O que faz um episódio se tornar um clássico?

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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Polegar » Ontem, 21:54

Fiquei pensando nisso agora e realmente não parece ter uma fórmula.

É o roteiro? Não parece ser o caso, pois episódios como "Roupa Suja Lava-se em Público", que são quase unanimidade entre os fãs em matéria de histórias bem escritas não se tornaram clássicos como a saga de Acapulco por exemplo, que é frequentemente descrita como de argumento inferior.

É por conter locações diferentes? Também não, pois O Futebol Americano se passa em um cenário único e é apontado como só mais um episódio, enquanto o Festival da Boa Vizinhança é o puro suco da vila e se imortalizou como um dos maiores momentos da série.

É por ser saga? É por conter clipes? Nada disso. Sagas como a do sapateiro e episódios musicais como O Cachorrinho não chegam aos pés de O Ladrão da Vila, que se tornou estelar sem precisar de nenhum desses incrementos.

É por ter algum diferencial? Afinal, Acapulco tem a praia, FBV tem o palco e O Ladrão conta com um ator em participação especial...

Também não. Sabe um episódio completamente simples, de roteiro retilíneo, sem ações exageradas, sem nenhum item novo, passado inteiramente na vila, sem um ponto fora da curva, que se tornou clássico? A Morte do Seu Madruga.

Então qual é o segredo? É uma atmosfera? É um sentimento? É um "momento feliz" onde tudo entrou em harmonia por acaso?

Como dá pra explicar?

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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por BruchaLia » Ontem, 22:05

Mas roupa suja e futebol americano são considerados bem clássicos sim, no mais, ótimo texto
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mas vai destruir a minha biblioteca :angry:

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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Polegar » Ontem, 22:18

Eles não tão no panteão dos clássicos nem de longe. São ótimos episódios sim, mas só isso.
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Brayan Ch » Ontem, 22:25

Futebol Americano não acho que seja comum, todo mundo que eu conheço, mesmo sem estar no meio CH ou se quer ser fã de Chaves, sabe as falas e momentos desse episódio, tipo a famosa calistenia "1, 2, 3, 4..." do professor
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Catafractário » Ontem, 22:33

Independente do motivo, as reprises do SBT ajudam um pouco.
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por ChTv » Ontem, 22:38

@Polegar acho que a Junção de alguns fatores, discordo, Futebol Americano é sim um clássico como Acapulco, acho que por terem locações diferentes e a do futebol por pouco ter sido abordada, acho que é o único ep em que elas praticam
O festival acredito que pelo palanque que é algo que muda né, nn é mais um episódio qualquer na vila, tem apresentações que são engraçadas, já a saga das vizinhas por terem novas personagens assim como no ep do Hector Bonilla junto as 100 exibições desses eps na grade do sbt, na minha opinião fizeram eles terem sido considerados clássicos
agr outros como o Ladrão da vila, a morte do Seu Madruga ou a do julgamento, acho que pela internet e memes desses episódios fizeram serem bons além de um excelente roteiro nas histórias, pq história ruim nn vira clássico, tipo os remakes de 79 que são por si só tão Quico (digo Popis pq ela substitui o Quico)
Editado pela última vez por ChTv em 16 Jul 2025, 22:41, em um total de 1 vez.
"Eu já vi esse episódio no sbt antes" (o episódio sendo perdido mundialmente que nos nem sabíamos da existência)
"Prefiro a dublagem original" (disse o cara em um vídeo de episódio com dublagem sdvc"
"A voz do Girafales era outra" (disse o cara sem saber que o Osmiro já tinha morrido antes de ter a dublagem sdvc) :buaa:

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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Chavão » Ontem, 22:41

Catafractário escreveu:
Ontem, 22:33
Independente do motivo, as reprises do SBT ajudam um pouco.
Exceto quando as reprises ultrapassam limites exemplo: o futebol americano é um bom episódio mas o SBT reprisou neste ano em um intervalo de 2 SEMANAS e antigamente era até normal reprisar em 20 dias sorte que isto diminuiu um pouco

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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » Ontem, 22:42

Chavão escreveu:
Ontem, 22:41
Catafractário escreveu:
Ontem, 22:33
Independente do motivo, as reprises do SBT ajudam um pouco.
Exceto quando as reprises ultrapassam limites exemplo: o futebol americano é um bom episódio mas o SBT reprisou neste ano em um intervalo de 2 SEMANAS e antigamente era até normal reprisar em 20 dias sorte que isto diminuiu um pouco
Qual a relação?
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Chavão » Ontem, 22:46

Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
Ontem, 22:42
Chavão escreveu:
Ontem, 22:41
Catafractário escreveu:
Ontem, 22:33
Independente do motivo, as reprises do SBT ajudam um pouco.
Exceto quando as reprises ultrapassam limites exemplo: o futebol americano é um bom episódio mas o SBT reprisou neste ano em um intervalo de 2 SEMANAS e antigamente era até normal reprisar em 20 dias sorte que isto diminuiu um pouco
Qual a relação?
Talvez isto não tenha nada a ver mesmo mas o que eu quero dizer é que embora alguns episódios tem um pouco de ajuda dessas reprises, as vezes fica chato um pouco devido ao excesso de reprises mas como falei no começo talvez não tem nada a ver é só uma opinião minha espero que entenda um pouco o que eu falei
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Yago » Ontem, 23:06

Pra mim são episódios que fogem da mesmice alinhado a um sentimento de nostalgia, sagas como a de Acapulco onde mostra pela primeira vez os personagens ao "ar livre" e o da casa da bruxa, onde mostra o interior da casa da Dona Clotilde pela primeira vez mesmo sendo apenas imaginação das crianças são grandes exemplos disso. Se esses episódios fossem inéditos e tivessem estreado ali em 2018 eu teria minha dúvidas se eles seriam considerados clássicos.
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Polegar » Ontem, 23:41

Vocês estão encarando só as exibições no Brasil/SBT e escolhendo episódios afetivos entre os que são comuns. Um clássico vai muito além disso, é universal. Ocupa um status muito raro.

Clássicos unânimes são Acapulco, FBV, Ladrão da Vila, Julgamento do Chaves, Aula de Canto... Episódios maravilhosos, mas que eu acho que não chegam a ser alçados como clássicos, são Futebol Americano, Caça ao Rato, Hóspedes do Senhor Barriga, por mais que eles sejam diferentões e muito lembráveis.

Por exemplo, a saga dos espíritos zombeteiros é um dos clássicos mais icônicos, e só foi exibida no Brasil de 88 a 92, antes de ficar na geladeira por vinte anos. Isso não impediu ela de ser uma marca atemporal na história da série, porque não é só o Brasil que manda.

Outro caso de episódio extremamente cultuado é A Lei da Marreta Biônica. Ele nem sequer chegou ao Brasil antes de ser dublado pelo Multishow em 2018. Não é nada pro público daqui. Agora pergunta pro resto da América Latina se é clássico ou não é.

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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por BruchaLia » Hoje, 00:19

Chavão escreveu:
Ontem, 22:46
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Ontem, 22:42
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O público maior não liga pra reprise não
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Tiago » Hoje, 00:31

Eu acho que um dos motivos para um episódio ser um clássico, é sempre ser comentado inclusive para quem não é fã. Um exemplo claro para mim no Chapolin é o episódio do abominável homem das neves. É difícil esse episódio não ter alguma referência nas redes sociais. Ou são as frases como: O me compra um de limão ou o Abominável Homem das Naves, fora que sempre tem meme com os sleeping bags quando está muito frio.
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Chamone » Hoje, 01:16

Tentando pensar em uma definição para 'clássico', e meio nas coxas penso ser uma junção de:

Execução excepcional - Seja texto, performance, design, etc.

Significância - Não adianta ser bem realizado e ficar num limbo de obscuridade. É necessário representar algo para um grande número de pessoas.

Perenidade - A obra é sempre revisitada, relembrada, consumida e serve como standard.

Em CH muito episódios medianos pegaram carona nas constantes reprises do SBT e se tornaram clássicos por conta de memória afetiva.
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O que faz um episódio se tornar um clássico?

Mensagem por Polegar » Hoje, 03:09

Clássico pode ter um recorte extremamente amplo ou extremamente específico.

Don Quixote de Cervantes é um dos maiores clássicos da literatura universal de todos os tempos. Embora o termo simbolize algo que resistiu ao tempo, meio que pode-se dizer que A Amiga Genial de Elena Ferrante é um clássico contemporâneo.

Grande Sertão de Guimarães Rosa é um clássico da literatura brasileira. A Lua Vem da Ásia é um clássico de Campos de Carvalho, mas não da literatura brasileira, embora o autor seja tão brasileiro quanto Guimarães.

Acho que a melhor definição é "aquilo que se destaca dentro do recorte que se está analisando".

FBV não é um clássico da história da comédia, mas dentro de Chaves é.

Os que eu consigo definir como clássicos assim são:

CHAVES

Espíritos Zombeteiros / Julgamento do Chaves / A Morte do Seu Madruga / FBV / O Ladrão da Vila / Acapulco / Aula de Canto

CHAPOLIN:

A Lei da Marreta Biônica / Os Piratas / O Abominável Homem das Neves / Ser Pequeno Tem as Suas Vantagens / O Menino que Jogava Fora Seus Brinquedos / Branca de Neve

Olha que eu sofri muito pra peneirar essa lista. Não tô colocando os episódios que eu gosto. Se fosse assim muita coisa maravilhosa tava aí.

Não tô colocando os que se destacaram por um momento especial (Primeiro Dia de Aula e a famosa caveira de pre-ri-go), nem por um item especial (o famosíssimo cartaz do Racha Cuca em O Bandido), por mais que sejam coisas que ultrapassaram os limites de seus próprios episódios e se tornaram emblemáticas no meio de toda a mítica CH.

Nemo o terceiro episódio dos Churros eu consegui por, porque embora ele seja extremamente icônico e merecesse, as duas primeiras partes da saga não correspondem em igual popularidade.

O que está nessa lista é o que funciona do início ao fim. O que de alguma forma transcendeu por completo no imaginário coletivo.

Por isso que me pergunto. Em alguns casos não é por qualidade de roteiro. Ou por ter locação diferentona. Ou por algum fator X que possa ser definido facilmente.

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