Página 1 de 4

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:19
por Chamone
Depois de meses de muito trabalho, eu e o usuário @CarneSeca concluímos um grande projeto de decupagem das BGMs CH usadas nas dublagens MAGA.

O projeto


A ideia foi identificar todas as entradas musicais ouvidas nos episódios, não importa o quão insignificante a cena ou evento. Reviramos todas as pedras, o que resultou em grandes números:
  • 409 episódios analisados, incluindo dublagens perdidas e alternativas
  • +4500 entradas musicais listadas
  • 775 trilhas únicas identificadas
Clique abaixo:
---

Consulta de BGMs Maga

---



A consulta contém a busca de trilhas por episódio, onde existe um menu ou a opção de digitar parcialmente o nome do episódio, lote, etc. E também episódios por trilha.

A maioria das entradas musicais possui um link para serem ouvidas. Também contam com informações discográficas e link para o release relevante à época de produção. Ou seja, os prováveis discos/LPs que a Televisa e SBT possuíam em seu acervo.

As trilhas do filme "Plague" possuem um timecode "TC" para o ponto aproximado do filme de onde a trilha foi extraída.

Efeitos sonoros não foram compilados, exceto por transições de cena e alguns efeitos notáveis. Aberturas de episódios não foram contabilizadas por falta registros confiáveis e incompletos.

O projeto resultou num grande número de BGMs desconhecidas, que contam com um tópico próprio.

Eventualmente estarei postando estudos sobre os dados coletados. O primeiro é o ranking das trilhas.

Agradecimentos


Como idealizador do projeto quero agradecer especialmente a colaboração do usuário @CarneSeca, que inicialmente participou encontrando várias trilhas mas logo foi incorporado ao projeto melhorando significativamente a qualidade do mesmo e foi o responsável pela decupagem dos lotes de Chapolin de 1988 e 1990. Não sei quais os métodos dele, mas o cara é muito fera na pesquisa musical.

Os usuários colaboraram encontrando trilhas e solicitando correções: @Cidadão Gómez , @Peter Griffin, @TvCont1, @Arieel, @Paz, @BruchaLia, 45chaves45, Gewhr__, @Soldado, @heitorpires, @El Salsafiore.

Ao staff do fórum que mantém este espaço onde mais projetos como esse possam se realizar.

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:39
por Antonio Felipe
:reverencia: :reverencia:

Meus parabéns a todos que fizeram esse trabalho. É uma das contribuições mais incríveis que vi em todos estes anos.

Eu tomei a liberdade de subir a planilha completa no ChatGPT e solicitar algumas análises, que trago aqui como contribuição a esse levantamento que fizeram. Algumas observações:

🎵 Músicas mais utilizadas
Chapolin


Stiff Upper Lip – 161 ocorrências
Busybodies – 148
Mechanical Toys – 59
Puff Along – 55
In a Hurry – 54

Chaves

Skipping – 145 ocorrências
Aí Vem o Chaves (versão de encerramento) – 82
Tara's Theme (E o Vento Levou) – 79
Happy Whistler – 72
Mechanical Toys – 72

👤 Artistas mais recorrentes
Chapolin


John Charles Fiddy – 526 músicas utilizadas
Norman Warren – 167
Tony Hymas – 146
Eric Robertson – 75
Bob Ascroft – 67

Chaves

John Charles Fiddy – 686 músicas utilizadas
Tony Hymas – 189
Helmuth Zacarias – 133
Mário Lúcio de Freitas – 113
Enoch Light & The Light Brigade – 103

Insights

John Charles Fiddy domina amplamente ambos os seriados, com mais de 1.200 trilhas somadas.
Há músicas recorrentes nos dois universos, como Mechanical Toys, que aparece tanto em Chapolin quanto em Chaves.
Em Chaves, chama a atenção a presença de músicas licenciadas e conhecidas (como Tara's Theme), enquanto em Chapolin predominam faixas de bibliotecas musicais britânicas (Bruton Music, por exemplo).
O Brasil aparece em destaque em Chaves com Mário Lúcio de Freitas, mostrando uma diferença em relação ao repertório mais “internacional” do Chapolin.
--

Aqui estão as músicas mais recorrentes em cada lote de dublagem da Maga:

🎙️ Lote 1984

Skipping – 77 vezes
The Inquisition – 37
Tara's Theme (Gone with the Wind) – 28
Happy Whistler – 25
On The Go – 19

