Racismo no futebol e em outros esportes

Tópico destinado a discussão e notícias sobre preconceito no futebol e em outros esportes

Futebol, Basquete, Vôlei, Tênis, Fórmula 1, UFC, NFL... Aqui é o espaço para os amantes do esporte.
Don CHelipe
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 27 vezes
Curtiram: 107 vezes

Re: Racismo no futebol e em outros esportes

Mensagem por Don CHelipe » 03 Set 2014, 18:08

Antonio Felipe escreveu:Don CHelipe, me responda: vai ficar pior o futebol se parar de chamar o adversário de "viado", de "bicha"? Vai piorar o futebol de parar se chamar colorado de macaco?
Vai perder a graça...

Não sei se voce já foi no estádio, mas homem vai pro estádio (quando vai sozinho sem mulher, filhos, mas sim com amigos) pra xingar, mandar o juiz pra puta que o pariu, xingar a mãe do juiz de todos os nomes, zoar a torcida rival, mostrar o dedo do meio, pegar no pau e balançar sem sentido da torcida rival, gritar gol, xingar o próprio técnico, pedir a cabeça de um jogador, aloprar o adversário pela goleada sofrida, sair de cabeça baixa pela derrota, beber cerveja, ficar cantando musicas de incentivo/provocação/ameaça. Estádio é o reduto de um homem, é um bar ao vivo e a cores. E como em um bar ou numa roda de amigos, chamar o outro de viado, faz parte. Agora experimente chamar o cara de macaco sem ele não ser seu amigo.
Faz parte do código do homem no futebol. Sem isso, imagina quão chato seria ir no jogo contra o São Paulo e não gritar "Vai pra cima DELAS Timão, da bixarada"... Na boa, pode perguntar pra qualquer um que acompanha o time no estádio, que torce, se ele prefere com ou sem. É unanime, isso todo mundo aceita. Agora racismo, jamais.
Desde 2006 no meio CH

BrendaMarzipan
Membro
Membro
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 158 vezes

Mensagem por BrendaMarzipan » 03 Set 2014, 18:15

Felipe, "ser do futebol" é xingar o rival de viado pejorativamente? Que besteira, cara, e novamente eu reforço, que argumento fraquíssimo. Não tem nada a ver. Cê tá cuspindo incoerência desde que ingressou na discussão. Defende a homofobia afirmando que é "zoeira" mas condena a torcida gremista chamando de "macaco" por pura provocação e zoeira. Não estou dizendo que eu faço isso/ sou á favor, mas você está sendo hipócrita, cara.

NTPC, o Grêmio não é vítima, mas não está muito longe disso. E eu falo do GRÊMIO, não de uma parte asquerosa da torcida.

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 03 Set 2014, 18:19

Bruce Dubber escreveu:Felipe, "ser do futebol" é xingar o rival de viado pejorativamente? Que besteira, cara, e novamente eu reforço, que argumento fraquíssimo. Não tem nada a ver. Cê tá cuspindo incoerência desde que ingressou na discussão. Defende a homofobia afirmando que é "zoeira" mas condena a torcida gremista chamando de "macaco" por pura provocação e zoeira. Não estou dizendo que eu faço isso/ sou á favor, mas você está sendo hipócrita, cara.

NTPC, o Grêmio não é vítima, mas não está muito longe disso. E eu falo do GRÊMIO, não de uma parte asquerosa da torcida.
Kkkkkkkkkk cara na boa cala a boca, aonde eu critiquei o xingar de macaco para o Inter? Pelo contrário, eu disse que isso era de boa já que o mascote do Inter é um macaco :estrelas: :estrelas: :estrelas: :estrelas:

E caralho, aonde xingar de viado o rival é pejorativo? Se o cara é homem, a graça é ver ele jogando o xingo de volta, é a criatividade...
Por exemplo: atlético é Galo, dai os caras chamam de Frangas, Mafia Azul é a torcida do Cruzeiro, troque o F por R Maria... enfim.
Voce tá viajando na ideia, apenas.
Desde 2006 no meio CH

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 313 vezes
Curtiram: 3020 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 03 Set 2014, 18:23

Racismo, jamais. Homofobia, tá liberado. Compreensível vindo de você. Ok.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

Ninguém Tem Paciência Comigo.
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 33 vezes

Mensagem por Ninguém Tem Paciência Comigo. » 03 Set 2014, 18:24

Engraçado é como a maioria dos Gremistas vem tirar esse tal argumento de quem são chamados de viados agora, depois que mina lá fez burrada. :asso: Se incomodava/incomoda tanto assim os torcedores, por que nunca denunciaram isto? É preciso ser condenado por praticar racismo para mostrar uma lista de "ofensas" que vocês recebiam? Interessante...
Hexa Campeão do Balão Do Usuário Esportivo :campeao: #9 #10 #11 #12 #13 #14
Vice-Campeão da A FAZENDA DO FÓRUM CHAVES #3 :vice:
Ex-Webmaster da extinta "Casa do Chaves e Chapolin"
Ex-Redator do Vizinhança do Chaves

Antonio Felipe
Administrador
Administrador
Curtiu: 313 vezes
Curtiram: 3020 vezes

Mensagem por Antonio Felipe » 03 Set 2014, 18:29

Eu falo disso há um bom tempo. Pode pesquisar minhas mensagens.
Administrador desde 2010, no meio CH desde 2003.

BrendaMarzipan
Membro
Membro
Time de Futebol: gremio
Curtiu: 183 vezes
Curtiram: 158 vezes

Mensagem por BrendaMarzipan » 03 Set 2014, 18:30

Don CHelipe escreveu:Aonde eu critiquei o xingar de macaco para o Inter? Pelo contrário, eu disse que isso era de boa já que o mascote do Inter é um macaco.
Isso só reforça que você está sendo incoerente. Já que em um dos posts que fez aqui no tópico declarou que o que a torcida do Grêmio fazia entoando os cantos com a palavra "macaco" era diferente, quando não é bosta nenhuma.

Tá sabendo legal, o mascote do Inter é o SACI, o macaco é uma invenção gremista.

Rir do post alheio e falar palavrão não vai solidificar o seu argumento, só pra constar.

Alan1509
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 103 vezes
Curtiram: 124 vezes

Mensagem por Alan1509 » 03 Set 2014, 18:38

Don CHelipe escreveu:
Antonio Felipe escreveu:Don CHelipe, me responda: vai ficar pior o futebol se parar de chamar o adversário de "viado", de "bicha"? Vai piorar o futebol de parar se chamar colorado de macaco?
Vai perder a graça...

Não sei se voce já foi no estádio, mas homem vai pro estádio (quando vai sozinho sem mulher, filhos, mas sim com amigos) pra xingar, mandar o juiz pra puta que o pariu, xingar a mãe do juiz de todos os nomes, zoar a torcida rival, mostrar o dedo do meio, pegar no pau e balançar sem sentido da torcida rival, gritar gol, xingar o próprio técnico, pedir a cabeça de um jogador, aloprar o adversário pela goleada sofrida, sair de cabeça baixa pela derrota, beber cerveja, ficar cantando musicas de incentivo/provocação/ameaça. Estádio é o reduto de um homem, é um bar ao vivo e a cores. E como em um bar ou numa roda de amigos, chamar o outro de viado, faz parte. Agora experimente chamar o cara de macaco sem ele não ser seu amigo.
Faz parte do código do homem no futebol. Sem isso, imagina quão chato seria ir no jogo contra o São Paulo e não gritar "Vai pra cima DELAS Timão, da bixarada"... Na boa, pode perguntar pra qualquer um que acompanha o time no estádio, que torce, se ele prefere com ou sem. É unanime, isso todo mundo aceita. Agora racismo, jamais.
Sei como é isso, de vez em quando vou assistir aos jogos do time da minha cidade no estádio que tem aqui perto de casa e é bem assim, você se diverte bem mais rindo com o pessoal xingando o árbitro e os jogadores do que com o jogo
Imagem

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 84 vezes
Curtiram: 1294 vezes

Mensagem por CHarritO » 03 Set 2014, 22:14

E dezenas de babacas conseguiram ferrar o Grêmio! não ia se classificar mesmo Parabéns aos envolvidos!!! :panc:

Vamos ver se a punição servirá de lição p/ outros clubes daqui p/ frente.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Don CHelipe
Membro
Membro

Mensagem por Don CHelipe » 04 Set 2014, 09:02

Bruce Dubber escreveu:
Don CHelipe escreveu:Aonde eu critiquei o xingar de macaco para o Inter? Pelo contrário, eu disse que isso era de boa já que o mascote do Inter é um macaco.
Isso só reforça que você está sendo incoerente. Já que em um dos posts que fez aqui no tópico declarou que o que a torcida do Grêmio fazia entoando os cantos com a palavra "macaco" era diferente, quando não é bosta nenhuma.

Tá sabendo legal, o mascote do Inter é o SACI, o macaco é uma invenção gremista.

