Temos que parar para olhar que isso foi em 1974 e em 1977, outro tempo. Esse tipo de sátira não era problematizado como hoje é problematizado. Por isso não consigo criticar algo que foi feito há 51 anos atrás, questão seria se fosse agora.Douglas Reis escreveu: ↑01 Mai 2025, 23:08Vendo a esquete do Otelo, acredito pouco nessa teoria. Essa me deu repulsa em como Chespirito interpretou um personagem negro.Episódio Perdido Mundial escreveu: ↑01 Mai 2025, 23:01já teve outras piadas envolvendo gay que o SBT passou, mas essa do black face passou pela ultima vez em 2015.Quase Seca escreveu: ↑01 Mai 2025, 22:41O único episódio que tenho receio é o do Mao Negra e esquete! Não sou da teoria de conspiração, mas só quando esse episódio for exibido eu vou acreditar que ele não foi banido pelo Black Face!
Interessante que o Chespirito utiliza a black face pra falar da guerra de secessão, historicamente os negros começaram a serem representados, depois da abolição nos EUA, pelo Jim Crowl, personagem esteriotipado que representava o negro, onde os atores que faziam ele, usavam a black face. E o Chespirito também satiriza o escravo ser visto como um objeto do senhor, onde ele usa como quiser, "batendo em você é como se estivesse batendo em mim", além de falar sobre os mexicanos como mão de obra americana... Por isso, creio que o Chespa pode ter usado o black face pra fazer uma critica, já que os negros eram representados assim pelos EUA.Geotti Guara escreveu: ↑01 Mai 2025, 22:46Confissão meio idiota minha aqui mas eu acho que a esse ponto vocês já sabem: genuinamente tenho desconforto de ver essa esquete, muito mesmo, praticamente eu pulo ela toda vez que tento maratonar algo de Chapolin(vou direto pro mão negra), e tenho o mesmo medo de como vai ser a reação de geral ao rever isso ai....Quase Seca escreveu: ↑01 Mai 2025, 22:41O único episódio que tenho receio é o do Mao Negra e esquete! Não sou da teoria de conspiração, mas só quando esse episódio for exibido eu vou acreditar que ele não foi banido pelo Black Face!![]()
Exibições de Chapolin no SBT
Por agora, apenas exibições regionais no momento
- Parece a Velha
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 65 vezes
- Curtiram: 988 vezes
- Esses usuários curtiram o post de Parece a Velha (total: 3):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Sargento Refúgio • Episódio Perdido Mundial
- Bully Chespirito animado
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 1535 vezes
- Curtiram: 3189 vezes
Teve um remake disso em 95 no PCH também...Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 10:45Temos que parar para olhar que isso foi em 1974 e em 1977, outro tempo. Esse tipo de sátira não era problematizado como hoje é problematizado. Por isso não consigo criticar algo que foi feito há 51 anos atrás, questão seria se fosse agora.

Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin emo, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
(Não frequento tanto as minhas redes sociais, somente uso para postagem)
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?
► Exibir Spoiler
Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler
- Parece a Velha
- Membro

- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 65 vezes
- Curtiram: 988 vezes
Zorra total fazia Blackface na década de 2010... Mesma coisa Malhação nessa época dos anos 90. Então não era algo mal visto na épocaGeotti Guara escreveu: ↑02 Mai 2025, 11:17Teve um remake disso em 95 no PCH também...Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 10:45Temos que parar para olhar que isso foi em 1974 e em 1977, outro tempo. Esse tipo de sátira não era problematizado como hoje é problematizado. Por isso não consigo criticar algo que foi feito há 51 anos atrás, questão seria se fosse agora.![]()
- Odorico Paraguaçu
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 3075 vezes
- Curtiram: 1034 vezes
você disse bem, não era algo mal visto na época, mas vendo hoje é algo bem desconfortável, confesso que fico dividido, tento ver o contexto daquela época em que Chespirito produzia os seus programas na TV, visto que ele produziu entre a década de 70 e 80 inteira até a metade da década de 90, portanto já fazem 30 anos, a nossa sociedade mesmo felizmente mudou de maneira considerável o jeito de agir que tinha na época que as séries estavam no ar porém também não consigo engolir 100% quando vou assistir essas versões da Guerra da Secessão, é uma faca de 2 gumes.Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 11:43Zorra total fazia Blackface na década de 2010... Mesma coisa Malhação nessa época dos anos 90. Então não era algo mal visto na épocaGeotti Guara escreveu: ↑02 Mai 2025, 11:17Teve um remake disso em 95 no PCH também...Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 10:45Temos que parar para olhar que isso foi em 1974 e em 1977, outro tempo. Esse tipo de sátira não era problematizado como hoje é problematizado. Por isso não consigo criticar algo que foi feito há 51 anos atrás, questão seria se fosse agora.![]()
Editado pela última vez por Odorico Paraguaçu em 02 Mai 2025, 12:36, em um total de 1 vez.
- Douglas Reis
- Membro

