Página 1 de 2

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 06:56
por RHCSSCHR
Morre o dublador José Carlos Guerra, voz do homem da roupa velha

Imagem

Morreu nesta terça-feira (3) o veterano dublador José Carlos Guerra, aos 75 anos. A notícia foi confirmada durante a madrugada pelo também dublador Francisco Brêtas, no Facebook. A causa da morte não foi divulgada.

De longa carreira na arte das vozes, Guerra é conhecido pelos fãs de CH por ter sido o dublador do homem da roupa velha na versão MAGA de "Remédio duro de engolir", o mais antigo quadro de Chaves distribuído pela Televisa. Guerra fez a voz de José Luís Fernández nesse esquete, de 1972. Além disso, ele também dublou Roberto Gómez Bolaños no documentário do Biography Channel, exibido em 2012.

Imagem

Nascido em 3 de dezembro de 1944, iniciou sua carreira na TV Tupi como ator. No final da década de 1960, começa a dublar na AIC. Na década seguinte, torna-se também diretor no estúdio Álamo. Ele dublou até o final dos anos 1980, fazendo vozes como do Smedley em Pica-Pau, sendo o responsável pela famosa frase "Em todos esses anos nesta indústria vital, esta é a primeira vez que isso me acontece". Fez ainda o Comissário Gordon no Batman, na AIC, e Zampa em Jaspion.

Em 2008, após 20 anos sem dublar, voltou à profissão. Seus últimos trabalhos foram no filme "Dois Papas", da Netflix, dirigido por Fernando Meirelles, e no desenho "Peixonauta".

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 08:56
por JF CH
Poxa, não sabia que ele também dublou o Smedley nesse ep.

F :(

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 09:08
por RHCSSCHR
NOTÍCIAS
Imagem


O dublador José Carlos Guerra, conhecido por ter feito a voz do Homem da Roupa Velha (José Luis Fernández "Negão") na versão MaGa do esquete "Remédio Duro de Engolir", morreu na noite desta terça-feira (3 de novembro de 2020), aos 75 anos. A notícia foi confirmada nesta madrugada pelo dublador Francisco Brêtas no Facebook. A causa da morte não foi divulgada.

José Carlos Malmagro Vieira, mais conhecido como José Carlos Guerra, nasceu em 3 de dezembro de 1944.

Iniciou sua carreira na TV Tupi como ator por algum tempo, mas o que gostava mesmo era de dublagem. Depois de também passar pela Rádio São Paulo, seguiu para AIC por volta de 1968.
Na década de 1970 foi diretor no estúdio Álamo.

Deixou a dublagem no final da década de 1980, permanecendo por mais de 20 anos sem dublar. Antes de se afastar, dublou o Homem da Roupa Velha no lote de 88 da MaGa de Chaves, e alguns tokusatsus famosos, como Jaspion e Changeman. Retornou para a profissão por volta de 2008, seu retorno sendo anunciado pelo dublador Nelson Machado na época.


Alguns outros trabalhos de José Carlos Guerra na dublagem são:

Gonzo em Os Muppets Conquistam Nova York;

Smedley em Pica-Pau (curtas "Vivendo Num Buraco" e "Cuidador Descuidado") - ou seja, é do Guerra a famosa frase: "Em todos esses anos nesta indústria vital, esta é a primeira vez que isso me acontece";

Emma Dai-Oh em Dragon Ball Kai;

Oficial Suzuki em Esquadrão Relâmpago Changeman;

Zampa em O Fantástico Jaspion;

Comissário James Gordon em Batman (AIC)

Professor Hubert Farnsworth em Futurama (temporadas 5 a 7)


Fonte: Fórum Dublanet


Algumas matérias sobre J. C. Guerra:

Casa da Dublagem, de Gerson Ferreira:
http://casadadublagem10.blogspot.com/20 ... a.html?m=1

Blog Falando de Dublagem, de Ivan Betarelli (comunicando o retorno de Guerra pra dublagem em 2008):
http://falandodedublagem.blogspot.com/2 ... a.html?m=1

Alguns Trabalhos Catalogados no Dublanet:
http://dublanet.com.br/forum1/showthrea ... #post31515


Anúncio da morte por Francisco Brêtas:



José Carlos Guerra dublando o Homem da Roupa Velha (Dublagem Clássica):


Smedley em Pica-Pau (curta "Vivendo Num Buraco"):
Faleceu ontem à noite:
NOTÍCIAS
"Nota de falecimento. José Carlos Malmagro Vieira Guerra, 75 anos. Morador de São João Novo, Guerra foi dublador em filmes, desenhos e séries de sucesso

Guerra faleceu aos 75 anos
O dublador José Carlos Malmagro Vieira Guerra, 75 anos, faleceu na noite desta terça-feira (3 de novembro). Guerra era um tradicional morador do distrito de São João Novo.

