A importância de Enrique Segoviano
Qual o impacto da sua saída nas séries?
- Bgs
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 117 vezes
- Curtiram: 459 vezes
Vendo agora esses episódios dos anos 80 estreando no SBT, fiquei pensando não só na ausência do Ramón e do Villagrán, mas também na do Enrique Segoviano — que quase ninguém comenta.
A diferença de atmosfera entre os episódios dos anos 70 e os dos anos 80 é gritante. Nos anos 70, a vila parecia um lugar vivo, com textura, sombra, sujeira... já nos anos 80, tudo soa artificial, excessivamente limpo, como se fosse a gravação de uma peça teatral sobre o Chaves — só que com os atores originais.
O ritmo também ficou muito mais lento. Claro, as saídas do Ramón e do Villagrán pesam, mas acho que a do Segoviano também tem um papel importante nisso. A discrepância entre o ritmo das cenas de um ano para o outro é grande e, pra mim, isso não tem a ver apenas com a idade dos atores, mas com a ausência de uma direção dinâmica que soubesse conduzir as cenas.
A Maria Antonieta como Chiquinha é ótima e ainda carrega várias episódios, o Raul Padilla sempre foi um ótimo ator... mas isso não transparece o suficiente.
A qualidade técnica parece ter caído e talvez o motivo seja justamente esse: nos anos 80, tudo passou a girar em torno do Chespirito. Ele era o roteirista de todos os quadros, ator principal de todos os personagens e ainda diretor de cena. Em algum lugar, alguma coisa ia se perder. E talvez o que se perdeu foi justamente o equilíbrio técnico e criativo que o Segoviano trazia.
O que vocês acham disso?
A diferença de atmosfera entre os episódios dos anos 70 e os dos anos 80 é gritante. Nos anos 70, a vila parecia um lugar vivo, com textura, sombra, sujeira... já nos anos 80, tudo soa artificial, excessivamente limpo, como se fosse a gravação de uma peça teatral sobre o Chaves — só que com os atores originais.
O ritmo também ficou muito mais lento. Claro, as saídas do Ramón e do Villagrán pesam, mas acho que a do Segoviano também tem um papel importante nisso. A discrepância entre o ritmo das cenas de um ano para o outro é grande e, pra mim, isso não tem a ver apenas com a idade dos atores, mas com a ausência de uma direção dinâmica que soubesse conduzir as cenas.
A Maria Antonieta como Chiquinha é ótima e ainda carrega várias episódios, o Raul Padilla sempre foi um ótimo ator... mas isso não transparece o suficiente.
A qualidade técnica parece ter caído e talvez o motivo seja justamente esse: nos anos 80, tudo passou a girar em torno do Chespirito. Ele era o roteirista de todos os quadros, ator principal de todos os personagens e ainda diretor de cena. Em algum lugar, alguma coisa ia se perder. E talvez o que se perdeu foi justamente o equilíbrio técnico e criativo que o Segoviano trazia.
O que vocês acham disso?
- Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 8):
- BruchaLia • 45chaves45 • Guarda • Chavlicha • Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho • Chavito.M • Sargento Refúgio
#BgsDNV?
- Eng. Pudim
- Moderador
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 523 vezes
- Curtiram: 1747 vezes
Segoviano tinha mais criatividade e visão artística por ser, antes de tudo, diretor. Em várias cenas, dava pra perceber que havia um incremento da parte dele, especialmente nos episódios de terror/suspense, e isso provavelmente deve à bagagem que ele já trazia antes de começar a parceria com o Roberto (tinha dirigido até novela). Nos programas, sempre houve esse papel muito claro para ele. Assim que ele sai, o próprio Chespirito acumula essa função com roteirista, cantor, compositor, poeta, as turnês... E isso leva a dinâmica a um piloto automático, que é o que vemos em Chaves no primeiro semestre de 79.
Nos anos 80, acho que essa impressão aumenta muito pela remoção das risadas de fundo e é reforçada pela melhora na qualidade de imagem, que deixa os cenários intactos e engessados mais notáveis. Dá pra perceber também que os roteiros já são executados com alguma "classe" que o Segoviano não tinha na leitura dele, mais popular e simples. As interpretações ficam mais contidas, as cenas são mais marcadas.
E nos filmes ocorre o mesmo. Só ver a diferença de El Chanfle II para El Chanfle.
Nos anos 80, acho que essa impressão aumenta muito pela remoção das risadas de fundo e é reforçada pela melhora na qualidade de imagem, que deixa os cenários intactos e engessados mais notáveis. Dá pra perceber também que os roteiros já são executados com alguma "classe" que o Segoviano não tinha na leitura dele, mais popular e simples. As interpretações ficam mais contidas, as cenas são mais marcadas.
E nos filmes ocorre o mesmo. Só ver a diferença de El Chanfle II para El Chanfle.
- Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 6):
- Guarda • Douglas Reis • Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho • Bgs • Sargento Refúgio
- O Pirata Alma Negra
- Membro
- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 508 vezes
- Curtiram: 940 vezes
Concordo muito com o texto, se bobear o Segoviano faz muito mais falta do que a gente pensa.
Mas não quer dizer que nos anos 80, não tenha coisas ótimas dirigidas pela Carmem, até porque ela é bem mais antiga ali do que se pensa
Mas acredito que o que fez mais falta ainda, foram roteiristas para ajudar o Chespirito no meio artístico (mas vindo dele, é óbvio que ele não permitiria
), mas nem que fosse o Francisco para ajudar ele em alguns roteiros.
Mas não quer dizer que nos anos 80, não tenha coisas ótimas dirigidas pela Carmem, até porque ela é bem mais antiga ali do que se pensa

Mas acredito que o que fez mais falta ainda, foram roteiristas para ajudar o Chespirito no meio artístico (mas vindo dele, é óbvio que ele não permitiria

- Esses usuários curtiram o post de O Pirata Alma Negra (total: 4):
- Chavlicha • Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho • Sargento Refúgio
Evitando a fadiga desde 2006 ![vampire :]](./images/smilies/vampire.png)
"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO"
![vampire :]](./images/smilies/vampire.png)
"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO"

- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Curtiu: 381 vezes
- Curtiram: 1653 vezes
meu negro são fodendo 9 anos de diferença

concorddo todavia
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

- ChTv
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 166 vezes
- Curtiram: 184 vezes
Acho que a parte em que ele fez falta foi ao telespectador mexicano que assistia chaves não ouvir mais o: direccion Enrique Segoviano
Ironias a parte mas era mt bom ouvir isso no final dos episódios, concordo com vcs, realmente decaiu a qualidade dos episódios em si, tudo meio artificial as vezes
Ironias a parte mas era mt bom ouvir isso no final dos episódios, concordo com vcs, realmente decaiu a qualidade dos episódios em si, tudo meio artificial as vezes
"Eu já vi esse episódio no sbt antes" (o episódio sendo perdido mundialmente que nos nem sabíamos da existência)
"Prefiro a dublagem original" (disse o cara em um vídeo de episódio com dublagem sdvc"
"A voz do Girafales era outra" (disse o cara sem saber que o Osmiro já tinha morrido antes de ter a dublagem sdvc)
"Prefiro a dublagem original" (disse o cara em um vídeo de episódio com dublagem sdvc"
"A voz do Girafales era outra" (disse o cara sem saber que o Osmiro já tinha morrido antes de ter a dublagem sdvc)

- Douglas Reis
- Membro
- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 2048 vezes
- Curtiram: 2179 vezes
Segoviano faz muita falta nos anos 80 sim, mais que Carlos Villagrán e Ramón Valdés. A falta de dinamismo do jogo de câmeras é o principal reflexo disso.
- Chamone
- Membro
- Curtiu: 173 vezes
- Curtiram: 699 vezes
A direção de câmeras do Segoviano é um destes componentes invisíveis que não é tão elogiado e faz falta quando se nota.
As primeiras temporadas as marcações de posição dos atores não são nada rígidas e os cortes câmera mais reagem atrasadas do que seguem os acontecimentos, fora os cafoníssimos zooms de telenovela. O Segoviano resolveu estes problemas.
No fim da série clássica a série realmente perde o ritmo frenético. Um dos motivos é que com os atores fazendo múltiplos papéis, não dá para fazer um episódio em poucos takes. Ao menos em um episódio com a direção da Carmen Ochoa notei a câmera perdida prejudicando a cena.
E também deixam de fazer improvisações nos créditos ou alguma focar em alguma imagem significativa para o episódio. Se essas coisas deixaram de fazer parte quando ele foi embora é porque ele provavelmente tinha grande envolvimento nesses elementos.
As primeiras temporadas as marcações de posição dos atores não são nada rígidas e os cortes câmera mais reagem atrasadas do que seguem os acontecimentos, fora os cafoníssimos zooms de telenovela. O Segoviano resolveu estes problemas.
No fim da série clássica a série realmente perde o ritmo frenético. Um dos motivos é que com os atores fazendo múltiplos papéis, não dá para fazer um episódio em poucos takes. Ao menos em um episódio com a direção da Carmen Ochoa notei a câmera perdida prejudicando a cena.
E também deixam de fazer improvisações nos créditos ou alguma focar em alguma imagem significativa para o episódio. Se essas coisas deixaram de fazer parte quando ele foi embora é porque ele provavelmente tinha grande envolvimento nesses elementos.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 5):
- Chavlicha • Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho • Bgs • ChTv
(...)
- Brayan Ch
- Membro
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 96 vezes
- Curtiram: 207 vezes
O Segoviano inevitávelmente fez falta. Eu sou um grande fã da temporada de 79, acho ela melhor que a de 78 por exemplo. Dona neves e Jaiminho não são cópias do Seu Madruga nesse ano, os dois tem personalidade própria. Sem contar os episódios do restaurante que são perfeitos. Mas uma direção melhor ali realmente traria um resultado melhor
- Esses usuários curtiram o post de Brayan Ch (total: 3):
- Odorico Paraguaçu • Douglas Reis • cyber Revolvinho

Um dos principais fãs CH do Paraná
Escrevendo um livro sobre as obras pretendendo publicar em breve.
- lucasdb
- Membro
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 18 vezes
- Curtiram: 1466 vezes
A falta do Segoviano já prejudica aqueles episódios finais de 78, mesmo com Quico e Madruga
- Esses usuários curtiram o post de lucasdb (total: 2):
- Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho
Não há de queijo, só de batata. 