🎙️ Lote 1988

Skipping – 67 vezes
Mechanical Toys – 30
Playing With Toys – 20
Tara's Theme (Gone with the Wind) – 20
Busybodies – 19

🎙️ Lote 1990

Busybodies – 168 vezes
Stiff Upper Lip – 140
In a Hurry – 96
Coloured Candles – 95
Puff Along – 88

🎙️ Lote 1992

Tchuim Tchuim Tchum Claim (Instrumental) – 28 vezes
Cornball – 19
Amigos Palhaços (Instrumental) – 18
Chaves, O Rei da Palhaçada (Instrumental) – 17
Stiff Upper Lip – 17

Insights

Os lotes de 1984 e 1988 têm predominância de músicas “clássicas” já associadas ao imaginário do público brasileiro, como Skipping e Tara’s Theme.
O lote de 1990 concentra músicas da biblioteca Bruton, muito usadas em Chapolin (Busybodies, Stiff Upper Lip, In a Hurry), reforçando uma estética mais caricata e acelerada.
Já o lote de 1992 introduz músicas nacionais e adaptadas, como Tchuim Tchuim Tchum Claim e Amigos Palhaços, marcando uma fase de forte “brasilização” da trilha sonora.
--

Chapolin é mais “musicalmente denso” que Chaves. Em média, há 9,46 músicas diferentes por episódio em Chapolin (p95 = 15,0), versus 7,31 em Chaves (p95 = 11,75).

Há um núcleo duro de cues que explica muito das colocações. Nos dois seriados, ~20–32% das colocações vêm só das top 5–10 faixas (por ex., em Chapolin as top 10 respondem por 31,5%; em Chaves 32,2%).

Bruton domina 1988 e 1990; 1992 é mais heterogêneo (e com lacunas de selo). Share de Bruton por lote: 1984: 33,8% → 1988: 67,96% (pico) → 1990: 52,45% → 1992: 21,92%. Em 1992, o “selo” mais frequente está em branco (lacuna), o que distorce leituras.

1) Identidade sonora por seriado

Dimensão e variedade
Chapolin: 2.069 colocações; 601 faixas e 225 artistas distintos; média de 9,46 músicas únicas/episódio.
Chaves: 2.256 colocações; 374 faixas e 160 artistas; média de 7,31 músicas únicas/episódio.

Concentração (hits)
Chapolin: top 1 = 7,78%, top 5 = 23,05%, top 10 = 31,46% das colocações.
Chaves: top 1 = 6,43%, top 5 = 19,95%, top 10 = 32,18%.

Leitura: existe dependência de “signature cues” em ambos, um pouco mais distribuída em Chaves.

Cauda longa

No total, 851 faixas únicas; 469 aparecem só 1 vez (≈55%). Em Chapolin, 357/601 são 1x; em Chaves, 178/374 são 1x.

Implicação editorial: há muito repertório pouco explorado que pode render conteúdo/curadoria.

2) O que é comum entre as séries (e o que não é)

Interseção de repertório: 124 faixas aparecem nas duas séries; 250 só em Chaves; 477 só em Chapolin.

Cues “bi-seriados” mais usados (top 5): Busybodies, Stiff Upper Lip, Skipping, Mechanical Toys, Puff Along — somam forte presença em ambos.

Interpretação: existe um “vocabulário comum” (principalmente Bruton), mas Chapolin guarda mais exclusividades.

3) Evolução por lote (Maga 1984, 1988, 1990, 1992)

Bruton Music (share sobre colocações do lote):

1984: 33,77% → 1988: 67,96% (pico) → 1990: 52,45% → 1992: 21,92%.

Top selo por lote: 1984 = Bruton; 1988 = Bruton; 1990 = Bruton; 1992 = “em branco” (campo selo ausente é o mais frequente).

Edição Nacional = “Sim”: 1984: 26,99% (maior), 1988: 11,62%, 1990: 1,91%, 1992: 2,74%.

⚠️ Cuidado de interpretação: “Edição Nacional” parece indicar se o álbum teve edição brasileira, não que a música seja brasileira.

Artistas por lote (top 3)

1984: John Charles Fiddy (172), Helmuth Zacarias (111), Tony Hymas (44).

1988: Fiddy (241), Alan Hawkshaw (67), Enoch Light & The Light Brigade (30).