- Time de Futebol: Inter
- Curtiu: 2515 vezes
- Curtiram: 2667 vezes
O Gugu fez nos anos 90, a novela O Beijo do Vampiro fez isso em 2003, a novela Eta Mundo Bom fez em 2016, e por aí vai...Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 11:43Zorra total fazia Blackface na década de 2010... Mesma coisa Malhação nessa época dos anos 90. Então não era algo mal visto na épocaGeotti Guara escreveu: ↑02 Mai 2025, 11:17Teve um remake disso em 95 no PCH também...Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 10:45Temos que parar para olhar que isso foi em 1974 e em 1977, outro tempo. Esse tipo de sátira não era problematizado como hoje é problematizado. Por isso não consigo criticar algo que foi feito há 51 anos atrás, questão seria se fosse agora.![]()
Eu sei que eram outros tempos, por isso não acredito na teoria de que Chespirito fez blackface pra criticar quem faz blackface.
- Esses usuários curtiram o post de Douglas Reis (total: 2):
- Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho
- Medeiros CH
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 232 vezes
- Curtiram: 3000 vezes
Que cai entre nós, é a melhor versão do roteiroGeotti Guara escreveu: ↑02 Mai 2025, 11:17Teve um remake disso em 95 no PCH também...Parece a Velha escreveu: ↑02 Mai 2025, 10:45Temos que parar para olhar que isso foi em 1974 e em 1977, outro tempo. Esse tipo de sátira não era problematizado como hoje é problematizado. Por isso não consigo criticar algo que foi feito há 51 anos atrás, questão seria se fosse agora.![]()
- Esses usuários curtiram o post de Medeiros CH (total: 3):
- Jacinto • Episódio Perdido Mundial • I.A Degenerativa
Tenho um canal no YouTube, onde posto episódios do Programa Chespirito com a melhor dublagem brasileira dele (Gota Mágica), as dublagens perdidas da BKS e Parisi Vídeo e episódios em espanhol.
https://youtube.com/c/MedeirosCH
https://youtube.com/c/MedeirosCH
- Quase Seca
- Membro

- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 350 vezes
- Curtiram: 1427 vezes
Eu concordo quanto a todos os demais! Cleópatra, De acordo com o diabo, ameaça de bomba, Show deve continuar etc etc, mas o meu "chapéu de alumínio conspiracionista" é o da Guerra de Secessão e Mao Negra. Black Face depois da questão do George Floyd ficou muito, mas muito mal visto hoje em dia! É um nível acima da Florinda japonesa, ou Chaves fugindo do Seu Madruga gay! E não é um "soft black face" igual Maria de Rainha de Sabá! É aquele bem estereotipado mesmo!Jacinto escreveu: ↑02 Mai 2025, 00:20Pois é, o povo quer forçar teoria da conspiração para tudoOs editores atuais não deve nem saber qual episódio é/era mais exibido que os outros, ou até qual a última exibição antes da volta das séries, uma hora vai passar como os outros, e eles não tem padrão nenhum, nem seguem a ordem deles, basta ver que até Semelhantes estão soltando, mesclando com Comuns, sagas aparecendo quando menos se espera, episódios do Lote de 1984, 1992 exibidos no meio do Lote de 1990, enfim...
Mass independente de tudo quero muito que passe! Quero estar 100% enganado! A esperança desse episódio passar é que é o SBT, que meio que não liga pra nada! Kkk
- Esses usuários curtiram o post de Quase Seca (total: 4):
- Odorico Paraguaçu • Jacinto • Sargento Refúgio • cyber Revolvinho

- Odorico Paraguaçu
- Membro

- Curtiu: 3075 vezes
- Curtiram: 1034 vezes
Eu estou com o @Quase Seca nesse assunto, acho que independente de tudo também quero que passe afinal é como eu tinha dito por mais que eu e outros usuários daqui não consigamos engolir isso com bons olhos é bom que esse episódio passe pra que a gente veja que apesar de tudo, a nossa sociedade mudou em relação aos pensamentos que tinha na época que as séries estavam sendo produzidas e que hoje em dia felizmente esse caso de black face não rolaria, até pq por mais que tal obra tenha certas coisas que envelheceram mal a gente não pode também querer que isso não passe mais, sinceramente tenho até medo dos comentários nas redes sociais a respeito desse episódio se ele for passar no SBT do pessoal não entender muito bem a noção daquela época.
- Esses usuários curtiram o post de Odorico Paraguaçu (total: 1):
- Quase Seca
- Bully Chespirito animado
- Membro

