A cisma de Bolaños com o espiritismo e astrologia

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 430 vezes
Curtiram: 3571 vezes

Mensagem por Riddle Snowcraft » 20 Jun 2024, 00:24

Hoje eu discordo completamente de tudo que outrora eu havia concordado do criador do tópico, mas ainda acho engraçado como o pessoal na época simplesmente se recusou a engajar com a discussão direito e só ficou atacando o cara

O tempo é um bagulho louco
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!

Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

John Charles Fiddy
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 858 vezes
Curtiram: 238 vezes

Mensagem por John Charles Fiddy » 20 Jun 2024, 07:31

Vocês ainda eram crianças na época, foi bom aproveitar

@BOLAÑOS ERA MAÇOM
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

Homessa
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 308 vezes
Curtiram: 2065 vezes

Mensagem por Homessa » 20 Jun 2024, 11:05

John Charles Fiddy escreveu:
20 Jun 2024, 07:31
Vocês ainda eram crianças na época, foi bom aproveitar

@BOLAÑOS ERA MAÇOM
Esse vídeo foi muito compartilhado na época.
Esses usuários curtiram o post de Homessa (total: 1):
John Charles Fiddy

Lucas Fernando
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 66 vezes
Curtiram: 225 vezes

Mensagem por Lucas Fernando » 21 Jun 2024, 00:23

Às vezes a gente tenta encontrar um porquê em coisas que simplesmente foram feitas assim para divertir quem assiste.

Não entro no mérito de certo ou errado, mas sim na intenção. Não acredito que a intenção do Chespirito tenha sido propagar suas posições religiosas ou políticas, e tampouco fazer críticas sociais (embora tenha feito isso em várias ocasiões, mas nunca como objetivo principal do roteiro).

Por exemplo, ao invés de perceber que personagens como Pópis e Nhonho simplesmente foram criados para preencher uma lacuna do roteiro deixada pela ausência da Maria Antonieta, alguns preferem acreditar que o Roberto os criou porque era machista e gordofóbico :oque:

Sem contar que muitas destas questões polêmicas eram motivos de piadas no contexto da época. Assim como Os Trapalhões também era recheado de piadas politicamente incorretas, mas que existiam ali porque era o que faziam as pessoas rirem. Não vejo isso como algo que reflita necessariamente o pensamento do redator.
Marquês de Sade escreveu: Da mesma forma como ele, depois de críticas à negligência mostrada na série, inventou que Chaves vivia no apartamento 8, e não no barril.
Eu sempre entendi esse negócio do "moro lá no 8" como uma mentirinha do moleque estilo "vou levar o sanduíche pro Cente", porque ele sentia vergonha de admitir que morava de fato no barril.

Pelo menos no episódio "A Casinha do Quico" é isso que dá a entender, quando ele usa uma desculpa totalmente aleatória pra justificar o motivo de entrar tantas vezes no barril.
Esses usuários curtiram o post de Lucas Fernando (total: 3):
MeltDownJohn Charles FiddyFbdooito

Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 57 vezes
Curtiram: 343 vezes

Mensagem por Tio Trambique » 21 Jun 2024, 00:35

Não creio, o Seu Madruga colocava os pratos no barril e ele estava vazio. Na mesma ocasião o Chaves veio caminhando do segundo pátio à noite dando a entender que ele morava por lá.
Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 1):
John Charles Fiddy

Riddle Snowcraft
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 430 vezes
Curtiram: 3571 vezes

Mensagem por Riddle Snowcraft » 21 Jun 2024, 01:13

Lucas Fernando escreveu:
21 Jun 2024, 00:23
Eu sempre entendi esse negócio do "moro lá no 8" como uma mentirinha do moleque estilo "vou levar o sanduíche pro Cente", porque ele sentia vergonha de admitir que morava de fato no barril.
Interpretação interessante pra caramba, até pq quando ele fala da casa 8 parece que ele joga a informação meio "ah, é... lá no 8, sabe...", como se não quisesse se comprometer a contar a história inteira
Imagem

Clique aqui e me ajude a comprar os direitos de Chaves da Televisa!