Rir do post alheio e falar palavrão não vai solidificar o seu argumento, só pra constar.
kkkkkkk cara o mascote OFICIAL do Palmeiras é um Papagaio, mas eles adotaram o Porco, por que a torcida do Corinthians provocavam eles assim por conta de uma treta envolvendo mortes de jogadores, assim como o do Inter é SACI OFICIALMENTE (tanto que reza a lenda que SACI seria por conta de SCI "Sport Club Internacional"), mas como a torcida rival provocou de macaco, o mascote foi adotado.
Cara, voce ta querendo meter o justo, o pa, e os caraii, e na real, não manja porra nenhuma do que acontece no estádio de verdade, tá se baseando pelo o que lê.
Se tivesse ido a um estádio uma vez na vida, nao taria falando isso ai. Quem vai pra estádio sabe muito bem como funciona.
Enfim, a torcida mais racista é a do Gremio, ponto. É isso o que esta sendo discutido. Até que voce me mostre uma torcida que tenha mais casos que a do Gremio, a do Gremio é a mais racista. Porém, isso não quer dizer, que todos os gremistas são Racistas.
Don CHelipe escreveu: KKKKK cara quem vive e respira futebol sabe muito bem as rivalidades que existem nas regiões... tanto que, em 2007, me surpreendeu ver torcedores do Inter torcendo pro Gremio rebaixar o Corinthians...
Aliás, muitas torcidas organizadas são aliadas, como no caso da do Vasco e Palmeiras, sempre que um rival rivais de SP vão jogar no Rio dá treta por serem aliados, e vice versa.

Cara, chamar o cara de bambi já faz parte do futebol, tanto que ninguém reclama disso. E outra, chamam a torcida do inter de macacos por que o mascote do Inter é esse.
Como chamamos os palmeirenses de porcos e eles adotaram o mascote.

Enfim, cara isso é coisa do futebol e quem é do futebol não acha isso errado, por que assim como chamam o cruzeiro de marias, os cruzeirenses chamam os rivais de frangas.
No sul, coloradas e gazelas.
Em Sampa, bambis, galinhada, barbies, sereias.
No Rio, só o Fluminense é chamado de FlorminenC.

O ponto é racismo, isso não é aceito no futebol velho.
Quanto a homofobia, foi o que eu disse. Vai demorar muito tempo para que se aceite uma torcida organizada gay.
Agora me aponte um caso de torcedor que denunciou por que foi chamado de bambi? Faz me rir.
Antonio Felipe escreveu:Racismo, jamais. Homofobia, tá liberado. Compreensível vindo de você. Ok.
PQP, que homofobia caralho se o cara não é gay??? <_< <_< <_< <_<
Vai jogar futebol de botão ou de video game...
Desde 2006 no meio CH

Igorkk33
Membro
Membro
Curtiu: 1272 vezes

Mensagem por Igorkk33 » 04 Set 2014, 12:57

Reparem só na moral de cueca dos Inquisidores do stjd:
http://gaucha.clicrbs.com.br/rs/noticia ... 15240.html
Imagem

André-Luiz
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos FC
Curtiu: 21 vezes
Curtiram: 37 vezes

Mensagem por André-Luiz » 04 Set 2014, 13:12

http://globoesporte.globo.com/rs/notici ... acaco.html

Photobucket Photobucket

Logo depois do depoimento prestado por Patrícia Moreira, a jovem que foi flagrada por câmeras de TV chamando o goleiro Aranha, do Santos, de "macaco", o delegado Cleber Ferreira, diretor da delegacia de polícia regional de Porto Alegre, comentou a conversa entre a torcedora e a polícia. Segundo ele, Patrícia afirmou que não teve a intenção de ofender o atleta.

- Ela não nega as palavras, mas a intenção não era ofender, ela foi no embalo da torcida. Ela explica que tem canções e o próprio Inter se chama de macaco. A torcida grita macaco, ela gritou, mas não tinha a intenção de ofender. Foi o que ela disse - afirmou o delegado.

Segundo Ferreira, ela admite que usou o termo macaco, mas nega que o grito tenha sido proferido para o goleiro do Santos.

- Ela gritou junto com a torcida. Não direcionou o grito ao goleiro, segundo ela.

A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito. O delegado não descartou chamar Patrícia mais uma vez para outros esclarecimentos.

Uma semana após se envolver em episódio de injúrias raciais contra o goleiro Aranha, a torcedora compareceu à 4ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre para prestar depoimento, na manhã desta quinta-feira. Chorando muito, ela chegou ao local por volta das 10h acompanhada do advogado e de um dos irmãos. Durante a passagem da jovem por entre jornalistas e curiosos, ouviu-se um grito de "racista" (assista ao vídeo acima).

