Análises de episódios/filmes CH.

Façam às suas análises, negativas ou positivas.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Medeirosmaníaco CH
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 423 vezes
Curtiram: 547 vezes

Mensagem por Medeirosmaníaco CH » 23 Jul 2025, 01:25

Ainda consigo me divertir com esses episódios de Chaves a partir da saída do Ramón, meio que aceitei a nova realidade do programa.

Hugoh
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 362 vezes

Mensagem por Hugoh » 23 Jul 2025, 03:47

Para além do roteiro não estar tão afiado quanto antes e da falta do Seu Madruga e Quico, o que mais me pega no seriado dessa fase anos 80/90 é a velhice do Chespirito em si.

Rubén, Florinda, Angelines, Edgar, Raúl e Ramón velhos tá ok, afinal, na história eles já eram adultos mesmo.

A Maria Antonieta ainda conseguia transmitir jovialidade, até porque nessa época ela ainda tinha quarenta e poucos se não me engano. Florinda fazendo a Pópis, idem.

Mas o Chaves velho é complicado. E o Roberto envelheceu muito rápido, além de ter engordado. De cara é algo que já transmite ser um produto fora do prazo de validade. É tipo ver o Renato Aragão de hoje com roupinha infantil.

Não sei se a Televisa meio que pressionava ele a continuar fazendo o Chaves, mas a vontade de parar tava na cara dele.

Se ele conseguisse manter o aspecto físico que tinha em 79, ainda dava pra engolir um Chaves com uma atmosfera mais "fria", mas é impossível não enxergar um idoso ali...

Douglas Reis
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2054 vezes
Curtiram: 2181 vezes

Mensagem por Douglas Reis » 23 Jul 2025, 10:02

Chavlicha escreveu:
22 Jul 2025, 13:04
Depois de muita procastinação, voltei ao programa.
Programa Chespirito: Episódio 12 (1980)
Chaves: Os balões das crianças
Esquete muito bestinha. Trocar uma tesoura por um cigarro foi definitivamente uma decisão. Aliás, o que que significa "barbero"? Do jeito que falaram nesse esquete, parecia uma gíria.
Nota: 1/10
"Barbero" é uma gíria mexicana que significa "puxa-saco".
Chavlicha escreveu:
Los Caquitos: A janela
Remake regular de "Boas festas". Achei o figurino do Chómpiras curioso, porém bem bonito.
Nota: 5/10
Nota geral: 5.3/10
Eu já daria um belo 0 pra essa esquete, principalmente por se passar em plena luz do dia :lingua:
Editado pela última vez por Douglas Reis em 23 Jul 2025, 10:09, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Douglas Reis (total: 1):
Chavlicha

Odorico Paraguaçu
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 2295 vezes
Curtiram: 872 vezes

Mensagem por Odorico Paraguaçu » 23 Jul 2025, 10:08

Hugoh escreveu:
23 Jul 2025, 03:47
Para além do roteiro não estar tão afiado quanto antes e da falta do Seu Madruga e Quico, o que mais me pega no seriado dessa fase anos 80/90 é a velhice do Chespirito em si.

Rubén, Florinda, Angelines, Edgar, Raúl e Ramón velhos tá ok, afinal, na história eles já eram adultos mesmo.

A Maria Antonieta ainda conseguia transmitir jovialidade, até porque nessa época ela ainda tinha quarenta e poucos se não me engano. Florinda fazendo a Pópis, idem.

Mas o Chaves velho é complicado. E o Roberto envelheceu muito rápido, além de ter engordado. De cara é algo que já transmite ser um produto fora do prazo de validade. É tipo ver o Renato Aragão de hoje com roupinha infantil.

Não sei se a Televisa meio que pressionava ele a continuar fazendo o Chaves, mas a vontade de parar tava na cara dele.

Se ele conseguisse manter o aspecto físico que tinha em 79, ainda dava pra engolir um Chaves com uma atmosfera mais "fria", mas é impossível não enxergar um idoso ali...
você acha que o Chespa já começou a envelhecer rápido tanto em aparência e físico entre 81/82?

