Racismo no futebol e em outros esportes

Tópico destinado a discussão e notícias sobre preconceito no futebol e em outros esportes

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
André-Luiz
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por André-Luiz » 14 Set 2014, 20:00

http://www.lancenet.com.br/futebol-inte ... 78869.html

Imagem

Ronaldinho Gaúcho foi vítima de ofensas racistas de um político mexicano através do Facebook. O meia, que acaba de ser contratado pelo Querétaro, foi chamado de "macaco" em uma postagem feita por Carlos Trevino.

Na mensagem o político, que já ocupou o cargo de Secretário de Desenvolvimento Social, disse não gostar de futebol, o qual chamou de "fenômeno idiotizante", e reclamou do fato das "pessoas inundarem as avenidas para ver um macaco". Isso para reclamar do trânsito na cidade de Querétaro na última sexta-feira, dia da apresentação do brasileiro no Estádio La Corregidora.

- Trato de ser tolerante, porém DETESTO FUTEBOL, e o fenômeno idiotizante que produz... Detesto ainda mais porque as pessoas estorvam e inundam as avenidas para fazer com que se demore duas horas para chegar em casa... E tudo para ver um MACACO... Brasileiro, mas ainda macaco. Isso já é um circo ridículo - foi a mensagem postada por Trevino.

Ronaldinho foi apresentado na última sexta-feira, durante o intervalo do jogo entre Querétaro e Puebla. A partida terminou empatada em 1 a 1.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Chokito Cabuloso
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Ed Gein FC
Localização: Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 191 vezes

Mensagem por Chokito Cabuloso » 14 Set 2014, 20:03

Parar de chamar a mãe de juiz, que não tem culpa nenhuma (de certa forma, por não tê-lo abortado), de puta ninguém quer.

Ed. Esse político estaria cagado aqui, no México eu não sei.
Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 313 vezes
Curtiram: 3020 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 14 Set 2014, 20:14

Chad' escreveu:Ué, mas depende do uso.

Se você for falar com um cara que tá do seu lado e seja seu amigo X coisa não vai ser preconceito... ou ao menos não deve. Querer proibir brincadeira de amigo é sacanagem.

Mas xingar alguém no campo... já é outra coisa.
Então, é no campo que eu me refiro.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Alan1509
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 124 vezes

Mensagem por Alan1509 » 14 Set 2014, 21:19

O Corinthians tá até certo, afinal a CBF sempre vai procurar o caminho mais fácil quando ocorre esse tipo de coisa, que é punir os clubes e não os torcedores todos individualmente
Imagem

Quase Seca
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 350 vezes
Curtiram: 1427 vezes

Mensagem por Quase Seca » 14 Set 2014, 22:50

Antonio Felipe escreveu:Cara, tá internalizado no torcedor essa noção de usar "bicha", "viado", "gay" e outras coisas, como homossexualidade fosse algo pejorativo.
Na verdade a grande diferença é que quando vc chama um cara de viado, vc não está tratando a homossexualidade como algo pejorativo, vc está querendo causar a ira da pessoa pelo fato dela (no caso, dele), ser um homem heterossexual e não gostar ou querer para si esses hábitos sexuais. Esmiuçando, se vc chama alguém de gay, a pessoa não irá gostar, não pelo fato de que ser homossexual é uma aberração ou algo do tipo, mas sim por não ter atração pelo mesmo sexo, e não ter esse tipo de gosto...Se ficar controlando demais isso, como é que vai ser nos estádios?

É a mesma linha de chamar alguém de feio. Você não é preconceituoso com os feios, apenas quer fazer uma brincadeira. Ou chamar de gordo, careca etc!
Imagem

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Curtiu: 313 vezes
Curtiram: 3020 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 15 Set 2014, 06:42

Claro que é no sentido pejorativo.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Don CHelipe
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Mensagem por Don CHelipe » 15 Set 2014, 09:20

Antonio Felipe escreveu:Queria muito saber a opinião do corintiano @Don CHelipe sobre essa campanha do time dele:

