um computador e não acompanha sequer um treino, ou um jogo in loco, vive de procurar fofoquinhas e intrigas de bastidores e invencionices para ter material para seus comentários e criar polêmicas.

Renato, que já foi um respeitado repórter, hoje é visto pelo meio do futebol como um crítico ultrapassado, com idéias arcaicas e motivo de chacota e revolta por profissionais e torcedores, por não acertar uma notícia sequer que publica e por seus comentários exageradamente irresponsáveis. Chega a fazer piada com os outros times por se julgar o maior flamenguista do mundo.

Com o “poder da caneta” em suas mãos, Renato acredita ser o dono do Flamengo, acima do bem e do mal e quer ditar como o clube deve ser dirigido dentro e fora de campo.

Mas o que este cidadão já fez em prol do Flamengo ? Absolutamente nada !

Só criou factoides, plantou crises e colocou perseguições pessoais à frente de seu trabalho como jornalista.

Mas esta não é nenhuma novidade já que, para se promover, nos últimos anos Renato elegeu algumas pessoas que dão repercussão para perseguir e trazer os holofotes para ele. Quem não lembra do caso entre ele e o Roberto Carlos, quando o colunista passou a persegui-lo porque tiveram um problema pessoal que é de conhecimento público ?

E o Joel Santana, que ele massacrou quando dirigiu o Flamengo, fez piada chamando-o pejorativamente de "Natalino" e teve que engoli-lo quando classificou o time para a Libertadores ?

Mais recente e, não menos grave, Fred, atacante do Fluminense ? Incitou tanto a torcida do Fluminense contra ele que o resultado beirou a violência. Ronaldo Fenômeno também foi perseguido por ele quando acertou sua ida para o Corinthians.

Até Zico, o maior ídolo da história do Flamengo, já foi alvo de suas alfinetadas sem cabimento. Foram tantos casos que não caberia nesse espaço.

Pelo visto, Renato perdeu o foco. Deixou de ser repórter de jornal, que apurava, corria atrás de informações, para se meter a ser dublê de diretor de jornal, comentarista de rádio, comentarista de tv e claramente não consegue fazer bem nenhuma dessas funções.

Afinal de contas, como ele consegue fazer críticas se não participa do dia-a-dia dos clubes e nem assiste jogos nos estádios ?

Como diz que perdi o respeito dos jogadores se ele não tem contato com ninguém do grupo, já que todos repudiam seus comentários absurdos ?

Transformou-se num decadente arremedo de jornalista que só faz seus comentários em cima de obviedades e resultados usando a ironia e o desrespeito como armas.

Não consegue ter uma análise ampla sobre os assuntos que cercam o futebol. Por isso, seus comentários são tão rasos e de baixo nível. Vive uma crise de falta de credibilidade e, para continuar tendo espaço na imprensa, precisa criar seguidas polêmicas.

Não sou imune à críticas, muito pelo contrário. Recentemente, perdemos o comentarista Luis Mendes, que deixou como legado o exemplo de fazer críticas sem ofender pessoalmente a ninguém. Convivo com elas, e bem, desde sempre. Mas quando essas críticas extrapolam os limites e passam a ser ataques pessoais que me ofendem e atingem a minha família, pode ter certeza que começou uma guerra que não estou disposto a perder. Agora será assim Renato. Bateu, levou. Só espero que depois este “bastião da moralidade” e “profundo conhecedor de futebol” não me venha falar em ética, algo do qual certamente ele nunca ouviu falar.
Imagem
Imagem
Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 312 vezes
Curtiram: 2966 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 24 Nov 2011, 13:25

Tá me lembrando uns jornaleiros ridículos daqui do Rio Grande do Sul...
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 26 Nov 2011, 22:03

Imagem
O jornalista João Máximo foi contratado pela ESPN Brasil e vai participar dos programas Pontapé Inicial (uma vez por semana) e Loucos por Futebol (duas vezes por mês).
Imagem
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 26 Nov 2011, 22:16

Imagem

Imagem

No lugar da Bárbara Coelho, que foi ser repórter da Band, o Esporte Interativo estreou esse mês a sua nova apresentadora: Paula Varejão.

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 26 Nov 2011, 22:20

No "Juca Entrevista" de hoje, o Juca Kfouri falou que o João Palomino vai ficar só como diretor de esportes do grupo ESPN (rádio Estadão ESPN, ESPN HD, ESPN Brasil, Revista ESPN e ESPN) e não vai mais narrar jogos, nem apresentar programas. Eu espero que o Palomino, pelo menos, continue apresentando o Linha de Passe, pois sou fã do trabalho dele, tanto como locutor, tanto como apresentador. Imparcial e competente.
Imagem
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 01 Dez 2011, 16:41

:globo:

Eric Faria é vascaino!!!

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 21 Dez 2011, 16:37

:sbt:

De acordo!!! :joinha:

@EA
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 272 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por @EA » 23 Dez 2011, 04:12

Correções: A Espanha foi a melhor seleção da última Copa e o São Paulo derrotou o Barça no Japão em 92. Tirando isso também concordo com ele.
Agente da Coroa a serviço da Rainha

Imagem
Ouça Don Cristóvão quero avisar que a tripulação está com fome!
E por que não comem?
Porque não há comida!
E por que não há comida?
Porque acabou!
E por que acabou?
Porque comeram!
E por que comeram?
Porque tinham fome!
Tá vendo, deveriam ter esperado!