Imagem
Patrícia Moreira protege o rosto na chegada à delegacia (Foto: Ronaldo Bernardi/Agência RBS)

O depoimento durou cerca de uma hora e Patrícia deixou a delegacia sem falar com a imprensa. Antes de entrar no carro, ela ainda ouviu gritos de pessoas que a aguardavam do lado de fora da delegacia.

- Vem falar com o macaco. Vem xingar o macaco. Racista - gritou.

Imagem
Patrícia presta depoimento na delegacia (Foto: Montagem sobre fotos/João Laud/RBS TV)

A jovem FOI o sexto gremista a prestar depoimento sobre o caso, que, na esfera esportiva, resultou na exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, em decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Um esquema de segurança foi montado, a pedido da Polícia Civil.

- Chamei o GOE (Grupo de Operações Especiais) para proteger a menina, principalmente depois da situação do Grêmio, da decisão (que resultou na eliminação do clube da competição nacional) -, afirmou o delegado Herbert Ferreira ao GloboEsporte.com antes da chegada da torcedora.

Imagem
Patrícia Moreira chega à delegacia (Foto: Luiza Carneiro/GloboEsporte.com)

Representantes de movimentos negros compareceram à delegacia para protestar durante o depoimento.

- Estamos cheios desse racismo das torcidas organizadas. Essas torcidas têm que ser extinguidas - disse Flaviana Santos de Paiva, presidente do Movimento Unegro.

O pronunciamento de Patrícia é o mais aguardado pela grande exposição da jovem ao ter sua imagem mostrada pelo canal ESPN. No vídeo, Patrícia chamou Aranha de "macaco", na última quinta-feira, na vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Nem a mãe diz saber de seu paradeiro. Na sexta-feira, pedras foram jogadas em direção a sua casa. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.

Imagem
Patrícia Moreira ingressa na delegacia em Porto Alegre (Foto: Luiza Carneiro/GloboEsporte.com)

No total, oito mandados de intimação para depoimentos já foram expedidos para torcedores. Até agora, cinco pessoas haviam prestado esclarecimentos. Nesta quarta, foram três: Rodrigo Rysdyk, o Alemão, líder da torcida Geral do Grêmio, e os torcedores Fernando Ascal e Éder Braga. Os dois últimos aparecem nas imagens de TV durante as ofensas ao goleiro do Santos.

Mais cedo, o delegado Herbert Ferreira disse estar "mais ou menos" satisfeito com os depoimentos colhidos aqui.

Imagem
Patrícia foi flagrada em xingamentos contra Aranha (Foto: Reprodução/ESPN)

- A investigação está evoluindo, tem mais gente para ser ouvida. É que o pessoal mais próximo da grade não colabora, né. Diz que não viu e não ouviu nada. Um dos que vieram ontem estava grudado no guarda-corpo, mandei as imagens a ele, mas ele disse que não viu nada, ninguém xingando o goleiro. Mas claro, eles sao orientados pelo advogado -, avaliou.

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram mais um desdobramento. Em julgamento nesta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.
ANDRÉ-LUIZ
Usuário do Fórum Chaves desde 06 de agosto de 2012.
Moderador do sub-fórum "O Meu Negócio é Futebol" desde 11 de Maio de 2013 até 03 de Novembro de 2014.
Campeão do 14° Torneio GUF - Série B [2014].
Moderador Global do FCH desde 04 de Novembro de 2014 até 04 de Maio de 2015.
Ainda não sei dizer, o que me completa
Ainda não sei por que, eu te amo a beça
Mas de uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ainda não decidiu se você vai ou fica
Eu só sei te incluir de vez da minha vida
De uma coisa eu sei
O que me faz falta é o seu amor

Ambrosi
Membro
Membro
Curtiu: 39 vezes
Curtiram: 179 vezes

Mensagem por Ambrosi » 04 Set 2014, 13:15

Claro que a intenção não era ofender. Costumo chamar as pessoas na rua de "macaco" como forma de elogio.

CHarritO
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 84 vezes
Curtiram: 1294 vezes

Mensagem por CHarritO » 04 Set 2014, 14:16

http://globoesporte.globo.com/rs/notici ... acaco.html.

