Jornalismo esportivo

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
E.R
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6521 vezes
Curtiram: 4022 vezes

Re: Jornalistas esportivos

Mensagem por E.R » 06 Fev 2011, 11:25

http://www.papodebola.com.br/papodemidi ... 110206.htm

Imagem
(entrevista com Everaldo Marques, da ESPN Brasil)

Seu começo foi na Rádio Jovem Pan, se destacando no plantão esportivo e na reportagem da Fórmula 1. Fale um pouco deste período.
Durante quase três anos, fiz um "estágio não remunerado" na Pan aos sábados, colaborando como produtor no programa de futebol internacional apresentado pelo Flavio Prado e também no programa de automobilismo da casa, o "Fórmula Jovem Pan", na época apresentado pelo Flávio Gomes. No fim de 1999, finalmente fui contratado, como produtor. Em seguida, surgiu a oportunidade de dividir o plantão esportivo com Ricardo Wagner e, alguns meses depois, me tornei o titular do plantão e reserva do Milton Neves na apresentação do "Terceiro Tempo". As oportunidades que surgiram foram me consolidando como um cara de estúdio, como plantão e âncora, mas meu sonho sempre foi ser narrador. Quando criança, nunca quis ser professor, ou advogado, ou bombeiro. Sempre quis narrar. A chance surgiu no fim de 2001, quando Nílson César assumiu o posto de titular no futebol (José Silvério tinha se transferido para a Rádio Bandeirantes) e ganhei a oportunidade de narrar as duas últimas etapas do Mundial de Fórmula 1 daquela temporada, os GPs dos EUA e do Japão. Para 2002, o espaço de repórter de F-1 ficou vago com a saída de Flávio Gomes para a Rádio Bandeirantes e o dono da rádio, seu Tuta, decidiu que eu passaria de narrador a repórter - Téo José, voltando ao Brasil depois de passagem pela PSN, assumiu as narrações. Ao lado de Téo e Claudio Carsughi, fiz a cobertura de três temporadas viajando o mundo, com a cobertura in loco de 50 GPs. Paralelamente, entre 2000 e 2002, também fui redator do site Grande Prêmio, especializado em automobilismo, comandado pelo Flávio Gomes.

Sua estreia como narrador foi em 2005, na TV Cultura e na Rádio 105 FM. Lembra como foram suas estreias e o que passou na cabeça nos dias delas ?
A estreia na TV, na verdade, foi em Agosto de 2004. Fiz um trabalho como freelancer para a Directv narrando a primeira derrota de Acelino Popó Freitas com comentários de Wilson Baldini Júnior. Depois daquele dia, tive certeza do que queria para a minha carreira. Como eu disse, sempre quis narrar na Jovem Pan, mas como não tive chances, decidi sair no final de 2004 para correr atrás do meu sonho. Fechei um contrato de apenas um mês com a TV Cultura, para a Copa SP de Juniores em 2005. Eu narraria 7 jogos e nada mais. Era um risco muito grande, porque depois daquele evento eu estaria desempregado e, aí, era pegar as fitas e bater nas portas atrás de outras chances. Felizmente, no meio do caminho, a Cultura acertou a transmissão de mais um evento (Paulista Série A2), e meu contrato foi prolongado até Abril. Em seguida, mais duas competições (Copa das Confederações e Copa Cultura de Juniores, um Rio/SP da categoria), o que fez com que eu tivesse trabalho até o fim de 2005. Ao mesmo tempo, participei da montagem da equipe de esportes da 105 FM, que estreou em Abril daquele ano. Foi então que, no começo do segundo semestre, veio a chance de vir para a ESPN. O canal estava transferindo as narrações em português da ESPN Internacional de Bristol para São Paulo e precisava reforçar o seu grupo de narradores. Minha estreia aconteceu em Outubro, em um jogo entre Holanda e Republica Tcheca pelas Eliminatórias da Copa. Na semana seguinte, narrei tênis (torneio de Lyon). Na outra, handebol dos Jogos Abertos e Paulista de Futsal. Aí, nunca mais parei.