- Curtiu: 1535 vezes
- Curtiram: 3189 vezes
o maior problema dessa esquete do guerra de secessão passar é justamente o que Odorico e Quase Seca falaram, as pessoas de hoje em dia são muito sensíveis(incluindo eu que não aguento ver) e realmente não é um caso tão discreto como o bufalo ou o yellow face do carateca, ou professor gay ou a rainha sabá, seria legal ao menos o SBT ter mesmo um aviso sobre o programa, mas né como eles cagam e andam, impossível...mais fácil eles só exibirem cagado msm e que se dane.
O ruim das pessoas serem sensíveis e não ter aviso(que ao menos daria pra justificar a exibição para conscientizar as pessoas sobre o errado dos costumes da epoca) é bem mais fácil a esquete virar "perdida" desse jeito
O ruim das pessoas serem sensíveis e não ter aviso(que ao menos daria pra justificar a exibição para conscientizar as pessoas sobre o errado dos costumes da epoca) é bem mais fácil a esquete virar "perdida" desse jeito
- Esses usuários curtiram o post de Bully Chespirito animado (total: 3):
- Quase Seca • Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho

Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin emo, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
(Não frequento tanto as minhas redes sociais, somente uso para postagem)
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?
► Exibir Spoiler
Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler
- Chavito.M
- Membro

- Time de Futebol: Flamengo.
- Curtiu: 306 vezes
- Curtiram: 1192 vezes
O Chespirito já era um senhor de quarenta e poucos anos de idade na época e ele devia tratar com normalidade. Nem era um ferrenho defensor do Black face, nem abominava.
Provavelmente para ele à situação era: "Sei que isso existe, não ligo se é errado ou não. Se for para usar nos programas, eu vou".
Mas acredito que ele tinha uma certa noção sobre à luta de pessoas afro-americanos por conta desse seguinte diálogo:
Professor Girafales: E às brancas valem mais do que às pretas...
Chiquinha: Racista! Ele ainda fica ensinando que todos somos iguais!
Provavelmente para ele à situação era: "Sei que isso existe, não ligo se é errado ou não. Se for para usar nos programas, eu vou".
Mas acredito que ele tinha uma certa noção sobre à luta de pessoas afro-americanos por conta desse seguinte diálogo:
Professor Girafales: E às brancas valem mais do que às pretas...
Chiquinha: Racista! Ele ainda fica ensinando que todos somos iguais!
- Esses usuários curtiram o post de Chavito.M (total: 6):
- Sargento Refúgio • Louca da Escada • Odorico Paraguaçu • Episódio Perdido Mundial • Bully Chespirito animado • cyber Revolvinho
• Dono de um canal no YouTube desde 2022
(https://youtube.com/@chavito2022?si=kU7ePc3lsrqE0eNY).
• Aspirante à jornalista e escritor..
• Fandublador.
• Co-apresentador de um podcast sobre CH
(https://youtube.com/@polegacast?si=PHDC-FoGzzS8GQYo)
(https://youtube.com/@chavito2022?si=kU7ePc3lsrqE0eNY).
• Aspirante à jornalista e escritor..
• Fandublador.
• Co-apresentador de um podcast sobre CH
(https://youtube.com/@polegacast?si=PHDC-FoGzzS8GQYo)
- Ruan Fonseca
- Membro

- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 360 vezes
- Curtiram: 1707 vezes
Eu falo por mim mesmo, a primeira vez que eu assisti essa esquete da guerra eu já achei muito esquisito. Na minha cabeça eu ficava: É pra eu rir do Chaves fingindo ser negro? Isso lá por volta de 2011. E olha que era pré adolescente e eram outros tempos. Bem, sempre me incomodou. Moro no interior do nordeste... A presença de pessoas negras é bem maior que no méxico de Chespirito. Mesmo não sendo negro, minha mãe tem ascendência negra (minha vó) e vejo pessoas negras o tempo todo na rua, no trabalho. Em fim... Não consigo achar engraçado, mas entendo o motivo e a época.
Acho que todo mundo já passou por isso com alguma coisa.
Acho que todo mundo já passou por isso com alguma coisa.
- Esses usuários curtiram o post de Ruan Fonseca (total: 2):
- Odorico Paraguaçu • cyber Revolvinho
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- HOMESSA
- Membro

