SBT usou IA nos episódios de CH
Emissora parou de usar o artifício. Página 67
- Tio Trambique
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Curtiu: 51 vezes
- Curtiram: 2080 vezes
GRAVE: SBT estraga CH com "Rebosterização" em I.A.
São tão coerentes que deixaram Errar é Humano no ar 
- Jacinto
- Colaborador

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 8956 vezes
- Curtiram: 4933 vezes
- Sargento Refúgio
- Membro

- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 24055 vezes
- Curtiram: 2960 vezes
Defeitos criados em programa de edição de vídeo como foi naquela palhaçada do Festival SBT 30 Anos - com direito a cofre do Bozo ainda.
Agora é que os episódios estão com defeito mesmo com esse filtro IA de merda.
- Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 2):
- Jacinto • Lucas_Epic2
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 390 vezes
Vou relacionar as palavras para ver se fica mais claro o que eu quis dizer:lucinotfound escreveu: ↑06 Nov 2024, 10:56Como alguém que tem contato com essa parte técnica da música há anos, eu senti uma dor ao ler isso. Tu jogou um monte de palavras sem relação nenhumaJoão Neto (Eng. Camin) escreveu: ↑06 Nov 2024, 00:04Na música já está assim... É Autotune, Protools, DJ de pen drive, MTG, compressor e baixa fidelidade para rodar músicas em celulares... Agora, músicas geradas por IA... Cada vez menos o instrumentista ou o engenheiro de som é necessário no mercado de trabalho. Imagino que a tendência seja acontecer o mesmo com técnicos de audiovisual.![]()
Eu até concordo que a tecnologia facilitou o acesso pros piores músicos, mas sinceramente, pra ter um resultado profissional (algo que uma gravadora grande lançaria, ou seja, nada de produção caseira), nada substitui um humano qualificado. Se fosse assim, a masterização automática do iZotope Ozone já teria deixado milhares de engenheiros de áudio desempregados.
Para bombar uma música num Tiktok, não precisa de muito conhecimento técnico. Arruma-se um Protools (até pirata) para instalar no computador de casa, e assim é possível gravar com microfone vagabundo um cantor ou instrumento desafinado (ajusta-se no Autotune) e sem ritmo (basta editar). Se não quiser gravar uma composição nova, basta pegar uma música já conhecida e fazer uma montagem (MTG) dançante, recurso que faz a cabeça dos DJs de pen drive. E como grande parte das pessoas vai ouvir num Samsung ou Motorola com fone de R$ 8 no meio do barulho de trânsito de grande cidade, taca-lhe compressão até estourar...
É mais do que óbvio que um trabalho audiovisual de qualidade precisa de um ser humano qualificado tecnicamente. Porém, para cortar gastos, muitas vezes a lógica é nivelar por baixo: "pra quem é, tá bom".
Tenho certeza que você faria em CH um trabalho 1000x melhor que essa IA. Mas cobraria um preço justo que o SBT não está disposto a pagar.
- Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 2):
- Sargento Refúgio • michaelrabello
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 517 vezes
- Curtiram: 5237 vezes
Protools só existe pra musico não precisar mais mixar musica recortando fita magnética e colando os pedaços, é um DAW, comparar uma DAW com IA ou com DJ preguiçoso (coisa que tb sempre teve) é forçar mto a barra
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 4):
- Sargento Refúgio • Arieel • Luciano Junior • gusta dos biscoitos
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2171 vezes
- Curtiram: 4731 vezes
Estamos falando que uma emissora que soltou release dos Piratas do Caribe de 78 sendo que ia exibir Os Piratas de 1975. De uma emissora onde alguém deve ter perdido os episódios do festival da boa vizinhança e do despejo do Seu Madruga, e o estagiário só jogou esses nomes no sistema e jogou os episódios do sbt+ como se fossem a saga completa. De uma emissora que soltou release do episódio do filme de terror como se fosse o do fantasma do Senhor Barriga. De uma emissora que considera a parte 2 da saga do fotógrafado como episódio semelhante à parte 1.
Até parece que quem mexe com CH hoje no sbt tem esse know how todo. Antigamente o Lascala dava uma salvada, mas hoje em dia a hipótese do Tio Trambique me parece bem plausível.
- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
- Tio Trambique • Otelo
- Sargento Refúgio
- Membro

- Time de Futebol: Santos
- Curtiu: 24055 vezes
- Curtiram: 2960 vezes
Tem também apagar o áudio das aberturas do Chaves sabe lá porque, e sem esquecer a MAIOR cagada de todas dessa emissora: o famoso "Corta fora,não vale nada disso aí..." estragando o áudio da esquete.
Mas eu acho que eles tem as fitas master sem essas desgraças no arquivo, só que eles não querem ter esse trabalho de vasculhar pra procurar esses episódios como o da Caricatura 77 , Bilhete 76, Batendo uma Bolinha 78 (sim, eu ainda acredito que eles foram dublados pela MAGA) e também Marujo/Sustos MAGA, Toureiros 73, Aventuras em Vênus 73, etc. Danificar pequenos trechos eu até acredito, agora mais de 20 minutos de episódio já é sacanagem.
Eles guardam enésimas cópias (Lote Novo, Lote Velho, Lote Quico e o escambau) de um mesmo episódio, porque não guardariam esses perdidos aí?
Mas eu acho que eles tem as fitas master sem essas desgraças no arquivo, só que eles não querem ter esse trabalho de vasculhar pra procurar esses episódios como o da Caricatura 77 , Bilhete 76, Batendo uma Bolinha 78 (sim, eu ainda acredito que eles foram dublados pela MAGA) e também Marujo/Sustos MAGA, Toureiros 73, Aventuras em Vênus 73, etc. Danificar pequenos trechos eu até acredito, agora mais de 20 minutos de episódio já é sacanagem.
Eles guardam enésimas cópias (Lote Novo, Lote Velho, Lote Quico e o escambau) de um mesmo episódio, porque não guardariam esses perdidos aí?
- Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 2):
- Jacinto • cyber Revolvinho
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Jacinto
- Colaborador

Hoje em dia né? Pura preguiça de ver as sinopses até o final...E esse pessoal que divulgam as notícias de todos os conteúdos no +SBT se bobear não devem nem trabalhar nos arquivos da emissora, até parece que são os mesmos que ficam naqueles setoresBarbano escreveu: ↑07 Nov 2024, 11:51Estamos falando que uma emissora que soltou release dos Piratas do Caribe de 78 sendo que ia exibir Os Piratas de 1975. De uma emissora onde alguém deve ter perdido os episódios do festival da boa vizinhança e do despejo do Seu Madruga, e o estagiário só jogou esses nomes no sistema e jogou os episódios do sbt+ como se fossem a saga completa. De uma emissora que soltou release do episódio do filme de terror como se fosse o do fantasma do Senhor Barriga. De uma emissora que considera a parte 2 da saga do fotógrafado como episódio semelhante à parte 1.
Até parece que quem mexe com CH hoje no sbt tem esse know how todo. Antigamente o Lascala dava uma salvada, mas hoje em dia a hipótese do Tio Trambique me parece bem plausível.
-
João Neto (Eng. Camin)
- Membro

- Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
- Curtiu: 163 vezes
- Curtiram: 390 vezes
Não comparei Protools com IA... Citei elementos que colaboram para reduzir a quantidade de empregados envolvidos em um produto audiovisual.Me Sacaron del Programa CH escreveu: ↑07 Nov 2024, 10:34Protools só existe pra musico não precisar mais mixar musica recortando fita magnética e colando os pedaços, é um DAW, comparar uma DAW com IA ou com DJ preguiçoso (coisa que tb sempre teve) é forçar mto a barra
Protools é uma excelente ferramenta. Tanto para o patrão que tem interesse em produzir com muita qualidade, quanto para o patrão tipo SBT que quer economizar ao máximo em detrimento do resultado final.
Falando de música, a edição é UM aspecto do Protools. E é óbvio que na época de emendar fita, precisava-se de mais pessoas, ou mais horas de trabalho.
No aspecto da captação e da mixagem, mudou radicalmente. Na época da fita, era preciso saber captar com perfeição, e saber várias formas de mixar, equalizar etc. Protools possibilitou a novidade: "grava com qualquer timbre que o pré-set do Protools muda depois".
O resultado são artistas que soam todos muito parecidos, para dizer o mínimo. E uma redução absurda de custos.
- [PV]
- Membro

- Curtiu: 2166 vezes
- Curtiram: 1101 vezes
Se eu não me engano, esse episódio só foi estrear no SBT em 2000, então meio que faz parte desse "argumento".
- Barbano
- Administrador

Sabem tão bem que fizeram essa zona na escolha de episódios de Chaves pro +sbtJacinto escreveu: ↑07 Nov 2024, 13:03E a parte 2 do fotógrafo, nem consideravam mais, foi excessão e vai saber se a MAGA não considerou semelhante também... E tem muita gente mexe com CH lá...Uma coisa é o pessoal que divulga algo de CH como chamadas, releases, matérias, etc, outra coisa são os caras que trabalham no arquivo, mas o pessoal do arquivo, inclusive o chefe dos arquivos que até hoje deve trabalhar lá sabem muito bem sim o que é/era perdido, semelhante, perdido mundial, o que tem duas dublagens, é só olhar a lista deles de episódios, nem adianta eles quererem pagar de ingênuos.
Lembrem-se que nem o Murilo Fraga está mais lá. O sbt passou o facão em muita gente, e a série ficou 4 anos fora do ar. Tenho minhas dúvidas que tenham feito questão de manter o pessoal que tem mais know how em CH por tanto tempo. A situação de 2024 pode não ser mais a mesma de 2014.
- Jacinto
- Colaborador

Eu falo em relação ao chefe dos arquivos (Dorival Afonso) acredito que ele ainda tá lá sim, e com ele alguns arquivistas antigos. Lembre-se que não só é uma ou duas pessoas que devem mexer com CH, são mais de dois editores, podem ter vários arquivistas novos no SBT, visto que saiu muita gente de lá recentemente, mas também pode ter alguns antigos, ainda devem tá pegando a prática com as edições e essas coisas...Barbano escreveu: ↑08 Nov 2024, 08:16Sabem tão bem que fizeram essa zona na escolha de episódios de Chaves pro +sbtJacinto escreveu: ↑07 Nov 2024, 13:03E a parte 2 do fotógrafo, nem consideravam mais, foi excessão e vai saber se a MAGA não considerou semelhante também... E tem muita gente mexe com CH lá...Uma coisa é o pessoal que divulga algo de CH como chamadas, releases, matérias, etc, outra coisa são os caras que trabalham no arquivo, mas o pessoal do arquivo, inclusive o chefe dos arquivos que até hoje deve trabalhar lá sabem muito bem sim o que é/era perdido, semelhante, perdido mundial, o que tem duas dublagens, é só olhar a lista deles de episódios, nem adianta eles quererem pagar de ingênuos.![]()
Lembrem-se que nem o Murilo Fraga está mais lá. O sbt passou o facão em muita gente, e a série ficou 4 anos fora do ar. Tenho minhas dúvidas que tenham feito questão de manter o pessoal que tem mais know how em CH por tanto tempo. A situação de 2024 pode não ser mais a mesma de 2014.
E o Henrique acho que também saiu, pelo que eu soube. Pode ser que você tenha razão sobre a situação não ser a mesma de antigamente, se é pra melhor ou pra pior não sabemos, ainda
E por falar nesses erros de títulos: Será que na verdade o título "errado" que colocaram na versão de 77 da saga do Menino problema seja o da versão "inédita" de 1973??
- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
- Sargento Refúgio
- Barbano
- Administrador

Não né, até porque a versão de 73 nem tem menino 
- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 2):
- Sargento Refúgio • Cyrano (Fabricio De Carvalho).
- Jacinto
- Colaborador

vai ver confundiram 
- Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
- Sargento Refúgio
- Marcelo J.
- Membro

- Curtiu: 94 vezes
- Curtiram: 989 vezes
Vai ver colocaram IA até nos títulos dos episódios.
- Esses usuários curtiram o post de Marcelo J. (total: 2):
- Jacinto • João Neto (Eng. Camin)