Imagem

Imagem
Imagem

Dá licença, gente! Tô passando pelo tópico!!!
Imagem

Fábio
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 37 vezes
Curtiram: 127 vezes

Mensagem por Fábio » 05 Fev 2012, 17:15

Fui me arriscar a ver a transmissão da Band de Santos x Palmeiras, e nunca vi o Luciano do Vale pior do que isso. Bixu falando que o Palmeiras mudou de lado de campo no 2º tempo e ainda finalizou com um: Vale lembrar.

:duh:

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 16 Fev 2012, 19:53

NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... etiva.html

Imagem

Um pequeno desentendimento entre o atacante Hernán Barcos e o repórter Leo Bianchi, da TV Globo, causou surpresa na entrevista coletiva desta quinta-feira no Palmeiras.

Questionado pelo repórter sobre sua semelhança com o cantor Zé Ramalho – apelido dado pelo companheiro de clube Maikon Leite -, o argentino Barcos observou algumas fotos do artista e sussurrou, olhando para as imagens:

- Filho da p...

O atacante foi informado pelo repórter de que Maikon Leite seria o responsável pelas brincadeiras. Chateado, Barcos respondeu:

- Você é um “boludo” ("babaca", em português) por me entregar isso, não me parece algo sério de sua parte.

Depois da entrevista, porém, repórter e jogador se entenderam. Barcos é alvo de brincadeiras dos companheiros de clube desde que chegou, comparado ao cantor e ao já falecido comediante Pedro De Lara.

- O Barcos se aborreceu, sim, com o Leo Bianchi, mas no final da coletiva eles conversaram numa boa e se acertaram. Sem mais problemas – escreveu em seu Twitter o assessor de imprensa do Palmeiras, Fábio Finelli.
:pancada:

Red
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 969 vezes

Mensagem por Red » 16 Fev 2012, 20:11

Fábio escreveu:Fui me arriscar a ver a transmissão da Band de Santos x Palmeiras, e nunca vi o Luciano do Vale pior do que isso. Bixu falando que o Palmeiras mudou de lado de campo no 2º tempo e ainda finalizou com um: Vale lembrar.

:duh:
É, o cara não está bem mesmo:
Com problemas psicológicos, Luciano do Valle é afastado da Band
Luciano do Valle, 68 anos, está afastado da Band por recomendação médica. Há algum tempo, o narrador esportivo tem dado mostras de que não anda bem. Em sua última participação, no jogo Santos x Palmeiras, no dia 5, cometeu várias gafes, trocando nomes e posições dos jogadores.

Dizem, nos bastidores, porque estava sob efeito de remédios. Ele também foi cortado da transmissão do Carnaval de Recife. Comenta-se na Band que Luciano sofre de ataques de pânico e de ansiedade. Na Copa de 2010, deu tanto trabalho que foi dispensado antes do fim. A mulher dele, Flávia Comin, disse à coluna que o marido não está doente. "O único pânico que ele conhece é o da Rede TV!", afirmou. Sobre Recife, falou que a Band avisou Luciano muito em cima da hora, por isso não pôde participar. A emissora informa que ele se afastou porque está muito gripado, mas que voltará quando estiver bem.

http://f5.folha.uol.com.br/colunistas/a ... band.shtml
Ex-moderador da Fonte dos Desejos (05/2013 a 11/2013)
Ex-moderador do TV de Segunda Mão (05/2015 a 11/2015)
Ex-moderador global do Fórum Chaves (11/2013 a 11/2014 e 11/2015 a 05/2016)
Usuário do mês de janeiro de 2017

Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo e Ferroviária-SP
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por Luiz » 16 Fev 2012, 21:08

CHarritO escreveu:
NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... etiva.html

Imagem

Um pequeno desentendimento entre o atacante Hernán Barcos e o repórter Leo Bianchi, da TV Globo, causou surpresa na entrevista coletiva desta quinta-feira no Palmeiras.

Questionado pelo repórter sobre sua semelhança com o cantor Zé Ramalho – apelido dado pelo companheiro de clube Maikon Leite -, o argentino Barcos observou algumas fotos do artista e sussurrou, olhando para as imagens:

- Filho da p...

O atacante foi informado pelo repórter de que Maikon Leite seria o responsável pelas brincadeiras. Chateado, Barcos respondeu:

- Você é um “boludo” ("babaca", em português) por me entregar isso, não me parece algo sério de sua parte.

Depois da entrevista, porém, repórter e jogador se entenderam. Barcos é alvo de brincadeiras dos companheiros de clube desde que chegou, comparado ao cantor e ao já falecido comediante Pedro De Lara.

- O Barcos se aborreceu, sim, com o Leo Bianchi, mas no final da coletiva eles conversaram numa boa e se acertaram. Sem mais problemas – escreveu em seu Twitter o assessor de imprensa do Palmeiras, Fábio Finelli.
:pancada:
Beeeeeeeem feito imprensa esportiva de merda :joia: :joia:
Luiz, desde 2006 no meio CH

- Ex-Moderador do Meu Negócio é Futebol e um dos fundadores do FCH

--------------------------------
ImagemImagemImagem
As tuas glórias vêm do passado E DO PRESENTE!

Responder