Mais alguém já parou pra pensar como eles morreram? Pois bem, minha conclusão é que o Chaveco, o Botijão e o Sargento Refúgio morreram assassinados e o Delegado Morales, a Dona Agrimaldolina e a Dona Cotinha simplesmente morreram de morte natural.
Mais por que eu cheguei a essa conclusão? Porque em vários episódios eles são usados como reféns aproveitando por eles serem ex-gatunos, porém sempre escapam da morte. Exemplos: ''A volta de Chamóis, o bandido das mil faces'' e ''Fantasma por acaso''. E também quando a Chimoltrúfia falava nos vídeos que o Chaveco, o Botijão e o Refúgio morreram, toca uma música de tensão, e quando ela falava dos outros não!
Pode ter duas hipóteses:
1 - Em muitos episódios eles correm grandes perigos, como serem feitos de refém, ou tentar impedir algum crime, e em uma dessas eles não escaparam da morte.
2 - Eles podem ter sidos assassinados por vingança de algum bandido que foi preso com a ajuda deles. Exemplos: Almôndega, o assassino das meias, os velhacos disfarçados de velhinhos, etc. Me desculpem se eu estiver dizendo spoilers
Mais tem uma tese, muitos bandidos foram presos com a colaboração da Chimoltrúfia, mais então por que ela não morreu assassinada? Pelo simples fato, dos bandidos não a conhecesse, e apenas conhecer o Chaveco, o Botijão e o Sargento Refúgio.
Então essa foi minha teoria sobre a morte dos nossos queridos ex-caquitos, mais isso não importa pois o Chaveco e sua turma sempre estarão vivos nos corações de milhares de fãs.