O tempo passa no Chaves e Chapolin?
- Hyuri Augusto
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 112 vezes
- Curtiram: 620 vezes
Re: O tempo passa no Chaves e Chapolin?
Tópico do Alan fundido com este por tratar-se de um tema semelhante. 

Hyuri Augusto
Jornalista
Ex - moderador
Idealizador e coordenador de alguns jogos pelo fórum
Ex - apresentador do CH Universe
Fanduber
Futuro ator e dublador
Apaixonado por música
Jornalista
Ex - moderador
Idealizador e coordenador de alguns jogos pelo fórum
Ex - apresentador do CH Universe
Fanduber
Futuro ator e dublador
Apaixonado por música
- Bebê de Carne sem Osso
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 129 vezes
- Curtiram: 819 vezes
4 anos: Chaves chega na vila
8 anos: Seu Madruga e Quico saem da vila. Jaimindo chega na vila. Seu Madruga e Quico voltam. Jaiminho morre. Chaves começa a morar no barril (livro).
8 anos: Seu Madruga e Quico saem da vila. Jaimindo chega na vila. Seu Madruga e Quico voltam. Jaiminho morre. Chaves começa a morar no barril (livro).

- Barbano
- Administrador
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 1919 vezes
- Curtiram: 4063 vezes
Re: O Futuro da Vila
Eles realmente não gostavam nem um pouco do Quico e do Carlos...JoãoB escreveu:Lembro que o Roberto e a Florinda falaram um pouco sobre isso na twitcam. Eles disseram que os personagens teriam esses rumos:
Chaves: ele seria algo com espírito empreendedor, porque pensava sempre positivamente. Seria alguém muito trabalhador, honesto e sincero.
Nhonho: estudaria Economia, por causa de seu pai.
Quico: teria fracassado em tudo, já que ele era muito mimado e protegido por sua mãe.
Pópis: iria se preocupar em ser esposa, ter seus filhos e um bom status econômico.
Paty: se tornaria modelo e quem sabe fosse Miss Universo.
Chiquinha: triunfaria em qualquer coisa que fizesse, porque era muito inteligente.
Godinez: se tornaria um burocrata e poderia trabalhar no governo.
Também acho que o Chaves poderia se casar com a Paty e o Senhor Barriga poderia ajudar o Chaves a estudar e conseguir emprego, mas quem ficaria com todos os negócios seria o Nhonho.

- Godines #BAN
- Banido
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 8 vezes
- Curtiram: 6 vezes
Tudo que rola dentro do seriado ''Chaves '' é no período de 1 ano e meio, no mínimo, usando como base o ano de 1972 e os primeiros meses de 1973, ou seja, em vez de Bolaños criar novas histórias para que o tempo andasse, preferiu ficar regravando os mesmos de sempre.
- HOMESSA
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 656 vezes
- Curtiram: 4662 vezes
- IgorBorgesCH
- Membro
- Time de Futebol: Atlético MG
- Curtiu: 1098 vezes
- Curtiram: 1165 vezes
- Renato200
- Membro
- Time de Futebol: nenhum
- Curtiu: 3 vezes
- Curtiram: 16 vezes
Acho que foi uma jogada de mestre do Chespirito, uma jogada de mestre arriscada diga se de passagem. Pois se passasse o tempo talvez os personagens perderiam suas principais características que faziam tanto sucesso. Até pq Chaves e Chapolim não se passavam não em mundo real. Mais em um mundo transverso, um mundo onde tudo poderia acontecer. Seus outros personagens sim passavam em mundo real. Assim como o Chespirito. Ali se mostravam envelhecidos. Ainda assim outros personagens continuavam fazendo as mesmas coisas de antes
'' Não sei se é fato ou se é fita, não sei se é fita ou se é fato. O fato é que ela me fita e eu a fito de fato. ''
''Don Juan Tenório''
''Don Juan Tenório''
- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Curtiu: 358 vezes
- Curtiram: 1393 vezes
Passa sim. Vários episódios mencionam episódios passados, e alguns personagens até já mudaram de idade.
No ep das Moedas de 72, o Quico diz ter 7 anos. Em 75 ele fazia 9.
Nos meados dos anos 70, o Chaves afirmava ter 8 anos. Na fase final (85-92) ele já diz ter 9.
Fora situações como o Jaiminho se mudando pra vila, saídas e retornos de personagens sendo explicados na série, etc. Há uma cronologia sim, embora não muito linear.
No ep das Moedas de 72, o Quico diz ter 7 anos. Em 75 ele fazia 9.
Nos meados dos anos 70, o Chaves afirmava ter 8 anos. Na fase final (85-92) ele já diz ter 9.
Fora situações como o Jaiminho se mudando pra vila, saídas e retornos de personagens sendo explicados na série, etc. Há uma cronologia sim, embora não muito linear.
- Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 1):
- JoãoB
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

- Tio Trambique
- Membro
- Curtiu: 62 vezes
- Curtiram: 1439 vezes
O que não faz muito sentido. Há algumas menções ao "ano passado" e os personagens continuam com a mesma idade.
Um caso interessante são as duas versões do "Barquinhos de Papel", que foram exibidas logo após o episódio do cabeleireiro, onde a Chiquinha diz que o Chaves cortou o cabelo dela.
Um caso interessante são as duas versões do "Barquinhos de Papel", que foram exibidas logo após o episódio do cabeleireiro, onde a Chiquinha diz que o Chaves cortou o cabelo dela.
- Lucas Fernando
- Membro
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 266 vezes
Procurar cronologia em Chaves é procurar pelo em ovo. A série pode ser assistida de trás para frente (sem inverter a ordem das sagas, claro) que não muda absolutamente nada. Em 1979 após as saídas do Carlos e do Ramón, a vida segue como se eles nunca tivessem existido. Uma mençãozinha aqui ou ali, mas nada que implique em uma cronologia. Conheço muita gente, por exemplo, que nunca reparou que o Jaiminho e o Seu Madruga nunca apareceram juntos num mesmo episódio, pois no imaginário geral, o Jaiminho sempre existiu e o Seu Madruga nunca deixou a vila.
Os episódios são tão independentes de cronologia que um personagem como Seu Furtado, que apareceu uma única vez, é tão ou até mais relevante para o público do que o Godinez.
Os episódios são tão independentes de cronologia que um personagem como Seu Furtado, que apareceu uma única vez, é tão ou até mais relevante para o público do que o Godinez.
- Esses usuários curtiram o post de Lucas Fernando (total: 2):
- Barbano • Odorico Paraguaçu
- oasis wonderwall da silva blur
- Membro
- Curtiu: 358 vezes
- Curtiram: 1393 vezes
"No ano passado" e "há um ano atrás" são coisas diferentesTio Trambique escreveu: ↑26 Jun 2024, 22:17O que não faz muito sentido. Há algumas menções ao "ano passado" e os personagens continuam com a mesma idade.
Desde 2012 aqui.

-
- Membro
- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 1154 vezes
Acredito que "semana passada", "mês passado", "ano passado", sejam marcos temporais pra se referir à exibição de outros episódios. Não sempre, é claro, mas em grande parte das vezes sim.
Em Pintores Amadores há muitas menções à fatos ocorridos na semana passada que podem dar pistas do que aconteceu no perdido mundial que veio antes.
No Quem Semeia Moeda e no Castigo do Quico, também há menção à acontecimentos antigos. Se forem remakes, isso pode dar pistas de onde as versões originais se localizam.
Em Pintores Amadores há muitas menções à fatos ocorridos na semana passada que podem dar pistas do que aconteceu no perdido mundial que veio antes.
No Quem Semeia Moeda e no Castigo do Quico, também há menção à acontecimentos antigos. Se forem remakes, isso pode dar pistas de onde as versões originais se localizam.
- Geotti Guara
- Membro
- Curtiu: 1041 vezes
- Curtiram: 2495 vezes
É mega difícil procurar alguma lógica de continuidade ou cronologia nas séries clássicas por que ela não existe mesmo, tudo o que foi citado até agora nesse tópico como provas são só apenas introduções pequenas e breves de personagens e episódios festivos que podem serem assistidos até mesmo fora da data que comemoram, uma coisa tenho que concordar que o Roberto fez bem em fazer isso principalmente pra Chaves, por que pensam só as inúmeras limitações criativas que ele teria que ocorrer a continuidade numa série de adultos interpretando crianças que era pra ser exclusivamente de humor?
Isso sem mencionar as próprias limitações de situações e cenários que o próprio Chaves já possui, o Roberto teria que pelo menos ter o dobro de cuidado e trabalho em roteiros pra ele sequer pensar num negócio de continuidade e ainda pensar nas piadas terem lógica a serem seguidas(e olha que até sagas clássicas possuem incoerências a rodo também), e como sabemos que a principal fraqueza dele era acomodar-se com reciclagens, é óbvio que ele jamais pensou em algo de continuidade pra essa obra.
Acho que também vale os mesmos pensamentos que tenho do que ele fez pra Chapolin também, mas aqui eu realmente fico mais desapontado por que diferente de Chaves que não me incomodo por falta de continuidade por possuir a limitação as situações dos personagens e cenários sem que estraguem(cof cof, CHAVES ANIMADO) no Chapolin consigo ver sim uma possibilidade de fazer pelo menos uma versão nova própria com um universo próprio em continuidade.
Por que como a essência do personagem Chapolin é bem grandioso e universal pra qualquer situação, deve ser bem mais fácil incluir esses tipos de coisa pro polegar (você só consegue estragar esse tipo de personagem só botando algo muito interno relacionado a ele só, tipo ter uma família aleatória do nada), consigo enxergar exatamente o que eles tentaram fazer no desenho de 2015 que foi justamente isso e teria sido bacana mas infelizmente a execução não foi boa o suficiente e os personagens novos precisavam de carisma ou um tempero a mais.
Isso sem mencionar as próprias limitações de situações e cenários que o próprio Chaves já possui, o Roberto teria que pelo menos ter o dobro de cuidado e trabalho em roteiros pra ele sequer pensar num negócio de continuidade e ainda pensar nas piadas terem lógica a serem seguidas(e olha que até sagas clássicas possuem incoerências a rodo também), e como sabemos que a principal fraqueza dele era acomodar-se com reciclagens, é óbvio que ele jamais pensou em algo de continuidade pra essa obra.
Acho que também vale os mesmos pensamentos que tenho do que ele fez pra Chapolin também, mas aqui eu realmente fico mais desapontado por que diferente de Chaves que não me incomodo por falta de continuidade por possuir a limitação as situações dos personagens e cenários sem que estraguem(cof cof, CHAVES ANIMADO) no Chapolin consigo ver sim uma possibilidade de fazer pelo menos uma versão nova própria com um universo próprio em continuidade.
Por que como a essência do personagem Chapolin é bem grandioso e universal pra qualquer situação, deve ser bem mais fácil incluir esses tipos de coisa pro polegar (você só consegue estragar esse tipo de personagem só botando algo muito interno relacionado a ele só, tipo ter uma família aleatória do nada), consigo enxergar exatamente o que eles tentaram fazer no desenho de 2015 que foi justamente isso e teria sido bacana mas infelizmente a execução não foi boa o suficiente e os personagens novos precisavam de carisma ou um tempero a mais.
Editado pela última vez por Geotti Guara em 26 Fev 2025, 11:05, em um total de 1 vez.
- Esses usuários curtiram o post de Geotti Guara (total: 1):
- Sargento Refúgio

Quer acompanhar os dotes de um grande artista?
Blue Sky
Instagram
Canal do YT(animatics e animações)
Twitter/X
Blue Sky
Canal do YT(animatics e animações)
Twitter/X
Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler
-
- Membro
- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 127 vezes
- Curtiram: 298 vezes
Esse é mais um tópico que só faz sentido porque sabemos que os fãs passaram a enxergar Chaves e Chapolin como séries (por influência das séries americanas), e não enxergam como o que foi realmente na época: um programa diário de esquetes de humor na TV aberta do México dos anos 70.
Ninguém se pergunta:
"O tempo passa no Zorra Total"?
"O tempo passa em A Praça é Nossa"?
"O tempo passa na Escolinha do Golias"?
E mesmo em matéria de séries dos EUA, se formos olhar o recorde mundial de longevidade ("Os Simpsons"), são 36 temporadas e todos os personagens continuam com a mesma idade. O mesmo vale para "A Família Addams" e outros humorísticos mais antigos.
Ou seja, Chaves e Chapolin não tinham nenhuma pretensão de ser uma série como as de hoje da Netflix.
Ninguém se pergunta:
"O tempo passa no Zorra Total"?
"O tempo passa em A Praça é Nossa"?
"O tempo passa na Escolinha do Golias"?
E mesmo em matéria de séries dos EUA, se formos olhar o recorde mundial de longevidade ("Os Simpsons"), são 36 temporadas e todos os personagens continuam com a mesma idade. O mesmo vale para "A Família Addams" e outros humorísticos mais antigos.
Ou seja, Chaves e Chapolin não tinham nenhuma pretensão de ser uma série como as de hoje da Netflix.
- Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 5):
- Sargento Refúgio • HenriCH • cyber Revolvinho • Barbano • Odorico Paraguaçu