Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Luciano Junior
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1030 vezes
Curtiram: 1195 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Luciano Junior » 06 Set 2019, 17:55

O tópico no 4chan foi arquivado. :triste:

Imagem
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 06 Set 2019, 18:22

bando de filho da puta
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 2):
gusta dos biscoitosLuciano Junior

Luciano Junior
Membro
Membro

Mensagem por Luciano Junior » 07 Set 2019, 12:43

Pessoal, estou fazendo um post para o r/tipofmytongue. Me digam mais informações úteis que posso colocar no post.

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Luciano Junior (total: 1):
Victor235
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"

Catafractário
Membro
Membro
Time de Futebol: Grenoble Foot 38
Curtiu: 25 vezes
Curtiram: 663 vezes

Mensagem por Catafractário » 07 Set 2019, 13:14

Sem querer ser chato, mas provavelmente vão ignorar de novo. O propósito desse subreddit é identificar canções/programas/jogos que você se lembra mas não lembra/sabe o nome, não mídias que você tem à mão mas ninguém sabe o nome.

Luciano Junior
Membro
Membro

Mensagem por Luciano Junior » 07 Set 2019, 13:32

Não custa tentar.

BazzoNatalino
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Set 2019, 17:43

Se nós que temos maior convivência com essa música não sabemos, imagina eles que nunca escutaram na vida.

Luciano Junior
Membro
Membro

Mensagem por Luciano Junior » 07 Set 2019, 17:50

BazzoReverso escreveu:Se nós que temos maior convivência com essa música não sabemos, imagina eles que nunca escutaram na vida.
Mas eles tem maior conhecimento sobre trilha branca. Talvez eles saibam.

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 07 Set 2019, 22:04

CHAPOLINO NACIONAL

Nesse clima de 7 de setembro, eu senti vontade de ouvir o hino, mas não só ouvi-lo, eu queria de alguma forma remixá-lo para comemorar esse dia, podendo fazer uma versão de videogame, de outros gêneros, tonalidades e etc. E como o meu canal só tem coisa da BGM, eu pensei em fazer um remix com o gênero Polka, aumentando a velocidade e utilizando instrumentos como Clarinete e Sanfona, eu fiz isso, só que ficou sem graça e desinteressante...

Mas daí, por algum motivo desconhecido, talvez divino, me veio a louca ideia na cabeça: "E se eu trocasse as notas do hino pelas da BGM do Chapolin?". Qual a chance disso dar merda? eu pensei, 100%, iria se tornar um desastre sonoro...

MAS NÃO!!! REALMENTE FICOU MUITO BOM!!! Mano, a partir de hoje eu considero essa a maior cagada da história da música! As notas encaixaram perfeitamente no ritmo, e ficou tão "ORIGINAL", que se você não prestar atenção, nem parece que foi misturado, e tem partes que lembram o hino dos EUA, meu deus veí, eu nunca mais vou ter uma sorte dessas!

Dei o nome de "Chapolino Nacional", eu posso terminar este projeto hoje ou tentar remixar o resto do hino, então dêem a opinião de vocês e digam se é ou não uma boa ideia, apesar de eu achar que o resto não vai se encaixar e pode acabar estragando.

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 08 Set 2019, 00:52

Luciano Junior ✅ escreveu:Não é a mesma coisa, afinal não tem diferença entre os dois canais. Agora, o que o Bazzo fez realmente cria uma efeito estéreo, porque ele aplicou uma leve diferença entre os dois canais.

Mas a versão do Urubak ainda é a melhor, pois ele separou os instrumentos para cada canal.
Sim, por isso utilizei o termo "stereo fake". Não é um stereo real, e sim uma transformação de uma faixa mono em stereo, para ficar mais fácil de manipulá-la em projetos que só tem pistas estéreo ou algo do tipo
heitorpires escreveu:Ela tem um trecho com os acordes semelhantes ao tema do "Aí vem o Chaves", deve ser do Mario Lúcio, com certeza.
A BGM do Chapolin seria parecida com parte de "Aí vem o Chaves", é isso? Acho que não.
heitorpires escreveu:Ou então eles compuseram a letra como "Polegar", e talvez até tenham gravado. Daí bem na época trocaram pra Chapolin, tinha que regravar e MLF não deve ter topado. Ou em último caso não houve um acerto financeiro deles com a TVS já na época.
Também andei pensando nisso do título. Vai que a trilha está registrada como "Mato a cobra e mostro o pau" ou alguma outra coisa que "lembra" o que a melodia diz :P
BazzoReverso escreveu:Mas enfim, eu não quero ser chato, mas o tópico está fugindo muito do assunto, ainda não entendi direito como esse tema do Mário pode nos levar até a BGM, até porque ele já disse que não tem a mínima ligação com a BGM que procuramos, e acho que o resto do SBT também não, é algo muito interessante e importante pra história musical CH que ainda não tínhamos nem pensado que existia, e acho que seria legal discutir sobre isso no tópico BGMsCH, ou em um tópico próprio, mas bem, me corrijam se eu estiver falando merda e expliquem quais são os planos sobre esse tema misterioso.
Qualquer coisa, tem o tópico "As aberturas esquecidas de Chaves feitas pelo SBT!". Poderiam colocar "e Chapolin" no título.
Tio Trambique escreveu:Eu achei esse álbum que se assemelha muito, principalmente a que aparece em 11:18:
A base dela parece um pato :P
Espírito Zombeteiro escreveu:
"Sabe esses dias em que horas dizem nada" :vamp:
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 08 Set 2019, 01:57

Imagem

Estou dando uma fuçada aqui nos áudios.

O Lascalla parece ter o áudio completo da BGM. A trilha começa alguns segundos adiantada no vídeo dele, mas na repetição ela entra desde o início (com um leve fade entre a música e sua repetição).

Descontadas as repetições, o áudio utilizado no vídeo do Lascalla dura 32 segundos. Localizando o início e o fim da trilha e sincronizando-a com a edição da BGM feita pelo Bazzo os áudios casam perfeitamente (até porque são a mesma música, uma em seu arquivo original e outra montada - caprichosamente - a partir dos trechos).

Além da duração, a gravação do Lascalla e a montagem do Bazzo estão no mesmo tempo. Vocês podem acompanhar a trilha com um metrônomo ajustando o BPM para 106.9 (até no número de batidas por minuto os caras da BGM quiseram ousar).

Na música do Lascalla, há uma espécie de interrupção do áudio (do tipo "clique") na segunda metade do compasso onde se inicia a parte da clarineta. Fora isso parece que o "disgramado" tem a trilha intacta, inclusive com a aparente última nota, e sem as oscilações da montagem (que partiu de gravações diversas).

Lascalla utilizou a trilha num volume baixo e não consegui remover sua voz. Ao fazer isso, a trilha também some, por estar na mesma frequência.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
gusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 08 Set 2019, 10:42

Victor235 escreveu:Imagem

Estou dando uma fuçada aqui nos áudios.

O Lascalla parece ter o áudio completo da BGM. A trilha começa alguns segundos adiantada no vídeo dele, mas na repetição ela entra desde o início (com um leve fade entre a música e sua repetição).

Descontadas as repetições, o áudio utilizado no vídeo do Lascalla dura 32 segundos. Localizando o início e o fim da trilha e sincronizando-a com a edição da BGM feita pelo Bazzo os áudios casam perfeitamente (até porque são a mesma música, uma em seu arquivo original e outra montada - caprichosamente - a partir dos trechos).

Além da duração, a gravação do Lascalla e a montagem do Bazzo estão no mesmo tempo. Vocês podem acompanhar a trilha com um metrônomo ajustando o BPM para 106.9 (até no número de batidas por minuto os caras da BGM quiseram ousar).

Na música do Lascalla, há uma espécie de interrupção do áudio (do tipo "clique") na segunda metade do compasso onde se inicia a parte da clarineta. Fora isso parece que o "disgramado" tem a trilha intacta, inclusive com a aparente última nota, e sem as oscilações da montagem (que partiu de gravações diversas).

Lascalla utilizou a trilha num volume baixo e não consegui remover sua voz. Ao fazer isso, a trilha também some, por estar na mesma frequência.
O Lascado parece ter bastante ligação com a BGM, além de fanboy do Chapolin, ele foi o único até agora que disse que a BGM tinha uns 50 segundos, que segundo meus cálculos, melodicamente seria 44, o que me deixa puto é que nesse vídeo ele faz um loop todo mal editado, ao invés de usar completo em um vídeo que caberia.

Mas o que me deixa meio em dúvida é que parece que esse vídeo foi cortado de algum programa, se vocês repararem, nesse vídeo tem o logo do SBT e começa cortado e termina no episódio que eles estavam comentando, mas pelo que sei, não passava Chapolin nessa época, o único lugar que passava era nas transmissões ao vivo do Lascalla, que foi provavelmente de onde saiu esse vídeo, então pode ser que ele tenha conseguido junto com os episódios, a BGM.

E sim, nesse vídeo do Lascalla e da Nadja, toca a BGM original direto dos arquivos, sem nenhuma montagem, e com ela tocando """"completa"""" em seus 32 segundos, coisa que não acontece desde as chamadas dos anos 2000.

Não sei se ele ainda tem a BGM, provavelmente não, mas mesmo se pedirmos pra ele, coisa que já fizemos dezenas de milhares de vezes, ele não vai entregar, mas ele apesar de não confiável, ele nos deu algumas informações importantes.

E vi que você pediu o Midi da BGM, aqui está:

Resolvi postar aqui no tópico caso mais alguém queria usar.

Luciano Junior
Membro
Membro

Mensagem por Luciano Junior » 08 Set 2019, 12:38

BazzoReverso escreveu:E vi que você pediu o Midi da BGM, aqui está:

Por favor, poderia colocar os instrumentos separadamente? É difícil saber o que é o sintetizador e o que é o baixo. :P
Esses usuários curtiram o post de Luciano Junior (total: 1):
Victor235

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 08 Set 2019, 15:17

Luciano Junior ✅ escreveu:

Por favor, poderia colocar os instrumentos separadamente? É difícil saber o que é o sintetizador e o que é o baixo. :P
Sem problema, todos os instrumentos em seus devidos lugares:
Esses usuários curtiram o post de BazzoNatalino (total: 1):
Luciano Junior

Luciano Junior
Membro
Membro

Mensagem por Luciano Junior » 08 Set 2019, 15:53

BazzoReverso escreveu:
Luciano Junior ✅ escreveu:

Sem problema, todos os instrumentos em seus devidos lugares:
Obrigado. :joinha:
Victor235 escreveu:Além da duração, a gravação do Lascalla e a montagem do Bazzo estão no mesmo tempo. Vocês podem acompanhar a trilha com um metrônomo ajustando o BPM para 106.9 (até no número de batidas por minuto os caras da BGM quiseram ousar).
Por essa trilha ser muito antiga, ela não tem o BPM muito estável. A maioria das músicas nessa época são assim.

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 08 Set 2019, 17:08

Luciano Junior ✅ escreveu: Por essa trilha ser muito antiga, ela não tem o BPM muito estável. A maioria das músicas nessa época são assim.
Pode ser isso, ou então pode ser coisa do áudio também, se bobear o áudio que conhecemos atualmente de 32 segundos, pode ser uma edição toda picotada para encurtar.

Não sei vocês, mas sempre achei muito estranha a transição que a BGM faz dos 12 aos 14 segundos, além da BGM ficar um pouco fora do ritmo, se vocês desacelerarem, vão reparar que durante esse trecho, uma batida toca de forma brusca durante a execução de uma nota com uns milésimos que sobraram da próxima, e isso não é coisa da minha montagem, em qualquer áudio com esse trecho, isso acontece.

Vou ver se consigo postar aqui de uma forma que vocês percebam esse "bug".

Trancado