Deixa a esposa Jeane Galati Vieira, os filhos Eliane Vieira, Jeferson, Alex Galati e Dorival Chiara, cinco netos e dois bisnetos. A família ainda não confirmou o horário do enterro que vai ocorrer nesta quarta-feira (4 de novembro).

Nascido em 3 de dezembro de 1944, começou a carreira na TV Tupi como ator e trabalhou na Rádio São Paulo. Fez sucesso como dublador a partir da década de 60 no estúdio AIC São Paulo.

Nos anos 70, foi para a Álamo onde ocupou o cargo de diretor de dublagem. Retornou para AIC que tinha se transformado na BKS.

O neto Thiago Nunes lembrou de alguns personagens dublados pelo avô. Entre eles, Barney (Os Flintstones) e o Comissário Gordon (Neil Hamilton) do seriado Batman (1966). [...]


Guerra dublou o general interpretado por James Finlayson no filme “Dois Trapalhões Bem Intencionados”, da dupla “O Gordo e o Magro”, e o Gonzo em “Os Muppets Conquistam Nova York”, em 1984.

Foi também a voz do arquivista Henry (Ernest Borgnine) em “Red – Aposentados e Perigosos” (2010) e de Christopher Lloyd em “A Lenda do Cavaleiro Solitário/A Lenda do Zorro” (1981).

Em 1978, Guerra deu a versão em português para o ator Christopher Reeve no filme “SOS Submarino Nuclear (Gray Lady Down). No mesmo ano, o Reeve se transformaria no Super-Homen (Superman) em quatro grandes sucessos até 1987. Em 1981, dublou John Carradine no filme de terror “Clube dos Monstros”.

Além disso trabalhou na “versão brasileira” de séries consagradas como A Feiticeira e Daniel Boone.

[...]

Em 1987, Guerra deixou a dublagem e fixou residência no distrito de São João Novo, onde os pais da esposa tinham uma propriedade desde 1942. Durante vários anos trabalhou como açougueiro no mercado do vereador Ademar Marreiro.

Em 2008, retornou aos estúdios a partir de um contato com a dubladora são-roquense Jussara Marques. Os últimos trabalhos foram no filme “Os Dois Papas”, produzido pela Netflix com a direção do brasileiro Fernando Meireles, e o desenho animado “Peixonauta”.

Jogou futebol no 7 de Setembro de São João Novo e na Portuguesa de Maylasky e foi colaborador da Escola de Samba Corações Unidos de São João Novo.

Em abril de 2011, foi homenageado na Câmara Municipal de São Roque com uma moção de congratulação do vereador Rafael Marreiro.
"
https://vanderluiz.com.br/site/nota-de- ... e-sucesso/

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 09:29
por gusta dos biscoitos
RIP :byecry:

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 10:10
por CHarritO
R.I.P. :cry:

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 11:33
por IgorBorgesCH
Ele também fez a voz do Chespirito no documentário do Biography Channel:



Que ele possa descansar em paz.

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 11:49
por Churi Churin Fun Flais
Que ele descanse em paz e que Deus o tenha em bom lugar e conforte os familiares e outras pessoas que gostavam dele pra superarem essa terrível perda. "Chapéus, sapatos, roupas usadas".

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 11:53
por Neuvillette
Lembro dele dublando o inimigo Zampa, do Jaspion (o da "foice", aparece no episódio do "O inimigo imortal" que é um dos episódios mais doidos do Jaspion).

Que descanse em paz.

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 12:01
por matheus153854
Que descanse em paz e que deus conforte a familia.

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 12:06
por TheGamercrafterBR
Descanse em paz!
Eu imito a voz que ele fazia no personagem do poste lá no Pica Pau.

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 12:09
por RHCSSCHR
IgorBorgesCH escreveu:
04 Nov 2020, 11:33
Ele também fez a voz do Chespirito no documentário do Biography Channel:



Que ele possa descansar em paz.
Rapaz, como eu me esqueci disso? :duh:

Agora, eu fiquei um pouco em dúvida sobre essa informação de que ele participou em "Dois Papas". Na dublagem é que não foi. Fiz até uma pesquisa no IMDb e não encontrei nada. Estranho! :ponder:

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 12:37
por IgorBorgesCH
Eu não notei a voz dele em nenhum personagem assistindo ao filme. Pode ser que ele tenha participado de alguma cena passada na Argentina no próprio filme.

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 12:47
por João Victor Trascastro
Ele também dublou o John Hurt em Doctor Who no especial The Day of The Doctor. R.I.P

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 13:54
por Rondamon
Não sabia que ele tinha dublado o Smedley também...

Saiu no G1: https://g1.globo.com/sp/sorocaba-jundia ... oque.ghtml

Que descanse em paz.

Morre o dublador José Carlos Guerra

Enviado: 04 Nov 2020, 15:10
por RHCSSCHR
Uma curiosidade: chegaram a cogitar o Guerra pra redublar o Roupa Velha lá em 2018, na dublagem Som de Vera Cruz? :ponder: