Eu sou favorável a uma Libertadores com 56 clubes e com uma fase de grupos com 8 grupos de 7 clubes em cada grupo.
Com cada time fazendo 3 jogos em casa e 3 jogos fora de casa (sem repetir o adversário, ao contrário do que acontece atualmente, quando um time enfrenta o mesmo adversário duas vezes na fase de grupos, com um jogo em casa e um jogo fora de casa).
E, com isso, acabar com a pré-Libertadores (primeira fase e segunda fase).
Dessa forma, os 56 clubes seriam :
. o campeão da Libertadores da edição passada
. o campeão da Copa Sul-Americana da edição passada
. Brasil (no máximo, 12 clubes - se tiver os campeões da Sul-Americana e da Libertadores da edição passada, seriam 8 vagas pelo Campeonato Brasileiro e duas vagas pela Copa do Brasil - podendo o Campeonato Brasileiro dar até 10 vagas - podendo ser 8 vagas, 9 vagas ou 10 vagas)
. Argentina (no máximo, 12 clubes)
. Colômbia (no máximo, 6 clubes)
. Uruguai (no máximo, 5 clubes)
. Chile (no máximo, 5 clubes)
. Equador (no máximo, 4 clubes)
. Paraguai (no máximo, 4 clubes)
. Bolívia (no máximo, 2 clubes)
. Peru (no máximo, 2 clubes)
. Venezuela (no máximo, 2 clubes)
As 6 rodadas da fase de grupos, dividiria da seguinte maneira :
. 3 rodadas nos finais de semana (com os jogos dos principais times brasileiros e dos principais times argentinos como mandantes nessas rodadas) e 3 rodadas no meio da semana (com os jogos dos principais times brasileiros e dos principais times argentinos como visitantes nessas rodadas).
. oitavas de final com rodadas nos finais de semana.
. quartas de final e semifinais com rodadas no meio da semana.
. final em jogo único e campo neutro no sábado (a cidade que receberá a decisão só será definida depois de conhecer os 2 finalistas, se for 2 times brasileiros, a final será no Brasil, em uma cidade neutra. Exemplo : se a final for entre um clube paulista e um clube carioca, a final vai ser em cidades neutras como Salvador ou Belo Horizonte).
-
Ou seja, a Libertadores seria disputada em 6 finais de semana e 7 meios de semana.
A Libertadores teria menos datas que tem atualmente, porque atualmente são 17 datas (duas da primeira fase, duas da segunda fase, 6 da fase de grupos, duas das oitavas de final, duas das quartas de final, duas da semifinal e uma da final) e iria para 13 datas (6 da fase de grupos, duas das oitavas de final, duas das quartas de final, duas da semifinal e uma da final).
-
Com isso, o calendário do futebol sul-americano seria totalmente modificado, nos estaduais, por exemplo, os clubes que disputam a Libertadores, só entrariam na fase final (que poderia ser disputada ou no meio do ano, junto com os torneios de seleções ou nas datas FIFA - de jogos de Eliminatórias ou de amistosos da seleção brasileira - ou no final do ano, após o término do Campeonato Brasileiro - que terminaria na última semana novembro, e não em dezembro). A final da Copa do Brasil seria disputada no primeiro final de semana de dezembro.
A montagem da tabela do Campeonato Brasileiro seria totalmente diferente do que é atualmente, ela teria todos os clássicos nos finais de semana e todos os jogos entre os 4 grandes do Rio de Janeiro e os 4 grandes de São Paulo nos finais de semana, já as rodadas com menos jogos de apelo seriam no meio de semana.
Notícias sobre futuros grandes eventos esportivos
- E.R
- Colaborador

- Mensagens: 105459
- Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Localização: Rio de Janeiro
- Curtiu: 6397 vezes
- Curtiram: 3944 vezes
- Barbano
- Administrador

- Mensagens: 45417
- Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
- Time de Futebol: São Paulo
- Localização: São Carlos (SP)
- Curtiu: 2180 vezes
- Curtiram: 4767 vezes
Notícias sobre futuros grandes eventos esportivos
E a Sula, acabaria de vez?
Porque enfiando 12 times brasileiros e 12 argentinos na Libertadores, só vai sobrar time meia boca pra Sula. Teriam que colocar até time rebaixado, ou time subindo da Série B.
Porque enfiando 12 times brasileiros e 12 argentinos na Libertadores, só vai sobrar time meia boca pra Sula. Teriam que colocar até time rebaixado, ou time subindo da Série B.
- E.R
- Colaborador

- Mensagens: 105459
- Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Localização: Rio de Janeiro
- Curtiu: 6397 vezes
- Curtiram: 3944 vezes
Notícias sobre futuros grandes eventos esportivos
Não. Porque no meu calendário, no Campeonato Brasileiro da Série A seriam apenas 3 rebaixados para a Série B (subindo 3 clubes da Série B).
Como são 20 clubes na Série A (se for que nem esse ano, um time brasileiro campeão da Libertadores, seriam : 12 times brasileiros no máximo na Libertadores).
Se classificariam 5 times brasileiros para a Copa Sul Americana (atualmente são 6 clubes), a Argentina teria 6 vagas (como é atualmente), a Colômbia teria uma vaga a mais (5 vagas, ao invés do número atual, que é de 4 vagas).
Os outros países seria o mesmo número de vagas atual.
A Copa Sul Americana atualmente tem 56 clubes - e continuaria assim, com o mesmo formato de disputa que escrevi na Libertadores (8 grupos com 7 clubes - cada time jogando 3 jogos em casa e 3 jogos fora de casa - sem repetição de adversário), depois oitavas de final, quartas de final, semifinais e final em jogo único.
E com relação ao Campeonato Brasileiro, seria :
. Série A - 20 clubes (3 rebaixados e 3 subindo da Série B)
. Série B - 24 clubes (3 subindo para a Série A e 4 rebaixados para a Série C)
. Série C - 40 clubes (2 grupos de 20 clubes jogando em pontos corridos - um grupo com clubes do Sudeste e Sul e o outro grupo com times do Nordeste, Centro Oeste e Norte - e em alguns anos, se necessário, alguns clubes do Centro Oeste poderiam jogar no grupo do Sudeste, dependendo dos clubes rebaixados da Série B), aí os 2 melhores colocados de cada grupo subiriam para a Série B - e teríamos uma disputa de semifinal e final entre o primeiro colocado e o segundo colocado dos 2 grupos, para definir o time campeão. Cairiam 4 clubes para a Série D (os piores colocados da fase de grupos - os 2 piores de um grupo e os 2 piores de outro grupo). E subiriam 4 clubes para a Série B.
. Série D - 96 clubes (que seriam divididos inicialmente por região, com grupos de times da mesma região do país, para depois avançar em fase mata-mata). Subiriam 4 clubes para a Série C.
O calendário no meio do ano teria os meses de junho e julho reservados para grandes eventos esportivos como Copa do Mundo, Olimpíadas (que deveria começar em julho e terminar no começo de agosto), Eurocopa, Copa América, Copa do Mundo de Clubes e a FIFA deveria inventar um novo torneio apenas com as melhores colocadas no ranking da FIFA (tipo um torneio com as melhores seleções classificadas no ranking da FIFA e mais algumas seleções campeãs mundiais, apenas com a elite das seleções), todo meio do ano (junho e julho) teria esses grandes eventos esportivos.
Já a Copa do Mundo de futebol feminino de seleções deveria passar a ser de 2 em 2 anos, mas não seria no meio do ano e sim em meses que o futebol masculino está "de férias" como dezembro e janeiro, para tentar aumentar a popularidade do futebol feminino e pegar o público acostumado a ver futebol a assistir os grandes torneios de futebol feminino na época do ano em que alguns países tem os jogadores de férias. Nos anos sem o Mundial Feminino, teriam outros torneios importantes como Eurocopa feminina e Copa América feminina.