Imagem

Logo depois do depoimento prestado por Patrícia Moreira, a jovem que foi flagrada por câmeras de TV chamando o goleiro Aranha, do Santos, de "macaco", o delegado Cleber Ferreira, diretor da delegacia de polícia regional de Porto Alegre, comentou a conversa entre a torcedora e a polícia. Segundo ele, Patrícia afirmou que não teve a intenção de ofender o atleta.

- Ela não nega as palavras, mas a intenção não era ofender, ela foi no embalo da torcida. Ela explica que tem canções e o próprio Inter se chama de macaco. A torcida grita macaco, ela gritou, mas não tinha a intenção de ofender. Foi o que ela disse - afirmou o delegado.

Segundo Ferreira, ela admite que usou o termo macaco, mas nega que o grito tenha sido proferido para o goleiro do Santos.

- Ela gritou junto com a torcida. Não direcionou o grito ao goleiro, segundo ela.

A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito. O delegado não descartou chamar Patrícia mais uma vez para outros esclarecimentos.

Uma semana após se envolver em episódio de injúrias raciais contra o goleiro Aranha, a torcedora compareceu à 4ª Delegacia de Polícia Civil de Porto Alegre para prestar depoimento, na manhã desta quinta-feira.

Chorando muito, ela chegou ao local por volta das 10h acompanhada do advogado e de um dos irmãos. Durante a passagem da jovem por entre jornalistas e curiosos, ouviu-se um grito de "racista"

O depoimento durou cerca de uma hora e Patrícia deixou a delegacia sem falar com a imprensa. Antes de entrar no carro, ela ainda ouviu gritos de pessoas que a aguardavam do lado de fora da delegacia.
- Vem falar com o macaco. Vem xingar o macaco. Racista - gritou.

A jovem FOI o sexto gremista a prestar depoimento sobre o caso, que, na esfera esportiva, resultou na exclusão do Grêmio da Copa do Brasil, em decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Um esquema de segurança foi montado, a pedido da Polícia Civil.

- Chamei o GOE (Grupo de Operações Especiais) para proteger a menina, principalmente depois da situação do Grêmio, da decisão (que resultou na eliminação do clube da competição nacional) -, afirmou o delegado Herbert Ferreira ao GloboEsporte.com antes da chegada da torcedora.

Representantes de movimentos negros compareceram à delegacia para protestar durante o depoimento.

- Estamos cheios desse racismo das torcidas organizadas. Essas torcidas têm que ser extinguidas - disse Flaviana Santos de Paiva, presidente do Movimento Unegro.

O pronunciamento de Patrícia é o mais aguardado pela grande exposição da jovem ao ter sua imagem mostrada pelo canal ESPN. No vídeo, Patrícia chamou Aranha de "macaco", na última quinta-feira, na vitória do Santos por 2 a 0 sobre o Grêmio, pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

Diante da repercussão, Patrícia evitou dormir em casa nos últimos dias. Ela se refugiou em residências de parentes e amigos para evitar retaliação. Nem a mãe diz saber de seu paradeiro. Na sexta-feira, pedras foram jogadas em direção a sua casa. O GloboEsporte.com visitou a região na tarde de sábado e ouviu os vizinhos. Amigos negros da menina de 23 anos garantem que ela não é racista.

No total, oito mandados de intimação para depoimentos já foram expedidos para torcedores. Até agora, cinco pessoas haviam prestado esclarecimentos. Nesta quarta, foram três: Rodrigo Rysdyk, o Alemão, líder da torcida Geral do Grêmio, e os torcedores Fernando Ascal e Éder Braga. Os dois últimos aparecem nas imagens de TV durante as ofensas ao goleiro do Santos.

Mais cedo, o delegado Herbert Ferreira disse estar "mais ou menos" satisfeito com os depoimentos colhidos aqui.

- A investigação está evoluindo, tem mais gente para ser ouvida. É que o pessoal mais próximo da grade não colabora, né. Diz que não viu e não ouviu nada. Um dos que vieram ontem estava grudado no guarda-corpo, mandei as imagens a ele, mas ele disse que não viu nada, ninguém xingando o goleiro. Mas claro, eles sao orientados pelo advogado -, avaliou.

As injúrias raciais proferidas por torcedores gremistas contra o goleiro tiveram mais um desdobramento. Em julgamento nesta quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, excluir o Grêmio da Copa do Brasil. No primeiro duelo das oitavas da Copa do Brasil, os paulistas bateram os gaúchos por 2 a 0. O jogo de volta já havia sido suspenso até o julgamento do caso no STJD.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Rafinha
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 04 Set 2014, 14:18

Charrito, essa notícia foi postada na página anterior pelo André.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Responder