- Time de Futebol: Botafogo
- Curtiu: 812 vezes
- Curtiram: 5178 vezes
Eu sempre enxerguei como ''fruto de uma época'' e nunca me incomodou. Praticamente todos os humoristas fizeram isso, no mínimo uma vez.
EXIBIÇÃO DO DIA 01/05/2025
UM BAIRRO MUITO TRANQUILO [1976]
//listeamed.net/v/PlBVEZkL49gODv9
EXIBIÇÃO DO DIA 01/05/2025
UM BAIRRO MUITO TRANQUILO [1976]
//listeamed.net/v/PlBVEZkL49gODv9
- Esses usuários curtiram o post de HOMESSA (total: 7):
- Sargento Refúgio • Jacinto • Louca da Escada • Odorico Paraguaçu • Episódio Perdido Mundial • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • cyber Revolvinho
- Episódio Perdido Mundial
- Membro

- Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
- Curtiu: 8159 vezes
- Curtiram: 1958 vezes
Antes do George Floyd já houve outras pessoas negras que ficaram extremamente feridas ou morreram em situações policiais nos EUA e viraram notícia, e nessa epoca usavam o black face, mesmo o black face já sendo condenado, tanto que nessa epoca pessoas já se desculpavam também como o Paulo Gustavo. Depois do George Floyd, temos claro, poucos, mas ainda casos de pessoas que usaram o black face, e depois que usaram já de desculparam. O black face já era condenável e entendido como uma pratica racista, mas ainda sim, algumas pessoas utilizavam, George Floyd acontece em 2020, mas Anderrupson faz black face em 2022.Quase Seca escreveu: ↑02 Mai 2025, 12:31Eu concordo quanto a todos os demais! Cleópatra, De acordo com o diabo, ameaça de bomba, Show deve continuar etc etc, mas o meu "chapéu de alumínio conspiracionista" é o da Guerra de Secessão e Mao Negra. Black Face depois da questão do George Floyd ficou muito, mas muito mal visto hoje em dia! É um nível acima da Florinda japonesa, ou Chaves fugindo do Seu Madruga gay! E não é um "soft black face" igual Maria de Rainha de Sabá! É aquele bem estereotipado mesmo!Jacinto escreveu: ↑02 Mai 2025, 00:20Pois é, o povo quer forçar teoria da conspiração para tudoOs editores atuais não deve nem saber qual episódio é/era mais exibido que os outros, ou até qual a última exibição antes da volta das séries, uma hora vai passar como os outros, e eles não tem padrão nenhum, nem seguem a ordem deles, basta ver que até Semelhantes estão soltando, mesclando com Comuns, sagas aparecendo quando menos se espera, episódios do Lote de 1984, 1992 exibidos no meio do Lote de 1990, enfim...
Mass independente de tudo quero muito que passe! Quero estar 100% enganado! A esperança desse episódio passar é que é o SBT, que meio que não liga pra nada! Kkk
Sobre O esquete da guerra de secessão, eu sempre vi de maneira critica, sabendo que o black face surgiu pelo racismo, mas também entendendo algumas nuances da mensagem do Chespirito nele, sobre escravidão, mexicanos, etc.

- ClebersonP
- Membro

- Curtiu: 196 vezes
- Curtiram: 1958 vezes
Chespirito fez no mínimo 3.
Bem entendo quem se sinta ofendido, especialmente o pessoal da cor negra, acho que não tenho lugar de fala nisso, porém seria triste termos mais um episódio perdido, acho que nesse caso ideal é passar com um aviso antes falando que é costume da época e que exibem hoje porque acreditam que erros do passado ajudam a mudar e tal.

- I.A Degenerativa
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 1393 vezes
- Curtiram: 1172 vezes
SBT com certeza não deve ligar pra isso, mas caso as series vierem pro Prime Video sou á favor de colocar um aviso em tela preta sobre concientização e também remover/atenuar via I.A as claques de fundo dos momentos que o Chespirito estiver fazendo blackface.
Editado pela última vez por I.A Degenerativa em 02 Mai 2025, 17:01, em um total de 1 vez.
- Esses usuários curtiram o post de I.A Degenerativa (total: 1):
- BruchaLia
"Esperem só até eu ganhar minha bola quadrada!"