Chavlicha
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 684 vezes
Curtiram: 722 vezes

Mensagem por Chavlicha » 23 Jul 2025, 10:14

Douglas Reis escreveu:
23 Jul 2025, 10:02
Chavlicha escreveu:
Depois de muita procastinação, voltei ao programa.
Programa Chespirito: Episódio 12 (1980)
Chaves: Os balões das crianças
Esquete muito bestinha. Trocar uma tesoura por um cigarro foi definitivamente uma decisão. Aliás, o que que significa "barbero"? Do jeito que falaram nesse esquete, parecia uma gíria.
Nota: 1/10
"Barbero" é uma gíria mexicana que significa "puxa-saco".
Chavlicha escreveu:
Los Caquitos: A janela
Remake regular de "Boas festas". Achei o figurino do Chómpiras curioso, porém bem bonito.
Nota: 5/10
Nota geral: 5.3/10
Eu já daria um belo 0 pra essa esquete, principalmente por se passar em plena luz do dia :lingua:
Gracias!!

Eu só dei nota 5 pro esquete porque tinha o Raúl. Achei legal ele aqui.
Odorico Paraguaçu escreveu:
23 Jul 2025, 10:08
você acha que o Chespa já começou a envelhecer rápido tanto em aparência e físico entre 81/82?
Confesso que em 87, por mais que tinha ficado bem evidente que o cara tava velho, não me incomodava muito não. Foi só ele trocar de figurino em 1990 que comecei a estranhar muito, e até hoje acho estranho. Muito ruim :lingua:
Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...

Mizore96
Membro
Membro
Curtiu: 0
Curtiram: 8 vezes

Mensagem por Mizore96 » 23 Jul 2025, 10:32

Quanto a cara de velho não tem muito o que fazer mesmo. Mas sobre estar gordo acho que o Chespirito perdeu uma oportunidade simples de justificar isso. Desde 79 (com algumas interrupções) o Chaves trabalha no restaurante da Dona Florinda, e até ganha um salariozinho depois do episódio da reivindicação salarial. Era só ele parar de fazer piadas sobre o Chaves nunca poder comer e colocar uma fala ou duas sobre ele pegar comida no restaurante e conseguir comprar sanduiches com o salário que já justifica. Mas ele preferiu ficar no cômodo e manter os diálogos de sempre...

Hugoh
Membro
Membro
Curtiu: 159 vezes
Curtiram: 362 vezes

Mensagem por Hugoh » 23 Jul 2025, 12:43

Realmente, poderia ser uma saída. Imagina se ele decide envelhecer o personagem propositadamente, criando uma história onde ele cresce, vira um jovem adulto e deixa de ser morador de barril. Daí ele usa novas roupas, vive em uma casa de verdade, tem outras aventuras, outra personalidade...

Seria tipo, sei lá, o que Maurício de Sousa fez na Turma da Mônica Jovem :]

É legal pensar como ele poderia ter desenvolvido a biografia do personagem e aceitado o passar do tempo.
23 Jul 2025, 10:08
Nessa época ainda tava de boa. Aí o problema realmente são as outras coisas já citadas por aqui: cenário extremamente limpo, figurinos com cores vibrantes, falta de novas histórias... Esteticamente falando, parecia mais uma paródia de Chaves do que o programa original.
Esses usuários curtiram o post de Hugoh (total: 1):
Odorico Paraguaçu

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro
Curtiu: 510 vezes
Curtiram: 941 vezes

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 23 Jul 2025, 13:35

Programa Chespirito n° 118 (1982)

Chaves: Boa vizinhança - parte 1

Mediano. Muitas cenas ficaram sem nexo nessa versão, mas não nego que dei umas risadas nessa parte 1 :lol:

Perde obviamente para as excelentes versões de 73 e 76, mas essa parte empata com a mediana versão de 72. Embora muita coisa foi mudada para compor o episódio, ainda assim não foi de grande maravilha :unsure:

Ah, quanto ao Jaiminho rebolando:

:muttley: :muttley:

Nota: 5,0

Programa Chespirito n° 119 (1982)

Chaves: Boa vizinhança - parte 2

Essa aqui já foi bem melhor que a anterior. E sim, o "figurino" do Chaves para interpretar o Chapolin é horrendo :lingua:

Mas essa parte foi bem mais movimentada que a outra, graças aos números dos adultos e a mágica do Chaves no final :garg: (Edgar fez o melhor dos números aqui :vitoria: ). E o final, não preciso dizer nada, simplesmente bonito (embora, porque será? :rolleyes: ), enfim terminou bom a saga que é decente no fim das contas :joinha:
Nota: 7,0
Esses usuários curtiram o post de O Pirata Alma Negra (total: 1):
Odorico Paraguaçu
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

Odorico Paraguaçu
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 2295 vezes
Curtiram: 872 vezes

Mensagem por Odorico Paraguaçu » 23 Jul 2025, 13:39

O Pirata Alma Negra escreveu:
23 Jul 2025, 13:35

ah não véi, eu me quebrei só com essa parte, kkkkk.
Esses usuários curtiram o post de Odorico Paraguaçu (total: 1):
O Pirata Alma Negra

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 23 Jul 2025, 13:43

23 Jul 2025, 13:39
23 Jul 2025, 13:35

ah não véi, eu me quebrei só com essa parte, kkkkk.
:garg: :garg: :garg: :garg: :garg: :garg:

Lembrei desso meme, quando o Jaiminho começou a imitar a Velha Coroca :garg: :garg: :garg: :garg:
Esses usuários curtiram o post de O Pirata Alma Negra (total: 1):
Odorico Paraguaçu

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 23 Jul 2025, 15:22

Programa Chespirito n° 120 (1982)

Chapolin: Explosivo Noivado

Ótima versão, achei essa melhor que todas as anteriores :vitoria:
Especialmente pelo final diferente, no qual gostei bastante :sim:
Nota: 8,0

Os ladrões: A mosca no café

Excelente, acho que essa versão deve ser a minha favorita, mas porque faz um tempo que não vejo as demais :sim:
O Raúl mais uma vez arrasando em sua atuação, o final foi excelente também :reverencia:
Nota: 9,0

Chepsirito: Nero, o imperador

Versão muito boa, provavelmente não ganha da feita em 78, mas essa foi legal de ver (e mais um final que foi deveras interessante).
Nota: 7,5

Chaves: Falando em diferentes idiomas

Ótima e ganha da versão exibida ontem pelo SBT (de 1992) :vitoria:
Nota: 8,0

Nota geral: 8,0

Chavlicha
Membro
Membro
Curtiu: 684 vezes
Curtiram: 722 vezes

Mensagem por Chavlicha » 23 Jul 2025, 17:16

Programa Chespirito: Episódio 14 (1980)
Chaves: A fórmula da invisibilidade
Não é tão bom quanto a primeira vez que vi, mas ainda sim dá pra se divertir consideravelmente.

Achei a Chiquinha a melhor coisa desse episódio. Maria estava até inspirada na minha opinião. E acho que as novas cenas adicionadas são até legais.

O problema é quando chega no último bloco, e essa história de homem invisível começa a cansar já. A pessoa começa a notar que o Chaves e a Pópis são burros até demais.

Pópis é outra coisa que não gostei muito nesse episódio não. Achei um pouco forçada tentando imitar o Quico. Dona Clotilde e Professor Girafales sobram muito aqui (ainda mais a Dona Florinda e o Nhonho), mas tem uma fala dele que rachei nesse episódio.
Dona Florinda: Ah, Professor Girafales. Me pergunto se há algo que você não saiba fazer.
Professor Girafales: Bem, sim. Há algo que não sei fazer.
Dona Florinda: O que?
Professor Girafales: Cometer erros!
:rindo:

Achei a Dona Clotilde fazendo parte do papel da Dona Florinda nas versões anteriores bizarro, porém não achei muito fora da personagem.

No mais, episódio passável, que não supera definitivamente a incrível versão de 1974 (sério, diria que é top 10 episódios de 74), mas definitivamente foi bem mais legal que a versão regular de 1976.
Nota: 7/10
Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 1):
ChTv
Um pouco do que gosto:
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
- Filmes

Entre outros...

Douglas Reis
Membro
Membro

Mensagem por Douglas Reis » 23 Jul 2025, 21:48

Programa Chespirito n° 126 (1982)

Chespirito: O Desafio de Guilherme Tell
► Exibir Spoiler
Boa versão, com exceção das vaias xoxas da população. Em compensação, Raúl estava engraçadíssimo, e o que foram aqueles dentões que colocaram na Maria Antonieta? :garg: :garg:

Por isso, talvez essa versão seja tão boa quanto as anteriores :reverencia:

Chapolin: O Elefante de Cristal
► Exibir Spoiler
Mais uma versão desse roteiro que eu adoro sqn :sono:

E essa versão talvez seja só um pouquinho melhor que a péssima de 1977, mas inferior à de 1980. Mas as três são uma droga :lingua:

Pancada: As Cartas
► Exibir Spoiler
Esquete que começa parada, mas melhora bastante quando os louquinhos vão ao correio. E não é que a Florinda ganhou o presente na vida real também? :P

Aliás, esta é a primeira esquete onde aparece o bordão "f...ormigável"

Chaves: Colaboração à Cruz Vermelha
► Exibir Spoiler
Eu já tinha visto essa versão e mantenho minha opinião: ela pode até não superar a excelente versão de 1974, nem a ótima de 1976, mas dá um tremendo cacete na péssima versão de 1979 e na horrorosa de 1985. Em compensação, também não chega a ganhar da versão de 1990, porque o Jaiminho nesta ficou melhor que o Seu Barriga. :sim:
Editado pela última vez por Douglas Reis em 24 Jul 2025, 22:06, em um total de 1 vez.

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 24 Jul 2025, 11:11

Programa Chespirito n° 121 (1982)

Os louquinhos: Os marcianos estão chegando!

Episódio sensacional :reverencia:
Gostei da trama, pena que é o único episódio de 40 minutos deles :triste: (excetuando seu remake, claro! E também o crossover com o Doutor Chapatin em 1991.)!

Acredito que perca por pouquíssimo da sua versão de 1988, mas vale a pena conferir esse :joinha:
Nota: 9,5

Programa Chespirito n° 122 (1982)

Chapolin: O quadro de Portagaz

Esquete muito boa e a melhor dessa rodada :joinha:

Engraçado que o Chespirito aparenta estar mais magro nessa esquete em específico :ponder:

Os ladrões: O telefonema

Mediano, não chega a ser horrível, mas têm melhores deles (especialmente nessa temporada :sim: )
Nota: 5,0

Chaves: Jaiminho fotógrafo - parte 1

Pouca coisa melhor que a anterior, até ganha atropelando aquela porcaria feita em 1981, mas perde em tudo da esplêndida versão de 1974 e da excelente versão de 1977 :sim:
Nota: 5,5

Os louquinhos: Apaixonado por Florinda Meza

A mais fraquinha dessa rodada -_-
Até ri das cenas do Chaparrón lutando com o pai da vizinha e das repimbocas, mas tirando isso, não tem nada de especial.
Nota: 3,0

Nota geral: 5,0

Douglas Reis
Membro
Membro

Mensagem por Douglas Reis » 24 Jul 2025, 13:03

24 Jul 2025, 11:11
Chapolin: O quadro de Portagaz

Esquete muito boa e a melhor dessa rodada :joinha:

Engraçado que o Chespirito aparenta estar mais magro nessa esquete em específico :ponder:
Essa esquete tem a mesma proposta do elefante de cristal, exibido apenas três programas depois, e com o mesmo final previsível. Quando tem um quadro assim, com o Chapolin protegendo algo pra quebrar/estragar no final, até reviro os olhos :sono:

Responder