Imagem
Como já fiz parte da organizada e hoje faço parte do programa de sócios, eu sei muito bem por que o time fez essa campanha: CLÁSSICO CONTRA O SÃO PAULO. Diferente do que acontece nos outros jogos quando apenas se grita "bixa", no jogo contra os Bambis, a torcida pesa muito e alopra demais a torcida e o Rogério. Com a repercussão do caso, é óbvio que o time vai ter medo de perder mando de campo e a renda dos jogos.
Mas é ai que tá: esse manifesto não vai dar em nada, por que bixa foi sempre gritado e tenho certeza que nenhum jogador vai reclamar disso, por que, como já disse N vezes, quem é do futebol, quem vive, acompanha futebol, vai na varzea, sabe como é. Chamar de bixa não é homofobia pelo simples fato de o cara não ser homossexual, mas pra quem é de fora do futebol é o mesmo que querer explicar para um crente que o dizimo não é válido.
Um lance de homofobia por exemplo, foi quando o Palmeiras quis contratar o Richarlyson e a torcida foi protestar por que não queria "viado" no time, ai beleza, voce pode considerar homofobia. Agora gritar bixa quando o goleiro cobra a meta, ou cantar musicas pra torcida rival tirando sarro, pra quem é do futebol, tá mais do que acostumado. Tanto que a zueira come solta sempre.. <_<
Desde 2006 no meio CH

Igorkk33
Membro
Membro
Curtiu: 1272 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 15 Set 2014, 13:13

Então por quê tu diz que racismo é só coisa de Gremista?
Imagem

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 84 vezes
Curtiram: 1294 vezes

Mensagem por CHarritO » 15 Set 2014, 14:44

:sbt:

. Domingo Legal - Patricia Andrade
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 15 Set 2014, 14:55

Igorkk33 escreveu:Então por quê tu diz que racismo é só coisa de Gremista?
Poderia me mostrar aonde eu disse isso? <_< <_< <_< <_< <_< <_< :silencio:
Desde 2006 no meio CH

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 84 vezes
Curtiram: 1294 vezes

Mensagem por CHarritO » 19 Set 2014, 12:15

http://globoesporte.globo.com/futebol/t ... arena.html

Photobucket x Photobucket

Não foi um jogo qualquer para Aranha. Muito menos para os gremistas. O reencontro de torcedores e goleiro nesta quinta-feira, após as injúrias raciais de 28 de agosto, mostrou que a ferida ainda está aberta. E dos dois lados. Se Aranha externou a sua opinião crítica aos microfones, os tricolores também se fizeram ouvir. Das mais variadas formas. O espaço da Geral, que sofreu grandes restrições desde o episódio que excluiu o Grêmio da Copa do Brasil, comportou-se, sem novas ofensas de cunho racista. Mas transformou o primeiro tempo da partida numa verdadeira panela de pressão para o camisa 1 santista, em duelo pela 22ª rodada do Brasileiro. Um ambiente hostil, capaz de chamar a atenção tanto quanto a bola rolando.

O repertório foi vasto. Primeiro, muitas vaias, passando por xingamentos e, inclusive, manifestações irônicas, como aplausos durante suposta "cera" do goleiro e ainda um grito de "vai, Branca de Neve!". Tudo foi acompanhado de perto pela reportagem do GloboEsporte.com, que tentou entrevistar torcedores localizados na arquibancada norte, setor mais popular do estádio e de onde haviam partido as ofensas de 22 dias atrás.

O certo é que havia uma alta carga de tensão no ambiente. Alguns torcedores preferiram se abster de emitir comentários. Alguns se enervavam. Um desses, mais irritado, se indignou com a pergunta e a ação da reportagem, que realizava vídeos e fotos:

- Está fazendo foto e gravando vídeo por quê? Qual a razão de perguntar do Aranha?

Um torcedor, entretanto, adotou o bom humor. Brincou com o fato de estar novamente frente ao goleiro:

- Hoje, o Aranha será homenageado. Cantaremos "eô, eô, o Aranha é o terror" e "a minha cobra quer comer tua aranha" (a música o Rock das aranhas, de Raul Seixas).

Houve quem preferisse sustentar faixas contra o racismo. Até porque estavam todos de olho naquele setor. Inclusive a própria Arena, com mais câmeras, algumas dotadas de microfones. Tudo para coibir novas ofensas, que, além de excluírem o Grêmio da Copa do Brasil, comprometeram a imagem da instituição. A Geral, que ocupa as arquibancadas atrás daquele gol, foi suspensa semanas atrás, sendo proibida de levar instrumentos e usar adereços que a identifiquem como uma organizada. Ela tratou de evitar a palavra "macaco" de seus cânticos.

Desde o momento em que começou o aquecimento, Aranha viu que seria pressionado. As vaias ecoaram por todos os cantos da Arena, que se repetiram quando deixou o gramado e retornou ao campo para o início do jogo. E, curiosamente, ele ficou logo no primeiro tempo no gol onde a Geral se posiciona.

Os primeiros gritos foram em tom irônico, evitando palavrões:

- Mão de alface! Frangueiro!

Depois, o tom aumentou, com vaias fortes, mas sem focos de injúrias raciais. A cada vez que tocava na bola, Aranha era vaiado - assim foi no primeiro tiro de meta, aos sete minutos, após chute errado de Dudu. Bastou o goleiro começar a se destacar para que a intensidade dos xingamentos aumentasse. Após evitar dois gols de Lucas Coelho, passou a ser chamado de "viado", por volta dos 25 minutos.

No final do primeiro tempo, o goleiro caiu no chão, após esbarrar em Dudu. Mostrou a meia rasgada e pediu atendimento médico. Aranha já havia enervado os gremistas na partida vencida pelo Santos em 28 de agosto. Chegou a ser citada por Felipão nesta semana, quando o treinador disse temer uma nova "esparrela", ou armadilha, do goleiro. Desta vez, a torcida não entoou cânticos racistas e o cobriu de vaias. Boa parte optou pelo deboche e o aplaudiu.

O segundo tempo surgiu como um tranquilizador para o setor da Geral. Com Aranha do outro lado e a necessidade de apoiar o time em busca do gol salvador, os torcedores diminuíram os apupos na etapa final. Os cânticos entoados tinham como único foco enaltecer o Grêmio. Ainda punida sem poder estar com bumbos, bandeiras e faixas, os braços e as bandeiras marcavam a canção de amor ao Tricolor. O espaço não ficou lotado, bem como o estádio. Cerca de 21 mil pessoas estiveram na Arena.

- Somos de Grêmio, e esta noite, te quero ver ganhar! - era uma das músicas.

O tratamento das arquibancadas, novamente, não contou com o aval de Aranha. Após o jogo, diante de uma nova carga de vaias, o goleiro lamentou a recepção dos gremistas:

- Eu, sinceramente, esperava ser recebido de outra maneira. Acreditava que a grande maioria tinha repudiado as atitudes. Pelo que vi hoje, concordam com tudo. Acham isso bonito. Eles seguem a vida deles, e eu a minha.
O Grêmio ainda tentará convencer o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a recolocá-lo na competição de mata-mata após a exclusão por injúrias raciais. O julgamento no Pleno está sem data oficial para ser realizado.

Imagem
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 19 Set 2014, 16:56

Agora ve se o Aranha se ofendeu por ter sindo xingado de viado... -_- -_-

Contanto que não queira ofender a pessoa por algo natural dela, o resto é do futebol.
Desde 2006 no meio CH

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Mensagem por Barbano » 20 Set 2014, 10:02

Do futebol... sei.

Para mim o que foi visto no meio de semana foi pior do que o episódio anterior. É um racismo velado, que não pode ser punido. Todo mundo sabe que a atitude foi de apoio à torcedora racista. É como falar para ele "olha, a gente não pode te chamar de macaco, porque dá merda. Então vamos ficar aqui te aloprando por você ser preto, sem dizer isso diretamente".

Igorkk33
Membro
Membro
Curtiu: 1272 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 20 Set 2014, 12:25

Apoio o caralho!

Em primeiro lugar, ninguém tá defendendo a atitude dela.
Em segundo lugar, se o Aranha não quer aceitar as desculpas de ninguém, beleza, opção dele. Mas eu NÃO ACEITO que ele fique colocando toda a torcida, como se fôssemos igual a ela. Por acaso o referido goleiro me conhece? Sabe dos meus hábitos e das minhas atitudes? Tenha dó, né?
Em terceiro lugar, se a injúria partisse de alguma torcida do Eixo Rio-São Paulo, será que todo mundo faria esse mesmo auê? Ou varreriam pra debaixo do tapete?
Imagem

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Mensagem por Barbano » 20 Set 2014, 14:02

Apoio sim senhor! Execrar o goleiro depois do que aconteceu é uma clara atitude de apoio ao racismo por parte da torcida gremista. Mais do que isso, uma atitude de racismo velado.

E não tem "se". O fato partiu da torcida gremista, e é daí que vem o auê. Simples assim. O "se" não joga futebol. Se você não é racista, ótimo. Deveria começar condenando a atitude da torcida na última quinta.

Dá uma lida nesse texto: http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimo ... l-perdoar-

Responder