Let me tell you what I wish I'd known
When I was young and dreamed of glory
You have no control

Who Lives, Who Dies, Who Tells Your Story

BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Curtiu: 179 vezes
Curtiram: 392 vezes

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 21 Jun 2024, 10:44

segundo o Diário do Chaves, ele morava no 8 mesmo
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

Homessa
Membro
Membro
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 308 vezes
Curtiram: 2065 vezes

Mensagem por Homessa » 21 Jun 2024, 10:53

Tio Trambique escreveu:
21 Jun 2024, 00:35
Não creio, o Seu Madruga colocava os pratos no barril e ele estava vazio. Na mesma ocasião o Chaves veio caminhando do segundo pátio à noite dando a entender que ele morava por lá.
E no episódio do ladrão da vila ele vem com sua trouxa de lá também.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 1698 vezes
Curtiram: 3436 vezes

Mensagem por Barbano » 21 Jun 2024, 11:23

Riddle Snowcraft escreveu:
21 Jun 2024, 01:13
Lucas Fernando escreveu:
Interpretação interessante pra caramba, até pq quando ele fala da casa 8 parece que ele joga a informação meio "ah, é... lá no 8, sabe...", como se não quisesse se comprometer a contar a história inteira
Faz todo sentido sim. Ele ter um lar não bate com o fato de não ter nem o que comer.

Aliás, já pensaram na hipótese de ele nem saber o próprio nome? Moleque de rua, chegou bem criança na vila, provavelmente sem documentos nem nada, e chamado sempre pelo apelido.

John Charles Fiddy
Membro
Membro

Mensagem por John Charles Fiddy » 21 Jun 2024, 11:51

Todos me chamam de Chaves, mas o meu verdadeiro nome é...
Barbano escreveu:
21 Jun 2024, 11:23
não ter nem o que comer
Acho que bate, Chaves está com fome, mas mesmo assim não morre de fome, o que indica que ele come alguma coisa, ainda que seja pouca, que seria nessa casa do 8, se querem é claro encontrar uma lógica no seriado.
Imagem

Editando a sonoplastia da SVDC (feita por Eduardo Gouvêa), tornando seus episódios mais assistivéis. Para ver minhas edições, mande um MP.

Chapolin Cristão, o melhor servidor de CH na internet, se quiser entrar envie-me um MP :joia:

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 53 vezes
Curtiram: 75 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 21 Jun 2024, 11:55

BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
20 Jun 2024, 00:21
João Neto (Eng. Camin) escreveu:
19 Jun 2024, 23:20
os católicos são muito mais abertos a espiritismo e astrologia do que os evangélicos
Padre Quevedo que o diga :]
Obrigado pelo exemplo! Só reforça o que falei sobre a postura cética do roteirista católico Chespirito em relação às sessões espíritas e outras manifestações "sobrenaturais".

Tanto Padre Quevedo quanto Chespirito encaravam esses fenômenos com ceticismo, e levavam para a TV aberta a prática de desmascarar charlatães como entretenimento.

Já esses telepastores como Valdemiro Santiago etc colocam as sessões espíritas, ou umbandistas, de candomblé etc como fenômenos verdadeiros, reais... mas proibidos por serem "invocação de demônios" e outras coisas do tipo.

Assim, eu quis dizer o católico é mais "aberto" a esses temas no sentido de se misturar, ir ver de perto como é (...e muitos acabam aderindo a essas práticas "pagãs", continuando a se enxergar como católico). O católico é quase politeísta (diante da figura dos santos) e nem sempre enxerga demônio em tudo. O evangélico é mais treinado a ter medo e repulsa, e até mesmo evitar falar do mal.

Imagine os roteiros de Chespirito depois de um filtro evangelizador... Teríamos a abençoada do 71 com o cãozinho Yeshua... O varão Girafales e a varoa Florinda... Chiquinha com saia até o tornozelo... Quico pedindo uma Bíblia redonda... E claro, nenhuma sessão espírita seria filmada para as crianças assistirem.

John Charles Fiddy
Membro
Membro

Mensagem por John Charles Fiddy » 21 Jun 2024, 12:02

Aprouve a Deus nos dar um Chespirito católico, e não neopentecostal
Esses usuários curtiram o post de John Charles Fiddy (total: 2):
BOLAÑOS ERA MAÇOMSardse
Imagem

Lucas Fernando
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 66 vezes
Curtiram: 225 vezes

Mensagem por Lucas Fernando » 21 Jun 2024, 13:31

Barbano escreveu:
21 Jun 2024, 11:23
Riddle Snowcraft escreveu:
21 Jun 2024, 01:13
Lucas Fernando escreveu:
Faz todo sentido sim. Ele ter um lar não bate com o fato de não ter nem o que comer.

Aliás, já pensaram na hipótese de ele nem saber o próprio nome? Moleque de rua, chegou bem criança na vila, provavelmente sem documentos nem nada, e chamado sempre pelo apelido.
Não duvido que não saiba o próprio nome. Também é o mesmo caso do "Eu não tenho mãe... bom... eu tenho mãe sim, só que nós ainda não fomos apresentados".

Em diversas ocasiões o Chavinho inventava um papo furado pra disfarçar a realidade em que vivia. Talvez por vergonha, ou até mesmo um recurso do roteiro para suavizar o pano de fundo, pois se a gente para de ver a série como comédia, a vida do Chaves é uma verdadeira tragédia. E indo por esse caminho chegamos às teorias balabarísticas que chegou o autor do tópico.
BOLAÑOS ERA MAÇOM escreveu:
21 Jun 2024, 10:44
segundo o Diário do Chaves, ele morava no 8 mesmo
Não cheguei a ler o livro, mas ele foi escrito sob o ponto de vista do próprio personagem, correto? Não é estranho uma criança fantasiar e inventar situações para si mesmo, até como forma de amenizar a realidade difícil.
Homessa escreveu: E no episódio do ladrão da vila ele vem com sua trouxa de lá também.
Na versão de 74 ele monta a trouxa no pátio principal, e tira alguns pertences de baixo do tanque. Justamente por não ter uma casa e o barril ser relativamente pequeno, ele pode ter um pouquinho de cada coisa espalhadas pela vila toda.
Esses usuários curtiram o post de Lucas Fernando (total: 1):
Fbdooito

BOLAÑOS ERA MAÇOM
Membro
Membro
Curtiu: 179 vezes
Curtiram: 392 vezes

Mensagem por BOLAÑOS ERA MAÇOM » 21 Jun 2024, 13:35

21 Jun 2024, 11:55
Obrigado pelo exemplo! Só reforça o que falei sobre a postura cética do roteirista católico Chespirito em relação às sessões espíritas e outras manifestações "sobrenaturais".
Ah de fato, é que do jeito que você falou "mais abertos" ficou meio ambíguo.
Tanto Padre Quevedo quanto Chespirito encaravam esses fenômenos com ceticismo, e levavam para a TV aberta a prática de desmascarar charlatães como entretenimento.
Já esses telepastores como Valdemiro Santiago etc colocam as sessões espíritas, ou umbandistas, de candomblé etc como fenômenos verdadeiros, reais... mas proibidos por serem "invocação de demônios" e outras coisas do tipo.
Sim, isso faz sentido.
o católico é mais "aberto" a esses temas no sentido de se misturar, ir ver de perto como é (...e muitos acabam aderindo a essas práticas "pagãs", continuando a se enxergar como católico
Cara, a questão é que nem tudo que é pagão contradiz a doutrina apostólica. Santo Tomás de Aquino, por exemplo, acreditava abertamente na astrologia (tal qual muitos católicos de seu tempo), porque não havia contradição nenhuma. Isso acontece em todas as religiões tradicionais: no judaísmo há os rabinos cabalistas que acreditam abertamente em conceitos semelhantes à astrologia, no Islã há as Tariqas iniciáticas que também possuem um misticismo esotérico, etc. Só o protestantismo puritanista que enxerga tudo o que não lhe convém como "demônio", justamente por ter uma origem mais secular e ideológica.

Por isso que, dentre os católicos, nunca foi comum enxergar simpatias e astrologia como "coisa do diabo" (hoje em dia até se vê, mas mais por influência dos evangélicos). Como o México foi colonizado por católicos pré-reforma, o catolicismo lá é bem raiz mesmo e o protestantismo não tem expressividade alguma, ninguém nem cogita virar evangélico (o próprio Bolaños, mesmo depois de divorciado e consequentemente não podendo tomar Eucaristia, continuou católico).
O católico é quase politeísta (diante da figura dos santos)
Aí tu forçou muito a barra kkkkkkk santos não são deuses, tampouco adorados como deuses. É bem claro na doutrina católica que os santos apenas fazem intercessão ao Deus Único, uma vez que estão em comunhão com Ele.
O judaísmo, que é literalmente a religião fundadora do monoteísmo, também tem um conceito análogo à intercessão dos santos, os tzadikim.
Realizações no meio CH:
nenhuma
Imagem

John Charles Fiddy
Membro
Membro

Mensagem por John Charles Fiddy » 21 Jun 2024, 13:48

Lucas Fernando escreveu:
21 Jun 2024, 13:31
a vida do Chaves é uma verdadeira tragédia
Po, o Chaves mesmo gordão ainda vive com fome:
Imagem
Imagem
Imagem

Responder