- HenriCH
- Membro
- Curtiu: 42 vezes
- Curtiram: 195 vezes
Ótimo tópico para discussão! Durante o período do Segoviano na direção, têm muitos movimentos de câmera sofisticados, realmente ele trazia um dinamismo diferenciado.
Aliás, ele já deu alguma entrevista ao Fórum? Seria excelente.
Aliás, ele já deu alguma entrevista ao Fórum? Seria excelente.
- Bgs
- Membro
Curioso isso, porque a Carmen Ochoa esteve quase todo o tempo ao lado do Segoviano, mas nunca conseguiu reproduzir com a mesma qualidade o trabalho dele. Vejo que ela se esforça para manter o nível — há até algumas externas interessantes no início dos anos 80 —, mas, no geral, o resultado está abaixo do que víamos com o Segoviano. E a coisa piora ainda mais depois que ela sai do programa, em 1985. A partir dali, o Programa Chespirito vira praticamente uma empresa familiar, com o Horacio assumindo a produção. Honestamente, não acredito que a escolha pelo Horacio tenha sido feita por critérios técnicos. É o Chespirito relaxando...Chamone escreveu: ↑21 Jul 2025, 23:21No fim da série clássica a série realmente perde o ritmo frenético. Um dos motivos é que com os atores fazendo múltiplos papéis, não dá para fazer um episódio em poucos takes. Ao menos em um episódio com a direção da Carmen Ochoa notei a câmera perdida prejudicando a cena.
A sensação que me fica é que, mesmo que o Ramón e o Villagrán tivessem voltado, o programa continuaria fraco. O problema já estava mais profundo.
A grandeza do trabalho do Segoviano fica ainda mais evidente quando a gente vê o que ele fez depois das séries do Chespirito. Ele dirigiu Anabel e outros programas de sucesso da Televisa, o que mostra o quanto ele era competente.
Não deu nenhuma entrevista e penso que seria fantástico entrevistá-lo. A gente tende a valorizar muito os atores e a figura do próprio Chespirito, mas sem algumas figuras dos bastidores, como o Segoviano (talvez o mais especial entre eles), o programa certamente não teria ido tão longe quanto foi.
Fica como sugestão para o @IgorBorgesCH e para o @Antonio Felipe/@James Revolti. Aproveitar enquanto o Segoviano e a Ochoa ainda estão vivos e pegar umas histórias legais lá de dentro. Eu me proponho a ajudar, se for necessário.
- Esses usuários curtiram o post de Bgs (total: 1):
- Douglas Reis
#BgsDNV?
- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Curtiu: 381 vezes
- Curtiram: 1653 vezes
o auge estético de CH é 1976-1977 e quanto a isso não há discussão de fato
- Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Desde 2012 aqui.

- Bgs
- Membro
Conversei com meu primo, @IgorBorgesCH, e ele comentou que, infelizmente, o Segoviano não dá entrevistas. Tanto o Fórum Chaves quanto o Vila do Chaves já tentaram contato, mas sem sucesso. Algumas histórias, ao que tudo indica, morrerão com ele...
Já a Carmen Ochoa até concede entrevistas — o que seria ótimo, não fosse o fato de que ela parece ter uma memória bastante falha. Ela costuma errar detalhes muito básicos sobre as séries, o que é uma pena.
De todo modo, o propósito do tópico foi cumprido. É realmente incomparável a qualidade e o ritmo dos episódios dirigidos por Segoviano nos anos 70 em relação aos da década de 80. Ele foi um grande diretor, e este espaço segue aberto para relembrarmos seu trabalho ou compartilharmos alguma fofoca que venha a surgir por aí.
Já a Carmen Ochoa até concede entrevistas — o que seria ótimo, não fosse o fato de que ela parece ter uma memória bastante falha. Ela costuma errar detalhes muito básicos sobre as séries, o que é uma pena.
De todo modo, o propósito do tópico foi cumprido. É realmente incomparável a qualidade e o ritmo dos episódios dirigidos por Segoviano nos anos 70 em relação aos da década de 80. Ele foi um grande diretor, e este espaço segue aberto para relembrarmos seu trabalho ou compartilharmos alguma fofoca que venha a surgir por aí.
#BgsDNV?
- Pavi
- Membro
- Curtiu: 1689 vezes
- Curtiram: 916 vezes