É provável que o ator e comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños não regresse mais à Cidade do México, pois a altitude da cidade e a má qualidade do ar prejudicam severamente sua saúde, informou sua filha Marcela Gómez Fernández.
"Por saúde é melhor que venha para cá [Cidade do México], pois a simples viagem o cansa muito. Quando lhe renderam a homenagem (em fevereiro passado) não foi o evento que o esgotou e sim sua estadia na cidade.
"A altura da capital mexicana, somada à contaminação do ar, é algo que não o beneficia, por isso ele está muito bem em Cancún, vivendo ao nível do mar. É o melhor lugar para alguém que padece de problemas respiratórios, consequência do tabagismo que teve durante algum tempo", explicou Marcela.
Disse que nessa região do estado de Quintana Roo o reconhecido criativo e escrito mexicano pode fazer sua vida normal sem a necessidade de usar um tanque de oxigênio.
"Ele tem muito bons médicos que o atendem lá, assim que não há necessidade de que venha para cá. Sentimos muita saudade, porém estamos em contato todod os dias através de telefone e de Twitter", indicou sua filha, que é presidente da Fundação Chespirito.
Esclareceu que seu pai sim pode caminhar, porém quando está em lugares públicos, por precaução prefere fazer uso da cadeira de rodas.
"Se cansa facilmente porque perdeu um pouco da força e mobilidade devido à sua idade, porém sim caminha, sobe e desce escadas; no entanto, sempre que está em qualquer evento público, por proteção e segurança prefere estar na cadeira de rodas para que não haja acidentes.
"As pessoas têm uma expressão afetiva muito bonita por ele e esta afetividade de pronto corre o risco de que um empurrãozinho ou o que seja e se vá abaixo", comentou.
Em sua casa de Cancún, precisou Marcela, o artista de 83 anos segue em contato com o público através das redes sociais e continua escrevendo histórias.
Diariamente está no escritório onde escreve e revisa roteiros para ajustá-los. É muito ativo e gosta de sentar-se em frente ao computador para deixar voar sua criatividade, ainda que não saibamos o que planeja fazer com esse trabalho", concluiu.
Original en español:
Es probable que el actor y comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños no regrese más a la Ciudad de México, pues la altitud de aquí y la mala calidad del aire perjudican severamente su salud, informó su hija Marcela Gómez Fernández.
“Por salud es mejor que no venga para acá, pues el simple viaje lo cansa mucho. Cuando le rindieron el homenaje (en febrero pasado) no es que el evento lo agotara sino su estadía en la ciudad”.
“La altura de la capital mexicana, aunada a la contaminación, es algo que no le beneficia, por eso él está muy bien en Cancún, viviendo al nivel del mar. Es el mejor lugar para alguien que padece de problemas respiratorios a consecuencia del tabaquismo que tuvo durante algún tiempo”, explicó Marcela.
Dijo que en esa región del estado de Quintana Roo el reconocido creativo y escritor mexicano puede hacer su vida normal sin la necesidad de usar un tanque de oxígeno.
“El tiene muy buenos médicos que lo atienden allá, así que no hay necesidad de que venga para acá. Lo extrañamos mucho, pero estamos en contacto todos los días a través del teléfono y del Twitter”, indicó su hija, quien es presidenta de la Fundación Chespirito.
Aclaró que su padre sí puede caminar, pero cuando está en lugares públicos, por precaución prefiere hacer uso de la silla de ruedas.
“Se cansa fácilmente porque ha perdido un poco de fuerza y movilidad debido a su edad, pero sí camina, sube y baja escaleras; sin embargo, siempre que está en cualquier evento público por protección y seguridad prefiere estar en la silla de ruedas para que no haya accidentes.
“La gente tiene una expresión afectiva muy padre hacia él y por esta afectividad de pronto corre el riesgo de que un empujoncito o lo que sea y se vaya para abajo”, comentó.
En su casa de Cancún, precisó Marcela, el artista de 83 años además de estar en contacto con el público a través de las redes sociales, continúa escribiendo historias.
“A diario está en el despacho donde escribe y revisa guiones para ajustarlos. Es muy activo y le gusta sentarse frente a la computadora para echar a volar su creatividad, aunque no sabemos qué planee hacer con ese trabajo”, concluyó.
Diariamente está no escritório onde escreve e revisa roteiros para ajustá-los. É muito ativo e gosta de sentar-se em frente ao computador para deixar voar sua criatividade, ainda que não saibamos o que planeja fazer com esse trabalho", concluiu.
Vai ver o Chapatin está escrevendo um novo sucesso, que posteriormente o SBT comprará e se tornará um novo fenômeno por toda a América Latina...
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013 - Botafoguense sofredor - Eleito o usuário maissexydo Fórum Chaves
O que mais me deixa feliz é saber que ele ainda é ativo na medida do possível.
Agora que ele interage com os fãs, aí eu já discordo. Ele não faz isso no twitter faz tempo... Se ele twitta de 5 em 5 dias é muito...
Ficamos muito contentes quando ele faz suas twitcams, mas ele realmente não interage com os fãs pelo twitter como poderia.
Uma pena que a saúde dele esteja debilitada. Acredito que a pouca interação com os fãs se deve a isso.
Vencedor do Usuário do Mês (maio, junho e outubro de 2012) Usuário do Ano de 2012 Moderador do subs Da Discussão Nasce a Luz e CH no Exterior (novembro de 2012 - novembro de 2013 / novembro de 2015 - novembro de 2016) Moderador do TV de Segunda Mão (novembro de 2013 - novembro de 2014) Moderador Global (novembro de 2014 - novembro de 2015)
Se a Cidade do Mexico, esta nessas, condiçoes é melhor ele ficar em Cancun.
Hyuri Augusto Jornalista
Ex - moderador
Idealizador e coordenador de alguns jogos pelo fórum
Ex - apresentador do CH Universe
Fanduber
Futuro ator e dublador
Apaixonado por música
Ta certo ele...vai fazer o que na Capital, além de prejudicar a saúde dele ele esta com a idade avançada, nada melhor que uma casa na praia e ficar sossegado com Florinda e seus cachorrinhos.