Na ESPN, você se destaca narrando diversas e tão distintas modalidades. Qual o segredo para dominá-las e qual dá mais satisfação transmitir ?
Não tem um segredo. O que faço é me dedicar ao máximo, muitas horas estudando para conhecer os personagens, a história das modalidades, entender um pouco mais a fundo as regras. Foi assim, por exemplo, com a Volta da França, na qual eu "caí de paraquedas" em 2006. Tive dez dias para conhecer o ciclismo e fui aprendendo a cada dia também durante as transmissões. Felizmente, o retorno foi muito bom. Ano passado, cheguei a narrar surfe. No total, já são mais de 30 modalidades na conta. Com a ajuda da Internet e a possibilidade de ler jornais e revistas internacionais, hoje em dia não há mais desculpa para ir para uma transmissão mal-informado. É preciso levar em conta também que boa parte do público que acompanha as transmissões, principalmente dos esportes menos tradicionais, é fanática por essas modalidades e conhece muito do que está sendo dito. Um outro ponto importante, na minha opinião, é ser didático para que quem está em casa e não é muito familiarizado com o esporte entenda o que está se passando. Muitas vezes, em uma transmissão, me coloco no lugar do telespectador para esclarecer situações com o comentarista.

Você é a voz do futebol americano na ESPN desde que sucedeu André José Adler no posto. Como sente a popularidade deste esporte no Brasil ?
Está crescendo a cada ano. Nas duas últimas temporadas, as transmissões in loco do Super Bowl que fizemos pela ESPN bateram recordes de participação dos fãs de esportes no blog : foram 13 mil comentários em 2009, 23 mil no ano passado. Os assuntos ligados a futebol americano sempre estão entre os mais comentados entre os usuários brasileiros no Twitter. Há duas semanas, num sábado, a galera que nos acompanhava colocou o #nflnaespn em terceiro lugar no TT Brasil, à frente de tópicos relacionados ao "Big Brother", por exemplo. A bola oval é hoje uma grande alternativa de entretenimento na TV e o público aumenta à medida em que as pessoas vencem o preconceito contra o esporte. Aos poucos, o brasileiro está entendendo que o que em princípio parece uma modalidade violenta é um esporte de muita estratégia, em que na maior parte das vezes a inteligência leva a melhor sobre a força bruta.

Qual sua expectativa para o Super Bowl deste domingo, entre Steelers e Packers ?
São duas defesas muito fortes. Pittsburgh vem dominando a NFL nos últimos anos, este é o terceiro Super Bowl do time nas últimas seis temporadas. Green Bay está de volta ao Super Bowl após uma ausência de 13 anos.Será um jogaço.
Imagem
Imagem
Imagem

Jader
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Mensagem por Jader » 06 Fev 2011, 13:19

Minha mãe tem dó do Everaldo, segundo ela ele é muito estranho por causa da cabeça imensa :risos:
Mas é um grande jornalista, entende de tudo quanto é esporte :)
Imagem

Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 17 Fev 2011, 18:37

http://twitter.com/eduelias_/statuses/37999277879992320

Imagem

. 21 de Março é quando estreará Edu Elias no "Rock Gol" da MTV.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 22 Fev 2011, 02:04

http://www.papodebola.com.br/papodemidi ... 110221.htm

. A Band Rio já tem reposição para a vaga de Fábio Azevedo : Rui Guilherme, ex-Sportv e atualmente correspondente da Rádio Guaíba na CBF. Começa hoje. Gostei !
Imagem
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 90 vezes
Curtiram: 1336 vezes

Mensagem por CHarritO » 17 Mar 2011, 17:53

:globo:

Imagem

A 3ª temporada do quadro Na Estrada com Galvão, comandado por Galvão Bueno dããã estreia domingo, no 'Esporte Espetacular'. Ele mostrará os bastidores da estrutura da Ferrari.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 20 Mar 2011, 09:36

Imagem
Já vai tarde ! :tchau: Agora vou poder ver o "RedeTV! Esporte" sem esse cara interrompendo a apresentadora o tempo todo pra falar bobagem.

Imagem
Ronaldo, vai trabalhar na TV Corinthians !

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 20 Mar 2011, 10:14

E.R escreveu:
Imagem
Já vai tarde ! :tchau: Agora vou poder ver o "RedeTV! Esporte" sem esse cara interrompendo a apresentadora o tempo todo pra falar bobagem.

Imagem
Ronaldo, vai trabalhar na TV Corinthians !

Imagem

Ótimo, menos um corinthiano como comentarista!!! :tchau:

Jader
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiram: 8 vezes

Mensagem por Jader » 20 Mar 2011, 21:36

Parecendo o Tio Chico :lol:
Péssimo jornalista mesmo...
Imagem

Imagem

FooCH
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo [6-3-3]
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por FooCH » 20 Mar 2011, 21:56

mas ele nem deve ser jornalista, só comentarista mesmo...

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 21 Mar 2011, 11:46

. Liguei hoje no "RedeTV! Esporte" e o Ronaldo tava lá comentando, espero que fique só até o final do mês.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 23 Mar 2011, 04:28

FLÁVIO RICCO - UOL

:redetv:

Imagem
. O ex-jogador Sócrates continua conversando com o esporte da Rede TV!. Negociação avançada.
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador

Mensagem por E.R » 30 Mar 2011, 12:34

http://www.papodebola.com.br/papodemidi ... 110330.htm

Imagem
. Informação do PB, remetida por entidade incerta e não sabida, colaboradora constante destes escritos : Leonardo Gaciba acertou com o SporTV há alguns dias para ser comentarista de arbitragem do canal. Poderá continuar no Grupo RBS talvez como colaborador, mas não fará mais transmissões na Rádio Gaúcha (onde estreou há poucos meses, desde a aposentadoria) pois agora estará a serviço do SporTV, que não tinha mais comentarista de arbitragem próprio há mais ou menos 10 anos, desde Cláudio Vinícius Cerdeira. Em algumas oportunidades Renato Marsiglia comentou jogos no canal e, uma que outra, José Roberto Wright colaborou.
Tomara que ele seja integrante fixo do "Troca de Passes", prefiro ele comentando arbitragem do que os "achismos" do Marcelo Barreto.
Imagem
Imagem
Imagem

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 04 Abr 2011, 16:32

globoesporte.com

Imagem

Em texto, o narrador Galvão Bueno pede mudanças em Interlagos após tragédia.

Amigos,

A tal "curva do Café" em Interlagos me atormenta já faz tempo. Só neste ano são duas mortes. Há três anos morreu o menino Rafael Sperafico e em 2003 Alonso e Webber escaparam por pouco.

Interlagos é um dos melhores e mais seletivos circuitos do mundo. Sua história é rica e estou dentre aqueles que consideram seu solo sagrado.

Só que o tempo passa, as coisas mudam e devem mudar sempre, principalmente em nome da segurança. A "curva do café" é hoje sem dúvida uma das mais perigosas do mundo. Não por seu traçado, longe disso, já que ela não tem muitos segredos e é um espetáculo ver os carros entrando na reta de motor cheio, tentando "achar" o vácuo do carro da frente para decidir na freada do “S” do Senna.

Mas é exatamente aí que está o perigo. Em qualquer categoria os carros a contornam de pé cravado, e qualquer problema, uma escorregada na chuva, um pneu furado, um toque e o destino é o muro, que joga o carro de volta para o meio da pista. Quantos já escaparam porque tiveram a sorte de não serem atingidos por ninguém.

Sorte que Gustavo Sonderman, um menino de 29 anos, não teve neste domingo.

Alguém em caráter de urgência tem que tomar uma decisão. A CBA tem que exigir mudanças. A prefeitura de São Paulo, proprietária do circuito, tem que viabilizar as mudanças.

Uma área de escape tem que ser criada ali, como recentemente foi criada no "Laranjinha", sob o risco de chorarmos novos Speraficos e Sondermanns...

Quem pede é um profissional que há 37 anos trabalha em corridas de automóveis e que ama o automobilismo.

Quem pede, em última instancia, é um pai que cedo vibrou com a vitória de um filho e os pontos importantes de outro na Stock Car e que mais tarde chorou junto com os Sondermann, que perderam o filho...

Só que o tempo passa, as coisas mudam e devem mudar sempre, principalmente em nome da segurança. A "curva do café" é hoje sem dúvida uma das mais perigosas do mundo. Não por seu traçado, longe disso, já que ela não tem muitos segredos e é um espetáculo ver os carros entrando na reta de motor cheio, tentando "achar" o vácuo do carro da frente para decidir na freada do “S” do Senna.

MARTY
Membro
Membro
Curtiram: 1 vez

Mensagem por MARTY » 05 Abr 2011, 01:15

Os piores comentáristas são os do sportv. Principalmente aqueles cariocas.

CHarritO
Membro
Membro

Mensagem por CHarritO » 06 Abr 2011, 12:57

André Henning é "homenageado" no Programa Jogando em Casa, no Esporte Interativo:

:garg:

Responder