1990: Fiddy (704), Tony Hymas (262), Norman Warren (140).

1992: Fiddy (63), Ricardo Melchior (52), Fernando Netto (44).

Participação de Fiddy (share de colocações):

Por seriado: Chaves 30,41%, Chapolin 25,42%.

Por lote: 1984 22,43% → 1988 42,43% (pico) → 1990 31,34% → 1992 17,26%.

Leitura crítica: 1988 consolida o “som Bruton/Fiddy” e 1990 ainda mantém esse DNA, mas 1992 mostra queda de Bruton e subida de artistas locais (Melchior/Netto). Ao mesmo tempo, o campo Selo vazio em 1992 é tão frequente que inviabiliza afirmar com segurança uma “nacionalização” só olhando “Edição Nacional”. Vale qualificar melhor 1992.

4) Para que a música é usada (função editorial no episódio)

Com base em Evento/Cena, a maioria dos usos registrados é de continuidade (entradas/saídas de bloco, transições e créditos):

Chaves: 77,9% dos usos com evento registrado são continuidade.

Chapolin: 65,8%.

Sinais de marca: “Entrada do Chapolin” é o 5º evento mais frequente em Chapolin; em Chaves dominam entradas/saídas de bloco e créditos.

Insight: há uma trilha de “packaging” muito consistente no ar, além do scoring de cenas.

5) “Episódios densos” (muitas músicas únicas)

Percentis mostram a diferença: Chapolin chega a p95 = 15 músicas únicas/episódio (com picos >20), e Chaves p95 = 11,75.

Conteúdo: especiais/episódios múltiplos favorecem maior rotatividade de cues.

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:42
por bebida com metanol CH
Trabalho do caralho. Papo de usuario do ano se o Shambler não achar mais um perdido até janeiro.

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:44
por João Victor Trascastro
Mandou bem demais, @Chamone. Trabalho do caralho!

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:46
por BruchaLia
Chamone e Carne Seca, isso é lindo, incrível, fantástico, esplêndido! Minha máxima admiração a vocês e feliz também por ter colaborado um pouquinho ehehe

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:52
por Chamone
@Antonio Felipe Impressionante o ChatGPT acessar partes da planilha que deveriam estar inacessíveis. :corona:

Os links para os discos apontam para os releases nacionais, mas classificação “Edição Nacional” na planilha não está completa na base.

Eu ia fazer um estudo similar, apontando as entradas e saídas de bloco favoritas dos sonoplastas, proporção áudio Televisa x SBT, variedade de álbuns por lote, mas estou bem exausto de ficar modelando esta base.

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:53
por Ruan Fonseca
:o
Única reação possível
Parabéns é pouco pra esse pra trabalho :desver:
Foda demais

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:55
por Cidadão Gómez
Incrível! Parabéns, @Chamone e @CarneSeca. :reverencia:

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:56
por Antonio Felipe
Chamone escreveu:
16 Set 2025, 15:52
@Antonio Felipe Impressionante o ChatGPT acessar partes da planilha que deveriam estar inacessíveis. :corona:

Os links para os discos apontam para os releases nacionais, mas classificação “Edição Nacional” na planilha não está completa na base.

Eu ia fazer um estudo similar, apontando as entradas e saídas de bloco favoritas dos sonoplastas, proporção áudio Televisa x SBT, variedade de álbuns por lote, mas estou bem exausto de ficar modelando esta base.
Fico à disposição se quiser sugerir prompts e pontos de análise. Tenho acesso a uma conta pro e posso analisar um volume maior de dados.

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:57
por James Revolti
Caramba, que trabalheira.
Parabéns aos envolvidos.

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 15:59
por Henrique Dekatotas
Trabalho bonito, trabalho bem feito, trabalho formoso!
Meus parabéns às duas lendas que gastaram bastante tempo para este trabalho!

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 16:21
por Senhor Madruga
CARRRRRRALHO (segundo dessa semana) CONSEGUIMOS GALERA

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 16:25
por El Salsafiore

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 17:05
por Velho Reumático
Sensacional! :reverencia:

Decupagem COMPLETA das BGMs MAGA

Enviado: 16 Set 2025, 17:20
por Chavito.M
Excelente trabalho. Muito obrigado à todos os que colaboraram e doaram seu tempo para se dedicarem à isso

:reverencia: :reverencia: