1975: experimental e cartunesco?
- Cortal Cristado
- Membro
- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 1270 vezes
- Curtiram: 1221 vezes
- IgorBorgesCH
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Atlético MG
- Curtiu: 1118 vezes
- Curtiram: 1205 vezes
Re: 1975: experimental e cartunesco?
A parte de baixo a Florinda conseguiu arrancar ânus mais tarde. 

-
- Membro
- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 151 vezes
- Curtiram: 354 vezes
Tópico muito interessante!
Porém, acredito que seja a minoria dos episódios de 1975 que tenha essa pegada de recursos e linguagens cartunescas.
Pensando em Chapolin: "Irmãos Gêmeos", "Juleu e Romieta", "Uma Herança Explosiva", "Selva", "O Relógio da Espiã", "A Construção", "Vovô Matusquela", "Sai de Baixo que Lá Vem Pedra", "Quer Apostar Como eu Nunca Mais Entro Numa Aposta"... Não lembro de nada cartunesco nesses episódios...
Porém, acredito que seja a minoria dos episódios de 1975 que tenha essa pegada de recursos e linguagens cartunescas.
Pensando em Chapolin: "Irmãos Gêmeos", "Juleu e Romieta", "Uma Herança Explosiva", "Selva", "O Relógio da Espiã", "A Construção", "Vovô Matusquela", "Sai de Baixo que Lá Vem Pedra", "Quer Apostar Como eu Nunca Mais Entro Numa Aposta"... Não lembro de nada cartunesco nesses episódios...
- O Pirata Alma Negra
- Membro
- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 415 vezes
- Curtiram: 813 vezes
Inclusive se pegarmos a saga de Juleu e Romieta, em 75 ela parece ser mais "séria" que nas versões de 79 e 86.
Evitando a fadiga desde 2006 ![vampire :]](./images/smilies/vampire.png)
"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO"
![vampire :]](./images/smilies/vampire.png)
"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO"

- HOMESSA
- Membro
- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 753 vezes
- Curtiram: 5026 vezes
Em ''Selva'' tem a parte que estão tirando inúmeras coisas da barraca.João Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑24 Jun 2024, 00:06Tópico muito interessante!
-
- Membro
- Curtiu: 14 vezes
- Curtiram: 173 vezes
Na minha opinião, essa experimentação com o cartunesco está muito mais presente na fase de 1970-1972 do programa, antes mesmo das séries independentes.
Se pegarmos o Chaves dessa época: O galo enorme na cabeça do Senhor Barriga, os dedos do Chaves e do Madruga queimando, Chaves voando com os balões (é original dessa fase). Ainda tem o Pancada, que surgiu nesse período também, aquele esquete do Chapatin com a bizarra troca de pesos, enfim, todos experimentos iniciais com o humor do programa, mesmo.
A temporada de 1975 simplesmente reaproveita e desenvolve roteiros desses anos iniciais (1972, principalmente), onde a bizarrice e o caos imperavam. Por exemplo, já pensaram na possibilidade de a primeira aparição da Bruxa do 71 ser aquele episódio em que eles "entram" na casa dela? Pois é, vai saber...
Se pegarmos o Chaves dessa época: O galo enorme na cabeça do Senhor Barriga, os dedos do Chaves e do Madruga queimando, Chaves voando com os balões (é original dessa fase). Ainda tem o Pancada, que surgiu nesse período também, aquele esquete do Chapatin com a bizarra troca de pesos, enfim, todos experimentos iniciais com o humor do programa, mesmo.
A temporada de 1975 simplesmente reaproveita e desenvolve roteiros desses anos iniciais (1972, principalmente), onde a bizarrice e o caos imperavam. Por exemplo, já pensaram na possibilidade de a primeira aparição da Bruxa do 71 ser aquele episódio em que eles "entram" na casa dela? Pois é, vai saber...
- Lucas Fernando
- Membro
- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 75 vezes
- Curtiram: 324 vezes
Chespirito é cartunesco desde Supergenios. Chapolin, por exemplo, usa e abusa do Chroma Key em todas as temporadas, ainda de forma mais exagerada em 72/73, acredito que pelo fator novidade da técnica.
O que eu noto é uma infantilização maior nas séries a partir de 1975, onde tudo sempre precisava ter uma mensagem, uma lição, etc. Algo que a cada ano foi ficando mais forte, com direito a episódios musicais. Acredito que foi o mesmo efeito que aconteceu com os Trapalhões no final dos anos 80.
O que eu noto é uma infantilização maior nas séries a partir de 1975, onde tudo sempre precisava ter uma mensagem, uma lição, etc. Algo que a cada ano foi ficando mais forte, com direito a episódios musicais. Acredito que foi o mesmo efeito que aconteceu com os Trapalhões no final dos anos 80.
- Esses usuários curtiram o post de Lucas Fernando (total: 1):
- Burrro Estropiado
- Bebê de Carne sem Osso
- Membro
- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Nenhum
- Curtiu: 130 vezes
- Curtiram: 859 vezes
Pena que ele acabou com isso, nas temporadas seguintes.

-
- Membro
- Programa CH: Chaves
- Curtiu: 39 vezes
- Curtiram: 40 vezes
Eu ia dizer isso. Talvez em 1975 o Chespirito tenha tentado voltar ás "origens".Cidadão Gómez escreveu: ↑24 Jun 2024, 12:14Na minha opinião, essa experimentação com o cartunesco está muito mais presente na fase de 1970-1972 do programa, antes mesmo das séries independentes.